quarta-feira, 31 de maio de 2023

Morre Mestre Zé Duda, o peito de aço da poesia e da cultura popular em Pernambuco


Velório e sepultamento do artista devem ser realizados nesta quinta-feira (1º) de junho



A cultura popular em Pernambuco está de luto. José Bernardo Pessoa, conhecido como Mestre Zé Duda, o peito de aço da poesia e da cultura popular, faleceu aos 84 anos. A morte foi confirmada na tarde desta quarta-feira, 31 de maio, pelo Hospital Regional Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata, localizado na Zona da Mata Norte do Estado, onde o artista estava internado. O velório e sepultamento do artista devem ser realizados nesta quinta-feira (1º) de junho, na cidade de Goiana. O local e horário ainda não foram confirmados pela família. Mestre Zé Duda era casado com a Mestra de Maracatu Gil, do Maracatu Feminino Coração Nazareno. Ele deixa esposa, três filhos, onze netos, doze bisnetos e um tataraneto. 


Ao longo de 65 anos de carreira, Mestre Zé Duda dedicou-se à poesia de improviso, como Mestre de Maracatu Rural - manifestação centenária Patrimônio Cultural do Brasil, ocupando palcos dos festivais, carnavais, e turnês nacionais e internacionais, propagando a força da cultura popular. “ A morte de Zé Duda deixará uma lacuna profunda em nossas memórias. Ele foi um artista irretocável. Sua vida foi pautada pelo amor e arte de viver o maracatu” afirma José Lourenço, presidente do Maracatu Estrela de Ouro, da cidade de Aliança, o qual Mestre Zé Duda mestrou, durante 41 anos.  Vale destacar que, enquanto esteve como mestre do grupo,  o Mestre Zé Duda levou o Maracatu  Estrela de Ouro de Aliança seis vezes ao  pódio do concurso do carnaval do Recife; e outras seis na vaga de vice - campeão.


Em 2012, o cantor, compositor, violinista e escritor carioca, Jorge Mautner, fez uma parceria inédita com Mestre Zé Duda, que resultou em um projeto musical chamado  Maracatu Atômico Kaosnavial, que misturava tradições da cultura popular da zona canavieira, como Maracatu, Ciranda e Cavalo Marinho. Juntos, eles percorreram várias capitais do país levando toda a musicalidade pernambucana. A parceria, inclusive, também rendeu um documentário especial, com a participação dos dois. “ Mestre Zé Duda foi um amigo e um artista, que sempre admirei. Percorremos cada lugar desse país, fazendo música. E, disso, sem dúvidas é o que mais sentirei saudades. Apesar de sua morte física, ele permanecerá vivo em nossas memórias, pela sua obra e talento, que agora tornaram-se legada” afirmou, emocionado, Mautner. 


Para Afonso Oliveira, integrante do Movimento Canavial e consultor de projetos culturais e amigo pessoal do Mestre Zé Duda, a morte do artista deixará um legado para a história do país. “Pernambuco e o Brasil perdem seu mais ilustre mestre da cultura popular, o Mestre Zé Duda. Vivemos muitas histórias ao lado de Zé Duda, que tinha uma voz inigualável e um jeito genuíno de fazer suas poesias. O mundo sempre parou para lhe escutar. Um poeta dos mais extraordinários que eu vi e convivi. Que seu legado seja inspiração para os novos mestres, e que sua poesia seja eterna” cravou. 


Trajetória -  Mestre Zé Duda, que tinha por nome José Bernardo Pessoa, nasceu na cidade de Buenos Aires, na Zona da Mata Norte no ano de 1939. Sua vivência no maracatu rural em 1950, como mestre, sendo já respeitado como o peito de aço.  O seu primeiro trabalho como mestre de maracatu foi no Leão do Engenho Vasconcelos, de Buenos Aires; em seguida mestrou um boi amaracatuzado de Lau Marchante, também de Buenos Aires; depois no Engenho Jardim mestrou a Caravana composta de Maracatu e um bloco de Manuel Rafael. Ano mais tarde, tornou-se mestre no Engenho Bonito de Condado no Maracatu Cambinda Estrela de Luiz de Justo; depois foi para Engenho Retiro, também em Condado, onde foi mestre do Leão Coroado. Sua última participação foi no Maracatu Rural Estrela de Ouro, da Chã de Camará, em Aliança, na Zona da Mata Norte. Lá, esteve à frente do grupo por 41 anos. Em 2015, por questões de saúde, acabou se afastando das atividades. 


Foto: Tom Cabral Santo/ Secult-PE.

Publicidade


Programa Boa Visão retoma atendimento no Estado

Evento aconteceu na UPAE de Palmares, nesta quarta-feira (31)



A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco e a Secretaria Estadual de Saúde realizaram, nesta quarta-feira (31), o evento de retomada dos atendimentos do Programa Boa Visão (PBV). As consultas oftalmológicas aconteceram na Unidade Pernambucana de Assistência Especializada (UPAE) Dom Acácio Rodrigues, no município de Palmares, Mata Sul do Estado. Na ocasião, foram atendidos estudantes, professores e servidores da Rede Pública Estadual da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) João Vicente de Queiroz. 


