sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Saiu o edital do Grupamento de Bombeiro Civil Nemesio de Freitas em Nazaré da Mata-PE!

O Edital do grupamento contempla 04 vagas para bombeiros civil já formados, e com às documentações em dia.
O processo seletivo será feito em três etapas: prova teórica e prática e entrevista todas com caráter eliminatório. Às inscrições deu início nesta sexta-feira até o próximo dia 12 de agosto, no prédio do CIC na Rua CONS João Alfredo, 93 - Centro - Nazaré. Os aprovados serão convocados no dia 29 de agosto e já inicia no dia 31 de agosto na base em Nazaré da Mata-PE.




EDITAL nº 01 – 2019/2020




1.    DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES                                                                                          

      O Processo Seletivo destina-se à contratação para Bombeiro Profissional Civil e Socorrista de até 04 (Quatro) Bombeiros Civil Socorrista, para atuar nos meses de Agosto de 2019 a Janeiro de 2020, podendo este período ser prorrogado ou reduzido de acordo com as necessidades do GBCNF;

Os candidatos selecionados serão contratados sob o regime de Contratos de Prestação de Serviços com duração de 06 meses.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá atender os seguintes requisitos: Ser Brasileiro; ter no mínimo 18 anos e no máximo 55 anos de idade, no momento da inscrição; não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade; ter concluído o ensino fundamental; estar quite com as obrigações eleitorais; estar regularizado com as obrigações do serviço militar obrigatório;
O processo seletivo será composto por exame de saúde física e mental, exame de aptidão física e capacitação técnica. As avaliações serão aplicadas em locais, datas e horários a serem divulgados oportunamente.



2.    DA DIVULGAÇÃO                                                                                                                          

      A divulgação oficial das informações sobre o Processo de Seleção dar-se-á através da publicação de Editais ou Avisos na CIC (Centro Integrado de Cursos), ficando à disposição dos candidatos.


EndereçoR. Conselheiro João Alfredo, 93 - Centro, Nazaré da Mata - PE, 55800-000
Telefone(81) 3633.1990 / 973246215 / 992513110


3.  DAS VAGAS                                                                                                                                     


      04 (Quatro) vagas;

      As vagas obedecerão à seguinte distribuição:

HABILIDADE
VAGAS
Bombeiro Civil Socorrista
04



4   DAS INSCRIÇÕES                                                                                                                           

      A inscrição do candidato implicará o conhecimento e aceitação das condições estabelecidas neste Edital e alterações que venham a ser publicadas, das quais não poderá alegar desconhecimento;

      As inscrições para o processo seletivo serão realizadas no período entre os dias 02 ao dia 12 de agosto.


      São requisitos para a inscrição:

             Ser brasileiro
             Ter no mínimo 18 anos e no máximo 55 anos de idade, no momento da inscrição;
             Não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade;
             Ter concluído o ensino fundamental;
             Estar quite com as obrigações eleitorais;
             Estar regularizado com as obrigações do serviço militar obrigatório;


5.  DOS PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO                                                                           

      O local para as inscrições serão realizadas no prédio do CIC (Centro Integrado de Cursos) Nazaré da Mata, até o dia 12 de agosto.

      O candidato deverá comparecer no CIC e preencher corretamente a ficha de inscrição, na qual prestará todas as informações solicitadas, expressando sua concordância com as condições da seleção e com as que vierem a se estabelecer, sob as penas da lei;

      A ficha de inscrição deverá ser impressa pelo candidato e mantida em seu poder para fins de comprovação quando necessário.


6.  DAS FASES DO PROCESSO SELETIVO                                                                                     

      O Processo Seletivo constará de três Fases: 1ª Fase – Habilitação Específica (Entrevista), 2ª Fase – Habilitação Específica (Exame de Aptidão Física) e 3ª FASE – Capacitação Técnica:

      FASE - HABILITAÇÃO ESPECÍFICA - Entrevista – a ser realizada por todos os candidatos inscritos;

                 Entrevista, de caráter eliminatório, conforme Anexo “A”;

      FASE - HABILITAÇÃO ESPECÍFICA - Exame de Aptidão Física

      Exame de Aptidão Física, de caráter classificatório e eliminatório, composto de 02 (duas) etapas, conforme Anexo “B”;

      Terá caráter classificatório e eliminatório o exercício descrito no item 3.2 do Anexo B, sendo os demais apenas de caráter eliminatório.

      FASE CAPACITAÇÃO TÉCNICA

      CAPACITAÇÃO TÉCNICA – Para esta Fase, de caráter eliminatório e classificatório, serão convocados os candidatos aprovados na 1ª Fase e 2ª Fase, conforme classificação no exame de aptidão física da segunda etapa, os quais realizarão a Capacitação Técnica de BCS.
       
      As provas serão realizadas nos locais, datas e horários, de acordo com o cronograma a ser divulgado através de avisos e convocações, conforme item 02 do presente Edital.

      1ª e 2ª FASES – HABILITAÇÃO ESPECÍFICA - Entrevista e Exames de Aptidão Física:

      É de responsabilidade exclusiva do candidato à identificação correta de seu local de exame e o comparecimento no horário determinado, devendo apresentar-se com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos em todas as fases;

      O candidato que não apresentar documento de identificação oficial, original, com foto na forma definida no item anterior deste Edital, não poderá realizar as provas e será automaticamente eliminado da seleção, salvo na hipótese do item 6.2.1.3;


      Identificação especial: caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identificação original, com foto, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá:

      Apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial com data de expedição de, no máximo, 15 (quinze) dias anteriores à data da realização das provas. Não serão aceitos boletins de ocorrência registrados eletronicamente;

      Preencher formulário de identificação especial, compreendendo coleta de dados e de assinaturas;

      Poderão ser solicitados pela Comissão de Recrutamento e Seleção outros documentos para verificação da identidade do candidato;

      Permitir ser fotografado pela equipe responsável local, utilizando-se da foto somente para fins de identificação nesse Processo Seletivo;

      FASE CAPACITAÇÃO TÉCNICA

      Os candidatos convocados para esta Fase, conforme classificação na 2ª Fase, deverão, na data de apresentação, entregar toda documentação prevista no item 7 deste Edital;


      O período e local de realização da Capacitação Técnica será definido conforme cronograma a ser divulgado pela CIC e BPC RESGATE;

      Será considerado aprovado nesta fase o candidato que obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero) na Capacitação (BPCS);


      Os candidatos aprovados na 3ª Fase serão convocados para o processo de contratação, de acordo com a ordem de classificação e dentro das vagas disponibilizadas.


7.  DA CONTRATAÇÃO                                                                                                                       

      Documentos necessários à contratação:

      Certidão de Nascimento ou Casamento (original) e 01 (uma) cópia reprográfica (não precisa ser autenticada);

      Certificado de conclusão do ensino fundamental (antigo 1º Grau) e respectivo histórico (original) e 01 (uma) cópia reprográfica (não precisa ser autenticada);

      CPF (original) e 01 (uma) cópia reprográfica (não precisa ser autenticada);

      Carteira de Identidade – RG (original) e 01 (uma) cópia reprográfica (não precisa ser autenticada);



      Título de Eleitor (original) e 01 (uma) cópia reprográfica (não precisa ser autenticada);

      Prova de quitação das obrigações eleitorais ou Certidão Eleitoral, emitida através do site: www.tre-rs.jus.br;

      Certificado de Alistamento Militar ou Certificado Militar - 1ª e 2ª Categorias, CDI para praças ou Certificado de Situação Militar se Oficial R2 (original), e 01 (uma) cópia reprográfica (não precisa ser autenticada);

      Alvará de Folha Corrida do Poder Judiciário www.tjrs.jus.br;

      Alvará de Folha Corrida da Polícia Federal;


      Vencidas todas as fases do Certame e conhecidos os candidatos aprovados no Processo Seletivo, considerando-se o número de vagas disponibilizadas em Edital de Convocação, serão aqueles convocados por ordem de classificação geral .
       
      Os candidatos aprovados na 3ª Fase – (BPCS) serão contratados para o preenchimento das vagas disponibilizadas neste Edital, observando-se a classificação obtida na Capacitação Técnica, desde que atendidos os requisitos previstos no item 7.1 deste Edital;

      Em caso de empate, o critério de desempate dar-se-á através da seguinte forma:

      1º critério – Maior número de participações nas provas;

      2º critério – Maior Escolaridade;

      3º critério – Maior Idade;

      Os candidatos aprovados no Processo Seletivo serão contratados para atuar nos meses de Agosto de 2019 a janeiro de 2020, podendo o respectivo período ser prorrogado ou reduzido, conforme a necessidade da Administração;

      Os candidatos contratados desempenharão suas atividades no seguintes município de Nazaré da Mata, os quais poderão ser reduzidos ou acrescidos, a critério da Administração, conforme as necessidades da atividade e da quantidade de efetivo selecionado para contratação, conforme suas habilidades:




8.  DO DESLIGAMENTO                                                                                                                      

      O GBCMF será desligado nas hipóteses previstas na Instrução Técnica, que regulamenta o processo seletivo, as normas gerais de contratação e emprego dos BCS, bem como estabelece o padrão de comportamento profissional, a conduta disciplinar e os procedimentos de desligamento.


9.  DO RECURSO                                                                                                                                  

      Não serão analisados os recursos formulados fora do prazo ou que não contenham os elementos indicados no item 9.2 deste Edital. Quando enviados via SEDEX, será considerada para a computação do prazo a data de postagem do recurso no Correio, que deverá ser igual à do prazo estabelecido para os recursos.


10.  DAS PRESCRIÇÕES DIVERSAS                                                                                                 

      Os dados para o preenchimento da ficha de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato;

      As CONVOCAÇÕES para as FASES e ETAPAS e seus respectivos RESULTADOS serão divulgados conforme item 02 (dois) deste Edital, bem como através de Avisos, se necessário;

      O candidato deverá comparecer aos locais, datas e horários designados, munido do documento de Identificação original, válido e com foto, com no mínimo 30 (trinta) minutos de antecedência, devendo assinar a lista de presença, sendo que a ausência de assinatura caracteriza o seu não comparecimento;

      O candidato que faltar ou chegar atrasado, em quaisquer das etapas do Processo Seletivo, independentemente do motivo, será automaticamente eliminado da Seleção. Não será aceito qualquer tipo de atestado que impeça a realização, por parte do candidato, de qualquer fase do Processo, podendo o candidato interpor recurso desta decisão;

      O candidato que desrespeitar os integrantes das comissões de aplicação de provas e exames ou durante estas se portar de modo inconveniente, será eliminado do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais e cíveis;


      Os casos não previstos neste Edital serão analisados e decididos pela Comissão de Recrutamento e Seleção no que lhe couber, bem como pelas bancas de avaliação em sua área de atuação;



      O processo seletivo tem validade certa e determinada, exaurindo seus efeitos após o término dos contratos temporários dele decorrentes.


Nazaré da Mata, PE, 29 de Julho de 2019.































ANEXO “A”.


1ª FASE – HABILITAÇÃO ESPECÍFICA


(1ª Etapa – Exame de Saúde)


O Exame de Saúde tem caráter eliminatório e será realizado por CIC e BPC RESGATE que avaliará os candidatos quanto ao seu estado clínico geral e de sanidade mental;

 Utilizará o Código Internacional de Doenças (CID-10) para a identificação das patologias encontradas;

1. A inspeção de saúde avaliará os candidatos conforme segue:

        Avaliação acerca de:

             Peso;

      Altura;

             Pressão Arterial;

             Frequência Cardíaca;

             Exame Clínico.

      No momento da realização do Exame de Saúde, o candidato deverá apresentar o seguinte exame, que será realizado sob as suas expensas e será de caráter eliminatório:

      As candidatas do sexo feminino, além do exame acima, deverão apresentar o Exame HCG por RIE, com o resultado negativo e com validade de até 15 (quinze) dias antes da realização do Exame de Saúde;

      Deverá ser apresentado atestado médico de cardiologista, com a devida inscrição no CRM para a especialidade, conforme disposto no “Anexo C”;



      Os pareceres da Especial serão resumidos sob as seguintes formas: APTO, INAPTO ou AUSENTE;

      Serão causas de inaptidão as alterações significativas quanto ao estado clínico ou dentário;

      Serão causas de inaptidão na avaliação médica:

      Altura inferior a 1,60 m para mulheres e 1,65 m para homens;

      Qualquer doença, afecção ou síndrome que seja motivo ou causa de incapacidade ou invalidez para o serviço do GBCMF;

      Peso desproporcional à altura, com IMC (Índice de Massa Corporal) abaixo de 18,5 e acima de 29,9 conforme tabela abaixo. O Índice de Massa Corporal (IMC) será realizado pela fórmula: IMC = Kg/m² onde o peso, em quilogramas, é dividido pelo quadrado da altura, em metros. Somente serão aprovados os candidatos que se encontrarem nas situações de Saudável e Sobrepeso. Candidatos que apresentarem índices inferiores ou superiores ao estabelecido serão avaliados individualmente a critério da JPMSE, observando-se outros dados do exame clínico;


IMC Classificação
<18,5
Magreza
18,5 – 24,9
Saudável
25,0 – 29,9
Sobrepeso
30,0 – 34,9
Obesidade Grau l
35,0 – 39,9
Obesidade Grau ll
> 40,0
Obesidade Grau lll

      Inspeção Geral: Bócios, exoftalmia, anisocorias, alopecias patológicas. Estrabismo manifesto, leucoma corneano significativo (opacidade corneana). Desnutrição e hipovitaminoses. Icterícia. Ausência (congênita ou adquirida, total ou parcial) de dedos das mãos e/ou dos pés, deformidade e/ou cicatriz decorrente do uso de alargador de orelha ou acessório semelhante que impeça e/ou dificulte o exercício da função de Guarda-vidas ou mesmo a execução de qualquer exercício necessário para o aprimoramento físico. Ausência (congênita ou adquirida, total ou parcial) de qualquer parte do corpo humano que impeça ou dificulte o exercício da função de Guarda-vidas ou mesmo a execução de qualquer exercício necessário para o aprimoramento físico. Cicatrizes hipertróficas e quelóides, cicatrizes decorrentes de cirurgias neurológicas, abdominais, vasculares, cardíacas, torácicas, ortopédicas, urológicas, ginecológicas, cabeça e pescoço, cicatrizes decorrentes de acidentes/ferimentos/queimaduras, cicatrizes decorrentes de ferimentos por qualquer arma de fogo, armas brancas ou material explosivo que impeçam e/ou dificultem o exercício da função de Guarda-vidas ou mesmo a execução de qualquer exercício necessário para o aprimoramento físico. Celulites e/ou abscessos ativos em qualquer parte do corpo. Circulação colateral na região cefálica/cervical, no tórax, no abdome ou membros. Eczemas agudos ou crônicos. Erisipela, eritema nodoso. Insuficiência venosa crônica, varizes dos membros inferiores primárias e/ou secundárias, úlceras dos membros inferiores, síndrome pós- flebítica, úlceras de pressão. Linfangites, linfedemas, edemas idiopáticos dos membros, linfoceles. Hemangiomas ou malformações arteriovenosas que impeçam e/ou dificultem o exercício da função de Guarda-vidas ou mesmo a execução de qualquer exercício necessário para o aprimoramento físico;


      Deformidades, lesões, sequelas, tumores ou amputações do sistema musculoesquelético que sejam incapacitantes ou que venham a se tornar limitantes ao pleno exercício da atividade de Bombeiro Civil;

      Doenças cardiorrespiratórias que sejam incapacitantes ou que venham a se tornar limitantes ao pleno exercício da atividade de GBCNF. Doença hipertensiva (essencial ou secundária). Hipotensão. Alterações da ergometria sugestivas de isquemia miocárdica como: resposta isquêmica, arritmias complexas, resposta hipertensiva severa ou grave;

      Tatuagens que representam ideologias criminosas, ilegais, terroristas ou extremistas, contrárias às instituições democráticas ou que preguem a violência e a criminalidade, discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem, ideias ou atos libidinosos;

      Transtornos de desenvolvimento da cabeça e pescoço e alterações extraorais que resultem em comprometimento da função, fonação e estéticas;

      Transtornos de repercussão neurológica, que causem alterações que comprometam a forma, a função e/ou a estética;






ANEXO “B”


1ª FASE – HABILITAÇÃO ESPECÍFICA


(2ª Etapa – Exame de Aptidão Física)


1.            (Exame de caráter classificatório e eliminatório a cargo do Departamento de Ensino, pela CIC E BPC RESGATE, através da Comissão Permanente de Pesquisa e Avaliação Física) que avaliará as condições físicas do candidato, através dos seguintes exercícios e respectivos índices mínimos exigidos:

2.        PRIMEIRA PARTE:

      Para candidatos de ambos os sexos: 15 (quinze) apoios sobre o solo, 35 (trinta e cinco) abdominais em 60 (sessenta) segundos, e percorrer 2.050 (dois mil e cinquenta) metros em 12 (doze) minutos;

      O candidato terá como resultado APTO ou INAPTO, sendo a condição de inaptidão quando o candidato não alcançar quaisquer dos índices mínimos exigidos, sendo que, dentro de cada parte, dos exercícios, não necessariamente, serão realizados na ordem acima descrita.

3.        SEGUNDA PARTE:

      Para candidatos de ambos os sexos: Corrida de 50 (cinquenta) metros, em linha reta, em um tempo máximo de 15 (quinze) segundos;

      Para candidatos de ambos os sexos: Nadar 100 (cem) metros, ininterruptamente, sem tocar os pés no chão, sem equipamentos que favoreçam a flutuação e/ou o deslocamento em meio líquido (ex.:roupa de neoprene ou similar, lycra ou similar, nadadeira, toca, óculos, palmar) em um tempo máximo de 05’.00’’ (cinco) minutos, no estilo crawl ou similar, em águas de rio ou lagoa.

      Descrição dos exercícios:

             Exercício de Apoio sobre o solo para candidatos do sexo Masculino:

      Posição Inicial: em posição de quatro apoios (mãos e pés paralelos entre si); pés e pernas em pequeno afastamento lateral; palmas das mãos apoiadas no solo, com braços estendidos, suspendendo o corpo ereto e paralelo ao solo;

      Execução: ao sinal estipulado pela Comissão de Avaliação, o avaliado flexionará a articulação dos cotovelos, aproximando o corpo ao solo, estendendo novamente os braços e retornando à posição inicial;


      Correção do movimento: será considerado correto o movimento onde não haja contato do restante do corpo com o solo, e na posição em que o tronco permaneça estendido num alinhamento retilíneo, sem a saliência dos quadris para cima ou para baixo;

      Contagem: a contagem será validada e computada a cada vez que o candidato completar o movimento nos padrões acima citados retornando a posição inicial;

             Exercício de Apoio sobre o solo para candidatas do sexo Feminino:

      Posição inicial: em posição de quatro apoios (mãos e joelhos paralelos entre si); palmas das mãos apoiadas no solo, com braços estendidos, suspendendo o corpo ereto, musculatura dos glúteos e abdominais em contração isométrica, mantendo um alinhamento dos joelhos ao tronco;

      Execução: ao sinal estipulado pela Comissão de Avaliação, o avaliado flexionará a articulação dos cotovelos, aproximando o corpo ao solo, estendendo novamente os braços e retornando à posição inicial, não permitindo o relaxamento da musculatura dos glúteos e abdominais;

      Correção do movimento: será considerado correto o movimento onde não haja contato do restante do corpo com o solo, e na posição em que o tronco permaneça estendido num alinhamento retilíneo, sem a saliência dos quadris para cima ou para baixo;

      Contagem: a contagem será validada e computada a cada vez que o candidato completar o movimento nos padrões acima citados, retornando à posição inicial.

             Exercício Abdominal:

      Posição Inicial: deitado em decúbito dorsal, com os braços estendidos acima e no prolongamento do corpo, com pernas fechadas e flexionadas, apoiadas e fixadas;

      Execução: ao sinal estipulado pela Comissão de Avaliação, o avaliado flexionará as articulações do quadril e ombro simultaneamente, elevando o tronco em direção às pernas, passando os braços lateral e externamente pelas pernas, retornando à posição inicial;

      Correção do movimento:

      Quando na execução simultânea citada no item 3.4.3.2, os cotovelos atinjam o mesmo alinhamento lateral dos joelhos, posicionados na mesma altura, com os braços em posição paralela ao chão;

      Quando os movimentos de flexão (quadril e ombro) sejam simultâneos;

      Quando do retorno à posição inicial em cada execução o tronco retome a amplitude máxima no prolongamento do solo;

      Quando não haja o auxílio das mãos no movimento das pernas;

      Contagem: a contagem será validada e computada a cada vez que o candidato completar o movimento nos padrões acima citados, retornando à posição inicial.

      Para ser considerado, APTO, os candidatos deverão realizar, no mínimo, 30 (trinta e cinco) abdominais em 60 segundos;


             Exercício de Corrida (Resistência de longa duração)


      O avaliado, partindo da inércia, ao sinal estipulado pela Comissão de Avaliação, iniciará o deslocamento (preferencialmente em forma de corrida), devendo mantê-lo em sentido (direção) único durante os 12 (doze) próximos minutos, cronometrados pela Banca Avaliadora;

      Ao final dos 12 (doze) minutos, mediante sinal convencionado pela Comissão de Avaliação, o avaliado deverá parar no local onde se encontrar, podendo permanecer em movimento ou caminhada de forma perpendicular à pista, aguardando a tomada da distância pelo avaliador e posterior liberação da posição. A distância mínima a ser percorrida em 12 minutos é de
2.050 metros para todos os candidatos.

         CRITÉRIO DE INAPTIDÃO:

      O candidato que não realizar o respectivo índice mínimo em qualquer dos exercícios acima descritos será considerado inapto no Exame de Aptidão Física e eliminado do Processo Seletivo;

      Para a realização do Exame de Aptidão Física, o candidato deverá apresentar-se no local, data e horário que lhe forem designados, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos (2ª Etapa – Primeira Parte) trajando calção e/ou abrigo, camiseta, tênis e com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos (2ª Etapa – Segunda Parte), trajando calção e/ou abrigo, camiseta, tênis, e trajes de banho (sunga de banho para o masculino e maio ou sunquini para o feminino), conforme o tipo de prova a ser realizada.









Periodo de Inscrição

02 até o dia 12 de Agosto
Taxa de Inscrição
R$: 30,00 (Trinta Reais)

Data Para Realização dos Exames
1ª Fase   17/08/2019
2ª Fase    18/08/2019
3ª Fase    18/08/2019
Publicação dos Aprovados
20/08/2019
Data para entrega dos Documentos
22 até o dia 25
Data para Convocação dos aprovados
27/08/2019




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