segunda-feira, 30 de junho de 2025

Nordeste abre quase 46 mil novos empregos formais em maio, com destaque para serviços e indústria, aponta Sudene

Dados do Caged mostram tendência de recuperação. No acumulado do ano, saldo é de 124.662 vagas.

O mercado de trabalho formal mostrou-se, mais uma vez, aquecido no Nordeste. Em maio, a Região gerou 45.888 novos postos de trabalho com carteira assinada, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta segunda (30). O resultado representa a 30,8% do saldo nacional e aponta crescimento de 0,57% em relação ao mês anterior. Os dados consolidam uma trajetória de recuperação iniciada em abril e reforçada em maio, especialmente pelos setores de serviços e indústria. O desempenho foi o segundo melhor entre as regiões do País.

No acumulado do ano, o Nordeste apresenta saldo de 124.662 empregos gerados, o que equivale a 11,9% do acumulado no País. O número representa uma média de aproximadamente 25 mil empregos líquidos por mês.

“O desempenho positivo do Nordeste reflete as medidas adotadas pelo presidente Lula para a retomada da atividade econômica. Essa combinação tem sido decisiva para gerar oportunidades e reduzir desigualdades na região”, avaliou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.

Todos os nove estados nordestinos apresentaram saldo positivo em maio. A Bahia liderou o ranking, com 12.858 vagas, seguida por Pernambuco (9.754), Paraíba (5.905) e Ceará (5.769). Esses quatro estados concentraram quase 75% das contratações no mês. Também contribuíram Maranhão (3.560), Piauí (3.559), Rio Grande do Norte (2.220), Sergipe (1.939) e Alagoas (324). 

O setor de serviços foi o maior responsável pelos novos postos, com 21.092 vagas — quase a metade do total. Neste cenário, Bahia, com saldo de 5.670; Pernambuco, com 5.386 novos empregos; e Ceará, com 5.288 novos postos de trabalho anotaram os mais altos registros. Em termos proporcionais ao saldo de cada estado, o setor de Serviços foi destaque em quase todos os estados, sendo responsável pela maior parte do saldo positivo em seis estados, exceção feita a Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe. Na Paraíba, o saldo do setor de serviços respondeu por quase 90% do saldo total do estado.

O setor industrial surpreendeu positivamente ao registrar 9.272 empregos formais em maio, revertendo o saldo negativo observado em abril. O Rio Grande do Norte liderou com 2.974 vagas, seguido por Bahia (2.061) e Pernambuco (2.026). Em estados como Alagoas e o próprio RN, o peso da indústria foi decisivo: mais que o dobro do saldo total em Alagoas e 34% acima da média no caso potiguar.

A construção civil também apresentou desempenho positivo, especialmente na Bahia (1.593 vagas) e no Ceará (1.462). Em termos proporcionais, a construção representou fatias expressivas do saldo total em estados como Sergipe (28,6%), Maranhão (26,1%) e novamente o Ceará (25,3%).

O comércio respondeu por 976 novos empregos na Bahia e 828 no Maranhão, o que corresponde a 35% do saldo regional no setor. Em Alagoas, a atividade comercial foi responsável por impressionantes 92,3% do total de vagas criadas. Já a agropecuária contribuiu com 4.359 novos postos, sendo mais da metade puxada pela Bahia, com 2.558 contratações. Apenas Maranhão e Paraíba tiveram saldos negativos leves nesse setor, com -86 e -35 vagas, respectivamente.

“Os números consolidam a recuperação observada na região em abril”, analisa o economista da Sudene, Miguel Vigueira. “Chama a atenção o forte resultado no setor Industrial, com saldo de 9.272 novos postos de trabalho, revertendo o saldo negativo observado em abril. Esse número representa 20% do saldo total da Região. Com relação aos estados, o Rio Grande do Norte representou 32% do saldo da região no setor Industrial”, complementou.

Pernambuco gera quase 10 mil empregos em maio, supera toda a região Sul e alcança segundo melhor resultado do Nordeste

Segundo o Novo Caged, Estado registrou crescimento de 106% na geração de vagas em comparação com o mesmo mês de 2024

Pernambuco teve mais um mês de destaque na geração de empregos em 2025, com 9.754 novos postos de trabalho com carteira assinada registrados em maio. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Novo Caged, mostram o expressivo crescimento de 106,48% no número de vagas criadas no Estado, na comparação com o mesmo período do ano passado (4.742). Com este resultado, o Estado não apenas conquistou a segunda posição entre os maiores geradores de emprego do Nordeste, atrás apenas da Bahia (12.858), como também superou o saldo de toda a região Sul do País, que somou 7.117 vagas no mesmo mês. No Brasil, Pernambuco foi o quinto maior gerador de empregos, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

“Estamos trabalhando para gerar oportunidades para os pernambucanos, e os resultados mostram que o caminho da geração de emprego e renda estão sendo alcançados no Estado. Este é um trabalho feito por todo o governo, por meio de programas de empreendedorismo, obras de estradas, iniciativas de qualificação e outras ações, colocando Pernambuco em importantes posições no Nordeste e no Brasil”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O saldo positivo de maio é resultado de 58.674 admissões contra 48.920 desligamentos, refletindo um mercado de trabalho aquecido e dinâmico. O salário médio de admissão no estado ficou em R$ 1.904,44. Só nos cinco primeiros meses deste ano, já foram gerados 19.971 novos postos de trabalho, revelando um crescimento de mais de 9 mil na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 10.138 empregos foram criados. Desde o início da atual gestão estadual até o momento, Pernambuco acumula a criação de 131.044 empregos formais.