O atendimento do PBV já passou pelos municípios de Recife, Petrolina, Caruaru, Escada, Belo Jardim, Afogados da Ingazeira, Limoeiro e Serra Talhada. Só neste mês, o programa já atendeu mais de 700 pacientes. 


O Programa Boa Visão foi criado pela Lei 14.511, de 07 de dezembro de 2011, e é uma iniciativa das Secretarias Estaduais de Saúde, Educação e Esportes e Lafepe, tendo como finalidade a assistência oftalmológica com fornecimento de óculos para os estudantes e servidores da educação do Estado. O programa tem como objetivo geral contribuir para a melhoria da saúde ocular, rendimento e bem-estar escolar de alunos do ensino médio e fundamental, professores e funcionários das escolas da Rede Estadual, com enfoque para a melhoria da acuidade visual, controle, diagnóstico e acompanhamento de doenças oftalmológicas, e o fornecimento de óculos de grau, quando necessário. 



“A retomada do Programa Boa Visão é de extrema importância, pois marca a volta dos procedimentos de triagem e agendamentos de consultas. A triagem é realizada no próprio ambiente escolar e os atendimentos nas UPAEs mais próximas das unidades educacionais. O uso de óculos, além de corrigir problemas de visão, inclui as pessoas ativamente à sociedade”, destacou a gerente de Projetos Especiais da SEE, Fernanda Farias.


A estudante Edilma Maria de Oliveira falou da felicidade de ser contemplada pelo programa. “Eu tenho muita dificuldade de enxergar o que está escrito no quadro e muitas vezes bateu a vontade de desistir por não estar vendo direito. Isso gerou em mim um pouco de incapacidade por escrever palavras erradas. O Programa Boa Visão facilitou minha consulta e vai me dar os óculos, ajudando bastante no meu processo de aprendizagem”, salientou. 


Atualmente, o PBV está presente nas Gerências Regionais de Educação (GREs) Agreste Centro Norte - Caruaru; Agreste Meridional - Garanhuns; Mata Centro; Mata Norte; Mata Sul; Sertão do Alto Pajeú; Sertão do Médio São Francisco - Petrolina; Sertão do Submédio São Francisco - Floresta; e Vale do Capibaribe - Limoeiro.


Como Funciona 

O trabalho se inicia pela triagem de acuidade visual nos alunos e professores/servidores com menos de 40 anos. Sendo detectados problemas oftalmológicos, os beneficiados são encaminhados para a consulta oftalmológica, com o fornecimento de óculos corretivos, quando necessário. Cabe à Secretaria Estadual de Saúde capacitar triadores, custear consultas e exames oftalmológicos e articular o fornecimento de óculos corretivos, via Lafepe. A Secretaria de Educação e Esportes é responsável pela realização das triagens de acuidade visual nas escolas, transporte e lanche dos estudantes, além da preparação de toda a documentação para o atendimento, o monitoramento durante e pós consultas e entrega dos óculos às escolas.


Publicidade


Belo Horizonte adota tecnologia do GO Recife

Com tecnologia desenvolvida pela Prefeitura do Recife, o intercâmbio entre prefeituras Brasil afora rende frutos e o sistema usado na plataforma recifense passa a ser usado também pelo governo municipal de Belo Horizonte.



Um caso de sucesso que nasceu na terra do frevo e desembarcou, esta semana, na terra do pão de queijo. O GO Recife agora é também: GO BH. A conexão entre as prefeituras do Recife e de Belo Horizonte permite que o Programa Geração de Oportunidade, genuinamente recifense, chegue para mais pessoas, fortalecendo os caminhos que levam para o emprego, para a geração de renda e à qualificação profissional. O sistema que integra toda a estrutura de funcionamento da plataforma foi colocado à disposição do governo municipal da capital mineira que passa a operar o programa batizado com o mesmo nome. 


Lançado em 2021, o GO Recife é um dos frutos do avanço da política municipal de transformação digital da capital pernambucana. A plataforma foi pensada e criada e é gerenciada pela equipe da Secretaria Executiva de Transformação Digital, que conta com a parceria da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional. A plataforma é uma releitura das antigas ‘páginas amarelas’. Na web ou no celular, o GO Recife é uma porta aberta para novas possibilidades para quem busca e/ou oferece oportunidades de trabalho e renda. 


“Inovar é sempre algo desafiador e o GO Recife é um caso de sucesso. Aqui a gente decidiu que partilhar é a melhor maneira de fazer com que nossas ideias e iniciativas cheguem para mais e mais pessoas. Recebemos a Prefeitura de Belo Horizonte e disponibilizamos o nosso GO Recife para ser implantado em terras belo-horizontinas. Outras prefeituras têm nos procurado para conhecer a experiência que o GO Recife promove. Essa roda precisa girar e é nisso que a gente acredita”, pontua Rafael Figueiredo, diretor de tecnologia da Prefeitura do Recife (CTO). 


O intercâmbio com os belo-horizontinos sela o GO Recife como uma ferramenta digital que conversa de maneira eficaz com a população. Hoje, em terras recifenses, a plataforma permite o lançamento de vagas de emprego tanto pelas Agências de Trabalho quanto de empresas previamente cadastradas no próprio site. Essas vagas totalizam, neste momento, 119 vagas no mercado de trabalho prontas para serem ocupadas. São mais de 1.500 empresas cadastradas e aptas a lançarem suas oportunidades dentro do GO Recife e mais de 2 mil serviços disponibilizados por autônomos prontos para contratação imediata. 


O GO Recife atua em outras frentes. É possível disponibilizar o currículo para que mais pessoas possam conhecer os profissionais que estão em busca de oportunidades. Também é possível fazer cursos de capacitação gratuitos que são oferecidos pela Prefeitura do Recife e por empresas parceiras, como é o caso do GO Tá On oferecido pela UNINASSAU. “Esses são cursos curtinhos em várias áreas que podem ser disponibilizados pelo WhatsApp oficial da Prefeitura do Recife. Tudo na palma da mão de maneira simples e descomplicada. O negócio é usar a tecnologia a favor de quem mais precisa”, finaliza Rafael.  


Transformação Digital - O GO Recife faz parte de um conjunto de iniciativas da Prefeitura do Recife que apostam na transformação digital como política pública que facilita o acesso às informações de interesse público. E esse avanço ganhou impulso ainda em 2021 durante um dos períodos mais críticos da pandemia da Covid-19. 


O sistema online de agendamento da vacinação contra o coronavírus, o Recife Vacina, foi o pontapé inicial de uma jornada que reúne hoje dez premiações e menções que validam o ineditismo e a importância da transformação digital. O sistema do Recife Vacina, ainda naquele primeiro ano de vacinação, foi colocado inteiramente à disposição para outras cidades brasileiras como contribuição recifense para o processo vacinal em todo país.  


O portal Conecta Recife, hub digital municipal, é uma outra frente que chegou no ano passado e que concentra num único espaço os mais de 500 serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife. A parceria com o WhatsApp é outra forma de disponibilizar os serviços municipais reforçando a comunicação entre a prefeitura e as pessoas. 


O Atende Gestante, que entrou em funcionamento ontem (30.05), é um dos destaques do portal. Nele as gestantes e as mulheres que acabaram de dar a luz contam com o teleatendimento de uma equipe médica e de enfermagem para tirar dúvidas. O serviço é um desdobramento do Atende em Casa, que também foi implantado no período da pandemia e que evitou os deslocamentos e superlotação nas unidades de saúde da cidade. 


A inovação tecnológica coloca o Recife, em definitivo, no mapa nacional das cidades inteligentes. É no hub digital da prefeitura que estão o CredPop, Alerta de Chuva, Denúncia de LGBTfobia e de Racismo, agendamento na Academia Recife, Tarifa Social, Bora Testar, entre outros muitos serviços que agora podem ser acionados com a ponta dos dedos.



Publicidade


Últimos dias para o cadastramento dos trabalhadores rurais da cana-de-açúcar no Programa Chapéu de Palha 2023


O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), está com o cadastramento aberto até sexta-feira (2) para os trabalhadores rurais da cana-de-açúcar no Programa Chapéu de Palha 2023. 

Os beneficiários precisam ser trabalhadores da cana-de-açúcar, bituqueiros (as) rurícolas, ruralistas, cabos rurais ou safristas e residirem em um dos 54 municípios pernambucanos contemplados pelo programa. Para isso, é necessário ter mais de 18 anos e ter exercido a atividade canavieira registrada por no mínimo 30 dias corridos no período de 36 meses anteriores ao início do cadastramento.

Além disso, para ter direito ao benefício é necessário não estar recebendo seguro-desemprego ou pensão pelo INSS. Já aqueles profissionais entre 18 e 24 anos que estejam desempregados por conta da entressafra, podem se cadastrar desde que atendam aos demais requisitos do programa, mesmo que existam outros beneficiários no domicílio.


Os documentos necessários são: comprovante do PIS ou NIS; RG, CPF, comprovante de residência, carteira digital de trabalho, cadastro nacional de informações sociais (CNIS) atualizado e carteira digital de trabalho expedida até 15 dias anteriores ao cadastro. Dúvidas e outras informações através do telefone: 0800.282.5158. O atendimento funciona das 8h às 17h.


Chapéu de Palha
O programa Chapéu de Palha é uma política pública do estado de Pernambuco que tem como propósito minimizar os impactos do desemprego durante os períodos de entressafras para os trabalhadores da cana, da fruticultura irrigada, como também para os pescadores e pescadoras artesanais.


Desta forma, o Chapéu de Palha é um programa transversal, que além do aporte financeiro com o pagamento das bolsas, leva capacitação e educação ao campo para milhares de trabalhadores e trabalhadoras.

Anualmente, a Seplag abre o processo de cadastramento com polos em 93 municípios, abrangendo todas as regiões do Estado:

Cadastramento Fruta - mais de 4.000 trabalhadores cadastrados em 7 municípios
Cadastramento Pesca - cerca de 6.200 trabalhadores cadastrados em 57 municípios
Cadastramento Cana - cadastramento acontecendo em 54 municípios (previsão de 18 mil)

Publicidade


terça-feira, 30 de maio de 2023

Prefeitos pedem aumento de 1,5% em fundo para pagar piso da enfermagem


Chefes do Executivo estão reunidos em Brasília


Em reunião nesta terça-feira (30) em Brasília, prefeitos de várias cidades brasileiras defenderam o aumento de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios para o pagamento do piso da enfermagem. A expectativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) é que esse incremento resulte em uma arrecadação dos R$ 10,5 bilhões necessários para garantir o pagamento do piso da categoria de forma permanente.

O aumento no fundo está na Proposta de Emenda à Constituição 25 de 2022, em análise na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski (foto), diz que os R$ 7,3 bilhões liberados para financiar o piso da enfermagem são insuficientes. Desse valor, R$ 3,3 bilhões ficariam com as prefeituras.

“Um valorzinho, uma porcaria que não paga nem essa metade do restante do ano que tem, e como fica o ano que vem? Então estão votando agora lá se a liminar concedida vai ser cassada e entra em vigor a lei e aí no outro dia todo mundo tem que pagar o piso dos enfermeiros, ou não”, disse Ziulkoski.

Para o Conselho Federal de Enfermagem, o piso não inviabiliza o funcionamento do setor. Isso porque o setor público e o filantrópico vão receber subsídios do fundo gerido pelo Ministério da Saúde.

O pagamento do piso ainda depende da conclusão da votação no Supremo Tribunal Federal. O julgamento está parado desde o pedido de vista feito pelo ministro Gilmar Mendes há uma semana.

Fonte: Agência Brasil

Publicidade


Ministro da Educação defende regulamentação das plataformas digitais


"Isso é fundamental", afirmou Santana nesta terça-feira em BrasíliaCoordenador do grupo de trabalho interministerial que o governo federal criou em abril deste ano para elaborar uma estratégia nacional de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas, o ministro da Educação, Camilo Santana, defendeu a importância da regulamentação das plataformas digitais no Brasil.

“Isso é fundamental”, afirmou Santana ao abrir, na manhã desta terça-feira (30), o 1º Seminário Internacional Sobre Segurança e Proteção no Ambiente Escolar, que acontece até esta quarta-feira (1º), em Brasília.

“O enfrentamento à violência nas escolas se faz com inteligência e com investigação nas redes sociais, mas também com a aprovação, pelo Congresso Nacional, de uma lei que possa regulamentar as plataformas digitais no país”, acrescentou o ministro antes de lembrar que vários países estão discutindo os limites e a responsabilidade das empresas de tecnologia donas das redes sociais que conectam pessoas, empresas e governos em praticamente todo o mundo.

“É preciso que haja mecanismos para regulamentar, punir e controlar as redes sociais que, no mundo inteiro, tentam estimular o fascismo, a intolerância, o ódio, o medo, o armamento... Precisamos aprovar esta lei que está no Congresso Nacional neste momento”, defendeu Santana, referindo-se ao Projeto de Lei nº 2630/2020.

O chamado PL das Fake News tramita no Congresso Nacional desde 2020. De autoria do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) e relatado na Câmara pelo deputado federal Orlando Silva (PCdoB – SP), a proposta estabelece regras de transparência para as empresas responsáveis pelas redes sociais e por serviços de mensagens privadas. Os defensores da iniciativa sustentam que a regulamentação das plataformas digitais favorecerá, entre outras coisas, o controle da divulgação de campanhas de desinformação e de discursos de ódio no ambiente virtual. Já os críticos do projeto dizem que ele afetará a liberdade de expressão dos internautas e o livre acesso à informação.

Para a ministra da Saúde, Nísia Trindade, que participou da abertura do seminário ao lado de Santana e de várias outras autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, “o momento é de lidarmos com desafios novos”.


“Além de fortalecermos programas importantes, precisamos entender o que se passa na nossa sociedade. É preciso dialogar com a juventude reconhecendo o protagonismo que ela deve ter e enfrentamos estes [novos] desafios de mãos dadas”, declarou Nísia, endossando a defesa que Camilo Santana fez de ações preventivas e integradas que perpassem o esporte, a cultura, a saúde e também a capacitação de professores e gestores escolares.

“Há questões que se passam no território escolar, mas há uma ampla conexão que integra crianças e jovens com mensagens que são de estímulo à violência e a um ambiente onde não há paz e justiça”, acrescentou a ministra da Saúde.

Fonte: Agência Brasil

Publicidade


DÉBORA ALMEIDA NO SERTÃO

Parlamentar teve agendas produtivas com órgãos federais 


Em Petrolina até o último domingo (28), participando de uma agenda plural, a parlamentar tucana visitou órgãos federais, produção de fruticultura e vinícola e encerrou viagem prestigiando evento em Verdejante. Segundo direção do EMBARAPA e CODEVASF, é a primeira parlamentar a visitar estes órgãos neste ano de 2023. 
 
Uma agenda produtiva. Assim pode ser definida a viagem da deputada estadual Débora Almeida (PSDB) iniciada na última quarta-feira (24) com destino ao Sertão do São Francisco. A parlamentar participou na manhã da quinta-feira (25) da abertura da Conferência Estadual de Advocacia de Pernambuco, o maior evento jurídico do estado, organizado pela OAB. 


No dia seguinte, Débora esteve visitando os novos gestores da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). O ex-presidente da CEASA, empresário Gustavo Melo assumiu a superintendência daquela Companhia, enquanto Samuel Andrade, assessor no órgão, conduz as relações políticas da Instituição. Perante ambos, Débora detalhou as necessidades dos municípios aos quais representa, recebendo da gestão o compromisso na liberação de equipamentos e assistência para suprir as demandas de infraestrutura.

EMBRAPA - Já na sexta (26), ela esteve visitando a sede da Embrapa Semiárido. No local, funcionando há 48 anos a 10 quilômetros de Petrolina, ela conheceu os detalhes do funcionamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, instituição pública, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), criada em 1973 para desenvolver a base tecnológica de um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical. Recepcionada pela gestora, Maria Auxiliadora Coelho e pesquisadores, a deputada colocou seu gabinete e mandato à disposição do órgão, para o implemento de melhorias nas suas atividades.   


FARINHA – Nas duas agendas, a parlamentar que administrou duas vezes o município de São Bento do Una e é conhecedora das demandas do agro, também destacou as dificuldades vivenciadas por produtores de farinha de mandioca, mais especificamente das casas de farinha localizadas no agreste meridional do estado. Débora se mostrou sensibilizada com as necessidades desse importante setor agrícola e produtivo, que tem com a mão de obra e ausência de tecnologia para eficácia de produção e distribuição, assim como a falta de incentivo para plantio e desenvolvimento da mandioca na própria região.

FRUTICULTURA IRRIGADA  – Mas foi na Fazenda Santa Felicidade que Débora teve um contato mais direto com a riqueza da produção agrícola do São Francisco. Recebida na manhã do sábado (27) pelo empresário e presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, a tucana e membros da sua comitiva conheceram o processo  meticuloso utilizado na produção da uva de mesa e também a tecnologia empregada e cuidadosa preparação  para envio daquela fruta aos consumidores no Brasil, Estados Unidos e parte da Europa. No domingo, a deputada conhecida como representante do agro no estado, ainda fez uma rápida visita à vinícola RIO SOL, na zona rural de Lagoa Grande.

VERDEJANTE -   Antes de retornar ao agreste e na sequência ao Recife, Débora Almeida reservou um tempo para prestigiar o  evento de anúncio da construção de uma Unidade de Saúde na localidade ‘Angico Torto’, zona rural do município de Verdejante. Falando para uma plateia local ao lado do prefeito Haroldo Tavares (PSB) e do Deputado Federal Augusto Coutinho (Republicanos), a deputada fez questão de enfatizar o compromisso dos aliados locais nas melhorias que vem fazendo a diferença naquela charmosa cidade sertaneja.

No seu retorno, Débora se comprometeu a debruçar-se sobre as demandas colhidas durante a sua proveitosa passagem na região, à qual também representa na ALEPE. 

Fotos: Matheus Augusto

Publicidade


segunda-feira, 29 de maio de 2023

Município de João Alfredo promove 1° Concurso de Cordel como uma das atrações do São João 2023

Além dessa iniciativa, a cidade terá apresentações de artistas regionais, de quadrilhas de ruas e estilizadas, cortejo junino, encontro de ritmos juninos, arraiá da melhor idade e o encontro de Bacamarteiros

O arraiá do município de João Alfredo, Agreste pernambucano, está chegando e a gestão municipal preparou uma comemoração repleta de diversão e novidades para os festejos juninos de 2023. Dando início a programação, a prefeitura lança o 1° Concurso de Cordel, com o tema “Fé e Tradição”. Então, poetas, cordelistas, estudantes ou amantes da literatura, corre que ainda dá tempo de se inscrever.

Registro de edições anteriores

Aos interessados, basta procurar a Secretaria de Educação e a Diretoria de Cultura ou Juventude para efetuar as inscrições, que seguem até o dia 02 de junho. Os participantes serão avaliados por uma banca julgadora que elegerá o cordel para representar o São João Alfredo 2023. O prefeito da cidade, Zé Martins ressalta a importância de valorizar o cordel na região.

“Estamos realizando esta iniciativa para promover ainda mais a cultura da nossa terra. Vamos aproveitar o São João, uma festa tão aguardada por todos e divulgar através dos participantes, para os turistas, essa preciosidade que é o cordel. Uma manifestação cultural riquíssima e que precisamos valorizar mais.”, ressaltou Zé Martins.

