segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

PREFEITO DE LIMOEIRO, DIZ QUE MUNICÍPIO NÃO RECEBE EMENDA DO DEPUTADO RICARDO TEOBALDO HÁ DOIS ANOS

Em entrevista a reportagem desse Blog, João Luís Ferreira Filho, prefeito de Limoeiro, pelo PSB, fala da sua gestão atual e diz que Ricardo Teobaldo, deputado federal pelo PODEMOS, que é filho da terra, não tem enviado emendas para o município durante dois anos.



sábado, 29 de dezembro de 2018

Bolsonaro diz que usará decreto para conceder posse de arma

Brasília - Deputado Jair Bolsonaro discursa durante sessão para eleição do presidente da Câmara dos Deputados e demais membros da mesa diretora (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Foto: Marcelo Camargo

A dois dias da posse, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, reiterou hoje (29) que vai editar um decreto permitindo a posse de arma para quem não tem antecedentes criminais. A medida altera o Estatuto do Desarmamento. A afirmação foi feita via Twitter.

“Por decreto, pretendemos garantir a posse de arma de fogo para o cidadão sem antecedentes criminais, bem como tornar seu registro definitivo”, postou o presidente eleito.
Bolsonaro destacou na rede social a expressão “posse” diferentemente do porte, que permitiria trânsito e uso da arma em qualquer lugar. A posse contempla apenas a possibilidade de uma pessoa ter a arma dentro de casa ou em lugar específico, como o local de trabalho.
O presidente eleito sinalizou que o primeiro passo para a liberação da posse de arma será dado pelo executivo. "A expansão temporal será de intermediação do executivo, entretanto outras formas de aperfeiçoamento dependem também do Congresso Nacional, cabendo o envolvimento de todos os interessados", explicou no Twitter.
Na campanha, Bolsonaro criticou a atual situação da segurança pública no país e defende o direito do cidadão “à legítima defesa sua, de seus familiares, de sua propriedade e a de terceiros”, como declarado em diversas entrevistas e já publicado em rede social por ele.
Pelas regras atuais, previstas no Estatuto do Desarmamento, uma pessoa pode comprar uma arma de fogo se apresentar uma justificativa da “efetiva necessidade” da aquisição, além de certidão de antecedentes criminais, a comprovação de residência e capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo.
Bolsonaro está hoje no Rio, onde recebeu nesta manhã seu alfaiate, Santino Gonçalves, e seu cabeleireiro há 20 anos, Maxwell Gerbatim. Os dois chegaram à residência do presidente, no condomínio Vivendas da Barra, por volta das 7h e saíram perto das 8h. O presidente deverá sair de casa às 12h, com destino a Brasília. O voo está programado para as 15h, na Base Aérea do Galeão.

Israel

Rio de Janeiro - O presidente eleito Jair Bolsonaro recebe a visita do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Copacabana.
 (Foto:  Fernando Frazão/Agência Brasil)

Bolsonaro recebe a visita do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu - Fernando Frazão/Agência Brasil


Bolsonaro tem usado sua conta na rede social, nos últimos dias, para reiterar promessas de campanha. Mais cedo, divulgou uma entrevista concedida no último dia 11, em que tratou da proposta de transferir a Embaixada do Brasil em Israel, de TelAviv para Jerusalém. A iniciativa gera controvérsias.
A divulgação da entrevista ocorre no momento em que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, está no Rio de Janeiro. Ontem (28), Bolsonaro retomou o tema durante o encontro com o primeiro-ministro.
Na entrevista, o presidente eleito afirmou que há uma ameaça de boicote econômico ao país caso seu governo leve a medida adiante. Segundo ele, o assunto será discutido com o futuro ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo. “Nós estamos conversando a melhor maneira de decidir essa questão”, disse Bolsonaro na entrevista.







sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Em entrevistas em Caruaru, Mendonça diz acreditar que programas e projetos defendidos por ele no MEC, serão preservados




Foto Blog Ponto de Vista   

O deputado federal e ex-ministro da Educação, Mendonça Filho(DEM) esteve em Caruaru, no Agreste, nesta quarta-feira (26). Em entrevistas na cidade, Mendonça falou sobre os investimentos e obras trazidos para o Estado quando ministro e disse acreditar na continuidade dos projetos pelo novo governo. “Minha expectativa é muito positiva, deixamos sementes muito bem plantadas, com a reforma do ensino médio, com a Base Curricular de toda a Educação Básica, mudanças importantes na implantação das escolas em tempo integral e eu imagino que essas políticas, que são políticas de estado, serão preservadas e continuadas”, declarou.

Mendonça se disse orgulhoso pelo que pode fazer ao longo da sua trajetória. “Em Caruaru nós trabalhamos muito junto a prefeitura, ao IFPE e a Universidade Federal. Foram obras de creches, escolas e quadras autorizadas na minha gestão. No IF construímos a acessibilidade, biblioteca e bloco de engenharia química e no da UFPE iniciamos as obras dos blocos de medicina”, detalhou Mendonça.

Perguntado sobre a avaliação da população sobre sua gestão e mandatos, o ex-ministro se disse satisfeito com o reconhecimento que tem recebido da  população. “Fomos vítimas  de protestos de grupos  extremistas no começo da gestão. Diziam que eu acabaria com tudo. Hoje recebi homenagens e aqui em Caruaru fui chamado por alunos de Medicina para ser patrono da turma. Um reconhecimento que  me enche de orgulho”, comemorou.

Mendonça Filho disse não se arrepender de ter disputado uma vaga no Senado e garante que, independente de mandato eletivo, continuará atento ao Estado “ Eu sabia que tomaria uma decisão difícil e que nadaria, como fiz por 13 anos na oposição ao PT, nadei contra a correnteza”.

Mendonça se disse orgulhoso pelo que pode fazer ao longo da sua trajetória. “Eu me sinto uma pessoa realizada. Cheguei a ser ministro, um cargo importante para quem quer fazer o bem".

Professores aprovados em concurso público são convocados pelo Governo de Pernambuco

Relação dos docentes nomeados foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (28). Os profissionais atuarão em todas as regiões do Estado nas áreas de Educação Básica, Especial e Profissional

Resultado de imagem para Relação dos docentes nomeados foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (28). Os profissionais atuarão em todas as regiões do Estado nas áreas de Educação Básica, Especial e Profissional




O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação do Estado (SEE), publicou no Diário Oficial de hoje mais uma convocação de professores classificados no último concurso público para a categoria, realizado em 2016. O ato de nomeação de mil novos professores efetivos da Rede Estadual de Ensino foi assinado nesta quinta-feira (27), no Palácio do Campo das Princesas, na presença do secretário estadual de Educação, Fred Amancio, e demais integrantes da pasta. Os docentes atuarão nas áreas de Educação Básica, Especial e Profissional em escolas de todas as regiões do Estado. Com este ato, o Estado passa a somar mais de 4.600 nomeações de professores para a rede estadual realizadas nos últimos quatro anos.

“Nada melhor do que, no final do ano, podermos nomear mais mil professores concursados, que vão reforçar nossa rede já em fevereiro, no início do ano letivo. A valorização que queremos fazer com toda a educação de Pernambuco exige tanto uma estrutura adequada das escolas, como também a promoção de atividades e programas que motivem alunos e professores. Isso tudo é fruto de um trabalho que não começou agora e que vem fazendo de Pernambuco uma referência na educação do Brasil”, destacou o governador.

Paulo ratificou ainda que a área continuará sendo uma das prioridades do seu governo nos próximos anos. “Todas as regiões vão receber novos professores, e isso é fundamental para a educação de qualidade que queremos. Para que a gente possa mostrar ao Brasil que é possível fazer educação de qualidade no serviço público e que chegue a todos, como nossas escolas de tempo integral, como nossas escolas técnicas, com nossas escolas regulares e como os nossos programas inovadores, Ganhe o Mundo e Pernambuco no Campus, que fazem de Pernambuco um grande destaque”, cravou.

Com a nomeação dos novos professores efetivos da Rede Estadual, a Educação Básica ganhará o reforço de 897 docentes; outros 75 vão compor o quadro da Educação Especial; e 28 serão destinados à Educação Profissional. Dos mil novos docentes, 375 atuarão nas escolas da Região Metropolitana do Recife, 143 na Zona da Mata, 197 no Agreste e 285 no Sertão. Vale salientar que, para atender a demanda que as escolas da Rede Estadual vêm recebendo nos últimos anos, o certame de 2016, que previa inicialmente a nomeação de 3.000 novos professores, conforme edital divulgado, nomeou de uma única vez 3.670 docentes nos últimos quatro anos, somando, com estas de hoje, 4.670 nomeações para a Rede Estadual de Ensino.