O resultado também é o melhor para um mês de maio desde o ano de 2020, quando teve início a série histórica do Novo Caged. “Pernambuco se destacou no cenário nacional com a geração de oportunidades em todas as regiões do Estado e com o trabalho de conectar a população às vagas de emprego criadas. O nosso desempenho em maio é o maior dos últimos oito meses, trazendo novos postos de emprego formal em todos os grandes setores da economia”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Manuca.

SETORES - O principal motor do crescimento em maio foi o setor de Serviços, que abriu 5.386 novas vagas, com destaque para as atividades de "Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas". A Indústria também apresentou um desempenho robusto, com a criação de 2.026 postos de trabalho, impulsionada principalmente pela indústria de transformação, em especial o segmento de fabricação de produtos alimentícios. Os demais setores também registraram saldo positivo, contribuindo para o resultado expressivo do estado: Agropecuária (+872), Construção (+865) e Comércio (+604 vagas). 

"Isso é resultado de uma ação contínua para atração de investimentos privados e realização de investimentos públicos. Essas ações coordenadas estão mostrando resultado na criação de um melhor ambiente de negócios. Isso é um excelente resultado para a vida dos pernambucanos", afirmou Guilherme Cavalcanti, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.


NOVO CAGED - O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.

Fotos: 
1: Janaína Pepeu/Secom
2 a 4: Gabriel Santana/Sedepe

Prefeitura de Igarassu mantém assistência a famílias desalojadas após chuva forte

Nesta segunda-feira (30), as 65 pessoas desalojadas após o temporal seguem abrigadas no Serviço de Convivência do Loteamento Agamenon. No local, as famílias estão sendo assistidas por equipes da Saúde e da Assistência Social. Ao todo, 165 pessoas foram afetadas pelo temporal na cidade, embora muitas já tenham retornado para suas casas ou de familiares. 

As famílias acolhidas estão recebendo acompanhamento contínuo, com o objetivo de garantir segurança e apoio durante esse período. Para os casos em que as residências foram comprometidas, a prefeitura irá beneficiar os moradores com o aluguel social, após a constatação da Defesa Civil.

O Comitê de Enfrentamento às Chuvas prossegue com atendimento  às ocorrências emergenciais e monitorando as áreas mais impactadas. Em caso de urgência, a população pode entrar em contato com o ClOPI pelo número (81) 99225-2640 ou com a Defesa Civil pelo telefone (81) 99460-9073.

O Comitê de Enfrentamento às Chuvas visitou os pontos críticos afetados pela forte chuva. Foram inspecionadas a ponte do Rio São Domingos (em frente à sede da Guarda Municipal), a ponte do Agamenon, a estrada da comunidade Pitanga e a comunidade Margaret Thatcher Com o temporal, a cidade registrou inundações nos rios Côngrua e Monjope, no Canal do Manancial, no rio Alexis e no Açude de Araripe.

Neste domingo (29), a comitiva da gestão municipal, composta pela Defesa Civil e pelas secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Projetos Especiais, Comunicação, Cidade, Defesa Cidadã e Governo, esteve presente nas áreas atingidas.  O Governo estadual enviou  reforço da Defesa Civil de Pernambuco.

No sábado passado  (28), a prefeitura de Igarassu emitiu um Decreto de Emergência para intensificar as ações de enfrentamento, garantir apoio à população e facilitar o acesso a recursos estaduais e federais.

Os interessados em fazer doações podem ir até a sede da Guarda Municipal, localizada próxima ao prédio-sede da Prefeitura de Igarassu, na Rua Dr, João Elisio, 150-188, Centro.

Foto: Wesley Silva

Viagem com crianças: famílias brasileiras buscam programação recheada de atividades e acomodações com clima de casa, diz Booking.com

Levantamento da empresa mostra como diferentes gerações e perfis familiares moldam o comportamento dos viajantes no Brasil em 2025

As viagens em família continuam ganhando espaço entre os brasileiros, à medida que novas gerações passam a valorizar experiências compartilhadas e conexões durante o lazer. É o que revela uma nova pesquisa da Booking.com — uma das maiores empresas de reserva de hotéis, aluguel de temporada, atrações e outros serviços de turismo —, com dados de mais de 32 mil entrevistados em 32 países, incluindo o Brasil. 

Segundo o levantamento, mais da metade (55%) dos brasileiros entrevistados viajaram com familiares imediatos (como cônjuge e filhos) no ano passado, e o mesmo número pretende repetir a experiência em 2025. A Geração X (de 45 a 60 anos) lidera o planejamento de viagens com esse núcleo (61%), seguida por Millennials (de 29 a 44 anos), com 59%. 

Quando se trata de viagens com a família extensa, como tios, primos e avós, a tendência é de alta: quase um terço (30%) dos entrevistados no Brasil planeja viajar dessa forma em 2025, frente a 23% que o fizeram em 2024. A Geração Z (de 18 a 28 anos) se destaca nessa preferência neste ano, com 38%, e as mulheres também demonstram maior adesão (32%). 

 Fatores que influenciam o planejamento das férias 

O estudo também mostra que as decisões de viagem são movidas pelo desejo de estar junto: 72% dos turistas brasileiros dizem que um dos principais motivos para viajar é passar tempo de qualidade com a família. Essa motivação é mais forte entre viajantes da Geração X e Millenials (ambos com 74%). Já sete em cada dez (71%) priorizam destinos considerados "family-friendly", ou seja, adequados para receber famílias — principalmente entre a Geração X (74%) e as mulheres (73%). 

Com crianças na viagem, a preocupação se amplia. Entre os brasileiros que viajaram com crianças no ano passado: 94% priorizam acomodações que ofereçam estrutura e conforto que as façam se sentir em casa; um número semelhante (92%) considera essencial expor os pequenos a outras culturas; enquanto quatro em cada cinco (84%) dizem que, em viagens com a família, tendem a priorizar roteiros com foco em atividades — como parques temáticos e esportes —, principalmente entre Millennials (88%) e mulheres (86%).  

Ainda nesse recorte, em viagens familiares, a distância para um destino é uma consideração muito importante para três em cada quatro (76%) brasileiros, enquanto apenas 28% acreditam que planejar uma viagem em família é estressante – número que sobe para 40% entre viajantes da Geração Z. Por fim, três quartos (77%) dos viajantes do país planejam visitar um destino que agrade tanto aos adultos quanto às crianças — com destaque para Millennials (82%) e homens (79%). 

“Viajar em família, hoje, envolve encontrar equilíbrio entre lazer e conforto. Muitos brasileiros buscam roteiros com atividades dinâmicas para todas as idades — como parques, passeios e experiências culturais —, mas também valorizam acomodações com clima de casa, que tragam praticidade e acolhimento. Na Booking.com, oferecemos uma plataforma completa, com diferentes tipos de hospedagem — de hotéis e resorts a casas e apartamentos —, além de uma ampla variedade de atrações que podem ser reservadas no mesmo lugar, facilitando o planejamento de viagens para toda a família”, comenta Nelson Benavides, Gerente Regional da Booking.com no Brasil. 

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e conduzida de forma independente com 32.106 entrevistados de 32 países, incluindo o Brasil. Para participar, os indivíduos deveriam ter mais de 18 anos, ter viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, além de estar planejando outra viagem nos próximos 12 meses. Levantamento realizado online em janeiro de 2025. 


Sobre a Booking.com 

Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão da Booking.com é tornar mais fácil a todas as pessoas conhecer o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis todos os dias. Para mais informações, siga a @bookingcom nas mídias sociais ou visite nosso site geral de notícias.


UNIASSELVI oferta 3,8 mil bolsas de estudo integrais pelo Prouni a partir desta segunda-feira

Vagas são destinadas tanto para modalidade EAD quanto presencial; período de inscrições vai até 4 de julho


A UNIASSELVI, uma das maiores instituições de ensino superior do Brasil, está oferecendo bolsas integrais para o segundo semestre de 2025 por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Ao todo, são 3.797 vagas, sendo 3.752 na modalidade de Ensino a Distância (EAD), em 588 polos espalhados por todo o país. As outras 45 vagas são para cursos presenciais em dez unidades da instituição, nos estados de Mato Grosso e Santa Catarina. O prazo para inscrição no Programa tem início nesta segunda-feira (30/06) e encerra na sexta-feira (04/07).

Os interessados podem escolher uma das 60 graduações elegíveis no Prouni. Na modalidade a distância, são 46 no total, entre elas Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Software, Gestão de Recursos Humanos e Pedagogia. Já no presencial, as vagas são para 14 cursos, como Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Direito, Odontologia, Psicologia e Sistemas da Informação. Na UNIASSELVI, as bolsas são de 100%, para que os alunos estudem de maneira gratuita durante todo o curso.

O Prouni é um programa do Governo Federal que oferta bolsas de estudo em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O público-alvo do programa são pessoas sem diploma de nível superior.

Para se inscrever, é preciso ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, realizada antes do processo seletivo, ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame e não ter zerado a redação. Além disso, há outros requisitos socioeconômicos, como comprovação de renda familiar bruta mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa.

As inscrições devem ser feitas no portal Acesso Único, onde também é possível conferir todos os critérios necessários para participar do Programa. Vale ressaltar que é preciso selecionar até duas opções de curso, turno e Instituição de Ensino Superior (IES), em ordem de preferência. Caso seja selecionada para uma bolsa de estudo, a pessoa inscrita deve apresentar todos os documentos necessários no polo ou unidade da UNIASSELVI selecionada no ato da inscrição.