Agenda Cultural

A prefeitura de João Alfredo também divulgou as atrações que estarão alegrando os munícipes e visitantes nos dias dos festejos juninos. Repleta de artistas regionais, a programação tem inicio no dia 16 de junho. No palco principal passarão as seguintes atrações: Assisão, Mano Walter, Anjos do Forró, Robelly Ramos e Sirano e Sirino.

No final de semana de São João, nos dias 23 e 24 de junho, começa com as apresentações de Maurinho, seguido de Trio Santana, Banda Aquarius, Adriano e Banda, Forró Vumbora e Forrozão Chacal. Encerrando as festividades, na quarta, dia 28 de junho, a comemoração fica por conta de Danny Expresso, Henry Freitas e Michele Andrade.

Além das atrações no palco principal, os munícipes e visitantes poderão curtir forró pé de serra todos os dias no Correto do Forró. Haverá também, apresentações de quadrilhas de ruas e estilizadas, cortejo junino, encontro de ritmos juninos, arraiá da melhor idade e o encontro de Bacamarteiros. 



Publicidade


EM BOM JARDIM CRECHE MUNICIPAL ATENDERÁ CERCA DE 225 ALUNOS



Com muita emoção. Assim foi o evento de inauguração da Creche Sônia Maria Xavier, no Distrito de Encruzilhada, ontem, 28/05.  A obra é fruto de uma das metas assumidas pelo prefeito João Francisco da Silva Neto, popularmente conhecido como Janjão.  


A emoção ficou por conta dos familiares e amigos da homenageada, carinhosamente chamada de Professora Soninha. Uma justa e merecida homenagem à Professora, que veio de uma família de educadores e se dedicou muito à educação infantil do município.

A rede municipal de ensino merecia uma obra dessa grandeza, inicialmente atenderia apenas 80 alunos.  Merecendo destaque pela qualidade, a obra na gestão atual passou por uma requalificação completa e estrutural. Atenderá 225 alunos, sendo 80 no ensino integral e terá mais 145 vagas distribuídas pelos demais turnos. Agora passa a atender além os bonjardinenses, distritos e comunidades próximos, oferecendo uma merenda de qualidade, com até cinco refeições diárias e transporte para o deslocamento dos alunos.



Estiveram presentes a secretária de Educação, Dannyele Monteiro, o prefeito Janjão, autoridades, familiares da homenageada e a comunidade.  Ressaltando o seu compromisso com a cidade, o prefeito Janjão citou que foram investidos quase 3 milhões de reais, e que a entrega dessa obra pronta era um momento de festa e alegria. “Pretendemos oferecer mais que um prédio, principalmente esperança de futuro próspero. A gente está plantando uma semente para as futuras gerações dos bonjardinenses. A gente teve esse olhar atencioso, esse cuidado para que a gente pudesse oferecer a esse Distrito essa obra tão sonhada e tão marcada pelo Distrito de Encruzilhada”; completou o prefeito Janjão.







Publicidade


PV fará mobilização contra Marco Temporal das terras indígenas", reforça líder do PV

Clodoaldo diz que bancada vai continuar lutando contra todos os projetos que impactam o meio ambiente


Líder do Partido Verde, Clodoaldo Magalhães defende que legenda mobilize parlamentares contra análise do mérito do projeto que trata sobre a historicidade das terras indígenas. Projeto deve ser apreciado nesta semana, na Câmara. Parlamentar reforça ainda que PV siga rejeitando todas as matérias com impactos ambientais.

A Bancada Federal do Partido Verde votou contra a MP 1150, que fragiliza a preservação da mata Atlântica e o requerimento de urgência da análise do marco tempo real dos povos originários durante sessão ocorrida na última quarta-feira (24). Além das posições legislativas, sigla também já havia ajuizado ação no STF contra a MP de Bolsonaro.

Para Clodoaldo, legenda reforçará atuação em defesa irrestrita ao meio ambiente. “Temos ainda muitos desafios pela frente. Aprovaram a urgência, mas ainda precisaremos de apoio na análise do mérito desta matéria. Estamos lutando aqui, porém, este é um Congresso majoritariamente conservador e que tem rejeição aos temas ambientais. Seguiremos apoiando todas as iniciativas que resguardam os direitos dos povos indígenas que são fiéis asseguradores da preservação ambiental em nosso país e que fazem a reparação histórica justa”, comentou Clodoaldo.

A expectativa é que a matéria seja pautada novamente esta semana no plenário. O “marco temporal” é uma interpretação defendida por ruralistas e setores interessados na exploração das TIs que restringe os direitos constitucionais dos povos indígenas. De acordo com a matéria, essas populações só teriam direito à terra se estivessem sobre sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. Alternativamente, se não estivessem na terra, precisam estar em disputa judicial ou em conflito material comprovado pela área na mesma data. 

A tese é injusta porque desconsidera as expulsões, remoções forçadas e todas as violências sofridas pelos indígenas até a promulgação da Constituição. Além disso, ignora o fato de que, até 1988, eles eram tutelados pelo Estado e não podiam entrar na Justiça de forma independente para lutar por seus direitos.

A MP 1150, aprovada no Senado e na Câmara, segue para sanção presidencial. “O Partido Verde entregou os votos contrários a esta medida provisória e já havia ajuizado no STF uma ação apontando as inconstitucionalidades do texto. Agora, pressionaremos o governo para que o presidente vete a medida. 

Presente em toda a vegetação da costa litorânea brasileira, rica em biodiversidade, em Pernambuco, áreas de florestas cobrem uma superficie extremamente reduzida. Estima-se que nas últimas décadas, a Mata Atlântica ainda presente no litoral sul de Pernambuco, perdeu 60% de sua cobertura, que já se consolidava apenas em vestígios de mata originária.

"Estamos acompanhando ainda, para a semana, a MP da composição dos ministérios, de olho em possíveis jabutis que prejudiquem ainda mais a proteção ambiental. Estamos alertas”, finaliza o líder.

Publicidade


domingo, 28 de maio de 2023

No Sertão, Governadora Raquel Lyra participa da Cavalgada à Pedra do Reino

A tradicional festa terminou neste domingo com um cortejo real seguido por cavaleiros e amazonas.

Um dos principais eventos culturais do Sertão pernambucano, a Cavalgada à Pedra do Reino, foi prestigiada pela governadora Raquel Lyra, neste domingo (28), no município de São José do Belmonte. Grande inspiração para o Movimento Armorial, criado pelo escritor Ariano Suassuna, esta 29⁰ edição tem como tema 'De Pedra Bonita ao Reino Encantado' e faz um tributo ao compositor, sanfoneiro e cantor Paulo Batula.

Esta é a primeira vez que um chefe do Executivo estadual marca presença no evento. Para celebrar o momento, a governadora recebeu das mãos de Ieda Araújo, membro da Associação Cultural Pedra do Reino, que organiza a festa, um manto que representa a importância da festividade.


"Viemos ao Sítio da Pedra do Reino para vivenciar o que temos de mais rico, que é a nossa cultura popular. Quero parabenizar a todos que fazem essa linda festa, que está arraigada no coração do povo do Sertão pernambucano. No nosso governo iremos ajudar a trazer mais estrutura para que as pessoas possam viver melhor no município de São José do Belmonte e vivenciar momentos como esse da melhor maneira", afirmou a governadora Raquel Lyra.

A Cavalgada à Pedra do Reino é uma realização da Associação Cultural da Pedra do Reino, em parceria com a Prefeitura de São José do Belmonte. O Governo do Estado apoiou o evento com um aporte financeiro de R$ 170 mil, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).


"A Cavalgada se transformou em uma das maiores festas que acontecem no Sertão de Pernambuco. O Governo do Estado apoiou realizando a contratação de artistas de cultura popular por meio da Fundarpe. Desta forma, estamos contribuindo para manter essa tradição viva aqui no Sítio Histórico da Pedra do Reino", explicou o secretário-executivo de Cultura, Léo Salazar. 

As atividades culturais que integram a programação da festa começaram no dia 21 de maio. Ela se encerra com a Cavalgada que parte do Castelo Armorial com destino à Serra do Catolé. No local, fica um dos monumentos mais importantes do festival, a Ilumiara Pedra do Reino, onde estão esculpidas imagens de santos e dos personagens imortalizados no romance A Pedra do Reino, do mestre Ariano Suassuna. A apoteose ocorreu com a chegada do Cortejo Real da Cavalgada ao Sítio Histórico da Pedra do Reino, seguido de apresentações culturais.

"Essa é uma festa para vivenciar a nossa cultura e relembrar uma história que é secular, que estava um pouco apagada, mas que estamos renovando e fortalecendo. Agradeço a nossa governadora que veio nos prestigiar", comentou o prefeito de São José do Belmonte, Romonílson Mariano.


Participaram do evento o deputado federal Carlos Veras e os deputados estaduais Luciano Duque e  João Paulo Costa, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, o vice-prefeito de Salgueiro, Edilton Carvalho, além de lideranças políticas locais.

Fotos: Hesíodo Góes / SECOM 

Publicidade


Morre ex-prefeita de Bonito, Maria Lúcia Heráclio, aos 76 anos

Foi deputada, prima do ex-deputado e ex-prefeito de Limoeiro, Luiz Heráclio

Na tarde deste domingo (28/05), foi anunciado o falecimento de uma das figuras mais importantes da política bonitense, a ex-prefeita e ex-deputada Maria Lúcia Heráclio de Souza Lima, aos 76 anos de idade. Além de ter exercido o cargo de prefeita, Maria Lúcia também foi ex-deputada estadual constituinte, deixando um legado não apenas em Bonito, mas em todo o Estado de Pernambuco.

A ex-prefeita estava internada e enfrentava alguns problemas de saúde, tendo passado por uma cirurgia recentemente. Infelizmente, seu estado de saúde se agravou e, de acordo com um comunicado divulgado pela família, ela veio a óbito.