“Todas essas nomeações são convocações acima das vagas oficiais, ou seja, não tínhamos mais nenhuma obrigação legal, porque todas as vagas oficiais do concurso de 2016 já haviam sido contempladas desde 2017. Ou seja, o governador Paulo Câmara tomou essa iniciativa para que tivéssemos a oportunidade de fazer mais algumas complementações, nesse momento que o concurso está vencendo, nomeando mais mil profissionais que irão contemplar todas as regiões do Estado”, explicou o secretário de Educação, Fred Amâncio, frisando que a realização do certame, o primeiro do Governo do Estado para a Educação Profissional e o maior já realizado para a educação especial, reforça o esforço de manter Pernambuco como a melhor educação pública do Brasil.

BALANÇO – Dos 4.670 docentes nomeados em Pernambuco, nos últimos quatro anos, 4.038 compõem o quadro da rede de Educação Básica, 315 na Educação Especial e 317 na Educação Profissional. No recorte por região, foram nomeados 1.829 na Região Metropolitana do Recife e 2.841 no interior do Estado. Atualmente, a Rede Estadual de Pernambuco conta com 1.060 escolas e 580 mil estudantes.





Maracatus rurais de Nazaré da Mata se enfrentam em noite dedicada à poesia e cantoria


Evento, realizado neste sábado (29), contará com apresentação de coco de roda, corte de maracatu e duelo de mestre e contramestres.

O último fim de semana de 2018 promete ser de muita poesia e cantoria na capital estadual do Maracatu Rural. A festa, realizada na noite deste sábado (29, no município de Nazaré da Mata, marca a última etapa do projeto de circulação do Maracatu de Baque Solto Leão Africano). Além disso, programação contará com cortejo de maracatu, apresentação de coco de roda, e duelo de mestre e contramestres de maracatu de baque solto.

A iniciativa, que conta com o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura); Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); e Secretaria de Cultura, acontecerá no Parque dos Lanceiros, bairro do Juá, a partir das 20h. O evento é gratuito e aberto ao público.
O evento, que tem como objetivo promover um intercâmbio sociocultural entre grupos da Zona da Mata e comunidades, também vai contar com apresentação do Coco Canavial, dos mestres Valmir e Biô.


O ponto alto da festa acontecerá às 22h, com o encontro dos maracatus Leão Africano e Cambinda Nova. Na ocasião, os mestres e contramestres de cada grupo sobem ao palco para um duelo poético e de cantoria, até às cinco da manhã.



(Fotos Divulgação em anexo)



Confira a programação.

Cortejo do Maracatu Leão Africano de Nazaré da Mata
Local: Rua do Beco da Cruz
Horário: 20h -   
Show do Coco Canavial do Walmir e Mestre Biô"
Local: Parque dos Lanceiros, bairro do Juá
Horário: 21h

Encontro dos Maracatus
Atrações: Maracatu Leão Africano - Nazaré da Mata e Maracatu Cambinda Nova - Nazaré da Mata
Local: Parque dos Lanceiros -
Horário: 22h

Sambada dos Maracatus   
Atrações:   Mestre Dó de Belo Oriente,  do MARACATU LEÃO AFRICANO DE NAZARÉ DA MATA, e o Mestre Josemir, do Maracatu Cambinda Nova, de Nazaré da Mata
Local: Parque dos Lanceiros
Horário: Das 23h às 5h.

Serviço

Sambada Maracatu Rural em Nazaré da Mata
Local: Parque dos Lanceiros, bairro do Juá
Horário: 20h


Assessoria de Imprensa


quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

GRUPO DO PREFEITO CHAPARRAL VENCE MAIS UMA VEZ A ELEIÇÃO PARA MESA DIRETORA DA CÂMARA DE VEREADORES DE OROBÓ.


O grupo da bancada de sustentação do prefeito de Orobó, Cléber Chaparral, venceu mais uma vez a eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal. A votação aconteceu na noite desta quarta-feira (26), por volta das 19h15, na sede do Poder Legislativo, Casa Antônio Heráclito do Rego.  Em uma disputa acirrada, a vereadora Maria do Carmo de Aguiar (Lia Mãe de Chaparral), do PDT, conseguiu se reeleger por mais dois anos, juntamente com os vereadores David Aguiar, do PSB, que também permanece como 1°secretário, e Júnior de Chã do Rocha, do PSB, que foi escolhido como 2° secretário, para o biênio 2019-2020.



Os vereadores Lúcio Donato (PSD) e Gordo de Zé Gué (PSD), que se elegeram no grupo do prefeito, registraram a primeira chapa para concorrer à presidência às 18h26min, com apoio dos parlamentares do grupo de oposição. As 18h30min formaram a 2° chapa, composta pela mãe do Prefeito Chaparral, que derrotou a chapa 01. Votaram com Lia Chaparral, os vereadores: Júnior de Chã do Rocha (PSB), David Aguiar (PSB), Thomas Brito (PSD) e João Cipriano (PMDB). Seguiram o voto de Lúcio Donato, os edis: Lívio Aguiar (PT), Gordo de Zé Gué (PSD), Hamilton do SINTRAF (MDB) e Lúcio Ramos (PROS).  Paulo Brito (MDB) se absteve.


Com empate na votação por 05 x 05, tento a abstenção do vereador Paulo Brito, do MDB, da bancada da oposição, seguindo o regimento interno, como critério de desempate sairia vencedor (a) o (a) candidato (a) que obteve mais votos na última eleição municipal, sendo assim vitoriosa, Lia de Chaparral.  Muitas pessoas compareceram a câmara de Orobó, tantos simpatizantes da situação, quanto da oposição. Dentre elas, advogados, ex-vereadores e a Imprensa.  Assim que terminou a votação, o prefeito Chaparral compareceu juntamente com a primeira dama Juliana Chaparral, o vice-prefeito Biu Abreu e sua comitiva, sendo aplaudidos.



A equipe da L Correa Comunicação / O repórter que chega primeiro, esteve no local fez à cobertura da sessão. O jornalista Luís Correa conversou inicialmente com a presidenta reeleita e com o vereador João Cipriano do PMDB, que tentou formar uma chapa.


OUÇAM A ENTREVISTA:



O comunicador também ouviu os vereadores David Aguiar, do PSB, que se reelegeu como 1° secretário, e Júnior de Chã do Rocha do PSB, 2° secretário eleito.

OUÇAM A ENTREVISTA:


terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Michel Temer não concederá indulto de Natal

O presidente Michel Temer participa da cerimônia de cumprimentos de fim de ano e de almoço em sua homenagem oferecido pelo ministro da Defesa e os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, no Clube do Exército.
Antonio Cruz/Agência Brasil


Por Agência Brasil Brasília
A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto confirmou hoje (25) que o presidente Michel Temer decidiu não conceder indulto neste Natal. A extinção de penas é uma das competências privativas da Presidência da República prevista na Constituição Federal. Tradicionalmente, o perdão é dado nas festividades de fim de ano às pessoas condenadas ou submetidas a medidas de segurança.
A decisão do presidente ocorre a pouco menos de um mês da suspensão do julgamento no Supremo Tribunal Federal da validade do Decreto nº 9.246/2017 que concede indulto natalino e comutação de penas e dá outras providências.
julgamento do indulto foi suspenso por pedidos de vista dos ministros Dias Tofffoli e Lux Fux. Até a interrupção, a maioria dos ministros do STF havia votado a favor da validade do decreto de indulto natalino: Alexandre Moraes, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio, Gilmar Mendes e Celso de Mello.
Votaram contra o indulto os ministros Luís Roberto Barroso, relator do julgamento, e Edson Fachin. Esses ministros se opuseram ao decreto porque a medida se estende a pessoas condenadas que haviam cumprido um quinto da pena – inclusive em casos de corrupção.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

ÚLTIMA NOITE DO RODEIO EM OROBÓ, TERÁ ENTRADA GRÁTIS


Evento segue até esta segunda (24), hoje com entrada gratuita 


Pelo terceiro ano consecutivo, o município de Orobó, no Agreste de Pernambuco sedia competições de Rodeio. O evento, que teve início na noite dessa sexta-feira (21), e se estende até esta segunda feira véspera de Natal (24), acontece no Parque Municipal, localizado Rua Manoel Aprigio, Centro. Cerca de mil pessoas estão sendo aguardadas todas às noites, para assistirem às competições, que já é tradicional no calendário do Estado. No quarto e dia, da terceira edição os ingressos serão grátis, patrocínio da prefeitura de Orobó. 

