segunda-feira, 14 de maio de 2018

Socioeducandos do Case Jaboatão iniciam curso de eletricista na UFPE

Turma de 20 jovens é mais um fruto de parceria exitosa entre a Funase e a universidade


Imagem: Divulgação/Funase

Teve início a segunda turma do curso de Eletricista para jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Jaboatão. A atividade, realizada em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está beneficiando 20 socioeducandos. Nas aulas, eles aprendem conceitos teóricos e práticos que os capacitam a realizar pequenos serviços de instalação e reparos em instalações elétricas residenciais.

O curso tem duração de 30 horas. Os socioeducandos têm a oportunidade de entrar em contato com equipamentos e ferramentas específicas para a prática correta do ofício, como paquímetros, alicates de corte, chaves de fenda, multímetros e alicates de corrente, além de painéis para treinamento e simulação de instalações elétricas residenciais construídos na própria UFPE.

Durante os encontros, discussões sobre situações cotidianas também são provocadas a fim de preparar os alunos para o mercado de trabalho, capacitando-os para serem microempreendedores. Participaram da aula inaugural os professores da UFPE André Marques, Frederico Nunes e Flávio Miranda.

Para o professor André Marques, a atividade é importante por permitir que os dois lados troquem experiências. “É relevante tanto do lado da socioeducação, com eles vindo para um ambiente de universidade e ampliando os horizontes para novas oportunidades, quanto para o corpo acadêmico, que conhece e entende a realidade deles”, pontua.

O coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando Albuquerque, lembra que o curso foi bem avaliado pela primeira turma de socioeducandos e mantém a expectativa de consolidar uma parceria ainda maior com a UFPE. “A boa avaliação que os meninos fizeram sobre o curso foi fundamental para repetirmos a dose. Temos muito a agradecer aos professores da UFPE por terem aberto essa porta, e acreditamos que é só uma questão de tempo para ela ficar mais larga”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário