sábado, 29 de setembro de 2018

Funase inicia capacitação de novos agentes socioeducativos para reforço em unidades do Grande Recife

Profissionais compõem primeiro grupo de convocados em seleção simplificada que ofertou 496 vagas


A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) dá início, nesta segunda-feira (1º), à capacitação introdutória dos novos agentes socioeducativos da instituição. Os profissionais atuarão nas unidades de internação, internação provisória e semiliberdade situadas na Região Metropolitana do Recife, inclusive no novo Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Pirapama, com inauguração prevista para outubro. Os agentes socioeducativos estão no primeiro grupo de convocados entre os 496 que foram aprovados em seleção simplificada realizada entre julho e setembro deste ano. Eles começarão a trabalhar já nas próximas semanas.

O curso acontecerá no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe), no Recife. A aula inaugural, com início às 8h30, contará com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Cloves Benevides, e da presidente da Funase, Nadja Alencar. Com 80 horas/aula, a capacitação será ministrada por instrutores da Funase e de outras instituições, como a Polícia Militar e o Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura. Nos últimos meses, um grupo de facilitadores internos foi preparado, também no Cefospe, para atuar na capacitação dos novos agentes socioeducativos.

O curso terá 13 módulos e abordará temas como Desenvolvimento Comportamental, Fundamentos Legais da Socioeducação, Ética Profissional e Direitos Humanos, Procedimentos Operacionais, Inteligência, Gerenciamento de Crises, Primeiros Socorros, Procedimentos Correcionais, Defesa Pessoal, além do Projeto Político-Pedagógico da Funase. Por se tratar de um curso intensivo, com aulas de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, a primeira turma estará formada já nas próximas duas semanas. Outras 15 turmas, com até 32 agentes socioeducativos, serão compostas até novembro deste ano, quando a capacitação introdutória será encerrada.

Dos 496 agentes socioeducativos selecionados, 252 devem ser distribuídos nas três novas unidades da Funase: os Cases Pirapama, Recife e Jaboatão II, as duas últimas com construção avançada e previsão de entrega para este ano. Os demais agentes reforçarão os quadros funcionais em unidades já existentes na Região Metropolitana, o que inclui quatro Cases – Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Santa Luzia –, quatro Casas de Semiliberdade (Casem) – Rosarinho, Casa Amarela, Areias e Santa Luzia –, dois Centros de Internação Provisória (Cenip) – Recife e Santa Luzia – e a Unidade de Atendimento Inicial (Uniai).


SERVIÇO

Início da capacitação introdutória de 496 novos agentes socioeducativos

Data/horário: Segunda-feira (01/10), 8h30
Local: Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe) – Rua Tabira, 252, Boa Vista, Recife-PE


Imagem: Divulgação/Funase

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Juliana de Chaparral, candidata a deputa estadual é aclamada pelo povo da sua terra

Na tarde desta quarta feira grande multidão receberam Juliana de Chaparral, candidata a deputa estadual pelo PATRIOTA e Fernando Filho, candidato a deputado federal pelo DEM em uma reunião na comunidade de Feira Nova de Orobó na casa do Sr. Dão.

Dão de Feira Nova, baloarte  e  anfitrião, ressaltou a importem ter uma representação Oroboense na Assembléia  Legislativa de Pernambuco - ALEPE. O vereador Thomas Brito, falou   sobre a disposição   da candidata Juliana em  ouvir as pessoas  em toda lugar onde passa.

      

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

AGRICULTURA DE OROBÓ É REFORÇADA COM DISTRIBUIÇÃO DE KITS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA





Nesta quarta feira, (26) os agricultores do município de Orobó, no Agreste Setentrional de Pernambuco, cerca de 120 KM da capital, receberam 190 (cento e noventa) kits para auxiliá-los no trabalho, através do programa Pernambuco Mais Produtivo. Com articulação da prefeitura de Orobó, através do gestor Cléber Chaparral.
  





A entrega aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Paulo Freire, localizada no centro da cidade. A secretaria estadual de Agricultura foi representada por Adriana Costa, Gerente do programa. Ela conversou com a nossa reportagem. 




A Diocese de Caruaru trabalha com esse projeto Social, com abrangência na Região do Agreste. A entidade religiosa foi representada pelo senhor Sebastião Reinaldo.




Sebastião Barbosa, secretário municipal de Agricultura esteve presente junto aos produtores Rurais, organizando auxiliando a equipe. Ele conversou conosco sobre esses e outros assuntos.




Paulo Pinto, diretor presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orobó, compareceu ao ato. Na ocasião ele nos concedeu entrevista.





Conceição Arruda, presidente do CODERSUL (Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável) de município também colaborou com entrega dos kits e falou a imprensa. 




Os produtores Rurais Oroboense, falaram da alegria de receberem os equipamentos que irá os auxiliar no dia a dia do trabalho no campo.




terça-feira, 25 de setembro de 2018

Juliana de Chaparral confirma agenda política para Bom Jardim e João Alfredo


Imagem | Reprodução Internet

De olho nos votos dos eleitores do Agreste Setentrional, a coordenação de campanha da candidata a deputada estadual Juliana de Chaparral (Patriotas) definiu a agenda para o final de semana, com o objetivo de não perder o pique na reta final da campanha eleitoral. 

Neste sábado (29), a partir das 18h, Juliana discursa para os moradores do município de Bom Jardim, onde conta com o apoio de cinco vereadores e três suplentes em seu palanque. No domingo, mesmo horário, ela segue para o município de João Alfredo em carreata. 

A concentração será na Encruzilhada (Rodovia PE 90). O fechamento da programação terá a realização de um comício no centro da cidade – onde tem com o apoio do vereador Oim (PSB).

REGIÃO DO AGRESTE SETENTRIONAL ESTÁ COTODA PARA TER VOZ FEMININA NA ALEPE



Um dos nomes que está tendo mais visibilidade no Agreste Setentrional para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco, é o de Juliana Barbosa, esposa de Cléber Chaparral Prefeito de Orobó.  A candidata à deputada estadual pelo PATRIOTA ressalta a importância de ter mais mulheres na política. “Precisamos ter mais vozes femininas na ALEPE, convido você mulher, para fazermos uma reflexão, precisamos de nos fortalecer mais. Aceitei esse desafio, estou pronta para lutar por nossos direitos e a família em geral”, comentou.


No Brasil, segundo pesquisas de opinião pública, o número de mulheres que estão na disputa eleitoral deste pleito, representam apenas 30%. No estado de Pernambuco, também tem mais registros de candidaturas de pessoas do sexo masculino. Juliana de Chaparral candidata a deputada tem conversando com as mulheres durante a campanha. “Sei as necessidades que vocês passam, irei falar em nome de todos e todas na Tribuna da Assembleia, apresentando soluções”, destacou.



Dentre as diversas lideranças políticas, de aproximadamente 20 municípios em que Juliana de Chaparral tem apoio, muita delas são mulheres de vários seguimentos. “Gostamos de ouvir as pessoas e entende-las, para podermos elaboramos planos e metas que supram as sua necessidades. Iremos construir um mandato com o povo e para o povo”, declarou a candidata.



RÁDIO JORNAL LIMOEIRO REALIZA AMPLA COBERTURA DAS ELEIÇÕES 2018





A Rádio Jornal Limoeiro segue lado a lado com você nas eleições 2018. Uma programação completa para deixar o eleitor por dentro de tudo. Reportagens especiais, entrevistas, debates, pesquisas e a opinião do ouvinte. E no dia 7 de outubro, uma equipe de apresentadores, técnicos, repórteres e comentaristas prestando serviço o tempo todo. A partir das 6h até a apuração dos votos, acompanhe a maior cobertura da região. Sintonize AM 660 ou acesse http://aovivo.ne10.uol.com.br/radiojornalnovo/limoeiro/ A emissora também trará aos ouvintes, além de Limoeiro, a movimentação do dia da votação nos municípios da Região. 

A equipe está pronta para deixar você por dentro de tudo. Alfredo Neto e Jaime Salvador (apresentadores); Luís Correa, Erivaldo Carvalho e Jair Ferreira (repórteres); Dr. Marcelo Lapenda (Analista Jurídico); psicóloga Dra. Rafaela Melo (emocional do eleitor e candidato); pesquisador Sivaldo Venerando (Comentarista Político); professor e sociólogo Isaquel Silva (Analista Político); Petrônio Portela, Almir Arruda, Messias Jr. e Gilson Andrade (técnica e apoio operacional); professor de Filosofia Fábio André (análise comportamento do eleitor); Ex-vereadora e advogada Inês Duarte (cenário político e suas reações). A coordenação geral do projeto é da gestora Luciana de Paula.

Patrocinadores - A cobertura das eleições 2018 conta com a parceria da Casa Primor, Escritório Contábil Jailson Gomes, MA Moda Íntima, Ponto Eletro, Graf Brind, Casa do Camarão e Boy Cell.