Organização - O rodeio de Orobó é promovido por Baiano, juntamente com o apoio da Prefeitura: Com Deus e o povo, construindo um Orobó Novo; e comércio Local. O Blog do Edinho Soares, também colaboradora com iniciativa.
O Rodeio de Orobó é voltado ao entretimento das famílias, mas, sobretudo os peões apaixonados por desafios. Entre eles: Sela Americana; Bareback;Cutiano; Team Penning; Touro; e Três Tambores.

Prefeito de Orobó, Cléber Chaparral, esteve no local prestigiando a abertura do evento ao lado primeira-dama, Juliana Chaparral. Ambos ficaram encantados pela festa, que atraiu pessoas de várias localidades para ver e participar do Rodeiro, o gestor como forma de incentivar a iniciativa, resolveu que a última noite tivesse o acesso livre para as pessoas assistirem.


Fotos: Imagem divulgação na internet 

Serviço

O quê: Terceiro Rodeio de Orobó
Onde: Parque Municipal
Horário: 20h
Ingressos:Grátis.
Classificação: Livre

domingo, 23 de dezembro de 2018

Ministério dos Direitos Humanos premia escritores idosos


Resultado de imagem para Ministério dos Direitos Humanos premia escritores idosos
                                          Imagem  Roma News

Por Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil

“Minha profissão? Pode colocar escritora”, diz Maria de Lourdes Prata, olhando para o neto para confirmar se o ofício que começou a exercer por prazer servia para responder à pergunta feita pela reportagem. O estudante de 22 anos Renato Garcia confirmou, e Maria de Lourdes cravou: “é escritora”. Conhecida como Lola Prata, ela é, aos 79 anos, a grande vencedora do 1º Prêmio Literário da Pessoa Idosa, do Ministério dos Direitos Humanos, com a crônica Maré Baixa.
O prêmio recebeu ao todo, 346 inscrições, das quais 272 atendiam aos requisitos solicitados. Entre elas, foram selecionadas pelo juri 25 crônicas, cinco por região do país, que foram publicadas em um livro. Os três primeiros lugares receberam respectivamente R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil. O tema deste ano foi Memórias do Lugar onde eu vivo.
Lola inspirou-se na história da tia, Nair Prata, que já com a idade avançada, teve que deixar a própria casa no litoral para viver em São Paulo porque a família estava preocupada e decidiu que ela deveria ter companhia. “Submissa e confiante, abaixo a cabeça e obedeço. Na minha geração, as mulheres sempre obedecem: primeiro ao marido, e agora, na viuvez, aos filhos”, Lola descreve na crônica. O texto fala da dor do abandono do mar e do medo de não ser lembrada após a partida e fala sobre os desejos da tia não terem sido atendidos.
Para ela, ganhar o prêmio é uma grande realização. “Tudo ganha uma extensão maior e uma profundidade maior porque estou com quase 80 anos e ainda estou recebendo prêmios. Isso aumenta a autoestima e vejo que não estou invisível. Porque com a terceira e quarta idades a gente nem é notada”, diz e acrescenta: “É uma vaidade, mas é uma vaidade tão boa”.

Entre paz e alegria

A premiação ocorreu na última sexta-feira (21), em Brasília. Estiveram presentes participantes de todo o país. A artista plástica Dolores Castellões, 67 anos, que ficou entre os 25 selecionados para a publicação, teve o voo de Belo Horizonte a Brasília cancelado e teve que vir de ônibus com o marido. “Nosso voo era 11h30. A companhia aérea disponibilizou um ônibus para os passageiros. Falei com o meu marido, vamos encarar? Eu fiz uma cirurgia recentemente, mas mesmo assim queria estar presente. Chegamos no hotel 2h da manhã. Deu tudo certo”.
Dolores é autora da crônica Entre paz e alegria. Ela explica que nasceu em Juiz de Fora (MG) e mora em Pinhal (MG). “Eu tenho pouco tempo de cidade, moro lá há 12 anos, então decidi não falar das memórias da cidade. As memórias estão em mim, sou eu. Eu não falei da construção da memória de um lugar, falei da construção da memória de qualquer pessoa”, diz.
Acompanhada pelo marido, o eletrotécnico aposentado Flávio Castro, 71 anos, ela assegura: “Agora eu estou entre a alegria e a paz. Custei para chegar ai”.

Empoderamento

“O prêmio visa o empoderamento das pessoas, visa o protagonismo da pessoa idosa e é um estímulo à produção literária, mantendo sempre a atividade mental cognitiva funcionando. É o nosso objetivo, promover o envelhecimento ativo e saudável da nossa população”, diz o Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Rogério Luiz Barbosa.
Na abertura do evento, Barbosa ressaltou a importância da se saber ler e escrever e lembrou que o índice de analfabetismo entre a população idosa é quase o triplo do índice geral da população. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 7% da população é analfabeta, o que corresponde a 11,5 milhões de pessoas. Entre aqueles com 60 anos ou mais de idade, essa taxa chega a 19,3%.
Edição: Valéria Aguiar

sábado, 22 de dezembro de 2018

TERCEIRA EDIÇÃO DE RODEIO MOVIMENTA MUNICÍPIO DE OROBÓ.


Evento segue até este domingo (23) com ingressos que variam de R$5 para crianças e R$ 08 para adultos


Pelo terceiro ano consecutivo, o município de Orobó, no Agreste de Pernambuco sedia competições de Rodeio. O evento, que teve início na noite dessa sexta-feira (21), e segue até este domingo (23), acontece no Parque Municipal, localizado Rua Manoel Aprigio, Centro. Cerca de mil pessoas estão sendo aguardadas todas às noites, para assistirem às competições, que já é tradicional no calendário do Estado. Os valores dos ingressos variam de R$5 para crianças e R$ 08 para adultos.


O Rodeio de Orobó é voltado ao entretimento das famílias, mas, sobretudo os peões apaixonados por desafios. Entre eles: Sela Americana; Bareback;Cutiano; Team Penning; Touro; e Três Tambores.


Organização - O rodeio de Orobó é promovido por Baiano, juntamente com o apoio da Prefeitura: Com Deus e o povo, construindo um Orobó Novo; e comércio Local. O Blog do Edinho Soares, também colaboradora com iniciativa.


Estreia - Na noite dessa sexta-feira (21), o Prefeito de Orobó, Cléber Chaparral, esteve no local prestigiando a abertura do evento ao lado primeira-dama, Juliana Chaparral. Ambos ficaram encantados pela festa, que atraiu pessoas de várias localidades para ver e participar do Rodeiro.


Fotos: Imagem divulgação na internet 

Serviço

O quê: Terceiro Rodeio de Orobó
Onde: Parque Municipal
Horário: 20h
Ingressos: R$ 5 para crianças e R$ 08 para adultos.
Classificação: Livre

Brasil foi o 8.º país com maior número de mortes de jornalistas em 2018

Entidade com sede na Suíça indica que, em cinco anos, o número jornalistas assassinados no Brasil foi o mesmo registrado na Somália

Jamil Chade, O Estado de S.Paulo


GENEBRA - O Brasil termina 2018 como o oitavo país com o maior número de assassinatos de jornalistas no mundo até o momento. No total foram quatro mortes no ano marcado por eleições, o mesmo número registrado nas Filipinas. 
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 17, pela entidade Press Emblem Campaign (PEC), com sede na Suíça, e que reúne o número de profissionais mortos em casos relacionados com seu trabalho. No total, foram registrados 113 assassinatos de jornalistas em 2018, um aumento de 14% em comparação a 2017. 
O maior número de vítimas foi registrado no Afeganistão e México, cada um com 17 casos. Na Síria, foram onze mortos, contra oito no Iêmen e na Índia. Seis mortes no jornal Capital Gazette ainda colocaram os americanos entre os países com a maior taxa de vítimas, seguidos pelo Paquistão, com cinco assassinatos. 
ctv-hcq-1524686808513

O Brasil ainda aparece entre os nove lugares mais perigosos para se trabalhar como jornalista nos últimos cinco anos Foto: A.M Ahad/AP Photo
No caso do Brasil, a entidade indica que Ueliton Bayer Brizon, do Jornal de Rondônia, foi morto em janeiro deste ano. Naquele mesmo mês, Jefferson Pureza Lopes, da rádio Beira Rio FM de Goiás, também foi assassinado. Em junho, Jairo Sousa, da Rádio Pérola (Pará) se somou à lista das vítimas. Já Marlon Carvalho, das rádios Gazeta/Jacuipe, na Bahia, foi morto em agosto. 
O Brasil ainda aparece entre os nove lugares mais perigosos para se trabalhar como jornalista nos últimos cinco anos. Foram 22 mortes entre 2014 e 2018, o mesmo número registrado na Somália e não distante dos 29 casos no Iêmen. 

Mulheres

Outra constatação do levantamento foi o número elevado de mulheres mortas cumprindo sua profissão de jornalista. Em 2016, foram cinco casos, contra 17 em 2017. Para 2018, o levantamento aponta para sete vítimas. 
Por regiões, a mais perigosa continua sendo a Ásia, contra 36 mortes de jornalistas em 2018. Mas a América Latina vem em segundo lugar, com 32 vítimas e superando o Oriente Médio, com 24 mortes. 
Em uma década, a entidade estima que 1,2 mil jornalistas foram mortos pelo mundo cumprindo sua missão de informar. Isso representa mais de dois casos por semana. De acordo com a PEC, a comunidade internacional está longe de conseguir adotar a meta da Unesco de reduzir em 50% o número de mortes entre os jornalistas. 

Associações repudiam violência

O jornalista Daniel Bramatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), afirma que, no Brasil, as mortes de jornalistas ocorrem com maior frequência em cidades pequenas, onde há disputa por parcos recursos e os profissionais se tornam alvo após denunciar desvios. "Esses crimes se inserem no contexto da violência política. Mas ninguém deve ser morto em razão do que fala ou escreve. Nossa meta é acabar com a impunidade e zerar essa contagem", diz.
Bramatti explica que a entidade tem um programa intitulado Tim Lopes, que combate a impunidade de crimes contra jornalistas e comunicadores. O projeto já investigou os dois casos com mais indícios de relação entre o assassinato e a atividade profissional da vítima. "Nos dois episódios, as autoridades foram pressionadas a apurar os crimes, e em ambos houve prisão de suspeitos, um passo importante para que se faça justiça".
Presidente da Associação Nacional de Jornais, Marcelo Rech afirma que as estatísticas mancham a imagem do País e representam o "pouco caso que é conferido à violência contra jornalistas, comunicadores e veículos de comunicação". "É assustador que, em pleno século XXI, procure-se restringir a liberdade de expressão e mais ainda pela violência", avalia.
Segundo Rech, o respeito à integridade dos jornalistas e à imprensa livre é uma condição obrigatória da civilização e das democracias. "Esse número só será revertido com a efetiva identificação e punição dos responsáveis, com o repúdio generalizado à violência, a começar pelas autoridades públicas." / Colaborou Paulo Beraldo

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

CÂMARA DE VEREADORES DE MACHADOS-PE FAZ SESSÃO SOLENE PARA ENTREGA DE TÍTULO DE CIDADANIA E MENÇÃO HONROSA.

Nesta terça-feira (19), às 19h, na Câmara Municipal de Machados realizou a solenidade de entrega de Títulos de Cidadão machadense e Menção Honrosa.


Este ano a Câmara homenageou personalidades da sociedade em virtude dos serviços de relevância prestados no objetivo do desenvolvimento do município, e que têm contribuído ou contribuíram para o crescimento econômico e social de Machados.


Os nomes dos homenageados foram indicados pelos vereadores e aprovados em plenário, por meio de Decreto Legislativo. Na solenidade, vereadores e convidados fizeram o reconhecimento daqueles que contribuem, com seu trabalho e dedicação, para o desenvolvimento do município. Entre os agraciados estão o cantor, compositor e produtor cultural, Antônio Marcelino, (Alcione do Acordeom, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena Bispo de Nazaré da Mata/PE, e o seminarista Regivânio Maciel (Mano).






LUÍS CORREA
JORNALISTA E RADIALISTA
 DRT 6110/PE  DRT 4116/PE