Serviço:

O que: Inscrições no Programa Universidade Para Todos (Prouni)

Quando: De 30 de junho a 4 de julho

Inscrições: https://acessounico.mec.gov.br/Prouni

Informações sobre os cursos: https://portal.uniasselvi.com.br/  

 

 

Sobre a UNIASSELVI

A UNIASSELVI é uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do Brasil. Com uma oferta diversificada de mais de 500 cursos, que incluem Graduação, Pós-Graduação, Profissionalizantes e Técnicos, tanto na modalidade presencial quanto a distância (EAD), a instituição se destaca pela sua abrangência e qualidade educacional. Presente em todos os estados brasileiros, a UNIASSELVI conta com uma ampla rede de mais de 1,2 polos e mais de 16 campi de ensino presencial. É reconhecida como a única instituição de grande porte nacional a receber nota máxima no Recredenciamento Institucional, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A missão da UNIASSELVI é fornecer os recursos e o suporte necessários para que os alunos construam suas próprias histórias e alcancem o sucesso acadêmico e profissional, promovendo assim o desenvolvimento pessoal e profissional de cada estudante.

UniCesumar oferta mais de 3,3 mil vagas com bolsa de 100% pelo Prouni, incluindo Medicina

As vagas são destinadas tanto para modalidade EAD quanto presencial; O período de inscrições vai de 30 de junho a 4 de julho

UniCesumar , instituição de ensino superior com 35 anos de tradição e nota máxima no MEC, marca pertencente à Vitru Educação, líder em educação digital no país, oferecerá 3.387 vagas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) 2025, segundo semestre, com 100% de bolsa, tanto no presencial quanto no EAD. Dessas, serão 3.555 vagas para 26 cursos EAD em 600 polos espalhados pelo país, e 168 vagas para cursos para 25 cursos presenciais nos cinco campi da instituição (Londrina, Maringá, Curitiba, Ponta Grossa e Corumbá). Para este ano, a IES vai oferecer 7 vagas de Medicina para o campus de Corumbá (MS).

O período de inscrições vai de 30 de junho a 4 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para ajudar no processo, a UniCesumar reuniu todas as informações que podem ser conferidas no site UniCesumar Prouni EAD e UniCesumar Prouni Presencial .

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privado. O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior. Para se inscrever, é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, realizadas antes do processo seletivo, e ter desempenho, no mínimo, 450 pontos de média nas cinco notas das provas do exame e não ter zerado a redação. Além disso, há uma série de requisitos socioeconômicos a serem comprovados.

Cronograma:

Inscrições: 30 de junho a 4 de julho

Primeira chamada: 7 de julho

Segunda chamada: 28 de julho

Manifestação de interesse na lista de espera: 18 de agosto

Resultado da lista de esperas: 22 de agosto

Mais informações: UniCesumar Prouni EAD e UniCesumar Prouni Presencial .

Confira os cursos com vagas disponíveis:

EAD

Administração

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquitetura e Urbanismo

Biomedicina

Ciências Contábeis

Educação Física

Engenharia Civil

Engenharia de Produção

Engenharia de Software

Engenharia Elétrica

Engenharia Mecânica

Engenharia Mecatrônica

Estética e Cosmética

Enfermagem

Farmácia

Gastronomia

Gestão de Recursos Humanos

Gestão do Agronegócio

Jornalismo

Letras Português

Marketing

Nutrição

Pedagogia

Publicidade e Propaganda

Presencial

Administração

Agronomia

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquitetura e Urbanismo

Biomedicina

Ciências Biológicas

Ciências Contábeis

Design de Moda

Educação Física

Enfermagem

Engenharia Civil

Engenharia de Software

Engenharia Mecânica

Estética e Cosmética

Farmácia

Fisioterapia

Fonoaudiologia

Medicina

Medicina Veterinária

Nutrição

Odontologia

Pedagogia

Processos Gerenciais

Psicologia

Publicidade e Propaganda

Sobre a UniCesumar

Com 35 anos no mercado educacional e desde 2022 como uma das marcas integradas ao grupo Vitru Educação, a UniCesumar conta com uma comunidade de mais de 500 mil alunos. Atualmente, possui uma estrutura robusta de Educação a Distância (EAD), com mais de 1,3 mil polos espalhados por todas as regiões do país, além de três unidades internacionais, localizadas em Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça) e Joso (Japão). No ensino presencial, destaca-se o curso de Medicina, oferecido nos campi de Maringá (PR) e Corumbá (MS), juntamente com outros três campi, localizados em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa (PR). Como um dos dez maiores grupos educacionais privados do Brasil, a UniCesumar oferece portfólio diversificado, com mais de 350 cursos, abrangendo graduação, pós-graduação, técnicos, profissionalizantes, mestrado e doutorado. Sua missão é promover o acesso à educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus alunos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.

