segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

“O povo pernambucano é repleto de fé e resiliência”, ressalta a governadora Raquel Lyra durante a 121ª edição da Festa de Nossa Senhora da Conceição

Esta foi a primeira edição do evento religioso depois de o Governo do Estado ter entregue, em maio deste ano, o santuário totalmente reconstruído após o desabamento ocorrido em 2024

A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta segunda-feira (8), a 121ª edição da Festa de Nossa Senhora Imaculada Conceição, no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. Esta foi a primeira edição do evento religioso após o Governo do Estado ter entregue, em maio deste ano, o templo totalmente restaurado após o desabamento que matou duas pessoas em agosto de 2024. A iniciativa da gestão estadual permitiu a retomada das celebrações com mais segurança e conforto para a comunidade. A vice-governadora Priscila Krause também participou das homenagens a Nossa Senhora da Conceição.


“A festa de Nossa Senhora da Conceição fala muito sobre nossa religiosidade. Todos os anos venho agradecer as bênçãos, pedir proteção e reafirmar nosso compromisso com o povo do Recife e de Pernambuco, sempre guiados pelos valores que Nossa Senhora e Deus nos ensinaram. Desde o início, estivemos ao lado da Arquidiocese, do padre Paulo Jackson e do padre Emerson para superar o momento de tristeza e devolver ao povo o Santuário ligado à nossa identidade e tradição. Conseguimos entregá-lo totalmente refeito, com segurança e tranquilidade. O povo pernambucano é repleto de fé e resiliência”, ressaltou a governadora Raquel Lyra. 

Este ano, as festividades têm como tema "Com o olhar voltado à Imaculada, reacendemos a chama da esperança”.  A vice-governadora Priscila Krause ressaltou a importância da tradicional Festa do Morro para os pernambucanos. “O Morro simboliza toda essa nossa tradição. Gratidão sempre por todas as bençãos, por toda proteção, por Deus e que Nossa Senhora possa sempre iluminar os nossos caminhos. Gratidão é a palavra da vez. Que o povo pernambucano e recifense siga celebrando a fé”, frisou Priscila Krause. 

Por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), o Governo de Pernambuco reforçou o policiamento ao longo dos 11 dias de festa. Ao todo, 1.200 policiais militares, 66 policiais civis e 33 bombeiros estão nas ruas, garantindo presença estratégica permanente nos principais pontos de circulação de público, áreas de celebrações, vias de acesso e rotas da procissão.

Na subida ao Morro da Conceição, a governadora Raquel Lyra teve a companhia de pernambucanos das mais variadas cidades do Estado. Após realizar, durante a madrugada, a vigília no Santuário, Rafael Bezerra, de 22 anos, estudante e morador da comunidade de Sapucaia, em Olinda, comentou sobre a emoção que é subir o Morro pelo quatro ano consecutivo. “É momento de a gente agradecer, pois a gente pede tanto, faz tantas orações, então nada mais justo que a gente tirar um tempinho também para sair de casa e agradecer as bênçãos recebidas por Deus através de Nossa Senhora da Conceição”, disse. 

RECONSTRUÇÃO DO SANTUÁRIO – Após o desabamento do teto ocorrido em agosto de 2024, que deixou duas vítimas fatais e 25 feridos, esta é a primeira vez que as celebrações são realizadas com o Santuário totalmente reconstruído. A obra recebeu um investimento superior a R$ 5 milhões, assegurado pelo Governo de Pernambuco por meio de um Termo de Fomento firmado com a Arquidiocese de Olinda e Recife.

A intervenção foi executada em duas etapas. A primeira reconstruiu integralmente a cobertura metálica e foi concluída ainda em novembro de 2024, garantindo a realização da tradicional Festa do Morro daquele ano. Já a segunda fase, finalizada em maio deste ano, contemplou a recuperação estrutural em concreto armado, a instalação de novos forros e esquadrias, o revestimento de paredes e pisos, além da reforma completa da fachada e das pinturas interna.

Acompanharam a governadora os secretários André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha); Daniella Brito (Executiva de Imprensa); Francisco Sena (Executivo de Desenvolvimento Urbano); Pedro Ribeiro (Executivo de Periferias); Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer); e João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais). Também participaram o deputado federal Waldemar Oliveira; os deputados estaduais João de Nadegi, João Paulo, Joãozinho Tenório e Wanderson Florêncio; além dos prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Diego Cabral (Camaragibe) e Paquinha (Macaparana) e o Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura em Pernambuco, Zé de Irmã Teca.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Em tarde festiva, Débora Almeida é recebida por lideranças e reforça compromisso com Lagoa do Ouro

Em uma tarde de confraternização no Agreste pernambucano, a deputada estadual Débora Almeida (PSDB) esteve em Lagoa do Ouro nesse domingo, 07 de Dezembro, reafirmando seu compromisso com o município. Com diversas ações já direcionadas à cidade, a parlamentar visitou a região acompanhada pelo ex-deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos).

A comitiva foi recepcionada pelo líder político e ex-candidato a prefeito, Júnior Paulino, além de outras lideranças locais. Também marcaram presença lideranças comunitárias e rurais, desportistas e representantes de diversos segmentos de Lagoa do Ouro, que destacaram a importância do trabalho articulado pela deputada no município.

Durante o encontro, Júnior Paulino fez questão de destacar o empenho da parlamentar: *“Aproveito esse momento para enaltecer o trabalho da nossa deputada e sua disposição em ajudar e defender Lagoa do Ouro. Temos certeza de poder contar sempre com seu trabalho em benefício da nossa gente!”* , afirmou o líder político.

O evento contou ainda com um momento de confraternização, com churrasco ofertado pelo Instituto Olímpio Paulino. Logo após, às 19h30, a deputada, o ex-deputado e demais integrantes da comitiva participaram da missa da Festa da Padroeira, celebrada na Matriz de Nossa Senhora da Conceição pelo Monsenhor Nelson.


Durante a celebração, o religioso também enalteceu a atuação da parlamentar:
“Acompanho o trabalho da deputada Débora e sou testemunha da sua coragem no parlamento em defesa dos interesses de Pernambuco, do interior e em especial de Lagoa do Ouro” , ressaltou o religioso que aproveitou a oportunidade  para agradecer à deputada pela doação de 200 metros de cerâmica para construção do templo na comunidade da Cohab. Ele falou da qualidade de Débora em ser uma política cristã, com a sensibilidade para o social. 

Ao final da agenda, Débora Almeida agradeceu a acolhida e destacou sua satisfação com a recepção no município:
“ Me senti em casa, acolhida com carinho, sendo recepcionada por tantas personalidades que reconhecem nosso trabalho e pensam Lagoa do Ouro de forma maiúscula, colocando os interesses coletivos acima de qualquer interesse pessoal. Me mantenho, como sempre estive, à disposição do município, inclusive já solicitamos novos equipamentos para atender principalmente à população rural.”

