domingo, 29 de dezembro de 2019

Papa pede que famílias recolham celulares e conversem nas refeições

Pontífice fez pedido em última oração do Angelus de 2019

REUTERS/Remo Casilli

As famílias devem retomar a comunicação dentro do lar, recolhendo o celular durante as refeições, disse hoje (29), no Vaticano, o Papa Francisco. Ele fez o pedido durante a última oração do Angelus de 2019.
O pontífice convocou os fiéis a melhorar a comunicação dentro de casa. Ele sugeriu que a família moderna siga o exemplo dos personagens bíblicos Jesus, Maria e José, que se ajudavam mutuamente.
“Você, em tua família, sabe se comunicar, ou é como aqueles jovens na mesa, cada um com o telefone celular, [que] estão [trocando mensagens] em chats? Naquela mesa parece um silêncio, como se estivessem na missa, mas não se comunicam. Devemos retomar a comunicação em família: os pais, os pais com os filhos, com os avós, mas comunicar-se, com os irmãos, entre eles. Essa é uma tarefa a ser feita hoje, precisamente no dia da Sagrada Família”, conclamou.
No primeiro domingo após o Natal, a Igreja Católica celebra a festa da Sagrada Família. Ao discursar na sacada da Basílica de São Pedro, o papa pediu que os cristãos sigam o modelo da família de Jesus.
“Que a Sagrada Família possa ser modelo para nossas famílias, para que pais e filhos se apoiem mutuamente na adesão ao Evangelho, fundamento da santidade da família”, acrescentou.
Em 2017, o papa havia criticado o uso de celulares durante a missa. Na ocasião, ele disse sentir-se triste quando fiéis e até bispos levantam o aparelho para fotografarem durante as celebrações religiosas.
 
Com informações da Rádio Vaticano
Por Agência Brasil*
Edição: Kleber Sampaio

sábado, 28 de dezembro de 2019

Documentário conta a história das mulheres de Pernambuco na 6ª Marcha das Margaridas




A pré-estreia do vídeo “Margaridas de Pernambuco em Marcha”, no auditório da sede social da Fetape, na noite desta segunda-feira (16), em Carpina (PE), foi um momento de emoção, amor e reconhecimento da mulher na luta por direitos e em defesa da equidade de gênero. A exibição do documentário contou com a participação de mais de 100 educadoras e educadores populares da Enfoc-PE, direção da Fetape, assessorias e entidades parceiras. As três personagens que dão vida aos filmes (Arlinda, Vanessa e Cícera) também marcaram presença.



De acordo com a diretora de Política para as Mulheres da Fetape, Adriana do Nascimento, o filme mostra os processos de organização das mulheres e relata, a partir de personagens reais, a trajetória de três mulheres do movimento sindical que se doaram na construção da 6ª Marcha das Margaridas. Esse filme é um instrumento audiovisual onde podemos abordar temas de suma importância como o feminismo, agroecologia, participação política, organização, e tantos outros que são importantes para o nosso movimento e para toda sociedade”, destacou.

A diretora do filme, Shaynna Pidori, mandou uma mensagem em vídeo agradecendo a oportunidade de contar a história das margaridas de Pernambuco e desejou que o vídeo possa contribuir na luta das mulheres diante da atual conjuntura. Ela tem se dedicado a documentar a história de lideranças femininas do Nordeste. Entre suas produções está o documentário Terra de Nazaré, que conta a história de Nazaré Flor, referência na luta pela terra no Ceará.

O curta metragem (26 min) mostra a trajetória das mulheres de Pernambuco na preparação da 6º Marcha das Margaridas com foco na experiência inédita no 1º curso de formação política de mulheres de Pernambuco pela Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc). Também foram produzidos 3 vídeos menores que contam a história de cada uma das personagens. O lançamento oficial da série ocorrerá em 2020 nas redes sociais da Fetape e também nos polos de atuação da Federação.

Relatos das personagens:

“Isso foi um desafio pra mim que me ajuda a crescer como ser humano, como jovem, como mulher, como defensora que eu acabei me descobrindo, defensora do meu povo, dos agricultores. Defensora das minhas margaridas porque eu não posso permitir que elas sofram, porque quando elas são agredidas, também estão me agredindo”, Vanessa Alves liderança jovem que foi a marcha das margaridas pela primeira vez.

“Eu percorria os municípios inteiros levando as mulheres junto com Vanete Almeida para o sindicato porque elas não participavam do movimento sindical. Eram só os homens. E agradeço a Deus por me colocar naquele lugar nessa missão porque as mulheres precisam ser reconhecidas como pessoas importantes, como agricultoras e pessoas que têm o direito de participar dos movimentos”, Antônia Arlinda, liderança com mais de 40 anos de participação na luta sindical.