Inadimplência de aluguel no Brasil registra segundo mês seguido de alta, aponta Índice Superlógico

Os taxa ficaram em 3,33% em maio, sendo o segundo maior taxa do ano, ante 3,15% registrados em abril; Imóveis residentes na faixa de aluguel acima de R$ 13.000 registraram maior taxa de inadimplência (6,25%) desde junho de 2024, enquanto a menor foi nos imóveis entre R$ 2 mil a R$ 3 mil (1,87%)

A taxa de inadimplência de aluguel no Brasil bateu o segundo mês seguido de alta, fechando em 3,33% em maio, após atingir 3,15% em abril, com variação de 0,18 ponto percentual. Quando comparado com o mesmo período de 2024 (3,69%), a taxa de inadimplência apresenta uma retração de 0,36 ponto percentual. A taxa de maio é a segunda maior de 2025, após o pico do ano em janeiro (3,44%). Os dados são do Índice de Inadimplência Locatícia da Superlógica , principal plataforma de soluções tecnológicas e financeiras para os mercados condominiais e imobiliários no país.

Segundo Manoel Gonçalves, Diretor de Negócios para Imobiliárias da Superlógica, "o aumento indica que as famílias estão com orçamentos mais apertados, prolongando o atraso de suas dívidas, dificultando a reorganização financeira e a regularização das contas. É bem importante monitorar as projeções de alta na inflação e nas taxas de juros, por serem fatores que podem agravar ainda mais a inadimplência de aluguel e o endividamento geral nos próximos meses".

IIL por região

Em maio, a região Norte voltou a figurar no topo do ranking, com uma taxa de inadimplência de 4,77%, após queda em abril (4,45%). A região Nordeste fechou em 4,68%, após ficar em primeiro lugar em abril (4,55%), à frente do Norte. Sudeste vem logo em seguida com taxa de 3,13%, ultrapassando o Centro-Oeste (3,12%), que estava em terceiro lugar desde novembro de 2024. A região Sul segue com a menor taxa do país, 2,70%.

Nos imóveis residenciais a maior taxa de inadimplência foi na faixa de aluguel acima de R$ 13.000,00 (6,25%) – o maior índice desde junho de 2024, enquanto a menor foi de imóveis de R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00 (1,87%). Já na relação com imóveis comerciais a faixa até R$ 1.000,00 trouxe uma taxa maior (7,28%), e a menor foi na faixa de R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00, de 3,97%.

Em relação ao tipo de imóvel, a taxa de inadimplência de apartamentos subiu de 2,08%, em abril, para 2,20%, em maio; de casas de 3,48% para 3,72%. Os imóveis comerciais também registraram aumento, de 4,33% para 4,58% de inadimplência, em maio.

Principais dados do Índice de Inadimplência Superlógica:

Sobre o Índice Superlógica

Índice de Inadimplência Locatícia da Superlógica é um levantamento mensal de dados exclusivos e internos que apresenta o cenário de dívidas do mercado brasileiro de locação imobiliária. O índice leva em consideração o valor do boleto, o tipo de imóvel (apartamento, casa ou comercial) e a sua localização, além dos dados de vencimento e pagamento, que mostram se há inadimplência ou não.

Esta edição do estudo contém dados de mais de 900 mil clientes locatários em todo o Brasil, sendo considerados inadimplentes aqueles que possuem boletos que estão há mais de 60 dias sem pagamento ou que foram pagos com atraso de mais de 60 dias. Todos os dados são anonimizados, não sendo passíveis de associação a um indivíduo, direta ou indiretamente.

Sobre a Superlógica

Líder em soluções tecnológicas e financeiras para os mercados condominiais e imobiliários, a Superlógica detém 50% do mercado endereçável no segmento condominial no país e oferece um vasto portfólio de produtos, incluindo softwares de gestão, relacionamento e controles de acesso, além de serviços financeiros como crédito, pagamentos e conta digital. A empresa realizou oito aquisições nos últimos anos e já recebeu 450 milhões de reais em transportes para expansão de seus produtos e serviços. O investimento foi liderado pelo fundo norte-americano de private equity Warburg Pincus.

 Recentemente, a empresa anunciou uma parceria inédita com a OpenAI, dona do ChatGPT, para transformar o setor de moradia no Brasil, ampliando a aplicação da inteligência artificial no mercado condominial e imobiliário no país. A Superlógica possui mais de mil funcionários e transacionou mais de 35 bilhões de reais em 2023 .

Grupo Superlógica / NOVA PR

Noronha tem encerramento do ciclo junino marcado por barqueata e a volta do Arraiá das Madeiras, após quase uma década

Ilhéus e visitantes festejaram o período repleto de tradição e alegria

A Administração de Fernando de Noronha, por meio da Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes, encerrou, nos dias 28 e 29 dejunho, o ciclo junino da ilha. As últimas comemorações foram marcadas por muita cultura, fé e animação.


O retorno do Arraiá das Madeiras, após sete anos, foi um dos momentos mais significativos das festividades no arquipélago. Em sua 9ª edição, o evento lotou a rua Alameda das Acácias, no bairro Floresta Nova, reunindo público de todas as idades e se consolidando como um dos destaques do festejo.


Realizada pela Administração da ilha, em parceria com os restaurantes Xica da Silva e Recanto da Graça, além da Pousada Alamoa, a festa contou com muita música e forró, interpretados por artistas como Cleyton Santana, Márcio Moreno, Trio Rouxinol, Candieiro Encantado, Sony Basse e DJ Iran, valorizando a cultura local.


Dôra Martins, organizadora do evento, ressaltou a importância do Arraiá: “Fortalece a tradição e une a população. É uma festa da comunidade para a comunidade. Este ano, o Arraiá das Madeiras contou com o apoio do Governo, o que reforçou ainda mais a festa. Pretendemos nunca mais parar, pois estávamos com muita saudade”, afirmou.


O administrador da ilha, Virgílio Oliveira, também celebrou o retorno do evento: “É uma alegria muito grande poder trazer de volta o Arraiá das Madeiras após sete anos. É um atrativo para os moradores e movimenta a ilha turisticamente. Estou muito feliz por estar presente nesta edição desse evento maravilhoso”, declarou.


Além disso, Noronha celebrou o padroeiro dos pescadores com a tradicional festa de São Pedro. A solenidade, marcada por fé e devoção, teve como ponto alto a procissão marítima, que emocionou moradores e turistas ao verem a imagem de São Pedro navegar pelas águas do arquipélago.


Na mesma data, a barqueata contou com entrada livre nos barcos de passeio, permitindo que todos acompanhassem a festa de perto. O barco Feliz Navegantes é o único autorizado a fazer a travessia entre os Morros Dois Irmãos, mantendo viva essa tradição que celebra a fé, a cultura e a beleza de Fernando de Noronha.


"Passar entre os Morros Dois Irmãos com seu Orlando foi uma oportunidade única e sensacional que vai ficar marcada no meu coração. Fiquei muito feliz com essa oportunidade. Foi uma experiência incrível a minha primeira participação na festa de São Pedro", disse o administrador adjunto de Noronha, Virgílio Oliveira.


O encerramento da barqueata foi marcado pela tradicional peixada, servida a moradores e turistas. O prato foi preparado com 447 quilos de peixe, capturados durante um torneio e doados especialmente para o evento.


A programação também contou com shows de João Marlevou, Luiz e Davi, Nado Carvalho, Michel Brocador e Nego Noronha. Enquanto os artistas animavam o público, os Bombeiros ofereceram um banho de neblina para refrescar os presentes.


Imagem: Weidson Carlos

SEE inicia ciclo de Pactuação de Metas 2025 com gestores escolares em todo o estado

Encontros regionais acontecem em Gravatá, Arcoverde e Caruaru, com foco na melhoria dos indicadores educacionais e no fortalecimento da gestão escolar

A Secretaria de Educação do Estado (SEE) de Pernambuco dá início, a partir desta terça-feira (1º de julho), ao ciclo de encontros da Pactuação de Metas 2025. A iniciativa tem como objetivo formalizar compromissos entre a SEE, as Gerências Regionais de Educação (GREs) e as equipes gestoras das unidades escolares da rede estadual, com foco no fortalecimento da gestão pedagógica, na elevação dos indicadores educacionais e na garantia da aprendizagem dos estudantes.


Os encontros aconteceram nos dias 1, 4 e 9 de julho, nas cidades de Gravatá, Arcoverde e Caruaru, respectivamente. Em cada evento, será assinada a nova edição do Termo de Compromisso e Responsabilidade, documento que estabelece metas e responsabilidades compartilhadas entre as instâncias da rede, em um esforço conjunto para consolidar políticas públicas educacionais de forma mais eficaz.


“É um momento estratégico, porque marca o alinhamento de toda a rede estadual para garantir o direito à aprendizagem com qualidade. Quando reunimos as equipes gestoras, as GREs e a Secretaria, estamos reafirmando que cada escola importante, cada estudante importante e que ninguém caminha sozinho nesse processo. É nesse espaço coletivo que renovamos compromissos, compartilhamos responsabilidades e fortalecemos a atuação integrada de nossas políticas educacionais. Mais do que isso aplicamos termos, estamos construindo pontes entre gestão, formação e resultado, com foco em transformar vidas por meio da educação”, destacou a executiva de Gestão de Rede, Cassiana Lima.


A Pactuação de Metas é uma estratégia já consolidada na rede estadual de ensino e reforça o regime de colaboração entre os SEE, as GREs e as escolas. Ao longo do processo, são definidas metas institucionais e indivíduos que dialogam com o planejamento estratégico da educação em Pernambuco, especialmente no que diz respeito à execução da proposta pedagógica e à melhoria da qualidade do ensino.


A programação de cada encontro contará com acolhida, falas institucionais, palestra formativa e momento solene de assinatura dos termos. Um dos destaques será a participação da palestrante Claudia Zuppini Dalcorso, diretora e cofundadora da Elos Educacional, que abordará o tema “Pacto pela aprendizagem: o papel estratégico da gestão escolar”.


Além de inspirar os participantes, o evento também propõe o alinhamento de estratégias que contribuam para o avanço de resultados como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Índice de Desenvolvimento Educação de Pernambuco (Idepe) e a participação efetiva da rede nas avaliações como o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe) e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A programação se encerra com uma apresentação sobre as metas para 2025, conduzida pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag).


Confira as datas e locais dos encontros:

- 01/07 – Gravatá: GREs Mata Centro, Metropolitana Norte, Metropolitana Sul, Recife Norte e Recife Sul

- 07/04 – Arcoverde: GREs Sertão do Alto Pajeú, Sertão do Araripe, Sertão Central, Sertão do Médio São Francisco e Sertão Moxotó - Ipanema

- 07/09 – Caruaru: GREs Agreste Centro Norte, Agreste Meridional, Mata Norte, Mata Sul e Vale do Capibaribe

Biblioteca Pública de Pernambuco tem programação especial de férias em julho

Eventos são gratuitos e engraçados para todas as idades

Durante o mês de julho, a Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco (BPE) realiza uma série de atividades culturais gratuitas voltadas ao público infantil, juvenil e adulto, aproveitando o recesso escolar como oportunidade de aprendizagem, lazer e promoção do conhecimento. A programação inclui oficinas, exposições, contações de histórias, jogos inclusivos e ações externas à preparação para concursos públicos, reafirmando o papel da BPE como um espaço democrático de formação e convivência.

Diversão Inclusiva

Todas as quintas-feiras de julho, das 14h às 17h30, o setor braille promove a atividade Julho e Jogos: Diversão Inclusiva, com jogos de tabuleiro acessíveis como dama, dominó, xadrez, resta-um e baralho, adaptados todoss em Braille ou com peças táteis. Voltada para pessoas cegas, com baixa visão e específicas em acessibilidade, uma iniciativa que estimula o desenvolvimento cognitivo, a socialização e a inclusão.

Oficina de livro artesanal: Montando meu próprio livro

No dia 4, às 13h, adolescentes de 12 a 15 anos terão a oportunidade de participar do workshop Montando Meu Livro Próprio, organizado pela equipe da BPE. A atividade ensina as etapas da encadernação artesanal, da dobra das folhas à costura e montagem, oferecendo uma vivência criativa sobre o livro como objeto artístico e promovendo o interesse pela leitura e pela escrita.

Contação de história e oficina de pipa de mão

No dia 10 de julho, às 14h, crianças de até 12 anos poderão participar da atividade Desbravando o Universo de Luiz Gonzaga, com contação de histórias, seguida de uma oficina de confecção de pipa de mão. A proposta de oralidade, ludicidade e consciência ambiental, com a utilização de materiais reciclados.

Contação de história e oficina de mosaico

No dia 15, às 9h, a programação segue com contação de histórias inspiradas em obras de Luiz Gonzaga. Em seguida, as crianças participam de uma oficina de gestão de mosaico, construindo símbolos da cultura nordestina com papéis coloridos.

Teatro de Mamulengo

No dia 17, às 14h, acontece o Teatro de Mamulengo, comandado pelo artista Kilder. O espetáculo, repleto de humor, música e personagens cativantes, apresenta às crianças uma das mais tradicionais formas de arte do Nordeste.

Conexões Jovens – Mistérios da Biblioteca: A Jornada dos Guardiões

No dia 18, às 14h, adolescentes de 12 a 18 anos poderão participar de Mistérios da Biblioteca: A Jornada dos Guardiões. A atividade transforma os jovens em detetives literários, que percorrem os setores da biblioteca em busca de pistas para resolver enigmas e encontrar o misterioso Códice do Guardião, numa experiência de gamificação que une cultura, raciocínio lógico e espírito de equipe.

Abertura da Exposição “Eslovênia e seus encantos culturais”

No dia 21, às 14h, será inaugurada a exposição Eslovênia e seus encantos culturais , no Salão da BPE. A abertura de abertura inclui o seminário “Eslovênia e Pernambuco – 9 anos de amizade” , com a presença do cônsul honorário da Eslovênia, Dr. Rainier Michael, e apresentação do livro bilíngue “VLADO” , com xilogravuras de Pablo Borges. A mostra, que segue até 14 de agosto e faz parte das celebrações aos 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a Europa Central.

Oficina de Fantoches: “Fantoches pra Sua Lua”

Na manhã do dia 22, às 9h, o artista Emerson Pontes comandou o workshop Fantoches para Sua Lua, voltado para crianças de 5 a 12 anos. A proposta é que cada participante construa sua própria fantasia usando tecidos, cola e papéis coloridos, estimulando a expressão artística e a criatividade a partir do universo de Luiz Gonzaga.

Descomplica, Concurso Público!

Ainda no dia 22, também às 9h, no auditório Gleyde Costa Vítor, acontece o bate-papo “Descomplica, Concurso Público!”. O encontro oferece orientações introdutórias para quem deseja iniciar sua preparação para concursos públicos, abordando planejamento de rotina, escolha de materiais, organização de estudos e estratégias de aplicação.

Oficina de Pintura em Tela

Fechando a programação infantil do mês, no dia 24, às 14h, acontece o workshop Pintura em Tela, com o facilitador Anselmo Cabral. A atividade oferece às crianças entre 4 e 12 anos a oportunidade de explorar cores, formas e texturas, criando suas próprias obras de arte em tela para levar para casa, num momento de pura criatividade e expressão.

Exposição Bibliográfica: Rumo à Aprovação (de 1º de julho a 1º de setembro)

Até dia 01 de setembro, os visitantes também poderão conferir a mostra Rumo à Aprovação: Fontes de Consulta para Concursos Públicos , no setor de referência da BPE. A exposição apresenta obras do acervo que ajudam estudantes e concurseiros a aprimorar a escrita, expandir o vocabulário e se preparar para provas em diversas áreas do conhecimento. A proposta é oferecer uma curadoria estratégica de materiais que favoreçam o estudo universal e eficaz.

“Mais do que um espaço de livros, a BPE é um ponto de encontro com o saber em suas múltiplas formas. Nossa programação de julho reflete esse compromisso com a inclusão, a criatividade, a valorização das culturas e o estímulo à formação cidadã. Ao oferecer ações voltadas tanto ao universo infantil quanto ao universo dos concursos públicos e das relações internacionais, reafirmamos nosso papel enquanto equipamento cultural vivo, plural e acessível a todos”, ressalta o gerente da BPE, Antônio Moura.

Foto em anexo: SEE

domingo, 29 de junho de 2025

Governadora Raquel Lyra marca presença no São João de Carpina, na Mata Norte, em últimos dias do ciclo junino de 2025

Com apoio do Governo do Estado, a festa no município recebeu mais de 100 mil pessoas


Nos últimos dias do ciclo junino de 2025, uma das festas mais tradicionais de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra acompanhou o São João de Carpina, na Mata Norte, neste sábado (28), véspera se São Pedro. A festa no município conta com apoio do Governo do Estado por meio de contratações artísticas e reforço na segurança, proporcionando à população um ciclo junino de paz e a valorização do festejo popular mais importante do interior do Estado. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a gestora acompanhou a festividade cumprimentando o público e visitou o posto de comando das operações de segurança pública.

"Pernambuco abriu os braços e fez uma festa linda de São João com nossa gestão apoiando cada uma das cidades e garantindo um São João seguro. Foi muito bom ver que Carpina conseguiu promover um ciclo junino que trouxe muita gente da região e de outras cidades, como Cabo de Santo Agostinho e Recife, e também de outros estados. Pude ver em vários municípios hotéis e restaurantes cheios, com todo mundo podendo ganhar o seu dinheiro, o que reflete a importância que tem este evento. E ano que vem vamos fazer nosso São João ainda mais bonito", celebrou a governadora Raquel Lyra.


A estimativa da prefeitura municipal é que mais de 100 mil pessoas tenham passado pela festa. O último dia da programação acontece neste domingo (29). Este ano o festejo contou com atrações nacionais e grandes talentos pernambucanos em apresentações divididas entre o Polo Principal e o Polo das Tradições. "Nossa festa junina não teria sido tão bonita sem o apoio do Governo do Estado, que vem incentivando a nossa cultura e resgatando a tradição deste evento em Pernambuco", elogiou a prefeita de Carpina, Eduarda Gouveia.

Segundo a vice-governadora Priscila Krause, Carpina faz o seu São João de forma grandiosa. "Deu muita alegria ver a felicidade das pessoas que curtiam ou estavam ganhando sua renda, porque tudo foi preparado com muito carinho", comemorou. Para a secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, o São João de Pernambuco deste ano ficará marcado pela valorização da cultura popular. "Já temos dados muito positivos mapeados numa pesquisa feita que mostram que foi o maior São João de todos os tempos", pontuou.


No quesito segurança pública, uma operação coordenada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) contou com o efetivo de 703 policiais militares. Também houve incremento de viaturas e motocicletas e o uso de drones e plataformas elevadas de observação. Além disso, a Delegacia de Carpina operou com plantão especial durante o período da festa para garantir agilidade no atendimento às ocorrências.

"A segurança é fundamental para que o cidadão possa brincar tranquilo o São João, que em Pernambuco dura praticamente um mês. O Governo do Estado fez uma festa junina muito segura garantindo a tranquilidade de todos e registrando uma redução nas ocorrências", comentou o secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho.


INCENTIVO - O apoio do Governo do Estado ao ciclo junino de Pernambuco teve como objetivo dar protagonismo aos artistas e grupos culturais locais, especialmente os ligados à cultura popular. Mais de 95% das atrações foram selecionadas por meio de edital público estadual.


Estiveram acompanhando a governadora o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; o deputado estadual Gustavo Gouveia; o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, e o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo.

Fotos: Miva Filho/Secom