A visita reforçou, mais uma vez, o vínculo da parlamentar com Lagoa do Ouro e sua disposição em seguir contribuindo para o desenvolvimento da cidade.

Fotos: Matheus Augusto

Em 8 de dezembro, celebramos a Justiça e cobramos sua plenitude

Por Brenno Ribas, docente de Direito do UniFavip Wyden, advogado especialista em direito eleitoral

O Dia da Justiça, celebrado em 8 de dezembro, não é apenas uma data cívica no calendário nacional. É, sobretudo, uma oportunidade para revisitar o papel do Poder Judiciário na manutenção do pacto democrático brasileiro e reafirmar a importância das instituições que garantem a proteção dos direitos fundamentais, o equilíbrio entre os poderes e a confiança coletiva no Estado de Direito. Nenhuma democracia se sustenta sem um Judiciário forte, independente e dotado de autoridade moral para fazer cumprir a Constituição. E, nesse sentido, há muito o que ser reconhecido e valorizado.

A magistratura brasileira, juntamente com servidores, serventuários e profissionais que orbitam o sistema de Justiça, assume cotidianamente a complexa tarefa de decidir conflitos que moldam vidas, trajetórias e políticas públicas. É um trabalho silencioso, muitas vezes incompreendido, mas essencial para assegurar que direitos não se transformem em promessas vazias. Em um país de desigualdades tão profundas quanto o Brasil, o Judiciário é frequentemente a última e única instância de proteção para os mais vulneráveis.

Contudo, celebrar o Dia da Justiça exige mais do que exaltar virtudes; demanda também olhar de frente para os desafios que atravessam o sistema judicial brasileiro. A morosidade processual ainda figura entre as principais angústias do cidadão. Apesar dos avanços tecnológicos e da digitalização, a lentidão na tramitação de processos segue afastando o povo da efetivação real dos seus direitos. Justiça tardia, já dizia Rui Barbosa, não é justiça. E essa máxima continua dolorosamente atual.

A desigualdade de acesso também permanece como um obstáculo relevante. A distância entre quem tem recursos para litigar — e fazê-lo com especialização e rapidez — e quem depende exclusivamente da Defensoria Pública evidencia um cenário que não pode ser ignorado. A Constituição de 1988 prometeu uma justiça igualitária; a realidade ainda mostra dois Brasis: um em que o sistema funciona com eficiência, outro em que funciona com atraso e limitações.

Outro ponto de reflexão diz respeito à crescente judicialização de temas políticos e sociais. Embora o Judiciário tenha o dever de atuar quando provocado, a hipertrofia de demandas que deveriam ser resolvidas pelo diálogo democrático ou por políticas públicas adequadas tem colocado sobre juízes e tribunais um peso que extrapola sua função original. Isso gera tensões institucionais, mal-entendidos na opinião pública e expectativas que o sistema, por si só, não tem condições de suprir plenamente.

Apesar desses dilemas, é preciso reafirmar: o Judiciário brasileiro é indispensável. Sua independência é a garantia última de que direitos não dependem da vontade de governantes, mas de um sistema de freios e contrapesos que protege a sociedade de arbitrariedades. E, se hoje é possível apontar falhas, é graças à existência de mecanismos democráticos e institucionais que asseguram crítica, fiscalização e aperfeiçoamento contínuo.

No Dia da Justiça, o convite que se impõe é duplo: celebrar a instituição que sustenta o Estado de Direito e, ao mesmo tempo, reconhecer com maturidade os passos que ainda precisam ser dados para torná-la mais célere, acessível e sensível às demandas reais da população. A justiça brasileira tem força, tem história e tem compromisso. Falta, ainda, aproximá-la da vida cotidiana de todos os brasileiros, especialmente daqueles para quem a Justiça continua sendo uma esperança distante.

Mais do que um dia comemorativo, 8 de dezembro deve ser um lembrete permanente de que não existe democracia sólida sem Justiça, e que fortalecer o Judiciário não é defender privilégios, mas garantir direitos. Celebrar é importante; transformar é indispensável.

domingo, 7 de dezembro de 2025

Magia e emoção marcam encerramento do Concerto de Natal 2025 no Palácio do Campo das Princesas

Sede do Governo de Pernambuco recebeu, durante três dias seguidos, um espetáculo gratuito que reuniu música e dança para celebrar o espírito natalino

Foi encerrado, neste domingo (7), o Concerto de Natal 2025, uma iniciativa do Governo de Pernambuco e do Projeto Aria Social que transformou a área externa do Palácio do Campo das Princesas em um palco repleto de música e dança para celebrar o espírito natalino. O espetáculo foi encenado durante três, de forma gratuita, atraindo adultos, jovens, crianças e pessoas idosas para a sede do Executivo estadual. Devido ao sucesso da apresentação, uma parte do público acompanhou o concerto da Praça da República. 

"Esses três dias de espetáculo simbolizam tudo aquilo que queremos para Pernambuco e para o Brasil: paz, fraternidade, comunhão e esperança. Foi lindo de ver o Palácio do Campo das Princesas se transformando em um ambiente de encontro familiar, com famílias inteiras partilhando a emoção de ver esse concerto tão belo produzido com o coração pelo Projeto Aria Social", afirmou a governadora Raquel Lyra, que acompanhou o espetáculo na noite do último sábado (6). 

Para Arlete Moraes, de 89 anos, momentos como o proporcionado pelo concerto reforçam a magia do período natalino. “É sempre bom vir prestigiar esses eventos que o Governo nos oferece. A cidade fica encantada com essas coisas”, afirmou.  

Gabriela Georgia, de 13 anos e estudante da Escola Estadual Argentina Castello Branco, em Olinda, aprovou a apresentação. Ela compareceu ao Palácio acompanhada de um grupo de amigos e familiares. “Acho importante todo mundo estar aqui presenciando isso, porque é uma apresentação muito bonita e traz uma mensagem de final de ano”, comentou.

Em reconhecimento à apresentação artística, o público aplaudiu de pé o final do concerto. E a emoção não tomou conta apenas dos espectadores, mas também dos profissionais envolvidos no Concerto de Natal. O pianista Jetro Rodrigues destacou a importância do evento na área externa do Palácio do Campo das Princesas. "Foi um momento maravilhoso para todas as famílias que vêm assistir, que vêm desfrutar da boa música através desse projeto tão lindo”, declarou. 

O concerto - Com direção geral da bailarina Cecília Brennand, regência da maestrina Rosemary Oliveira e direção artística de Ana Emília Freire, a 4ª edição do concerto mobilizou 162 profissionais, entre bailarinos-cantores, músicos de orquestra, solistas, bailarinos clássicos e o coro infantil. O repertório guiou o público por clássicos natalinos como Adeste Fideles e Pinheirinho, culminando em uma apresentação vibrante do trecho final do quarto movimento da Nona Sinfonia de Beethoven.