Fonte: Elielson Lima, Blog do Elielson 



Publicidade


Prefeitura do Recife anuncia pacote com 24 obras de contenção de encostas


Investimentos de quase R$ 37 milhões vão beneficiar 500 famílias e mais de 2 mil pessoas de 12 bairros da cidade. Prefeito João Campos assinou a ordem de serviço na manhã deste domingo (28) no Córrego do Sargento, na Zona Norte. Gestor também visitou obras no Jardim Monte Verde, na Zona Sul



O prefeito João Campos assinou, no início da manhã deste domingo (28), a ordem de serviço para o início de 24 novas obras de contenção definitiva de encostas no Recife. Esse pacote representa um investimento de R$ 36,7 milhões em áreas onde existem barreiras com risco de deslizamento, trazendo benefícios diretos para 500 famílias e protegendo diretamente mais 2 mil pessoas. A cerimônia de assinatura ocorreu no Córrego do Sargento, localizado no bairro da Linha do Tiro, na Zona Norte da capital.


“A gente está aqui por vocês e junto com vocês. Há exatamente um ano a maior tragédia da história de Pernambuco atingiu a Região Metropolitana do Recife. Nesse último ano, a nossa equipe trabalhou muito. Não teve dia fácil, nem teve descanso. Porque quem mora em uma área de risco não pode esperar anos até que uma obra chegue. O que a gente está fazendo, vai transformar muitas vidas. Se alguém está em uma área de risco,  é porque o que sobrou de alternativa foi essa. Então, é nosso papel proporcionar a segurança necessária e proteger vidas" , declarou o prefeito João Campos.


As obras serão realizadas de acordo com um cronograma estabelecido pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), responsável por intervenções de grande porte nas áreas de morro da cidade. Das 24 obras do pacote, oito vão começar já no mês de junho e as demais serão iniciadas em um prazo de até 60 dias. Além disso, atualmente, estão em andamento outras 44 obras de contenção definitiva de encostas e, nos últimos dois anos, a gestão do prefeito João Campos já entregou 66 obras do tipo à população, em um investimento de R$ 140 milhões. 


Com o programa ProMorar, viabilizado através da maior operação de crédito internacional já realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com um município, no valor de R$ 2 bilhões, a perspectiva é realizar 100 grandes obras de contenção de encostas a cada ano na cidade.


O pacote anunciado neste domingo irá contemplar áreas de encostas no Córrego do Jenipapo, Ibura, Guabiraba, Jordão, Água Fria, Dois Unidos, Nova Descoberta, Alto José Bonifácio, Vasco da Gama, Passarinho, Vila dos Milagres e Linha do Tiro.


Presente na assinatura da ordem de serviço, a secretária de Infraestrutura, Marília Dantas, destacou que o maior objetivo das obras é garantir segurança e conforto para a população. “Dentro desse grande pacote de encostas, o principal objetivo é fazer com que as pessoas estejam fora de perigo em suas moradias. É um investimento que nunca antes foi feito na história da cidade do Recife. Nunca tanta obra foi executada e projetada na cidade ao mesmo tempo”, afirmou a secretária. 


No Córrego do Sargento, a obra de contenção, drenagem e estabilização de encosta já está em andamento, com investimento de R$ 8,6 milhões para beneficiar 230 famílias. Estão sendo construídos dois muros de arrimo, com um volume total de 5.656 m³. Além disso, o projeto inclui a instalação de 7.335,65 m² de tela argamassada, 78 metros de escadaria e 192 metros de corrimão. A URB também irá realizar melhorias paisagísticas, como a colocação de piso intertravado, plantio de grama, instalação de balanços e bancos de concreto.


Ana Rita Lira, 39 anos, mãe de 7 filhos, viveu no Córrego do Sargento durante toda sua vida e, hoje, celebrou a assinatura da ordem de serviço com toda sua família. “ Estou muito feliz. Isso aqui é muito emocionante. Quando está chovendo, a gente sente muito medo e não dorme. Com essas obras, minha família vai poder dormir tranquila, em segurança, vendo que todos estamos protegidos”, comemora emocionada ao lado dos vizinhos e da família.


JARDIM MONTE VERDE - Antes da agenda no Córrego do Sargento para a assinatura da ordem de serviço para as novas obras de contenção de encostas, o prefeito João Campos visitou a comunidade de Jardim Monte Verde para inspecionar as obras de contenção em andamento na área.


Atualmente, a Prefeitura do Recife está executando a proteção de todo o quadrilátero da encosta do Jardim Monte Verde. As ruas que estão sendo beneficiadas pelas obras são a Pico da Bandeira, Monte Pascoal, 135, Morro do Pilar e  Chapada do Araripe, em um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões.


Rita Maria dos Santos, 69 anos, é uma das moradoras do Jardim Monte Verde que foi beneficiada com as obras. “Eu moro aqui há 30 anos. Aqui era muito perigoso quando chovia. A obra chegou e agora estou segura. Hoje eu durmo tranquila, sem medo. Ver essas obras me dá uma felicidade muito grande”, comentou.




Fotos: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife

Publicidade