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

JULIANA DE CHAPARRAL CANDIDATA A DEPUTADA TEM APOIO POPULAR DO AGRESTE A REGIÃO METROPOLITANA




Juliana de chaparral é um dos nomes mais cotado para representar a Região. A primeira Dama de Orobó candidata a deputada estadual pelo PATRIOTA, vem recebendo apoio popular em diversos municípios de Pernambuco. O nome da postulante vem ganhando grande dimensão nas Regiões do Agreste Setentrional, da Mata Norte, Sul e Metropolitana.
        
Em Orobó, a sua terra Natal, Juliana de Chaparral, tem um grande número de simpatizantes em vários setores da sociedade. Ela ressalta o seu desejo de representar a região na Assembleia Legislativa de Pernambuco. “Sou uma mulher de palavra, tenho o prazer de ser casada com Cléber Chaparral, um exemplo de prefeito. O nosso município, o qual ele administra, tem a terceira melhor educação do estado. Estou preparada para ser a voz de todos na ALEPE”, declarou.





Juliana de Chaparral tem representação política em Surubim no Agreste, em Carpina na Mata Norte, Jaboatão dos Guararapes e Olinda região metropolitana, além de alguns municípios na Mata Sul. “Quando assumir a cadeira de deputada, quero colocar emendas parlamentar para ser investidas no melhoramento da qualidade de vida das pessoas. Vocês irão ter um prazer de contar comigo, irei defender os seus anseios”, afirmou a candidata.


INTERCÂMBIO ENTRE O CENTRO DE CRIAÇÃO GALPÃO DAS ARTES E O MUSEU CAIS DO SERTÃO (RECIFE)




Quase a última semana do mês de setembro e o Centro de Criação Galpão das Artes realizando um intercâmbio com o Museu do Cais do Sertão (Recife). A instituição limoeirense articula ações que dialoguem com as demais linguagens artísticas da própria instituição.

Nesta segunda-feira (24) a equipe educativa do Museu conheceu além da história e acervo do próprio Galpão das Artes, também vivenciará a oficina de Jogos e Brincadeiras Tradicionais e Populares com Jadenilson Gomes (ator). E a tarde, com Charlon Cabral (ator e pedagogo) a premiada oficina Um Olhar Lúdico Sobre O Quintal. Durante o dia ainda, teve a participação do renomado coquista Zé de Teté em uma roda de diálogo e uma contação de história com o ator Thiago Freitas de Paudalho.


Apesar de muito novo, o Museu Cais do Sertão — inaugurado em 3 de abril de 2014 — guarda em seu acervo uma história rica culturalmente que passa por muitos anos. Falar deste espaço é primeiramente conhecer o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que “transita” por todos os espaços e que deu início a criação do Museu.


O nome “Cais do Sertão” se deu porque ele está localizado na beira da água, junto ao Marco Zero, onde nasceu a cidade do Recife, e por abrigar toda a riqueza do sertão nordestino. O prédio tem arquitetura surpreendente. São 7 mil metros quadrados de área construída; 6 metros de altura, um grande vão para passagem dos pedestres, além de detalhes de cores, alvenaria e decoração. Foi tudo milimetricamente pensado.



ETE de Criatividade Musical recebe Projeto de Intercâmbio Cultural – Aliança Brasil e Bélgica


Escola será um dos palcos para o projeto que também passará pelo CEMO, Movimento Pró criança, Escola Madre Deus, dentre outros locais.





A Escola Técnica de Criatividade Musical (ETECM) será palco do Projeto Intercâmbio Cultural – Aliança Brasil e Bélgica. O projeto propõe uma troca entre a cultura belga e a pernambucana através de workshops e concertos promovidos no Estado e no país europeu com os artistas Demétrio Rangel, Chris Nolasco, Wouter Vandenabeele e katrien Vanremortel. As ações serão desenvolvidas na ETECM no dia 25 de setembro com um workshops, das 15h às 17h e no dia 26 no Teatro Arraial Ariano Suassuna com um concerto a partir das 19h, com entrada gratuita.
A cantora e percussionista Chris Nolasco vive em Recife desde os 2 anos de idade .mas também residiu  na Bélgica durante 4 anos de (2004 a 2008) e tendo tido a oportunidade de viajar por mais de 14 países situados  entre Ásia , América latina , Europa e América do Norte, percebeu o quão rica e admirada é a cultura de Pernambuco lá fora e o  quanto as pessoas querem conhecer e aprender sobre nossa cultura.
Wouter Vandenabeele é um professor entusiasta e motivacional que está envolvido em vários projetos de ensino como o curso internacional de formação musical para jovens Flanders Ethno. Desde setembro de 2005, ele ensina violino folk na academia de música de Sint-Niklaas e dirige a orquestra de jovens Transpiradansa. Atualmente trabalha com o GFVP: jovens violinistas, Elias Bachoura e Shalan Alhamwy, da Síria, e um projeto com músicos de Slowakian Roma em Ghent. Ele tocou em vários  festivais ingleses (entre os quais Womex e National Theatre em Londres) com a banda senegalesa Daby Baldé. Seu novo projeto TAMALA (com músicos do Senegal) ganhou o prêmio Klara (melhor CD).