“Nós dos movimentos sindicais e sociais precisamos muito ainda registrar e sistematizar a nossa história porque os jornais do Brasil e do mundo não vão divulgar as nossas histórias. Se a gente não divulgar ninguém vai divulgar. E olhando para os filmes, compare o que Vanessa e Arlinda sofreram para entrar no sindicato? Vamos perceber algumas diferenças. Na época que Arlinda iniciou no movimento, as mulheres não tinham sequer o direito de serem sócias. E precisamos misturar essas histórias porque nós mulheres ainda somos muito discriminadas no movimento”, Cícera Nunes, que entrou jovem no movimento e se tornou a primeira mulher presidenta da Fetape.

FONTE: FETAPE


Concurso "Prosa e Poesia" é realizado em Riacho das Almas


Evento acontece em comemoração as 66 anos de emancipação política do município.


Cantora e compositora Agda Moura é uma das atrações — Foto: Arquivo Pessoal




Por G1 Caruaru

Começa neste sábado (28) o concurso “Prosa e Poesia – A Alma Poética de um Povo” em Riacho das Almas, no Agreste de Pernambuco. O evento acontece em comemoração as 66 anos de emancipação política do município.


De acordo com a organização, o objetivo principal do concurso é o "resgate da autoestima do riachense em relação ao nome do município e homenageia o poeta e escritor riachense João Hipólito".


A programação do concurso será realizada em dois dias, a partir das 16h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, que fica ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Dentro do evento, serão realizadas uma feira colaborativa com artesãos locais e shows.

Hospital Severino Távora acata recomendação do MPPE e regulariza situação de profissionais médicos



A administração do Hospital Severino Távora, localizado na cidade de Orobó, acatou a recomendação expedida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e informou à Promotoria de Justiça local que a situação dos dois profissionais médicos que atuaram no local apresentando o registro do Conselho Regional de Medicina falsificado já está regularizada. Além disso, os gestores se comprometeram a cobrar a apresentação da carteira expedida pelo órgão de classe como pré-requisito para a atuação dos profissionais na unidade de saúde; a armazená-la em arquivo próprio e verificar sua idoneidade.

Segundo o promotor de Justiça Tiago Meira de Souza, a recomendação foi um desdobramento de um Inquérito Civil instaurado pela Promotoria de Justiça de Orobó com a finalidade de apurar irregularidades na substituição de médicos pelo Hospital Severino Távora. Desde então, foram identificados dois casos de pessoas que substituíram médicos plantonistas e apresentaram o registro do Conselho Regional de Medicina falsificado.

“Em 2018, uma mulher se dirigiu à unidade, acompanhada do médico plantonista do dia, conhecido dela, para realizar o plantão no lugar dele. Ao longo das investigações ficou comprovado que ela é na verdade formada em Fisioterapia e não em Medicina. Além disso, ela usou um carimbo com o número de registro de uma terceira pessoa, uma médica que tinha o mesmo nome dela. Já neste ano, um homem se apresentou para trabalhar, substituindo o médico plantonista da escala. E nós tomamos conhecimento de que essa substituição foi acordada em um grupo de WhatsApp, bem como, da mesma forma, utilizava-se de documentos falsificados e atuava em diversas cidades da região, a exemplo de Feira Nova, Casinhas e Carpina. Ressalto, por fim, que se tratou de questão pontual, que as providências cíveis e penais já foram adotadas e que a população pode utilizar normalmente dos serviços hospitalares”, narrou o promotor de Justiça.

Tendo em vista que o Código Penal estabelece o exercício ilegal da Medicina como crime, punível com detenção de seis meses a dois anos, de igual forma, punível a utilização do documento falso, com pena de um a cinco anos, se o documento é público, ou, de um a três anos, se o documento é particular, os dois casos foram comunicados à Polícia Civil, que instaurou inquéritos para apurar os fatos.

Fonte: MPPE

Cumaru: MPPE cobra realização de concurso público para adequar o quadro de pessoal do município


O Ministério Público de Pernambuco, por meio da Promotoria de Justiça de Cumaru, recomendou à Prefeitura do Município e a Secretaria de Administração que lancem um edital, no prazo de 90 dias, para contratação de uma empresa para realização de concurso público para preenchimento de cargos de provimento efetivo.

Atualmente, estão trabalhando mais de 200 funcionários contratados temporariamente, em clara desobediência aos requisitos do art. 37, Incisos II e IX da Constituição Federal, porquanto desempenham atividades de natureza permanente da administração”, comentou o promotor de Justiça de Cumaru, Ariano Tércio Silva de Aguiar, na publicação, mencionando que o último concurso público realizado pela Prefeitura foi no ano de 2004.

Além disso, a previdência pública municipal estaria deficitária por conta da ausência de servidores efetivos que contribuam, uma vez que os servidores contratados contribuem para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS)”, destacou o promotor.

De acordo com a recomendação, o município deve realizar concurso público para preenchimento dos cargos de provimento efetivo em prazo máximo de 120 dias, contados a partir da homologação da licitação e adjudicação da empresa vencedora. Em seguida, providenciar a homologação do certame e a nomeação dos aprovados, sob pena de ajuizamento de ação civil pública e de improbidade administrativa, caso seja caracterizada má-fé e dolo.

A recomendação de Nº 04/2019 foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE da última quinta-feira (19).

Fonte: MPPE

Tarifa branca de energia será ampliada a pequenos consumidores em 2020


Modelo era disponível apenas para unidades com alto consumo

Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

A maior parte dos consumidores de energia em todo o país terá uma oportunidade de mudar os hábitos e diminuir a conta de luz. Em vigor desde 2018 para grandes consumidores, a tarifa branca de energia será estendida a quase todos os brasileiros em 1º de janeiro.
A tarifa branca consiste na redução do preço da energia fora do horário de pico, também chamado de horário de ponta e envolve três faixas de valores. Nos dias úteis, a cobrança da energia será dividida em três faixas de horário: o horário de ponta (tarifa vermelha), entre o fim da tarde e o início da noite; a faixa intermediária (amarela), uma hora antes e uma hora depois do horário de ponta, e o horário fora de ponta (verde), com custo mais baixo no restante do dia.
Nos fins de semana e nos feriados nacionais, a tarifa de energia sempre será cobrada pelo valor fora de ponta. O modelo começou a ser usado em 2018, para unidades com consumo superior a 500 quilowatts-hora (kWh). Em 2019, passou a ser aplicado em unidades com consumo a partir de 250 kWh.
A mudança não valerá apenas para unidades residenciais consumidoras da subclasse de baixa renda, atualmente tarifadas em condições vantajosas. Esse modelo de tarifação é aplicado em países como Canadá, Austrália, Itália, França e Reino Unido.

Adesão

Cada concessionária de energia estabelece o horário de ponta. Para aderir à tarifa branca, o consumidor precisará formalizar a opção na distribuidora a partir de janeiro. A empresa instalará um novo medidor de energia capaz de registrar o consumo nas diferentes faixas horárias.
O consumidor deverá prestar atenção antes de optar pela tarifa branca. Isso porque a adesão envolve mudanças de hábito, como usar aparelhos que consomem mais energia, principalmente o chuveiro elétrico, fora dos horários de pico. Caso o cliente não preste atenção e mantenha o consumo no horário de ponta, poderá fechar o mês com a conta mais cara.
Confira o horário de ponta das principais distribuidoras de energia:
Cemig – Minas Gerais: 17h às 19h59
Enel – São Paulo: 17h30 às 20h29
Light – Rio de Janeiro: 17h30 às 20h29
CEB – Distrito Federal: 18h às 20h59
CPFL – São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais: 18h às 20h59
CEEE – Rio Grande do Sul: 18h às 20h59
Celesc – Santa Catarina: 18h às 20h59
Coelba – Bahia: 18h às 20h59
Copel – Paraná: 18h às 20h59

Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil

Edição: Aline Leal

Portal único do governo passa a oferecer aplicativo do Enem


Aplicativos do Inep estão disponíveis na plataforma gov.br


Os aplicativos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) passaram a integrar a plataforma de unificação de serviços digitais do Governo Federal, o gov.br. Para estudantes que visam entrar em universidades públicas, o aplicativo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), importante para acompanhar o andamento do processo seletivo, estará disponível para usuários do portal.
Criada em abril de 2019, a plataforma funciona como um agregador de todos os apps desenvolvidos no âmbito da administração pública. Ministérios, secretarias, institutos e agências fiscalizadoras que possuem atendimento ao cidadão fazem parte do serviço. A ideia é digitalizar parte dos atendimentos que acontecem nesses órgãos, agilizar o atendimento e diminuir a burocracia e as filas de espera.
Outros cinco aplicativos do Inep também passam a integrar a lista. Avaliação in loco, Rede Nacional de Certificadores (RNC), Sistema Integrado de Gestão de Ativos de Segurança (Sigas), Banco Internacional de Pares Evaluadores (Bipe) e Censo Localiza estão disponíveis no portal.
De acordo com o texto do decreto que instituiu a criação do portal gov.br, todos os órgãos da administração pública que oferecem serviços terão até 31 de dezembro de 2020 para fazer a adaptação do atendimento para uma versão digital, que também integrará a lista de aplicativos disponíveis no portal.

Por Pedro Ivo de Oliveira - Repórter da Agência Brasil

Edição: Bruna Saniele

Gerências Regionais de Educação da Zona da Mata sob nova gestão

Novos educadores foram selecionados para o cargo de gestor regional


A partir de janeiro de 2020, cinco das 16 Gerências Regionais de Educação (GRE) espalhadas por todo o Estado, responsáveis pelas escolas da Rede Estadual, contarão com novos gestores. Na Zona da Mata, a GRE Mata Centro passa a ser comandada por Katia Monteiro Silva. Nas demais GREs, Mata Sul e Mata Norte, os gestores Danilo dos Santos e Edvânia Arcanjo, respectivamente, foram reconduzidos ao cargo. 

O processo seletivo para gestores de Gerências Regionais de Educação foi realizado pela plataforma “Vem pro time”, uma nova forma de seleção para o preenchimento de cargos de liderança do Governo. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (26), por meio do site da Secretaria de Educação e Esportes (SEE). A posse dos gerentes regionais de educação acontece no dia 06 de janeiro, no Palácio do Campo das Princesas. Na sequência, de 07 a 09 do mesmo mês, a Secretaria de Educação e Esportes do Estado promove a Semana de Integração dos Gerentes Regionais de Educação. 
“Com a divulgação deste resultado, a gente conclui uma etapa importante do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação e Esportes. O Vem pro Time é mais que um site ou uma plataforma, é uma nova metodologia de seleção, que busca os melhores e os mais capacitados para trabalhar conosco. O Vem pro Time vai além de uma simples seleção, pois tem todo um processo de identificação por competência e de construção de um plano de desenvolvimento destes profissionais para apoiar o projeto do Governo de Pernambuco, que é fazer com que a educação do Estado avance cada vez mais”, ressaltou Fred Amancio, secretário de Educação e Esportes do Estado. 
A principal missão do Gerente Regional de Educação é exercer, em nível regional, as ações de supervisão técnica, orientação normativa e de articulação e integração, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino. Além disso, o gerente deve promover e coordenar a implantação da política educacional do Estado dando ênfase a melhoria da gestão de rede e da qualidade de aprendizagem do aluno. Entre essas e outras atribuições, o cargo vista elevar os resultados educacionais da GRE, por meio do Pacto pela Educação e otimizar a gestão administrativa, financeira, patrimonial e pedagógica da regional de modo eficiente e com transparência. 
“Gostaria de parabenizar a todos os que foram selecionados ou reconduzidos ao cargo e fazer um agradecimento especial aos que encerraram este ciclo de quatro anos conosco. Sem dúvidas, o excelente trabalho e toda a dedicação destes profissionais contribuíram muito para todas as conquistas da nossa educação”, acrescentou Amancio.
O Vem pro Time é uma nova maneira de seleção desses profissionais, que visa assegurar a eficiência dos serviços prestados à população do Estado. O Governo de Pernambuco, um dos primeiros estados a fazer seleção de Gerentes Regionais de Educação, agora moderniza seu processo com uma etapa de entrevista por competências com o objetivo de atrair e selecionar profissionais aptos e eficientes para enfrentar os desafios da gestão pública, principalmente no âmbito educacional.

Vale destacar que o processo seletivo para gestores das Gerências Regionais de Educação (GRE’s) foi dividido em quatro etapas: inscrição no site; cadastro da titulação e experiências e realização do teste online; entrevista por competência; e banca de avaliação presencial. A seleção dos novos gestores reforça o compromisso da atual gestão em manter Pernambuco no status de melhor educação pública do Brasil.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Ligações provisórias de energia para o Réveillon devem ser solicitadas à Celpe


Quem está planejando trabalhar ou promover comemorações durante o Réveillon deve ficar atento às ligações provisórias de energia elétrica em palcos, barracas e toldos. Para evitar acidentes e assegurar o suprimento de qualidade no Réveillon, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) alerta para a necessidade de solicitar com antecedência a ligação provisória do espaço da celebração. É importante que os pedidos sejam realizados com a maior antecedência possível, uma vez que a concessionária precisa fazer uma vistoria no local antes da execução do serviço.

Os interessados em solicitar o serviço devem se dirigir a qualquer Loja Celpe, no horário comercial,  e apresentar a licença de funcionamento concedida pela Prefeitura e órgãos competentes. No caso de ligações em área de praia, é requisito básico a apresentação da portaria de permissão de uso do Patrimônio da União. Também devem ser apresentados documentos de identidade e CPF e informados os equipamentos que serão instalados.

Ao declarar a carga a ser utilizada e o período, o cliente receberá uma fatura de consumo de acordo com a carga instalada. É importante que a pessoa observe e informe à Celpe a existência de rede elétrica no trecho onde pretende se instalar.

Será necessário que o cliente instale o padrão de entrada e apresente condições de segurança (como disjuntores, aterramento, condutores, tomadas, etc.) para receber a ligação provisória de energia. No ato da solicitação, ele receberá orientações técnicas referentes à instalação. A Celpe avisa que não será possível o atendimento a cargas móveis como carroças, automóveis e caminhões.

Fonte: Celpe

Carpina: Câmara de Vereadores fará sessão extraordinária para votar projeto que leiloará área da Falub


No próximo dia 27 a Câmara de Vereadores da cidade de Carpina fará uma sessão extraordinária, para votar um projeto de lei que leiloará a área onde hoje funciona a Faculdade Luso-Brasileira (Falub). 

A faculdade funciona atraves de um comodato em uma área, pertencente ao município. Na semana passada o prefeito do município, Botafogo (PDT), baixou um decreto onde anulou o contrato de comodato entre a Prefeitura e a OPECC (Organização Pernambucana de Educação, Ciência e Cultura), mantenedora da Falub. 

O contrato havia sido assinado em setembro de 1999. O projeto de lei, enviado a Casa Dr. Murilo Silva, prevê a desafetação da área, e a alienação através do leilão.

Fonte: Giro Mata Norte.

Polícia investiga se rompimento de canos causou deslizamento no Recife


Moradores dizem terem visto duas tubulações estourarem


O deslizamento derrubou duas casas no no bairro de Dois Unidos - Divulgação/Corpo de Bombeiros do Recife

Equipes do governo de Pernambuco e especialistas técnicos estão apurando as causas do deslizamento de terra que matou sete pessoas e feriu três no bairro de Dois Unidos, no Recife. Eles vão auxiliar a Polícia Civil, que abriu inquérito para apurar a suspeita de que o rompimento de tubulações da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) tenha provocado a tragédia.
Moradores relataram terem visto dois canos da Compesa estourarem na localidade. A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco confirmou que não choveu na capital pernambucana na última noite e informou que desastres do tipo são raros em épocas não chuvosas.
A Compesa pôs 50 técnicos à disposição para atenderem a ocorrência e analisar o rompimento dos canos na encosta. A companhia afirmou que faz monitoramentos constantes do abastecimento de água na área, em contato com líderes comunitários, e negou ter havido registro de vazamentos no local. A Secretaria de Infraestrutura informou que está investindo R$ 200 milhões para monitorar os morros da região metropolitana do Recife.Segundo a Secretaria de Infraestrutura, o primeiro chamado para a Compesa foi feito às 3h05. Às 3h22, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estavam no local. Ao todo, informou o órgão, o governo pernambucano mobilizou 190 profissionais para atender às famílias na fase emergencial, oferecendo assistência social, financeira, além de qualquer outro apoio que for necessário.
Segundo o governo estadual, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Pernambuco está prestando assistência às famílias dos falecidos e às demais vítimas. Os sete feridos foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Descoberta e para o Hospital da Restauração.
O deslizamento derrubou duas casas no alto do morro. A Defesa Civil interditou cinco imóveis próximos e orientou as famílias a deixarem o local.

Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil

Edição: Fábio Massalli

domingo, 22 de dezembro de 2019

Bira, baixista do programa do Jô Soares, morre em hospital em SP


De acordo com familiares, músico faleceu às 7h deste domingo (22). Ele estava internado no Hospital Sancta Maggiore, na Zona Leste da cidade.

Por G1 SP


Músico Bira, do Programa do Jô, se apresenta em Piracicaba — Foto: Divulgação


O músico Bira, baixista do Programa do Jô Soares, morreu na manhã deste domingo (22), aos 85 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada por familiares.


Ele estava internado desde a última sexta-feira (20) no Hospital Sancta Maggiore, na Mooca, Zona Leste da cidade, após sofrer um AVC.

Natural de Salvador, Ubirajara Penacho dos Reis ficou conhecido como "Bira do Jô".

Músico Bira, do Programa do Jô, se apresenta em Piracicaba — Foto: Divulgação

O baiano era um dos integrantes do Sexteto, banda formada por Tomati (guitarra elétrica), Osmar Barutti (piano), Chiquinho Oliveira (trompete), Derico (saxofone) e Miltinho (bateria).


O grupo acompanhou o apresentador Jô Soares nos programas Jô Soares Onze e Meia, no SBT, e Programa do Jô, da TV Globo.

Bira ganhou ganhou popularidade no talkshow por sua risada forte e alta.

Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento.

Brasileiros desenvolvem tecnologia de reconstrução craniana


Técnica poderá atender pacientes do Sistema Único de Saúde



Pesquisadores de oito instituições federais, estaduais e municipais desenvolveram uma tecnologia de reconstrução craniana, que poderá atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o pesquisador da Fiocruz e neurofisiologista Renato Rozental, coordenador da equipe multidisciplinar, foi desenvolvida uma prótese para reconstrução de defeitos ósseos extensos da calota craniana.
O pesquisador disse que um paciente fica, às vezes, sete ou oito anos esperando por uma solução, porque as possibilidades que existem no mercado são muito caras, com uma prótese de titânio chegando a R$ 200 mil. Esse valor envolve somente a malha de titânio, disse. “É inviável”.
A solução que o grupo liderado por Renato Rozental desenvolveu é 20 vezes mais barata, ou seja, tem custo em torno de R$ 10 mil. O pesquisador salientou que esse preço é sem escalonar. “Quando nós escalonarmos o processo, vai ficar ainda mais barato e, além disso, tão eficaz ou mais do que o titânio”.
Rozental esclareceu que uma vez que o paciente tenha uma janela, um buraco ou uma ferida óssea no crânio, este fica fragilizado. Se colocar uma malha de titânio e a cabeça do paciente sofrer novo impacto, o crânio que já está fragilizado pode rachar. Já a prótese apresentada pelo grupo liderado pela Fiocruz foi desenvolvida de tal forma que, se houver um outro impacto, o que vai fragmentar é a prótese e não o crânio da pessoa.
 Reprodução de imagem de computador apresenta molde e colocação de prótese de cimento ósseo desenvolvida com tecnologia de custos reduzidos por equipe multidisciplinar da Fiocruz, para reconstrução craniana.
Reprodução de imagem de computador de molde e colocação de prótese de cimento ósseo - Fernando Frazão/Agência Brasil

Molde personalizado

O pesquisador explicou que o molde é personalizado para cada paciente. Ele é feito a partir da ferida óssea com imagens de tomografia, que faz o negativo daquele buraco. O molde é feito em impressora 3D. “É como se você fizesse a forma do bolo que vai colocar no forno. A forma você guarda e usa de novo quando quiser fazer outro bolo. O molde é feito com a ferida óssea daquele paciente”.
“A imagem tomográfica dá toda a dimensão do crânio. É calculada então a peça que está faltando e a impressora 3D faz o negativo ou molde correspondente. Por isso, se for necessário, dá para fazer um novo molde em um processo muito ágil, e pode ser esterilizado rapidamente. Isso permite que o paciente saia do centro cirúrgico já com uma nova prótese”, explicou Rozental.
Somente este ano, foram feitos 32 moldes, sendo 23 para Pernambuco e nove para o Rio de Janeiro.
Os pesquisadores atendem pacientes civis e militares incluídos nessa primeira fase. Os militares foram vítimas de lesão por ferimento por projétil de arma de fogo. Já os civis selecionados, apresentavam tumores cerebrais, acidentes vasculares encefálicos, conhecidos como derrame, ou traumatismo cranioencefálico, que levaram ao aumento da pressão craniana e foi necessário abrir uma janela extensa na calota craniana, que os especialistas chamam de defeito ósseo.
Nesses pacientes, foi feita a reconstrução do defeito ósseo no intra-operatório (período em que decorre uma operação cirúrgica), fase permitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Rozental ressaltou que a prótese não foi colocada em animais, nem em laboratório, mas em pacientes que apresentavam defeitos ósseos extensos por terem sido submetidos a craniectomia descompressiva, “para descomprimir o encéfalo ou cérebro, devido a uma variedade de situações”.

Unidade piloto

 Molde e prótese de cimento ósseo para reconstrução craniana desenvolvida com tecnologia de custos reduzidos por equipe de pesquisadores multidisciplinar da Fiocruz
Molde e prótese de cimento ósseo para reconstrução craniana desenvolvida com tecnologia de custos reduzidos por equipe de pesquisadores multidisciplinar da Fiocruz - Fernando Frazão/Agência Brasil
Com o patrocínio do Ministério da Saúde, a ideia dos pesquisadores é montar uma unidade piloto de impressão 3D para poder abastecer os hospitais da rede do SUS e os hospitais militares de todo o país. “Em todas essas unidades, você vê filas de pessoas que sofreram esse procedimento e estão aguardando uma possibilidade de reconstrução do defeito ósseo, fora os novos casos que acontecem todo ano”.
Renato Rozental disse que os CTIs dos hospitais no Brasil estão lotados de pessoas acidentadas no trânsito das rodovias, sem falar nos feridos por arma de fogo.
A restauração ou reconstrução de um defeito ósseo, segundo o pesquisador, não é somente uma questão estética. “Não é somente fechar um defeito ósseo, que por si só justificaria. É dantesco. Outro ponto importante é que, quando você deixa aberto aquele defeito ósseo, ele altera o fluxo sanguíneo cerebral. Quando você reconstrói, melhora a perfusão cerebral e, com isso, você impacta diretamente na cognição e no comportamento daquele paciente. Sem a reconstrução, o paciente se sente excluído da sociedade. Mas, fazendo o processo, você possibilita a reintegração daquele paciente não só pela aparência, mas também melhora a perfusão cerebral dele e toda uma integração social diferente daquela situação anterior. É um processo muito importante porque reintegra o paciente e tem gasto bem menor”.
Segundo o pesquisador da Fiocruz, a nova tecnologia foi possibilitada pelo Complexo Econômico e Industrial do Ministério da Saúde.

Protocolo

O grupo multidisciplinar pretende definir, em 2020, um protocolo que será encaminhado ao Ministério da Saúde, visando conseguir apoio do governo federal para que essa unidade de manufatura aditiva seja montada na Fiocruz, já com um viés assistencial. “A receita do bolo vai ser normalizada para todos os fornos”, disse Rozental.
Renato Rozental infformou que a demanda anual alcança entre 200 e 300 cranioplastias. De acordo com dados do DataSUS do Ministério da Saúde, de janeiro de 2008 a setembro de 2019, o maior número desses casos ocorreu na Região Sudeste, com 49%, seguido da Região Nordeste, com 19%, e da Região Sul, com 15%. Ainda de acordo com o DataSUS, dependendo do procedimento, cerca de 2 mil a 3 mil processos de craniectomia descompressiva são realizados por ano no Brasil.
O projeto envolve a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz); a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); a Universidade Federal Fluminense (UFF); o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, localizado em Campinas e vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); o Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); o Hospital da Restauração, em Pernambuco; e o Hospital Municipal Miguel Couto, no Rio de Janeiro.


Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil
Edição: Fernando Fraga

Papa Francisco diz que Igreja está atrasada e pede reformas

A Igreja está 200 anos atrasada, afirmou no Vaticano o papa Francisco.
Na mensagem de Natal aos cardeais e membros da Cúria romana, o chefe da Igreja Católica defendeu a necessidade de "mudar a mentalidade pastoral".
Francisco apelou ainda à realização de reformas e alertou para os perigos da "rigidez" dos membros da Igreja perante aos desafios atuais.
Por RTP (emissora pública de televisão de Portugal) Vaticano

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Funase promove semana com mais de 80 certificações de cursos profissionalizantes

Maior volume de concluintes está no Case Timbaúba, na Mata Norte do Estado.
Também haverá entrega de certificados a socioeducandos no Cabo, em Caruaru e em Arcoverde



A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) começa a entregar, nesta semana, 82 certificados a adolescentes concluintes de cursos profissionalizantes. O maior quantitativo se concentra no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba, na Mata Norte do Estado, onde 38 certificações serão realizadas, nesta terça (17), nas áreas de Introdução à Automação Eletroeletrônica (20 alunos), Corte de Cabelo Masculino (10), Informática Básica (3) e Intermediária (2) e Eletrônica Básica (3).

Todos esses cursos ofertados em Timbaúba estão sendo certificados pelo Centro de Integração Empresa-Escola em Pernambuco (CIEE-PE), parceiro da Funase. A mesma instituição também é a responsável pela certificação dos cursos ofertados no Case Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, com cerimônia de conclusão realizada nesta segunda (16). Onze adolescentes terminaram o curso de Informática Básica, oito, o de Recondicionamento de Computadores, e 11, o de Automação Eletroeletrônica.

Já na quarta-feira (18), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Funase realizarão 14 certificações no Case/Cenip Arcoverde, no Sertão do Estado – de cinco concluintes do curso de Artesanato em Couro e Pele e de outros nove de Artesanato em Material Reciclável. Por fim, na próxima quinta-feira (19), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) entregará certificados a um grupo de socioeducandos do Case Caruaru, no Agreste. Eles fizeram o curso de Manutenção Hidráulica Predial.

Na semana passada, outros 40 certificados já haviam sido concedidos a adolescentes do Case Abreu e Lima, no Grande Recife. Eles foram aprovados em Introdução à Automação Eletroeletrônica e Corte de Cabelo Masculino. Os cursos foram conduzidos por instrutores do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, com certificação do CIEE. Para ter direito ao documento, o aluno deve cumprir, ao menos, 75% da carga horária das atividades profissionalizantes ofertadas. Os certificados contêm apenas a marca das instituições certificadoras parceiras e são idênticos aos entregues a alunos de fora do sistema socioeducativo.

Segundo o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando de Albuquerque, o volume significativo de certificações reflete um cenário observado ao longo de todo o ano. Até outubro de 2019, 3.378 vagas em cursos profissionalizantes haviam sido ofertadas aos socioeducandos, índice 53% maior que o número registrado em todo o ano passado.

“Chegaremos ao final do ano com um número ainda mais expressivo, por meio de parcerias que não envolveram contrapartida financeira para a Funase. É importante destacar o empenho dos gestores em identificar entre os agentes socioeducativos aqueles que poderiam ministrar cursos. É aí que reside o maior volume do atendimento deste ano”, avaliou Normando.

Imagens: Arquivo/Funase

MUNICÍPIO DE MACHADOS CELEBRA 56 ANOS COM ENTREGA DE PRÊMIOS

Durante as comemorações que acontecerão nesta sexta-feira (20), na capital da Banana, será referenciada a cultura local.


O município de Machados, localizado na região do Agreste Setentrional de Pernambuco, cerca de 110 km de Recife, festeja 56 anos de Emancipação Política.  Às comemorações na "capital da Banana" vão contar com alvorada, girândola, e apresentações culturais, entre elas, Bacamarteiros. A culinária local e artesanato serão expostos no Centro Multicultural, localizado no centro da cidade.


A programação tem início às 06h com alvorada festiva, girândola e hasteamento da Bandeira.  À noite, às 19h, acontece, na Igreja Matriz da cidade, uma Missa Solene em Ação de Graças, presidida pelo pároco do município, Pe. Luís Jorge.  Em seguida, dando continuidade a grade dos festejos, o prefeito Argemiro Pimentel e o vice-prefeito, Juarez Rodrigues, o popular Juarez da Banana, juntamente com toda sua equipe, farão homenagem ao ex-prefeito de Bom Jardim - ainda na época que Machados era distrito deste município- Noé Souto Maior. Foi na gestão dele que Machados conseguiu sua independência.



                   

Pensando no bem da população, durante as festividades dos 56 anos de emancipação política de Machados, a Secretaria de Saúde do município preparou uma programação especial com atendimento de saúde à população e com ambulâncias a disposição de todos, no evento.



A prefeitura, através das secretarias de Assistência Social, Cultura, Esporte eTurismo, e a de Educação, promove shows culturais e apresentações teatrais valorizando a cultura local e regional, simbolizando o clima Natalino. Para encerrar a programação, a partir das 20h, o gestor junto com os secretários municipais irão realizar a entrega de prêmios do IPTU PREMIADO, terá cantata natalina e a chegada de papai Noel na Praça Central do município.



domingo, 15 de dezembro de 2019

Inscrições para o Sisu poderão ser feitas a partir de 21 de janeiro


Matrícula deverá ser feita de 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2020


As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão ser feitas de 21 a 24 de janeiro de 2020. O calendário do processo seletivo do primeiro semestre do ano que vem foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União. 
O resultado da seleção será divulgado no dia 28 de janeiro e a matrícula dos selecionados deverá ser feita de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. Aqueles que não forem selecionados poderão participar da lista de espera também entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro.
O Sisu oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. A seleção é feita com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar é preciso ter obtido nota acima de zero na redação do exame.
Para o primeiro semestre de 2020 valerão as notas do Enem 2019. Os resultados das provas, que foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro serão divulgados em janeiro na Página do Participante e no aplicativo do Enem. Para acessar, é preciso informar CPF e senha. Ao todo, 3,9 milhões de candidatos participaram de pelo menos um dia de prova do Enem.
As regras e a quantidade de vagas que serão oferecidas no ano que vem pelo Sisu ainda não foram divulgadas. No primeiro semestre deste ano, foram ofertadas 235,5 mil vagas em 129 instituições públicas de todo o país. 

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil

Edição: Bruna Saniele

sábado, 14 de dezembro de 2019

Saque complementar do FGTS será liberado no próximo dia 20

Medida vale para contas com saldo de até um salário mínimo


A Caixa Econômica Federal vai liberar o saque complementar do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir da próxima sexta-feira (20). Mais de 10 milhões de pessoas serão beneficiadas, segundo o  vice-presidente do Agente Operador da Caixa, Paulo Henrique Angelo Souza. A declaração foi feita em uma transmissão ao vivo nas redes sociais para explicar sobre o novo limite de saque.
Só terá direito ao saque extra quem tiver alguma conta de FGTS, ativa ou inativa, cujo saldo era de até R$ 998 (atual valor do salário mínimo) em 24 de julho deste ano. Quem tiver saldo acima desse valor na conta do FGTS só poderá retirar os R$ 500 originalmente previstos. O limite vale para cada conta, separadamente.
O limite do saque imediato subiu com a sanção da lei de conversão de medida provisória nº 13.932/2019.
Dessa forma, um trabalhador que tinha R$ 998 numa conta do FGTS e R$ 1 mil em outra conta até 24 de julho só poderá sacar R$ 998 da primeira conta e R$ 500 da segunda. Nesse caso, se o trabalhador tiver retirado R$ 500 de cada conta na primeira etapa do saque imediato, poderá sacar os R$ 498 restantes da primeira conta e não poderá retirar mais nada da segunda.
Para saber se tem direito ao saque adicional, o trabalhador deve consultar o extrato do FGTS na página na Caixa na internet. A consulta também pode ser feita no aplicativo FGTS, disponível nos smartphones dos sistemas operacionais Android, iOS e em computadores com o sistema Windows.
Para a consulta, basta o trabalhador digitar o número do CPF e a senha para verificar o extrato. Caso não tenha senha ou tenha se esquecido, o trabalhador deve cadastrar uma nova senha, mas, para isso, deve ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS), que pode ser encontrado na carteira de trabalho, no cartão do cidadão ou no extrato impresso do FGTS.
Ao acessar a conta, o trabalhador deve clicar no botão Extrato Completo, onde aparecem todas as contas do FGTS, ativas e inativas, em seu nome. O correntista deverá clicar nas informações de cada conta. Caso tenha saldo de até R$ 998 em 24 de julho, poderá sacar até esse limite.
Se o trabalhador não tiver feito o saque imediato nos últimos meses, poderá retirar até R$ 998 da conta com saldo de até um salário mínimo. No entanto, caso já tenha feito a retirada, poderá sacar a diferença entre R$ 500 e o saldo remanescente.

Depósito automático

Quem tem conta na Caixa vai receber o depósito complementar automaticamente. Para quem não tem conta, é preciso buscar atendimento nas agências da Caixa, em terminais de autoatendimento e em casas lotéricas. “Quem não tem conta na Caixa saca nos terminais de autoatendimento, nas mais de 13 mil casas lotéricas no Brasil”, disse Souza. Ele explicou que não importa se a conta do FGTS é ativa ou inativa para fazer o saque.
O vice-presidente lembrou que no próximo dia 18 tem início o pagamento do saque imediato para os trabalhadores nascidos em novembro e dezembro. Por isso, agências da Caixa terão o horário de atendimento ampliado em 2 horas.
O dinheiro do saque imediato ficará disponível até o dia 30 de março de 2020.

Fonte: Agência Brasil