sábado, 31 de março de 2018

PÁSCOA: A VITÓRIA DA VIDA SOBRE A MORTE PELA RESSURREIÇÃO



A Páscoa é a festa maior da fé cristã. Nela se celebra o mistério da ressurreição de Jesus e a vitória da vida sobre a morte, sintetiza o arcebispo coadjutor de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Justino de Medeiros.

O bispo destaca que os Evangelhos relatam que na manhã do primeiro dia da semana, ou no terceiro dia após a morte e o sepultamento de Jesus, seu túmulo foi encontrado vazio e Jesus ressuscitado se fez ver pelos discípulos. Iniciava-se, então, a trajetória da fé cristã com os discípulos anunciando a Boa-nova da ressurreição de Jesus.


Dom João Justino de Medeiros


“A Igreja vive da fé pascal. Toda a vida cristã, toda a vida eclesial só é possível pela fé em Jesus ressuscitado”.

O termo Páscoa deriva do hebraico pesah e do aramaico pasha que remetem ao significado de passagem. Povos antigos de cultura agropastoril celebravam a passagem do inverno para a primavera no hemisfério norte. Naquele tempo, era costume que os pastores imolassem um cordeiro primogênito para assar e comemorar a data. Era chamada a festa dos pastores que marcavam as portas de suas tendas com o sangue dos cordeiros, como um gesto de proteção contra o mal. Celebrava-se a renovação da vida depois do longo inverno.

Com Jesus Cristo a Páscoa adquire o sentido da vitória da vida sobre a morte pela ressurreição. O sangue de Cristo marca a vida do cristão e lhe garante vida plena, como canta o Precônio Pascal no sábado santo: Eis a Páscoa, nossa festa, em que o real Cordeiro se imolou.  Marcando nossas portas, nossas almas, com seu divino sangue nos salvou.


Dom Leomar Brustolin. Foto: Amanda Fetzner Efrom

Diante da situação do Brasil atualmente que clama por justiça, paz e vida digna. A Páscoa pode inspirar a esperança em dias melhores, vencendo o desespero e a presunção e é sempre uma mensagem de renovação da vida, empenho de liberdade e superação da morte, aponta o bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), dom Leomar Antônio Brustolin.

“Diante da crueldade da realidade há quem se desespere, porque as trevas ficaram tão densas que parece ter desaparecido a possibilidade da aurora. Outros podem achar que a situação nem é tão problemática e com uma atitude alienada, aguardam que aos poucos tudo se ajeite. É a presunção de não perceber a gravidade do momento. Somente a esperança pode renovar a vida nesse país. Para um cristão a esperança tem nome: Jesus Cristo”.

Dom João Justino diz que não há seguimento de Jesus sem cruz. E na fé, a cruz está radicalmente associada à Ressurreição. Dia-a-dia o discípulo lida com dores, desafios, sofrimentos, dificuldades, perseguições e, também, experimenta a alegria da transformação de si mesmo e das situações, da vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte.

“Por mais difícil que esteja a situação de nosso país, os cristãos encontram forças para ser fiel à fé e ao compromisso de contribuir para a construção de uma sociedade justa e fraterna”.

Ser cristão, nesse contexto, significa agir na certeza de que o sofrimento e a dor serão transformados em consolação e justiça. E para os não cristãos? Celebrar e defender a dignidade da vida humana, desde o seu início até o seu fim natural, se empenhar na garantia da liberdade para todos os seres humanos é um grande sinal de Páscoa, afirma dom Leomar.

“Para os cristãos essa missão é inerente à fé no Crucificado-Ressuscitado, para os que não creem no Cristo esse empenho poderá ter outras motivações, mas certamente todos colaboraremos, enquanto humanidade, para concretizar a grande novidade que Cristo trouxe com sua Páscoa: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância (Jo 10)”.

Para dom João Justino, os não-cristãos podem encontrar em quem crê em Jesus Cristo valores importantes para a edificação de um mundo mais fraterno e justo em que a dignidade da vida seja respeitada.

Fonte: CNBB

“TEMER SE ESCONDE ATRÁS DO FORO PRIVILEGIADO”, AFIRMA MARINA




Em entrevista concedida ao apresentador José Luiz Datena, Marina Silva, pré-candidata à presidência da República pela REDE Sustentabilidade, não poupou palavras para condenar o esquema de propinas envolvendo o governo do presidente Michel Temer, investigado pela Operação Skala, por supostas irregularidades no Decreto dos Portos, editado em 2017.

“Este é mais um agravante da crise que estamos vivendo em relação à ética na política. No Palácio do Planalto, já há sete pessoas escondidas atrás do foro privilegiado sendo, o próprio presidente da república, uma delas. Michel Temer só não está sendo igualmente investigado, porque o próprio Congresso Nacional, após inúmeras negociatas, livrou o presidente de ser investigado como qualquer cidadão que comete crime”, enfatizou.

A Operação Skala, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira, coloca o presidente diante da possibilidade de uma terceira denúncia criminal. As prisões provisórias, do advogado José Yunes, amigo e ex-assessor do presidente Michel Temer, o dono da Rodrimar, Antônio Greco, além de outros aliados do presidente, como o ex-ministro da Agricultura e ex-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) Wagner Rossi, foram decretadas com base em fortes indícios de práticas de crimes por corrupção.

Marina acredita que a prisão de empresários e políticos já representa uma vitória para a democracia. No entanto, defende que só com o fim do foro privilegiado, a justiça poderá ser de fato mais igualitária. “Precisamos urgentemente derrubar o foro porque ele virou um espaço de impunidade. E tem muita gente que vai se candidatar nessas eleições, não para prestar um serviço à sociedade, mas por desejar esse salvo-conduto”, afirmou.

Para a pré-candidata à presidência da REDE se a chapa Dilma-Temer tivesse sido cassada pelo TSE, com a consequente convocação de nova eleição, talvez essa crise não estivesse sendo aprofundada. “A transição precisava ter sido feita por alguém com credibilidade e legitimidade, o que não é o caso de Temer, que está escondido atrás do foro, como os seus ministros igualmente investigados e, infelizmente, outros mais de 200 deputados. O presidente da República deve ser o servo da democracia, o servo do respeito. E não o contrário” , pontuou.

Marina ressalta que não é possível que a sociedade continue acreditando que aqueles envolvidos nos escândalos e que criaram os problemas é que vão resolvê-los. O cidadão brasileiro terá um enorme poder nessas eleições, porque agora já sabe qual é a verdade que se escondia por trás discursos dos marqueteiros escondendo os volumosos esquemas de corrupção.



Fonte: Partido Rede Sustentabilidade

sexta-feira, 30 de março de 2018

JÔ MAZARROLO, DIRETORA DA GLOBO NO 5º CONGRESSO PERNAMBUCANO DE MUNICÍPIOS


O Potencial da Comunicação na Implementação dos ODS, será discutido com os assessores de comunicação dentro do 5º Congresso Pernambucano de Municípios, evento promovido pela Amupe, nos dias 5 e 6 de abril, no Centro de Convenções de Olinda.

Estão convidados assessores de comunicação das prefeituras, Câmaras de Vereadores e o público interessado.

Para debater sobre o tema, Jô Mazarrolo, diretora da Globo Recife; Guilherme Larsen, assessor de comunicação do PNUD- Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Eduardo Amorim, assessor do Coletivo Brasil de Comunicação Social/Intervozes. Para se inscrever basta acessar www.congressoamupe.com.br

Fonte: AMUPE

Jornalista Nelma Figueiredo morre aos 53 anos, em João Pessoa




Por G1 PB

Nelma tinha mais de 30 anos de profissão e sua experiência mais recente foi como apresentadora do CBN cotidiano (Foto: CBN Paraíba/Arquivo)
Morreu aos 53 anos a jornalista Nelma Figueiredo que estava em tratamento contra um câncer de pulmão. A Morte ocorreu no início da tarde dessa sexta-feira (30) no Hospital da Unimed, em João Pessoa e foi confirmada por amigos e familiares.

Nelma tinha mais de 30 anos de profissão com passagens pelas TVs O Norte, Cabo Branco, Correio da Paraíba e Tambaú, além da Assessoria de Comunicação do Detran. A sua experiência profissional mais recente foi no comando do CBN Cotidiano, em João Pessoa.

De acordo com amigos da jornalista, ela descobriu o câncer em julho de 2016, mas optou por não tornar isso público, e desde então ela estava lutando contra a doença. Ela deixa dois filhos e uma neta.

O velório vai ser realizado no Parque da Acácias e deve ter início à noite. O sepultamento está marcado para as 11h desse sábado (31).

“Coelhos e ovos não tem nenhuma relação com a Páscoa”, diz dom Guilherme


O comércio, na avaliação do bispo de Jales (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Guilherme Werlang, roubou o sentido original e religioso da Páscoa. “Em tudo o sistema econômico mundial, o sistema capitalista, procura alguma forma de lucrar e tirar proveito”, disse.
O mercado, pondera o religioso, não respeita a natureza, o ser humano e as religiões e a espiritualidade. Ele critica que quem promove o comércio raramente professa, por meio de sua vida, a fé cristã. “Eles pensam não em Jesus como salvador e redentor da humanidade mas como alguém que por meio de sua morte e ressurreição oferece uma ocasião a mais para enriquecer e obter mais lucro”, pondera.
O religioso aponta o fato da exploração comercial da Páscoa resultar em mais exploração de trabalho sazonais sem respeito aos direitos trabalhistas. Um exemplo é o aumento do consumo de chocolate. “Não tem criança, jovem, adolescente e adulto que resista diante das diversas guloseimas fabricadas a partir do chocolate”, disse.
O sentido real da Páscoa – O comércio vê a Páscoa como ocasião de gerar empregos temporários, ainda que seja por uma semana, para aquecer a economia. “Nós, enquanto igreja, temos que fazer esta denúncia porque perdeu-se o sentido real”. Uma outra crítica do bispo é o fato de a Semana Santa ter se transformado num grande feriadão para movimentar o turismo. “Muitos preferem viajar a participar das celebrações principais e centrais da fé cristã”, disse.
Os símbolos da Páscoa comercial – os coelhos e ovos que representam a criação da vida e a fertilidade – não tem nada a ver com Jesus Cristo. “Coelhos e ovos não tem nenhuma relação bíblica com a Páscoa. Isto é um outro desvio que tomou conta e hoje ninguém tem força para combater”, avaliou.
Outra grande contradição, no período da Páscoa, é a injustiça social aponta o bispo. “A felicidade da Páscoa é para quem tem dinheiro. Muitas crianças pobres não ganharão sequer um chocolate”. A Igreja, aponta o religioso, tem um grande trabalho a fazer se quiser recuperar o verdadeiro sentido da Páscoa que é a vitória de Jesus Cristo sobre a morte.
Fonte: CNBB

quarta-feira, 28 de março de 2018

Toffoli libera para julgamento ação sobre restrição ao foro privilegiado


Dias Toffoli pediu vista do processo em novembro,e o julgamento foi interrompido Arquivo/ABr

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli liberou hoje (27) para julgamento o processo que trata da restrição ao foro privilegiado para deputados, senadores e ministros de Estado. Em novembro do ano passado, o ministro pediu vista do processo, e o julgamento foi interrompido. A partir de agora, cabe à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, marcar a data para análise do caso no plenário do tribunal.

Antes da interrupção do julgamento, oito integrantes da Corte manifestaram-se a favor de algum tipo de restrição na competência da Corte Suprema para julgar crimes praticados por deputados e senadores. No entanto, há divergências sobre a situação dos processos que já estão em andamento.

De acordo com a maioria formada, deputados federais e senadores somente devem responder a processos no STF se o crime for praticado no exercício do mandato. No caso de delitos praticados antes do exercício do mandato, o parlamentar seria processado pela primeira instância da Justiça, como qualquer cidadão.

O voto condutor do julgamento foi proferido em junho do ano passado pelo relator, ministro Luís Roberto Barroso. De acordo com o ministro, os detentores de foro privilegiado, como deputados e senadores, somente devem responder a processos criminais no STF se os fatos imputados a eles ocorrerem durante o mandato.

O caso concreto que está sendo julgado envolve a restrição de foro do atual prefeito de Cabo Frio (RJ), o ex-deputado federal Marcos da Rocha Mendes. Ele chegou a ser empossado como suplente do deputado cassado Eduardo Cunha (MDB-RJ), mas renunciou ao mandato parlamentar para assumir o cargo no município. O prefeito responde a uma ação penal no STF por suposta compra de votos, mas, em função da posse no Executivo municipal, o ministro Barroso manifestou-se pelo retorno do processo à primeira instância da Justiça Eleitoral.

André Richter – Repórter da Agência Brasil

Edição: Nádia Franco

Supremo manda reforçar segurança de Fachin depois de ministro relatar ameaças


O Supremo Tribunal Federal (STF) informou hoje (27) que reforçou a segurança do ministro Edson Fachin e de seus parentes. A manifestação foi motivada por uma entrevista concedida por Fachin ao canal GloboNews, em que o ministro disse que sua família tem recebido ameaças. Ele, porém, não citou quais tipos de ameaças tem sofrido e como teriam ocorrido. Segundo Fachin, foram solicitadas providências à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia.

De acordo com nota divulgada à imprensa pela presidência do STF, antes da entrevista do ministro, Cármen Lúcia já tinha tomado providências em relação às preocupações de Fachin, como o envio de duas delegadas da Polícia Federal (PF) para Curitiba, cidade de origem do ministro, para avaliar o esquema de segurança.


"Uma das preocupações que tenho não é só com julgamento, mas também com segurança de membros de minha família. Tenho tratado desse tema e de ameaças que têm sido dirigidas a membros da minha família. ”, disse Fachin na entrevista.

O ministro é relator dos processos oriundos da Operação Lava Jato na Corte, entre outras ações. Também é relator do habeas corpus por meio do qual a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu suspender sua prisão após o fim dos recursos na segunda instância no processo do triplex de Guarujá (SP). A decisão vale até o dia 4 de abril, quando o tribunal retomará o julgamento da questão.


André Richter - Repórter da Agência Brasil

Edição: Juliana Andrade

TCE suspende Pregão da Secretaria de Criança e Juventude

Cautelar do TCE expedida monocraticamente pelo conselheiro Carlos Porto em 09/02/2017 determinou à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude a suspensão de todo e qualquer ato relacionado ao Pregão Eletrônico nº 003/2017 até ulterior deliberação da Segunda Câmara. A Cautelar foi referendada nesta terça-feira pelo colegiado, mas antes do referendo foram notificados para apresentação de defesa o secretário Cloves Eduardo Benevides e a pregoeira Fátima da Granja dos Santos.

O TCE expediu a Cautelar acolhendo representação da empresa Soluções Serviços Terceirizados, que alegou indícios de irregularidades no Edital do Pregão, cujo objeto é o “fornecimento de refeições balanceadas e diretas em condições higiênicas e sanitárias adequadas”, destinadas aos adolescentes que se encontram recolhidos na Funase. O valor estimado da licitação é de R$ 5.494.688,92. O certame se encontra em fase recursal.

A Cautelar foi sugerida pela Gerência de Auditoria de Procedimentos Licitatórios, que emitiu parecer técnico concluindo pela procedência da representação, citando outras irregularidades detectadas na redação do edital, entre elas restrição ao princípio da competitividade que poderia caracterizar direcionamento. A emissão da Cautelar já foi comunicada à Controladoria Geral do Estado para as providências legais cabíveis.

Gerência de Jornalismo

Nas quinta feira Santa bispos e padres consagram os Santos Óleos e realizam o Lava pés


O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Jaime Spengler, um dos responsáveis pela elaboração do texto do tema central da 56ª Assembleia Geral dos bispos do Brasil que se realiza em Aparecida (SP), de 11 a 20 de abril falou ao portal da CNBB sobre o sentido das celebrações da quinta-feira Santa: a Missa Crismal e a missa do Lava pés. Nesta celebração, que marca o início do Tríduo Pascal, se consagram os Santos Óleos do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos. “Pode-se dizer que na Quinta-feira Santa sela-se o Testamento da Nova Aliança, em torno dos sacramentos, especialmente da Eucaristia, e do novo mandamento, significado pelo lava-pés”.

A ocasião, reforça o pastor, também é oportuna para rezar pelas vocações tendo em vista que muitas comunidades não contam com a presença de um sacerdote nem mesmo no período da Semana Santa. “Todas as comunidades são convocadas a rezar pelas vocações. Contudo é também importante que, neste caso, os próprios ministros ordenados tenham coragem suficiente para dizer aos adolescentes e jovens de nosso tempo que o ministério ordenado vale a pena; que vale a pena ser presbítero. Que gostamos do que somos e amamos o que fazemos”.

O arcebispo lembra que povo brasileiro vive momentos difíceis em função do descrédito em relação às instituições, à corrupção, ao desemprego e às drogas o que, segundo ele, abre brechas para o risco de se cair em radicalismos tanto de direita como de esquerda. Para ele, o Evangelho de Jesus Cristo apresenta um caminho para superação de todas as expressões de morte. “A Páscoa é a celebração dos prodígios de Deus ao longo da história da salvação: a libertação do povo da escravidão do Egito e a vitória de Cristo sobre a morte”, disse. Confira abaixo, a íntegra da entrevista.

A celebração da quinta-feira santa tem a ver com a missão dos ministros ordenados na Igreja? Qual?

Aqui tratamos da Missa Crismal que o Bispo concelebra com o seu presbitério (presbíteros diocesanos e presbíteros religiosos que atuam no território da Diocese) e durante a qual se consagram os Santos Óleos do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos. Esta concelebração é manifestação da comunhão dos presbíteros com o seu Bispo.


Nesta solene concelebração, os presbíteros, na confecção do óleo do Crisma são testemunhas e cooperadores do seu Bispo, de cujo múnus sagrado são participantes, edificando, santificando e conduzindo o povo de Deus. É conveniente que todos os presbíteros atuantes no território da Diocese estejam presentes na concelebração da Missa Crismal, exprimindo-se assim a unidade do presbitério. Em muitas comunidades do Brasil, católicos ficam impossibilitados de ter a presença de um sacerdote na semana santa.

O senhor considera ser hora importante para a oração pelas vocações?

É fato que em muitas comunidades do imenso território brasileiro é impossível a presença do presbítero não só nestes dias da Semana Santa. Tal situação representa um forte apelo à reflexão e ao estudo, no sentido de encontrar meios para superar essa deficiência. Em tempos idos, os bispos da América Latina, reunidos em Puebla, afirmaram que “a Eucaristia orienta-nos de modo imediato para a hierarquia sem a qual ela é impossível; porque foi aos apóstolos que o Senhor deu o mandato de celebrá-la ‘em minha memória’ (Lc 22,19).
Os pastores da Igreja, sucessores dos apóstolos, constituem por isso mesmo o centro visível onde se constrói, aqui na terra a unidade da Igreja” (n. 247). Quase 30 anos depois, reunidos em Aparecida dão continuidade à reflexão dizendo que “os fiéis devem desejar a participação plena na Eucaristia dominical, pela qual também os motivamos a orar pelas vocações” (n. 253). É certamente sempre tempo de rezar pelas vocações! A oração pelas vocações é resposta à exortação do próprio Jesus: “Pedi ao Senhor da messe que envie operários” (Mt 9,38).

Há na Igreja um serviço de animação vocacional. Faz parte da pastoral orgânica da Igreja o trabalho em prol das vocações. Para este trabalho é necessário planejamento, estratégias, organização. No entanto, não se pode jamais esquecer que fundamental é seguir aquilo que Jesus ensina. Vocações é sobretudo questão de oração. Pode-se aqui lançar uma provocação: será que acreditamos na força da oração? Cremos verdadeiramente que o Senhor mesmo inspira e chama para o trabalho na sua messe?

Todas as comunidades são convocadas a rezar pelas vocações. Contudo é também importante que, neste caso, os próprios ministros ordenados tenham coragem suficiente para dizer aos adolescentes e jovens de nosso tempo que o ministério ordenado vale a pena; que vale a pena ser presbítero. Em poucas palavras: dizer aos nossos adolescentes e jovens que gostamos do que somos e amamos o que fazemos.

Qual a mensagem de Páscoa o senhor envia ao povo brasileiro?

A solenidade da Páscoa é expressão maior do amor de Deus pela humanidade. Deus não poupou o seu próprio Filho (Rm 8,32); Ele “amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).

O nosso povo vive momentos difíceis! Há um certo descrédito em relação às instituições; a corrupção é uma realidade em distintos níveis da sociedade; a violência atinge números alarmantes, vitimando, sobretudo, os menos favorecidos; o desemprego se alastra como praga, roubando o sonho de muitos; a drogadição espalha a morte por toda parte. Faz falta um projeto de nação! Com isso se corre o risco de cair em radicalismos tanto de direita como de esquerda. É urgente a necessidade de espaços para uma autocritica, que envolva distintos setores da sociedade.

O Evangelho de Jesus Cristo apresenta um caminho para superação de todas as expressões de morte. Somente o amor é mais forte que a morte (Ct 8,6) . A Igreja, através de sua Doutrina Social, deseja cooperar ativamente para que se possa construir uma ‘terra sem males’.

A Páscoa é celebração dos prodígios de Deus ao longo da história da salvação: a libertação do povo da escravidão do Egito e a vitória de Cristo sobre a morte. Possa a celebração da Páscoa reacender em nosso povo a esperança. A esperança num Deus que nos ama e que deseja que todos tenham vida e vida em abundância.

Fonte: CNBB

Orobó: Lívio e Paulo declaram apoio ao deputado Joaquim Lira



Os vereadores oroboenses Paulo Brito (PMDB) e Lívio Aguiar (PT) vão apoiar a futura candidatura a reeleição do deputado estadual Joaquim Lira (PSD). 

O acordo foi fechado nesta segunda-feira (26), durante visita ao gabinete do parlamentar, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). “Foi acertado o compromisso para que o deputado Joaquim Lira atenda aos pleitos dos vereadores e possa investir com ações, principalmente voltadas para a saúde dos oroboenses”, comentou Paulo.

De olho na Câmara dos Deputados, Brito e Aguiar também reafirmaram apoio ao projeto político do deputado André de Paula (PSD), que vai concorrer a reeleição. (Imagem | Divulgação)

Fonte: Blog do Agreste

segunda-feira, 26 de março de 2018

Pleno aprova voto de aplauso a Defensor Público do Estado

Em sessão realizada nesta quarta-feira (21), o Pleno do TCE aprovou por unanimidade voto de aplauso ao Defensor Público Geral do Estado, Manoel Jerônimo de Melo Neto, que está concluindo seu segundo mandato à frente da Instituição.
A homenagem foi proposta pelo procurador do Ministério Público de Contas, Cristiano Pimentel, que representou a procuradora geral Germana Laureano, na sessão do Pleno. Cristiano Pimentel lembrou a brilhante atuação de Manoel Jerônimo à frente da Defensoria, o trabalho voltado para os Direitos Humanos que levaram a vários prêmios e condecorações, além das ações em parceria com o Tribunal de Contas.

Gerência de Jornalismo (GEJO)

Mata Norte e Agreste em solidariedade para ajudar vigilante


As regiões da Mata Norte e Agreste de Pernambuco dão belos exemplos de solidariedade. 

Neste sábado (24) as doações recolhidas para ajudar o vigilante Gabriel da Silva, de 35 anos, que foi atingido por dois tiros na cabeça durante assalto ao Banco Santander, que fica na parte interna do Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (Ceasa), foram entregues ao profissional. 


As doações feitas pela população das duas regiões foram levadas em uma kombi para Recife, onde o mesmo se recupera. Foram doados produtos higiênicos e alimentos, que atenderão as necessidades do vigilante.

 A vítima Gabriel da Silva permanece sem receber o benefício do INSS. Caso queira continuar ajudando, basta entrar em contato com Leda, que é esposa da vitima, pelo telefone (81) 9 8457-6898 ou entregar doações no prédio da Naza FM.

Fonte: Giro Mata Norte

Teresa Leitão quer abrir a CPI dos Transportes Públicos em PE


A deputada estadual Teresa Leitão (PT) anunciou que vai começar a colher as assinaturas necessárias para a criação da CPI do Transporte Público na Assembleia Legislativa de Pernambuco. "Queremos uma CPI que apure, investigue e busque soluções", disse a deputada em pronunciamento. Dentre outros, a CPI terá como objetivo a apuração da execução e da eficiência do sistema de transporte coletivo metropolitano em Pernambuco. Também deve apurar a falta de repasses de verbas públicas referentes à arrecadação do VEM e investigar e avaliar a gestão dos itinerários, bem como as condições de segurança e a qualidade dos veículos utilizados. A deputada necessita da assinatura de 17 deputados estaduais para instalar a CPI. (Imagem | Jarbas Araújo | ALEPE)

Fonte: Blog do Agreste

quarta-feira, 21 de março de 2018

Enem deste ano terá 30 minutos a mais para provas de exatas


Neste ano, os candidatos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia, que reúne conteúdos de ciências da natureza e matemática. Segundo o edital da prova, publicado hoje (21) no Diário Oficial da União, os estudantes terão cinco horas para fazer a prova no segundo dia e cinco horas e meia no primeiro dia.

Assim como em 2017, neste ano as provas do Enem serão realizadas em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro. A estrutura da prova também não mudou: no primeiro dia serão aplicadas as provas de Redação, Linguagens e ciências humanas, com duração de cinco horas e meia, e no segundo dia, as provas de ciências da natureza e matemática, com cinco horas de duração.

As inscrições deverão ser feitas das 10h do dia 7 de maio às 23h59 de 18 de maio deste ano.

A taxa de inscrição foi mantida em R$ 82. O pagamento deve ser feito entre os dias 7 e 23 de maio.

Isenções

A solicitação de isenção da taxa de inscrição deve ser feita entre os dias 2 e 11 de abril. Serão isentos os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também tem isenção o participante que declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal . Neste ano, também são isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado.

Os participantes isentos da taxa de inscrição que não compareceram nos dias de prova no Enem do ano passado terão que justificar a ausência por meio de atestado médico, documento judicial ou boletim de ocorrência para fazer o Enem 2018 sem pagar a taxa. O prazo para justificar a ausência no Enem do ano passado vai de 2 a 11 de abril.

O participante que não apresentar justificativa de ausência no Enem 2017 ou tiver a justificativa reprovada após o recurso e desejar se inscrever no Enem 2018 deverá pagar o valor da taxa de inscrição.

Segurança

O edital do Enem continua prevendo a realização de revista eletrônica nos locais de prova, por meio do uso de detectores de metais. A novidade deste ano é que os alunos também deverão permitir que os artigos religiosos, como burca e quipá, sejam revistados pelo aplicador das provas. Quem não permitir a revista poderá ser eliminado.

Imprevistos

Segundo o edital deste ano, o participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação poderá solicitar reaplicação do exame em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação. Os casos serão julgados individualmente pela Comissão de Demandas.

No ano passado, cerca de 3,5 mil estudantes tiveram que refazer as provas em outra data por problemas como falta de energia nos locais do exame.

Direitos Humanos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) retirou do edital o item que determinava que a redação que desrespeitasse os direitos humanos teria nota zero. No ano passado, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou a suspensão da regra que previa a anulação da redação que violasse os direitos humanos.

Os resultados do Enem poderão ser usados em processos seletivos para vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil

Edição: Graça Adjuto

terça-feira, 20 de março de 2018

Marcelo Motta passa por fase de transição para retornar ao IPA



O vice-prefeito de Limoeiro, Marcelo Motta (PSB), está em fase de transição da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente para o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Até o final de fevereiro deste ano, Marcelo acumulou o cargo de vice com o de secretário. Com a saída dele, o irmão Bruno Motta assumiu o cargo.

O socialista é funcionário de carreira do IPA a 10 anos e retorna para continuar desenvolvendo o trabalho de extensionista. Em entrevista concedida à Rádio Jornal Limoeiro, Motta adiantou que ficará a disposição da Unidade Limoeiro.
“Estarei com Eudes Cavalcanti desempenhando o papel de orientar e acompanhar o homem do campo, além da desenvolver ações em parceria com a secretaria, entidades e associações”, comentou. Para o prefeito João Luís (PSB), o vice também poderá ser articulador direto de ações do Estado para o município.

O novo secretário garantiu a continuidade das ações e dos projetos, e adiantou a perfuração de mais três poços artesianos a curto prazo. (Imagem | Reprodução Facebook)

Fonte: Blog do Agreste

domingo, 18 de março de 2018

SecMulher-PE realiza evento alusivo



Ação acontece na próxima segunda-feira (19), às 15 horas, no Centro de Convenções de Pernambuco

A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) realiza, nesta segunda-feira (19), evento alusivo ao 8 de Março – Dia Internacional da Mulher. Participam da comemoração, autoridades, representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, da sociedade civil e dos 185 Organismos Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres. Aproximadamente, 2,4 mil pessoas vão participar do evento que acontece, às 15h, no Teatro Guararapes do Centro de Convenções de Pernambuco.
Na ocasião, a secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, lança a 12ª Edição do Anuário 8 de Março – 2018. Trata-se de um instrumento de políticas para as mulheres o qual faz um balanço das ações realizadas em 2017 e metas prioritárias para 2018, anunciando a implementação de novas ações em favor da melhoria das condições de vida das populações femininas no Estado.
Entre as ações e anúncios a serem deliberados pelo Governo do Pernambuco neste dia, haverá a entrega da premiação para as 10 vencedoras da 1ª Edição do Prêmio Literário da Mulher Idosa – Anita Paes Barreto. A premiação literária foi lançada em outubro passado e presta homenagem a educadora, psicóloga e pioneira na área de Educação de Crianças Especiais em Pernambuco, Anita Paes Barreto.
A pernambucana Anita Paes Barreto foi perseguida e presa como subversiva em 1964 durante o golpe militar. A educadora integrou o Conselho Estadual de Educação no final dos anos 80 e início dos 90 e recebeu uma comenda do Conselho Federal de Psicologia por sua contribuição ao desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão.
Serviço:
Evento: 8 de Março – Dia Internacional da Mulher
Data: 19 de março de 2018
Hora: 15h às 17h
Local: Teatro Guararapes – Centro de Convenções de Pernambuco
(Avenida Professor Andrade Bezerra S/N, Salgadinho – Olinda).

Inscrições para bolsas de iniciação científica da UPE começam segunda



Tem início na próxima segunda-feira (19/03), e seguem até o dia 02/05, as inscrições para o edital 2018 do programa institucional de bolsas de Iniciação Científica da Universidade de Pernambuco (Pibic e Pibic-AF/CNPq/UPE).

Para concorrer, os alunos devem estar regularmente matriculados nas unidades da UPE. Já os pesquisadores docentes devem ter titulação de doutor, ou perfil equivalente, dentre outros pré-requisitos. As inscrições devem ser feitas através do endereço eletrônico: SISPG (www.sispg.upe.br).

Entre os objetivos, estão: promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e Tecnologia entre os estudantes de graduação, consolidar grupos de pesquisa e contribuir para tornar a UPE um Centro de Excelência na produção do conhecimento científico.

Confira aqui o edital completo. Outras informações podem ser obtidas na Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (Propegi), pelo e-mail: cpqpropege@upe.br ou, ainda, pelo telefone (81) 3183-3784.

Prefeito de Orobó confirma apoio a pré-candidatura de Fernando Filho



O prefeito de Orobó, Cléber Chaparral (PSD), aproveitou a inauguração de uma creche no município para anunciar o candidato que apoiará para deputado federal nas eleições deste ano.

No discurso, o gestor descreveu mais de um R$ 1 milhão em emendas direcionadas pelo deputado licenciado e ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho (PMDB).

Em seguida, confirmou: “você (Fernando Bezerra Filho) será o nosso federal. Chaparral foi ousado e completou: “Se o outro (André de Paula) que apoiamos foi o mais votado da história de Orobó, você será ainda mais”.

Fonte: Blog do Agreste

Secretário-geral da CNBB oferece texto-base da Campanha da Fraternidade ao ministro da Segurança Pública


Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, recebeu na tarde desta sexta-feira, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. A pedido do ministro, a audiência foi realizada na sede provisória da Conferência na Asa Norte, em Brasília (DF). O encontro durou mais de meia hora e secretário e ministro tiveram uma conversa privada. Durante a conversa, dom Leonardo presenteou o ministro com um exemplar do text-base da Campanha da Fraternidade 2018 que trata da superação da violência. No final do encontro, os dois atenderam os jornalistas.
Raul Jungamann disse que “Eu vim aqui fazer uma visita ao secretário-geral da CNBB, entidade que que tem a porta onde eu bati muitas vezes no passado, quando era ministro da Reforma Agrária, por exemplo. E vim à ele solicitar para que ele pudesse, e, evidentemente a CNBB, nos ajudar com sugestões, com críticas, com propostas para que a gente pudesse reduzir a insegurança e a violência que o Brasil vive“.

O ministro recordou os compromissos públicos manifestado pelo episcopado brasileiro para com esse tema e essa realidade: “A CNBB tem uma preocupação histórica com a vida, com a defesa da vida que é um bem sagrado. E a CNBB tem sido sempre uma grande parceira em todas grandes questões sociais e também morais do Brasil“. O ministro anunciou: “em breve, espero estar convidando a CNBB e também as demais confissões para que elas, na medida de suas disponibilidades e possibilidades, possam nos ajudar nessa caminhada rumo a paz e rumo à segurança e a vida“.

Campanha da Fraternidade

Jungmann reconheceu a importância dos estudos e do compromisso da Igreja expressados no texto-base da Campanha da Fraternidade deste ano de 2018 que trata da superação da violência: “ganhei este livro aqui que trata da Campanha da Fraternidade deste ano que destaca exatamente a superação da violência. Então, será também um texto que nos ajudará muito com a visão da Igreja Católica a respeito de como superar a violência que é um desejo de todos nós“.

                            

Dom Leonardo disse que ele o ministro também conversaram sobre a necessidade de retomar os valores que regem a vida de uma sociedade. Ele disse que falaram também na necessidade de se”investir na cultura, no esporte pois tudo isso ajuda na superação da violência“. O secretário-geral afirmou ainda que conversaram sobre a questão do desarmamento, do estatuto do desarmamento e a questão da maioridade penal: “coloquei a posição da CNBB sobre essas questões e também falamos sobre a Campanha da Fraternidade“.

“Nós somos os primeiros, como Igreja Católica, a querer superar a violência para que haja uma vida mais harmônica”, disse dom Leonardo. Lembrou que, com esforço de todos, em se comprometer com a superação da violência, podemos ter uma convivência mais “humana, isto é, de respeito de direitos, de poder ir e vir, mas também de poder se expressar publicamente e ter diálogo“.

(Fotos: Rosberg Flores/CNBB e Allan de Carvalho/Ministério da Segurança Pública)

quinta-feira, 15 de março de 2018

COORDENADORA REGIONAL DA SECRETARIA DA MULHER, DIZ QUE A COORDENADORIA DE MACHADOS É REFERÊNCIA NO TERRITÓRIO


Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na quinta-feira (08/03), foi realizada programação especial no município de Machados, interior de Pernambuco. A Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Coordenadoria da Mulher, em parceria com as Secretarias de Saúde e Cultura, realizaram a ação “Todos os direitos, todos os dias, para todas as mulheres”, em comemoração à data.




As mulheres tiveram acesso aos serviços de atendimento jurídico, orientação nutricional, testes rápidos de saúde, manicure, limpeza de pele, cortes de cabelos e atividades físicas. Apreciaram ainda, a primeira edição do Bazar Solidário, que teve como proposta fortalecer a autoestima da mulher por meio das doações de outras mulheres, distribuindo várias peças de vestuário e acessórios femininos.






O evento teve como objetivo estimular a autoestima da mulher e garantir acesso/fortalecimento de direitos, que contou com as presenças e incentivos de Adriana Caetano (esposa do vice-prefeito), Elisandra Cunha (Secretária de Assistência Social), Flávio Ramos (Secretário de Cultura), Luciano Costa (Secretário de Saúde), do vereador Silvio Borba, e Taysa Andrade (Coordenadora Regional da Mulher).






Em entrevista ao jornalista Luís Correa, a coordenadora regional do Agreste Setentrional da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Thaíse Andrade, afirmou que a coordenadoria da Mulher de Machados é referência no território. Fruto de um bom trabalho em equipe no município e do compromisso do gestor municipal.
Ainda destacou sobre a Lei Maria da Penha que veio para prevenir, punir e proteger as mulheres, ela – a Lei - tem as três vertentes, que é preciso que tenha mecanismos e organizações municipais e estaduais para que aconteça. 


Imagem da internet

Falou também sobre o 190 mulher, que é mais uma ferramenta de proteção contra a violência doméstica, que tem como objetivo agilizar o envio de viaturas da Policia Militar para atendimento de mulheres em situação de violência.

Imagem da internet


História


O Dia Internacional da Mulher foi instituído em 8 de março de 1911, para homenagear as 129 operárias que morreram queimadas em uma fábrica de tecidos em Nova York, em 8 de março de 1857. Elas pararam as atividades e reivindicavam melhores condições de trabalho, redução de carga horária de 14 horas para 10 horas e direito à licença maternidade. Além de não serem atendidas, as operárias foram trancadas no local e a fábrica incendiada, fazendo com que todas morressem.

sábado, 10 de março de 2018

PT de Pernambuco avalia eleições com Lula e Gleisi

Dirigentes reuniram-se nesta sexta com a presidenta nacional do Partido, Gleisi Hoffmann, e Lula para analisar o quadro político e eleitoral no estado


foto: Ricardo Stuckert
A direção nacional vem trabalhando para construir nacionalmente uma aliança programática e eleitoral com os partidos de centro-esquerda: PCdoB, PDT, PSB e PSOL.
Essa estratégia não impede o PT de Pernambuco de fazer o debate político em torno de uma candidatura própria ao governo do estado e disputar a opinião pública, com toda legitimidade.
No momento adequado, as definições sobre candidaturas e alianças serão tomadas conjuntamente, levando em conta a estratégia nacional e a realidade regional.
Assessoria de Imprensa do PT

Guilherme Boulos é o pré-candidato do PSOL à Presidência da República


Oficial: Guilherme Boulos é o pré-candidato do PSOL à Presidência da República

Crédito da foto:Jorge Ferreira / Mídia NINJA
A Conferência Eleitoral do PSOL aprovou em definitivo, neste sábado (10), os nomes para compor a chapa de pré-candidatos à Presidência pelo partido em 2018: Guilherme Boulos e Sônia Guajajara.
A chapa fecha um longo processo de conversas do partido na construção de uma sólida aliança com diversos movimentos sociais do país, que ofereceu os nomes ao PSOL na Conferência Cidadã, no último dia 3. Boulos, que teve quase 71% dos votos da conferência, concorreu à indicação, no partido, com Plínio de Arruda Sampaio Jr., Hamilton Assis e Nildo Ouriques.
O simbolismo da chapa de pré-candidatos não poderia ser maior: o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) se junta a uma das maiores representantes dos povos indígenas brasileiros. Com 35 anos, Boulos é o pré-candidato mais jovem da história política do país.
Em sua fala, Guilherme Boulos reforçou a construção da aliança durante anos. “Não nos encontramos agora. Esse encontro acontece há anos: lutando por direitos, contra o golpe, pela democracia e por outro projeto de Brasil. Ela expressa uma unidade na luta concreta”.
O agora pré-candidato oficial do PSOL também falou da importância da plataforma Vamos!, construída no âmbito da frente Povo Sem Medo, que realizou dezenas de debates em todo o país e acumulou mais de 150 mil interações online, em um processo de construção de uma alternativa programática para o Brasil.
Boulos elencou alguns dos pontos principais da pré-candidatura, como o combate aos privilégios do “andar de cima” da economia brasileira, a radicalização democrática, com plebiscitos e referendos para todos os temas fundamentais, e o combate à direita junto à superação da estratégia da conciliação de classes na política.
“Nós queremos disputar o projeto de país. Não teremos uma candidatura apenas para demarcar espaço dentro da esquerda brasileira. Vamos apresentar uma alternativa real de projeto para o Brasil”.
Sônia Guajajara, agora oficialmente pré-candidata à Vice-Presidência (ou co-presidenta), saudou a Conferência Eleitoral do PSOL junto a outras representantes do movimento indígena. “O momento é grave e urgente. É de transformação. Para nós, povos indígenas, estar participando desta conferência é estar inserido no processo de transformação do Brasil”.
Ela afirmou, ainda, que os povos indígenas, que sempre estiveram na linha de frente da resistência, agora querem ocupar os espaços de decisão do país. “Nós resistimos ao mais brutal processo de expulsão de nossos povos. Sempre fizemos a luta contra o agronegócio, o capitalismo, as grandes pecuárias, a especulação imobiliária. E hoje ainda nos chamam de ‘invasores'”, disse.
Assista à fala completa de Guilherme Boulos na Conferência Eleitoral do PSOL:
Fonte: Site do Partido