Além da Escola Técnica de Criatividade Musical e o
Teatro Arraial, o projeto também passará pelo Centro de Educação Musical de Olinda-CEMO; Movimento Pró criança , Escola Madre Deus, dentre locais .
Serviço: Projeto de Intercâmbio Cultural – Aliança Brasil e Bélgica
Local: Escola Técnica de Criatividade Musical (ETECM) e Teatro Arraial Ariano Suassuna
Data: 25 de setembro às 15h e 26 de setembro às 19h
Entrada franca
Mais informações para a imprensa: 3183.9300.

domingo, 23 de setembro de 2018

INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE DESIGN DE SOBRANCELHAS E APLICAÇÃO DE HENNA EM NAZARÉ





Centro Integrado de Cursos – CIC da ONG Uma Mão Amiga para  todos de Nazaré da Mata  está com inscrições para o curso de Design de Sobrancelhas e Aplicação de Henna.




*Observação:* Se você indicar mais uma pessoa e ganha 05 Reais no ato da matrícula.Inscrições até o dia 26 de setembro às 18 horas. Mais informações: (081) 993554420 Claro / WhatsApp ou pelo (081) 994032018.
Últimas vagas disponíveis



sábado, 22 de setembro de 2018

Juliana de Chaparral inaugura comitê e amplia estrutura de campanha no Agreste


Faltando pouco mais de duas semanas para a eleição, a candidata a deputada estadual Juliana de Chaparral (Patriotas) ampliará a estrutura política no Agreste Setentrional. 

Neste sábado (22), a partir das 20h, ela inaugura o comitê da campanha no Distrito de Umari, município de Bom Jardim. Desde o anúncio da pré-candidatura da primeira dama de Orobó que a polarização entre os grupos do prefeito João Lira (PSD) e do ex-prefeito e candidato a estadual Miguel Barbosa (PP) foi perdendo força. 

Nas esquinas da cidade são registradas apostas de que Juliana poderá ficar entre os candidatos mais votados em Bom Jardim. Há quem arrisque uma majoritária. Atualmente, ela conta com a maioria dos vereadores de Bom Jardim em sua base de apoio e, com isso, a oposição ganha “fôlego” para 2020, caso mantenha a unidade dos vereadores, suplentes e lideranças.

 (Imagem | Divulgação)

Fonte: Blog do Agreste 

Case Timbaúba recebe projeto com sete oficinas artísticas e esportivas

Mais de 60 socioeducandos foram inseridos em atividades, que duraram todo o dia e mobilizaram dezenas de servidores



O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba recebeu, na sexta-feira (21), o projeto GEIDH Presente. A iniciativa viabilizou a realização de sete oficinas para os 65 socioeducandos que estão na unidade, abrangendo drogadição, gênero e diversidade, produção de fanzines, motivação, soletração, atividades inspiradas na obra do artista plástico Romero Britto e um torneio de futsal. A ação foi promovida pela Secretaria Estadual de Educação (SEE), por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação e da Gerência de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania (GEIDH).



Realizado em formato de caravana, o projeto mobilizou servidores da sede e de outras unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), como os Cases Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima e Vitória de Santo Antão. Eles ministraram oficinas juntamente com professores da Escola Estadual Ana Eufrásia Cabral de Moura, que tem uma unidade anexa dentro do Case Timbaúba. As atividades, que duraram todo o dia, foram abertas com uma apresentação do sanfoneiro Geo Moura, que é natural de Timbaúba.




O projeto foi concebido de maneira a viabilizar a participação de todos em mais de uma oficina, em esquema de rodízio. O jovem W.J.S., de 19 anos, por exemplo, fez um discurso na solenidade de abertura, representando os demais socioeducandos, e seguiu para o torneio de futsal. "Minha torcida é para que aconteçam mais momentos como esses, que são muito bons pra nós", afirmou. "Nos preparamos para dar todas as condições de os professores realizarem este dia de atividades. É uma iniciativa integrada e que finaliza o plano de ação desenvolvido para o Case Timbaúba", complementou a coordenadora geral da unidade, Brenda Pitanga.




O encerramento ficou a cargo do grupo Ciranda do Embalo. A atividade foi acompanhada pela assessora técnica da Diretoria Geral da Política de Atendimento (DGPAT) da Funase, Dilma de Marilac, pela supervisora da Assessoria Técnica de Unidades de Internação (Atin), Maria do Carmo Cavalcanti, e pela coordenadora do Eixo Educação, Sônia Melo, além de gestores e de outros representantes da SEE.


O Case Timbaúba é a segunda unidade da Funase a receber o projeto. Em junho, cerca de 100 socioeducandos do Case Caruaru foram contemplados com oficinas de contação de histórias, de mamulengos e com um torneio esportivo. Os Cases Vitória de Santo Antão e Petrolina devem ser os próximos a contar com o GEIDH Presente, ainda neste segundo semestre. "Esse projeto tem sido um sucesso porque é feito por pessoas que acreditam no que fazem e nos nossos adolescentes e jovens. Estamos aqui executando uma política pública", ressaltou o chefe de unidade de Educação no Atendimento Socioeducativo da SEE, Hugo Regis.



Imagens: Divulgação/Funase

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

CÁTIA DE FRANÇA FAZ SHOW PARA CELEBRAR A BOA MÚSICA E A POESIA POPULAR, EM OLINDA.


O show intitulado “Cátia em Canto e Poesia” vai contar com a participação de poetas e cantores da cidade berço da cultura pernambucana



No próximo dia 03 de outubro, os apreciadores da boa música e da poesia popular terão um encontro especial com a cantora, compositora e multi-instrumentista, Cátia de França. A artista, de 71 anos, faz um show especial ao lado do músico, compositor e poeta Neudo Oliveira; e do grupo Em Canto e Poesia. O show intitulado “Cátia em Canto e Poesia” acontece a partir das 18h, no Centro de Cultura Luiz Freire (CCFL), Rua 27 de Janeiro, nº 181, bairro do Carmo, Olinda.


Cátia de França, de origem negra, é uma cronista do cotidiano, ícone da música brasileira desde a década de 70. Em cinqüenta anos de carreira, ela já dividiu os palcos com Dominguinhos, Zé Ramalho, Sivuca, João do Vale, Jackson do Pandeiro, Chico César e Elba Ramalho.  Acompanhada de seu violão e voz imponente, Cátia, promete levar ao público, músicas inspiradas na literatura brasileira, tendo como referência as obras de João Cabral de Mello Neto, Manoel de Barros, José Lins do Rego e Guimarães Rosa. Na ocasião, ela também canta sucessos do novo álbum: “Hóspede da Natureza”, que faz referências a bíblia hippie “Walden – A vida nos Bosques”, de Henry David Thoreau.

     
O show, que reúne poetas e cantores da cidade berço da cultura pernambucana terá como convidados, o grupo Encanto e Poesia e Neudo Oliveira. O cantador pernambucano Neudo Oliveira traz ao palco toda a poesia sertanense, os ritmos nordestinos e da trova latino-americana. Entre as canções que serão apresentadas pelo artista, destacam-se o disco "Desafio" e a parceria com o trovador e compositor, Pedro Munhoz, no projeto “Pampa e Sertão em Cantoria”, que já foi visto em mais de cinqüenta localidades, incluindo Brasil e Uruguai.


Os irmãos Antonio Marinho, Greg Marinho e Miguel, integrantes do Encanto e Poesia, farão uma mesclassem de ritmos ao lado de Cátia de França. Os jovens, bisnetos de Antônio Marinho, poeta do século XIX, e netos de Lourival Batista, o Louro do Pajeú, figura mítica que marcou história na região, vão contagiar o quintal do CCFL com muita música e rimas, irmanadas através dos versos e melodias.


Dentro da programação também acontece o Som na Rural, que traz sua discotecagem clássica comanda pelo VDJ, Gilson Martins, botando todo mundo pra dançar ao som de muita música brasileira e pernambucana.


Os ingressos para o show estão à venda a partir desta quinta-feira (20), ao preço de R$ 25,00; sendo meia-entrada para  estudantes, pessoas com deficiência, menores de 12 anos e maiores de 65. Os interessados podem retirar os ingressos no Centro de Cultura Luiz Freire, Rua 27 de Janeiro, nº 181, bairro do Carmo, Olinda. Outra opção é pelo site (https://bit.ly/2PRteiN )



Serviço
O quê: Show Cátia  em Canto e Poesia”
Quando: 03 de Outubro
Onde: Centro de Cultura Luiz Freire (CCFL), Rua 27 de Janeiro, nº 181, bairro do Carmo, Olinda.