"Agradeço ao Governo de Pernambuco e à governadora Raquel Lyra pelo apoio e parceria para a realização deste espetáculo no Palácio do Campo das Princesas", frisou Cecília Brennand, ao fim do espetáculo. 

As apresentações seguem agora para o Instituto Ricardo Brennand, nos dias 9 e 10 de dezembro, em um palco ao ar livre diante da Capela Nossa Senhora das Graças, mantendo o mesmo figurino, estrutura e proposta cênica. 

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Com investimento recorde, Pernambuco reforça rede de assistência social e amplia proteção às famílias

Investimentos do Governo de Pernambuco na assistência social mais que quadruplicam, garantindo a expansão da rede e a criação de novos programas


No Dia Nacional da Assistência Social, celebrado neste domingo (7), o Governo de Pernambuco destaca um salto histórico nos investimentos destinados ao setor. O orçamento estadual voltado à assistência social mais que quadruplicou, passando de R$ 25,4 milhões em 2022 para R$ 116,9 milhões em 2025. O incremento garante maior segurança financeira aos municípios e fortalece a rede de serviços socioassistenciais em todo o território pernambucano.

“Quando investimos na assistência social, investimos nas pessoas. Cada recurso destinado, cada serviço ampliado e cada política criada tem o objetivo de melhorar a vida de quem mais precisa e assegurar que ninguém fique para trás. Esse é o caminho para um Estado mais justo, mais humano e mais protegido”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.


Com a ampliação dos aportes estaduais, Pernambuco assegura previsibilidade para o funcionamento de equipamentos como CRAS, CREAS, Centros Pop, pagamentos de Benefícios Eventuais, entre outros serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de garantir a instalação e o custeio das cozinhas comunitárias do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Em 2023, os repasses estaduais chegaram a R$ 44,7 milhões e, em 2024, alcançaram R$ 79,4 milhões, consolidando a trajetória de expansão dos investimentos no setor.

Para o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, a data reforça o papel estratégico da política pública. “A assistência social de Pernambuco vive um momento muito especial, impulsionado pelo investimento que a governadora Raquel Lyra tem garantido ao SUAS e à segurança alimentar. Nunca na história do nosso Estado tivemos tanto compromisso e tanta ação concreta voltada para quem mais precisa. Somos uma gestão presente nos territórios, cuidando das pessoas e assegurando direitos”, afirmou.

Além do cofinanciamento aos municípios, o Estado implantou novas iniciativas estruturantes, com destaque para o programa Mães de Pernambuco. Criado em 2024, o benefício de R$ 300 mensais já alcançou mais de 135 mil mulheres e acumulou investimento superior a meio bilhão de reais, tornando-se o maior programa de transferência de renda do Norte e Nordeste. 

Outra ação de destaque é a reestruturação das casas de acolhimento, concluída em 2025, que garantiu ambientes mais seguros e adequados para crianças, adolescentes e jovens sob responsabilidade do Estado. A gestão também implementou programas inéditos de acolhimento familiar, como o Família Acolhedora Pernambucana e os Cuidados em Família Extensa, ampliando as possibilidades de convivência familiar e comunitária.


A proteção de crianças e adolescentes também avança com o fortalecimento das ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), com atuação também dentro do projeto Praia Legal, que atua durante todo o ano no enfrentamento ao trabalho infantil ligado à cadeia produtiva do turismo litorâneo. Além disso, o Governo de Pernambuco investe na qualificação das equipes que atuam diretamente na ponta. A Escola de Formação dos Trabalhadores/as do SUAS de Pernambuco (ESFOSUAS/PE) ampliou sua presença territorial, capacitando profissionais estaduais e municipais para aprimorar o atendimento às famílias pernambucanas com recursos do Estado.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom, Miva Filho/Secom, Vinicius Lins/SAS e Divulgação/SAS

sábado, 6 de dezembro de 2025

Pernambuco conquista Selo Diamante em transparência pública no LNTP 2025

Com 95,69% de conformidade, Governo do Estado obteve o mais alto nível de reconhecimento em transparência pública no país


O Governo de Pernambuco conquistou, no ciclo 2025 do Levantamento Nacional de Transparência Pública (LNTP), o Selo Diamante, com 95,69% de conformidade, consolidando-se entre os estados mais transparentes do Brasil. O resultado representa um avanço de 10,05 pontos percentuais em relação ao ano anterior, mesmo diante dos critérios mais rigorosos adotados pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), no âmbito do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).

“Esse Selo Diamante comprova que Pernambuco virou a chave. Desde o primeiro dia do nosso governo, a gente decidiu que transparência ia ser a prática. Organizamos a casa, criamos uma política de transparência ativa e envolvemos todas as secretarias nesse trabalho. Isso é respeito com o dinheiro do povo pernambucano. É garantir que cada pessoa possa acompanhar, fiscalizar e ter confiança no que o governo faz”, afirmou a governadora Raquel Lyra

Após conquistar o Selo Ouro em 2023 e 2024, o Estado atingiu agora o nível máximo de reconhecimento nacional em governo aberto e acesso à informação. A marca é resultado das ações implantadas pela atual gestão, sobretudo a Política Estadual de Transparência Ativa, que em 2025 passou a adotar ciclos de autoavaliação realizados pelas Unidades de Controle Interno (UCIs), ampliando as rotinas de monitoramento, conformidade e atualização das informações públicas.

Para o secretário da Controladoria-Geral do Estado, Renato Cirne, o resultado reflete o fortalecimento da governança pública. “Este selo é fruto da dedicação e articulação integrada de toda a administração estadual. Instituímos a Política de Transparência Ativa, modernizamos o Portal da Transparência e padronizamos as informações institucionais. Com isso, o Estado consolida uma gestão pública verdadeiramente aberta e fortalece o controle social”, destacou.

O fortalecimento da Rede Estadual de Transparência, coordenada pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), foi decisivo para o avanço. Segundo o gerente-geral de Transparência e Participação da SCGE, João Amaral, ao longo do ano, foram promovidas capacitações, oficinas e visitas técnicas para integrar equipes e padronizar processos em todos os órgãos.

“A grande marca de 2025 foi a criação dessa rede de apoio à transparência, que passou a contar de forma muito direta com as Unidades de Controle Interno. A interação funcionou muito bem para fomentar e instigar o monitoramento da transparência no Estado como um todo. Isso descentralizou o trabalho, integrou as equipes e fez com que tudo fluísse melhor", pontuou. 

A atuação conjunta de secretarias estratégicas, como Secretaria de Administração (SAD), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), Secretária Estadual de Saúde (SES) e a própria SCGE, também foi fundamental para corrigir pendências e qualificar as informações sobre contratos, obras, dados fiscais, renúncias e acessibilidade. Além disso, o Portal da Transparência foi modernizado, com novos filtros, séries históricas e dados mais organizados, tornando as informações mais completas e acessíveis ao cidadão.

Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Governadora Raquel Lyra autoriza início da restauração da Estrada de Aldeia e reforma do Terminal Integrado de Camaragibe

Com investimento superior a R$ 120 milhões, Governo do Estado destrava obras esperadas há mais de 10 anos pela população


A governadora Raquel Lyra autorizou, nesta sexta-feira (5), o início das obras de restauração da Estrada de Aldeia, a PE-027 — via estratégica para a integração entre Camaragibe, Recife e demais municípios da Região Metropolitana. Com investimento de quase R$ 92 milhões, a intervenção irá recuperar 28,72 km de estrada, desde a PE-005, em Camaragibe, até o acesso ao Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti, em Paudalho, fortalecendo a mobilidade e a infraestrutura viária da região. Na mesma ocasião, a gestora também autorizou a reforma e ampliação do Terminal Integrado de Camaragibe, obra aguardada desde a Copa de 2014.

"Hoje é uma festa aqui em Camaragibe, a gente veio entregar autorização de início de obras que são esperadas pela população há muito tempo. O Terminal Integrado de Camaragibe, que deveria ter sido entregue na Copa. A gente também dá autorização de início de obra da Estrada de Aldeia, uma obra de mais de 90 milhões de reais, onde a gente conseguiu contemplar aquele que foi o apelo da comunidade. Mais uma vez, entregando obras novas e garantindo novas autorizações de obras no maior investimento que Camaragibe já viu do Governo do Estado na sua história”, ressaltou a governadora Raquel Lyra. 


A intervenção na Estrada de Aldeia prevê serviços de terraplenagem, drenagem, correção estrutural da base do pavimento, recuperação de obras de arte especiais e implantação de sinalização horizontal e vertical, entre outros. "A PE-027 é uma das rodovias mais estratégicas da Região Metropolitana, tanto por ser via de acesso a Camaragibe, quanto por dar escoamento às produções locais. É uma estrada que a população aguarda há muito tempo e vai dar condições dignas de tráfego pelo local", afirmou o secretário da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, destacou os investimentos realizados no município. "Com esse volume de obras que está acontecendo em nossa cidade, o município ganha na geração de emprego e de renda. Os investimentos hoje por parte do Governo do Estado já mudam o clima da cidade. É um dia histórico”, disse o gestor. 


Também estão incluídas baias para ônibus, dispositivos de segurança como defensas, acessibilidade, ciclovia, paisagismo e proteção ambiental. Presente na solenidade, o deputado estadual João de Nadegi afirmou que a obra vai ser transformadora para a região. “Essa obra vai gerar muito desenvolvimento econômico e social. Teremos um caminho de esperança para uma região que só tende a crescer”, comentou o parlamentar. 

Rosineide de Almeida, de 58 anos, moradora de Camaragibe há cinco, ressaltou a importância da obra para sua rotina. "A gente está há muito tempo ansioso para que essa transformação aconteça, porque facilita muito o movimento da gente ir para a cidade”, afirmou. 

Na ocasião, a governadora Raquel Lyra também autorizou o início da reforma e ampliação do Terminal Integrado de Camaragibe. A obra é aguardada desde a Copa de 2014 e terá um investimento de R$ 29,8 milhões. A previsão inicial para a conclusão é de 12 meses.
 
“O terminal era uma obra esperada para a Copa do Mundo de 2014. Agora a governadora captou o recurso, fez o projeto, lançou a licitação e hoje autoriza o início das obras que já começam na semana que vem”, explicou o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Francisco Sena. 

Após mais de 10 anos, o terminal terá mais plataformas, áreas de convivência, banheiros climatizados, praça de alimentação e quiosques. O TI Camaragibe atualmente atende cerca de 60 mil usuários por dia e desempenha papel essencial na conexão entre municípios da região e o centro da capital pernambucana. Após a conclusão das obras, o equipamento terá sua capacidade ampliada para 72 mil usuários diários. 

Acompanharam a agenda os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha); os prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes) e Paulinha da Educação (Paudalho); a vice-prefeita de Camaragibe, Comandante Débora); a ex-prefeita Dra Nadegi; assim como o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER), André Fonseca, e o defensor público-geral da Defensoria Pública de Pernambuco, Henrique Seixas. Além de vereadores e lideranças locais. 

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Governadora Raquel Lyra dá largada ao Festival Pernambuco Meu País Verão, em Camaragibe

Impulsionando o desenvolvimento econômico e cultural do Estado, a governadora Raquel Lyra abriu, na noite dessa sexta-feira (5), a primeira edição de verão do Festival Pernambuco Meu País. A estreia ocorreu no Parque Aldeia dos Camarás, em Aldeia, no município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. Realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Empetur, com apoio da prefeitura, o evento reúne artistas consagrados e novos talentos da cena local e nacional, ampliando o acesso da população à cultura e com programação até este domingo (7).

“Depois de dois anos de sucesso absoluto, quando a gente fez todo o Circuito do Frio no Festival Pernambuco Meu País, que já nasceu grande e conquistou as mentes e os corações dos pernambucanos, a gente cria agora a versão de verão e começa aqui em Aldeia, em Camaragibe. Vamos garantir a circulação da economia em um período que, normalmente, é de baixa no turismo”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A noite de abertura contou com shows da Banda de Pífanos Zabumba do Mestre Chimba, do projeto No Canto Delas — que reúne Irah Caldeira, Cristina Amaral, Nádia Maia e Larissa Lisbôa —, Dorgival Dantas, Raí Saia Rodada e Tarcísio do Acordeon, além do DJ Pedro Humberto nos intervalos. Após a estreia em Camaragibe, o Festival Pernambuco Meu País Verão segue para Recife, São José da Coroa Grande e Ilha de Itamaracá, além da programação especial de réveillon em Jaboatão dos Guararapes. 

A secretária de Cultura, Cacau de Paula, ressaltou a consolidação da iniciativa. “Iniciamos o Pernambuco Meu País Verão aqui em Aldeia, muito bem recebido pela população. É um evento que já se tornou uma política pública de sucesso do Governo do Estado. No inverno, crescemos de oito para dez cidades, e agora inauguramos a primeira edição de verão”, afirmou.

Na edição de inverno, realizada entre julho e setembro, o festival movimentou mais de R$ 200 milhões nos municípios de Salgueiro, Triunfo, Buíque, Bezerros, Taquaritinga do Norte, Pesqueira, Gravatá, Arcoverde, Riacho das Almas e Caruaru.

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, destacou o impacto econômico do festival. “O Governo de Pernambuco está trazendo investimentos que impulsionam o desenvolvimento de Camaragibe. Recebemos um festival que é sucesso em todo o Estado e que chega girando a economia do município”, frisou.

Neste sábado (6), sobem ao palco Coco dos Pretos, Mago de Tarso, Xamã, a pernambucana Duda Beat e a cantora Luísa Sonza. Nos intervalos, o DJ Murilo França anima o público. Já no domingo (7), se apresentam a Banda Getúlio Cavalcanti, Brunessa França, Amigas do Brega, Banda Sentimentos, Banda Kitara, Michelle Andrade e, encerrando a noite, Priscilla Sena. A DJ Kananda PX comanda os intervalos.

Estiveram presentes os secretários André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Yanne Teles (Criança e Juventude), Túlio Vilaça (Casa Civil) e Francisco Sena (executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação); o deputado estadual João de Nadegi; o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro; a ex-prefeita de Camaragibe, Dra Nadegi; além do vereador do Recife Davi Muniz. 

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Em Igarassu, governadora Raquel Lyra entrega nova estrada, mais de 170 residências pelo Morar Bem PE e autoriza regularização fundiária


Em mais uma ação que prioriza a habitação social em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (5), a chave da casa própria para 170 famílias pelo programa Morar Bem - Entrada Garantida, no condomínio Jardim Monjope, no município de Igarassu. Os beneficiados receberam um subsídio de R$ 20 mil do Governo de Pernambuco para a aquisição de seus imóveis construídos dentro do Minha Casa, Minha Vida na modalidade FGTS. Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, a gestora ainda inaugurou a Estrada de Porto do Vasto e assinou o termo de cooperação técnica para garantir a regularização fundiária a famílias do Engenho Monjope.

"Essas 170 casas que entregamos aqui em Igarassu, somam-se a mais de 16 mil imóveis que já entregamos em parceria com o Morar Bem Pernambuco e o Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Isso mostra que ninguém faz nada sozinho e permite que pernambucanos e pernambucanas tenham o direito a uma casa nova. Além disso, entregamos a Estrada de Porto do Vasto novinha, garantindo mais segurança no ir e vir. E, em breve, iremos iniciar a regularização fundiária no Assentamento Pastor Eusébio”, ressaltou Raquel Lyra.

Cada unidade habitacional do Morar Bem foi negociada a R$ 155 mil. O empreendimento foi construído pela empresa Viana & Moura e conta com 431 unidades habitacionais, todas adquiridas pelo Morar Bem PE. Lançado em 2023, este é o primeiro programa de habitação de interesse social do Estado. "Cada família teve o valor garantida pelo Governo do Estado para auxiliar na aquisição de seu imóvel, cobrindo o valor da entrada. Hoje, essas famílias concretizam o sonho da casa própria", comentou o presidente da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), Paulo Lira.

Beneficiada pelo Morar Bem, a dona de casa Cláudia Luiz de Oliveira, comemorou a conquista. “Essa casa não é para mim. É para meu filho. Ele tem autismo nível três e agora posso ter a segurança e a tranquilidade de que vou deixar nossa casa própria para ele”, contou. 


PE na Estrada -


A estrada Porto do Vasco, em Igarassu, foi totalmente requalificada após os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem e sinalização da via, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Seduh-PE). O investimento total, realizado com recursos do Estado, foi de R$ 11,5 milhões no trecho de 4,6 quilômetros, incluindo a drenagem e sinalização.

“Hoje é um dia memorável, marcado por grandes avanços para o nosso turismo e para a nossa infraestrutura. Igarassu e todo o Litoral Norte seguem avançando, contando com o olhar especial da nossa governadora, que tem feito a diferença com investimentos em estradas, creches e escolas, sempre priorizando a valorização das pessoas”, celebrou prefeita de Igarassu Elcione Ramos.


*Regularização fundiária -* A chefe do Executivo estadual autorizou também, através de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Perpart e a Prefeitura do município, o início dos trabalhos de regularização no assentamento Pastor Eusébio, localizado no Engenho Monjope. Na localidade, vivem aproximadamente 2 mil famílias há mais de uma década.

Acompanharam a agenda o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, o fundador e presidente do conselho de administração da Construtora Viana & Moura, Pedro Ivo, além de vereadores e lideranças locais.

Fotos: Miva Filho/Secom

Igarassu realiza feirão de regularização fiscal com até 90% de desconto para contribuintes

Neste sábado (06), das 9h às 15h, a prefeitura de Igarassu, através da Secretaria da Receita, promove o Dia Black da Receita, oferecendo aos contribuintes uma última oportunidade para negociarem ainda este ano dívidas municipais. 

O evento, que acontecerá no Ginásio Jota Raposo, irá ofertar descontos que chegam até 90% em juros e multas de débitos que já existem relacionados ao IPTU e Imposto Mercantil (como Taxas de Alvará e ISS).

Ricardo Teobaldo unifica Limoeiro em torno de sua pré-candidatura

Na manhã desta quinta-feira, Ricardo Teobaldo conseguiu reunir 13 dos 15 
vereadores de Limoeiro em torno de seu projeto político e de sua pré-candidatura 
a deputado federal. O encontro evidenciou a força de sua articulação e a 
confiança das lideranças no seu retorno à Câmara Federal. A ampla adesão 
reforça a unidade do grupo e o compromisso com um projeto sólido para o 
desenvolvimento de Limoeiro e de toda a região.

O momento contou com a presença do prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, do 
vice-prefeito Zé de Nena Barbosa, do presidente da Câmara, vereador Zé Nilton, 
Arnaldo Aragão, presidente da Associação Comercial e Industrial de Limoeiro 
(ACIL); Alexsandro Aragão, vice-presidente da ACIL; Nilo Simões, presidente do 
Clube de diretores logísticos e Roseane Barbosa, presidente do Sindicato dos 
Trabalhadores Rurais de Limoeiro. Consolidando o peso institucional do 
encontro.

A presença conjunta desses segmentos - política, comércio, serviços e setor rural 
mostrou que não é apenas um projeto eleitoral, mas um chamado da própria 
sociedade limoeirense. O povo pediu um representante da terra, e Ricardo 
decidiu assumir esse compromisso.

O movimento sela a percepção de que Limoeiro se fortalece quando se tem um 
mandato de deputado federal de alguém da terra, que conhece as demandas da 
região e tem história para defender o município em Brasília. Durante o encontro, 
Ricardo destacou a dimensão desse momento em sua trajetória política.

Teobaldo ao se dirigir às lideranças presentes, afirmou: “Já disputei cinco eleições para deputado e obtive vitória em quatro. Mas nunca tive um apoio tão forte, tão verdadeiro e tão espontâneo como o que 
estou recebendo agora. Limoeiro me chama, e eu estou pronto para honrar 
esse chamado.”

A fala emocionou o público presente e consolidou o sentimento de unidade em 
torno do projeto de eleger um federal genuinamente da terra um pedido que vem 
das ruas, das instituições, das comunidades e do coração do povo limoeirense.

Voluntariado no Brasil ultrapassa barreiras

No Brasil, o voluntariado vive um momento de consolidação e crescimento qualificado. Segundo a Pesquisa de Voluntariado 2021, mais de 57 milhões de brasileiros doam tempo, talento e energia para causas sociais — o equivalente a 34% da população com 16 anos ou mais. Esse movimento não é apenas sazonal; é comportamental. Estudo do Itaú Social e do Instituto Unibanco aponta que 71% dos brasileiros têm interesse em atuar como voluntários, embora nem sempre encontrem estruturas que facilitem essa participação.

Especialistas avaliam que essa transformação revela uma mudança cultural profunda: o voluntariado está deixando de ser um gesto pontual para se integrar à rotina, ao desenvolvimento humano e à identidade das pessoas. Fabrício Otoboni, psicólogo e docente na Wyden, reforça que essa mudança tem raízes profundas. “O voluntariado está diretamente ligado ao nosso desenvolvimento socioemocional. Ele amplia a percepção de pertencimento, fortalece a empatia e cria uma compreensão mais madura sobre o papel de cada indivíduo na sociedade”, afirma.

Segundo ele, essa prática fortalece vínculos comunitários, estimula o senso de responsabilidade coletiva e acompanha a profissionalização crescente do terceiro setor, com voluntários atuando em papéis técnicos, de governança e em conselhos, fatores que ampliam a qualidade e a sustentabilidade das organizações sociais.

É nesse contexto que o programa de voluntariado Mobiliza se destaca ao longo de 2025 com ações em parceria com Estácio, Ibmec, Wyden e IDOMED. O programa conecta colaboradores, docentes e estudantes a ações contínuas nas áreas de Educação, Desenvolvimento Social, Saúde e Meio Ambiente, estimulando uma participação ativa que vai além das campanhas tradicionais de fim de ano. Somente entre janeiro e outubro, o Mobiliza mobilizou pelo menos 84 voluntários, que somaram 145 horas de trabalho voluntário, beneficiando diretamente 877 crianças e adolescentes e 23 educadores, por meio de iniciativas estruturadas e ações independentes realizadas em diferentes regiões do país.

Entre os destaques do ano está a Campanha Volta às Aulas 2025, que mobilizou colaboradores em três frentes: arrecadação de materiais escolares, montagem de kits e revitalização de espaços educacionais no Solar Meninos de Luz. A iniciativa arrecadou 1.325 itens escolares, além de R$ 1.583,40 em doações, resultando na entrega de 125 kits escolares individuais, três kits de uso coletivo, cinco laptops doados e na revitalização de cinco ambientes utilizados para atividades pedagógicas e recreativas. Ao todo, 430 crianças e adolescentes foram beneficiados ao retornarem para uma escola mais colorida, acolhedora e equipada.

“Quando o voluntariado deixa de ser um gesto pontual e passa a integrar a identidade das pessoas e das organizações, o impacto se multiplica. Não se trata apenas de ajudar, trata-se de construir vínculos, fortalecer comunidades e desenvolver competências humanas essenciais para o século 21. O Brasil tem mostrado uma energia única nesse movimento, e iniciativas estruturadas, como as que vemos na Yduqs, revelam que estamos entrando em uma nova era do engajamento social”, comenta Fabrício Otoboni, psicólogo e docente na Wyden.


Já na Yduqs, por exemplo, o voluntariado ocupa um papel central na cultura organizacional, fortalecendo o engajamento e estimulando a participação ativa em causas que geram impacto positivo. A vivência em campo, diretamente com comunidades e instituições parceiras, reforça o compromisso do grupo com equidade, inclusão e desenvolvimento humano.

Para Joice Portella, diretora de ESG, Parcerias, Carreiras da Yduqs, “o voluntariado é uma poderosa ferramenta para nos ajudar a conectar nossas pessoas com a sociedade em que estamos inseridos. Viver essa ação permite ao colaborador experimentar, na prática, a transformação que viabilizamos todos os dias. Queremos ampliar cada vez mais o número de voluntários da companhia em todo o nosso território.”

Projeto 'Alepe Antirracista' vence prêmio nacional da Unale


A Assembleia Legislativa de Pernambuco venceu a premiação promovida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) com o programa Alepe Antirracista. A Casa de Joaquim Nabuco conquistou a 6ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã na categoria Projetos Especiais. O anúncio dos vencedores ocorreu nesta sexta (5), durante a 28ª Conferência Nacional da Unale, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Quase 50 projetos foram inscritos nas quatro categorias do prêmio, que reconhece as iniciativas mais relevantes nos segmentos Atendimento ao Cidadão, Gestão, Projetos Especiais e Reportagem Legislativa. O objetivo é incentivar e dar visibilidade às ações que podem inspirar as casas legislativas do país a realizar projetos inovadores.

Durante a conferência da Unale, o superintendente Geral da Alepe, Aldemar Santos, destacou o  compromisso permanente do Legislativo pernambucano com a promoção da igualdade racial. “A Alepe foi a primeira assembleia do país a desenvolver uma política antirracista. 

É uma causa nobre que exige a atenção dos legisladores de todo o país, para que possam se inspirar e também propor iniciativas similares nas casas legislativas em que atuam”, destacou. 

Reconhecimento

O deputado Diogo Moraes (PSDB), secretário da Unale em Pernambuco, disse que o projeto é um orgulho para o estado, que foi o pioneiro na sistematização de uma política destinada ao tema. “O Alepe Antirracista nos orgulha muito e conquistou a admiração de todos os participantes da Conferência da Unale. É uma iniciativa que, em pouco tempo de existência, já ganhou uma robustez capaz de se consolidar em Pernambuco e ultrapassar as dimensões estaduais para ganhar reconhecimento nacional”, ressaltou. 

Presente na cerimônia de entrega do prêmio, o deputado João Paulo Costa (PCdoB) enfatizou o compromisso do parlamento pernambucano com o combate ao racismo.

“É muito bom o reconhecimento que a Alepe recebeu pelas ações que empreendeu no combate ao racismo. São iniciativas que, de fato, merecem ser valorizadas e estamos muito felizes com essa vitória e em voltar para a casa com esse troféu”, comemorou.
Os vencedores foram escolhidos com base nas notas atribuídas por uma comissão avaliadora e pelo voto popular durante o evento. A chefe do Departamento de Projetos Sociais da Assembleia, Cristiane Alves, coordenou a campanha de votações para o Alepe Antirracista durante a Conferência.  

“A premiação tem uma importância social muito grande, pois reconhece e valida o trabalho incansável dos servidores das assembleias legislativas na construção de projetos que, com certeza, transformam realidades”, afirmou. 

Alepe Antirracista

O projeto 'Alepe Antirracista' nasceu em 2023 com o objetivo de dar uma resposta concreta contra a discriminação racial. A Casa de Joaquim Nabuco se tornou pioneira entre as assembleias legislativas na criação de uma política institucional permanente voltada ao enfrentamento do racismo.  

Em sua 3ª edição, neste ano, a Alepe promoveu no mês de novembro um conjunto de ações, debates e palestras voltadas ao tema, em evento intitulado Jornada Antirracista. Dentre outras iniciativas, a Alepe criou uma ouvidoria específica para apurar denúncias de violação dos direitos da população negra. Também dispõe de uma Frente Parlamentar de Combate ao Racismo e, recentemente, aprovou legislação que estabelece cotas raciais em concursos públicos estaduais (Lei n° 19.050/2025).

Ao fim da Jornada, a Alepe contemplou com a Medalha Antirracista Marta Almeida - Classe Ouro - personalidades e instituições que se destacaram na luta pela igualdade racial e na defesa dos direitos da população negra. 

Vencedores 

Os projetos ganhadores do Prêmio “Assembleia Cidadã” da Unale foram CCJ Cidadão, da Assembleia Legislativa de Rondônia (categoria Atendimento ao Cidadão); Legis Vídeos, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte  (categoria Gestão); Alepe Antirracista, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (categoria Projetos Especiais); Documentário Sociedade Singular, da Assembleia Legislativa da Paraíba (categoria Reportagem Legislativa).

LBV mobiliza doações para entregar mais de 40 mil cestas de alimentos neste Natal

Semana do Dia Doar: quando a Solidariedade se transforma em alimento para milhares de famílias

A edição 2025 do Dia de Doar ocorre do dia  2 à 6 de dezembro. O movimento visa mobilizar, incentivar e fortalecer atos de generosidade engajando pessoas físicas, empresas e organizações no mundo todo. No Brasil, essa iniciativa tem ganhado força e vem fortalecer a cultura da doação, com o objetivo de tornar o país mais solidário e generoso.

A Legião da Boa Vontade também participa deste movimento por meio de sua campanha de mobilização social Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia! visando arrecadar alimentos não perecíveis para compor as mais de 40 mil cestas que serão entregues a famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social em mais de 200 municípios do país. O objetivo é proporcionar um Natal digno e sem fome a milhares de famílias atendidas nos serviços e programas socioeducacionais da LBV e também as assistidas por organizações beneficiadas pela Entidade.

O alimento mata a fome. O cuidado alimenta a vida!
Acesse: lbv.org e doe quantas cestas puder.

Faça uma doação via PIX Solidário, pelo e-mail: natalpermanente@lbv.org.br

Leve sua doação na LBV mais próxima:

São mais de 80 unidades de atendimento da LBV espalhadas pelas cinco regiões brasileiras que estão engajadas nessa grande mobilização solidária para receber as doações de alimentos não perecíveis e neste ano também o seu lixo eletrônico pode ser revertido em cestas de alimento (separe equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos sem desuso e entregue na LBV). O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Recife/PE, está localizado na Rua dos Coelhos, 219 – Bairro Coelhos. O telefone para contato é (81) 3413-8601. As doações serão coletadas durante a semana de 01 à 06 de dezembro, das 08h às 17h.

Sobre o Dia de Doar

Trata-se de um movimento global que incentiva a generosidade e o espírito de Solidariedade. Celebrado na primeira terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), nos Estados Unidos, a iniciativa convida pessoas, empresas, organizações e comunidades a se unirem para apoiar causas e ações que promovam o bem-estar social. O movimento é conhecido internacionalmente como Giving Tuesday (“terça-feira da doação”) e nasceu em 2012 nos Estados Unidos e, desde então, se espalhou pelo mundo.

No Dia de Doar, as iniciativas podem envolver doações de recursos financeiros, tempo, serviços, alimentos ou itens essenciais, incentivando a participação ativa para fortalecer redes de apoio e inspirar mudanças positivas. 

A ideia central é mostrar que todos, independentemente da capacidade de doar, podem fazer parte da construção de um mundo mais solidário. No Brasil, a mobilização é organizada e liderada pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e faz parte faz da rede do Movimento por uma Cultura de Doação. Na data, milhares de ONGs, associações comunitárias, voluntários, empresas, mídia, influenciadores atuam para fortalecer a cultura da doação, destacando a importância de apoiar causas de suas comunidades.

Em Igarassu, projeto Colo de Mainha marca presença na Feira de Empreendedorismo e Negócios

Na quarta edição da Feira de Empreendedorismo e Negócios de Igarassu (FENIG), que começa nesta sexta-feira (5) e traz como foco a inclusão e a inovação, o projeto Colo de Mainha ganha destaque na programação.

O projeto promete emocionar o público na abertura, com o Desfile Moda de Mainha, que celebra gestantes e mães com bebês de colo, promovendo o empoderamento e o acolhimento dessas mulheres.

Tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição em João Alfredo atrai milhares de pessoas

Localizado a 88 km da capital pernambucana, Recife, João Alfredo também tem recebido milhares de fiéis e devotos da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição. Desde a última sexta-feira, dia 28 de novembro, religiosos de todo o estado acompanham a programação, que conta com novenário e missas solenes, sempre na Igreja Matriz, localizada no centro da cidade.

O município é um dos que mais têm padres filhos da terra na região. Durante as festividades, a imagem da padroeira segue em peregrinação pelas comunidades. Nesta quarta-feira, a programação começa na comunidade Nossa Senhora das Dores e segue até o próximo dia 8 de dezembro.

Na programação religiosa, no dia 6 de dezembro, haverá um momento de reencontro chamado de “Noite dos Filhos Ausentes”, no qual pessoas que são filhos da terra, mas residem em outras cidades, retornam ao município para celebrar a padroeira Nossa Senhora da Conceição.

Segundo a organização da festa, no dia 7 de dezembro será celebrada a noite dos motoristas, agricultores e cavaleiros, com a procissão dos motoristas e Missa Solene. “Estamos com grande expectativa para o dia 7 de dezembro, que será o último dia da novena, da procissão dos motoristas e da arrematação”, comentou Felipe Emanuel, coordenador da Pascom de João Alfredo.

No último dia da festa, 8 de dezembro, Dia da Padroeira, as comemorações começam logo cedo, com Missa Solene às 6h, seguida de outra celebração às 9h. A programação religiosa termina à tarde, a partir das 15h, com Missa Solene e procissão com andor da Santa.

De acordo com Felipe Emanuel, coordenador da Pascom de João Alfredo, a juventude está bastante engajada na Festa de Nossa Senhora da Conceição. “A juventude está muito participativa, na decoração das bandeiras e nas vendas das camisas. Temos um grupo jovem responsável pela ornamentação. No dia 6 de dezembro, também será a ‘Noite dos Jovens’”, ressaltou Felipe.

Agricultura Familiar

A Agricultura Familiar de João Alfredo é uma das principais fontes econômicas da região, com grande produção de grãos, como milho e feijão, hortaliças e outros tipos de verduras, com ampla circulação comercial dentro e fora do município. Também é grande produtora de frutas da época, como acerola, jaca, cajá, laranja, banana e pitaya, além de tubérculos como inhame, cará, macaxeira e batata-doce.

João Alfredo também se destaca por ter uma área de plantação de pitaya, ou Fruta-do-Conde, como é popularmente conhecida na região. Trata-se de um alimento exótico, nativo da América Central e do México, conhecido pela sua casca escamosa e pela polpa suculenta, que pode ser branca, vermelha ou amarela, sendo um dos produtos mais distribuídos para outras localidades.

Entre a fé e a identidade cultural: Orobó vive dias de devoção popular com a Festa de Nossa Senhora da Conceição

Tradição e religiosidade movimentam a economia local durante as celebrações

Em Orobó, a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição tem como tema: “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da Vida”. A programação reúne fé, devoção popular e grande participação dos fiéis. São aguardados devotos de cerca de 20 municípios circunvizinhos.

Serão dez dias de celebrações eucarísticas, com novena, alvoradas, descida da imagem, procissões pelas principais ruas da cidade, bênção do Santíssimo Sacramento e momentos culturais, como show religioso em frente à Igreja Matriz. O ponto alto acontece no dia 8 de dezembro, com a Solenidade da Imaculada Conceição.

Além do forte aspecto religioso, a festa movimenta a economia local, atrai romeiros de várias cidades do Agreste e da Paraíba e reforça a identidade cultural do povo de Orobó. “Estamos com a expectativa de mais de um milhão de fiéis durante os dez dias de festa. Estamos dando todo o apoio possível à festividade da paróquia”, destacou a diretora de Cultura de Orobó, Vitoria Duarte.

Orobó é rico na área de artesanato e é conhecido nacionalmente como “A Terra do Frivolité”, que é um encanto na ponta dos dedos: um tipo de renda tecida manualmente com o auxílio de uma naveta, instrumento talhado em madeira. A arte foi criada pelos franceses no século XIX. Atualmente, mulheres do município trabalham na confecção de produtos com incentivo da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social. Nesta época do ano, as vendas do produto triplicam.


Religiosidade

No Agreste Setentrional de Pernambuco, o município está entre as localidades que possuem mais católicos e abriga uma das paróquias mais centenárias da região. O que chama a atenção dos fiéis e visitantes é a imagem de Nossa Senhora instalada na calçada da paróquia.

Um grande diferencial da religiosidade de Orobó é a quantidade de padres nascidos no município: são 17 padres filhos da terra, entre eles quatro bispos.

Agricultura fortalecida

Neste período do ano, Orobó recebe milhares de turistas e visitantes, o que fortalece a economia local e impulsiona a agricultura. Atualmente, os alimentos mais cultivados na região são as frutas cítricas, como laranja e limão, além das hortaliças, que são comercializadas nas feiras da cidade, nas comunidades e nos espaços agroecológicos.

Natal

Desde o último dia 29 de novembro, Orobó já vive a magia do Natal. A Praça Coronel Abílio de Souza Barbosa está toda decorada com os enfeites que representam essa época do ano. Na ocasião, também foi inaugurado o pórtico do município.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Governadora Raquel Lyra autoriza pacote de obras de encostas em Jaboatão dos Guararapes com investimento superior a R$ 13 milhões

As obras vão beneficiar mais de 5 mil pessoas em quatro localidades consideradas como de “Alto” e “Muito Alto” risco

Com foco na proteção da população que mora em área de risco de deslizamento de barreiras, a governadora Raquel Lyra autorizou, nesta quinta-feira (4), o início de um pacote de obras de contenção de encostas em quatro localidades de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, reafirmando o compromisso do Governo de Pernambuco com a segurança das comunidades mais vulneráveis. Ao todo, mais de R$ 13,4 milhões serão investidos, por meio de recursos do governo federal com contrapartida da gestão estadual.

“Desde que chegamos ao Governo de Pernambuco, realizamos um mapeamento completo das áreas de risco e priorizamos as mais críticas. A partir disso, desenvolvemos os projetos necessários e garantimos os recursos para executar intervenções estruturadoras. Os investimentos que estamos anunciando hoje, em parceria com o PAC, representam o maior aporte da história para obras de encostas em Jaboatão dos Guararapes. São ações que vão beneficiar famílias, trazendo segurança, tranquilidade e prevenindo tragédias como as que marcaram Monte Verde em 2022”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

As obras abrangem 7.120,61 metros quadrados e incluem técnicas de contenção como solo grampeado, muro em pedra argamassada, tela argamassada, reforço superficial dos maciços e execução de sistemas de drenagem adequados, contemplando também medidas de proteção vegetal e controle de erosão.

O secretário executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Francisco Sena, detalhou os investimentos realizados. “Serão mais de 5 mil pessoas beneficiadas aqui no município. Essas quatro localidades representam a segunda grande obra de encosta que a gente faz aqui em Jaboatão. A gente fez Jardim Monte Verde, a obra está com mais de 90% de execução, e agora a gente vai para esta, iniciando e terminando até meados do ano que vem”, explicou o executivo.


O principal critério para a seleção das quatro áreas contempladas foi o fato de estarem localizadas em setores classificados com graus de risco “Alto” e “Muito Alto”. São locais que registram histórico de instabilidade dos taludes e alta suscetibilidade a deslizamentos durante períodos de chuvas intensas. De acordo com o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, os investimentos realizados pelo Governo de Pernambuco têm garantido avanços importantes para o município. “A nossa cidade tem sido muito bem atendida pelo Estado. São ações como o Mães de Pernambuco, as creches, as cozinhas comunitárias e as obras estruturadoras em Jardim Monte Verde. Como prefeito, o meu sentimento é de gratidão”, afirmou o gestor municipal.

Representando os moradores que serão beneficiados, Sândalo Mário, de 51 anos, residente do bairro Engenho Velho, falou sobre a importância das obras para a população. "Só quem mora em área de risco sabe o que é uma noite mal dormida, esperando que o dia clareie para poder conseguir dormir. Essa é uma obra que vai beneficiar famílias, evitar tragédias, evitar que famílias percam sua vida, como já aconteceu lá no Monte Verde e como a gente já viu acontecer em outras localidades”, comentou o morador.

Presente na cerimônia, o deputado estadual Joel da Harpa destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado. “Esses anúncios são extremamente importantes para que a gente tenha uma cidade ainda melhor para a população”, afirmou. Já o também deputado estadual Nino de Enoque ressaltou que as obras vão trazer desenvolvimento para o município. “É um investimento que há mais de 25 anos era desejado”, frisou.

MAIS AÇÕES – Ainda na ocasião, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, assinou, ao lado da governadora Raquel Lyra, autorização para abertura de processo licitatório com o objetivo de contratação de serviços estruturais em mais 12 encostas, somando R$ 36 milhões em investimento.

Estiveram presentes no evento os secretários estaduais Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha); André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); Pedro Ribeiro (executivo de Periferias), além da vice-prefeita de Jaboatão dos Guararapes, Irmã Babate, vereadores e lideranças locais.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom