sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Protetor solar e muita criatividade são dicas para maquiagem de carnaval! 

Maquiadora revela que seja para a maquiagem de dia ou para a noite  o segredo é  proteger a pele e caprichar nas cores e brilhos.



Diante de tantas prévias,shows e multidão nas ruas e ladeiras é  possível dizer que já é  carnaval. Mas além das fantasias e do frevo no pé, o que  vêm  deixando a festa de momo ainda mais colorida e criativa são as maquiagens feitas especialmente para deixar os foliões ainda mais  bonitos. Cores, formas e brilhos estão em alta mas é preciso tomar cuidado para festa nao acabar antes da quarta feira de cinzas.


A dica é  abusar do protetor solar , especialmente pela manha e ter cuidado no uso de pedrarias. É   o que explica  a maquiadora profissional, Jéssica Nascimento.  "Quem sair para o carnaval de dia sem ter a pele preparada e protegida do sol pode comprometer a saude. Isso pode causar manchas na pele alem de intensificar cravos e espinhas no rosto", alertou a profissional.  Jéssica também  explica que "na maquiagem que a opção é usar pedrarias o indicado é usar quando o evento é  em ambiente coberto ou noturno para não causar danos pra pele."




Quem quer usar uma maquiagem mais simples e discreta Jessica recomenda trocar as predrarias pelo  uso de glitter biodegradável. "Assim é possível ficar bonita na folia, preservar o meio ambiente e gastar pouco dinheiro", citou Jessica que há  mais de três anos  sugere a maquiagem artística também para os pequenos folioes. A maquiadora também  revela que,muito mais que a maquiagem social,  o trabalho da maquiagem artística pode combinar com o abadá ou fantasia.


Maquiadora: Jéssica Souza Nascimento


Endereço do Studio: Rua Manoel Vieira, 329 – San Martin- Recife

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Oficina de jardinagem mobiliza jovens da Funase em Arcoverde

Espaços da unidade socioeducativa já ganharam novo visual a partir das práticas aprendidas pelos socioeducandos.
Outras oficinas, como de horticultura, artesanato e estofados, já foram ministradas neste mês



Além de atividades culturais e de lazer, oficinas profissionalizantes estão mobilizando adolescentes do Case/Cenip Arcoverde, no Sertão do Estado, no fim do período de férias escolares. Nesta semana, a atividade proposta é relacionada à jardinagem. Os socioeducandos também já participaram, ao longo deste mês, de oficinas de horticultura, de fabricação de estofados e de artesanato, aliando o exercício da criatividade ao aprendizado de vocações que podem ser usadas como prática profissional.

Nesse período, as oficinas ofertaram 50 vagas. As aulas acontecem dentro da própria unidade, que é administrada pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). A oficina de jardinagem, por exemplo, já vem dando resultados. Um dos muros do local ganhou um novo visual a partir das técnicas aprendidas pelos socioeducandos, por meio do uso de garrafas pet. Todos os participantes dessa e das outras oficinas receberão certificados emitidos pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

“Fizemos questão de oferecer atividades profissionalizantes nesse período de férias escolares justamente para fazer com que os adolescentes aprendessem novas práticas e dessem vazão à criatividade. Os resultados têm sido muito positivos. Na oficina de estofados, por exemplo, os participantes produziram pufes que serão expostos ao público na sede da Funase, no Recife. Ou seja, é o aprendizado deles indo além e sendo reconhecido”, afirmou a coordenadora geral do Case/Cenip Arcoverde, Paula Cibele.

Imagens: Divulgação/Funase


Colóquio trata de vacina para usuários de cocaína e crack


Uma pesquisa brasileira bem-sucedida está prestes a ganhar novo status, junto Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), e se tornar uma importante ferramenta contra o vício da cocaína e do crack. O tema será abordado, nesta quarta-feira (dia 29), no colóquio “Vacina para usuário de cocaína: resultados de uma experiência brasileira” e o convidado para falar a respeito, no Recife, é o professor Frederico Garcia, um dos líderes no desenvolvimento dessa vacina. A realização é da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.
O secretário Cloves Benevides foi o idealizador do evento. Cloves Benevides classifica as políticas sobre drogas como um tema complexo e importante para toda a sociedade. “A pesquisa e o conhecimento acadêmicos são fundamentais para enriquecer o debate em busca da melhor compreensão do assunto, que envolve muitas variáveis”, afirmou o secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.
O evento é direcionado para profissionais que estudam ou trabalham com políticas sobre drogas, saúde pública, assistência social e segurança, mas aberto a todos os interessados. A inscrição é gratuita e feita a partir da página da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, www.prevencao.pe.gov.br.

O professor Frederico Garcia é médico psiquiatra e chefia o Núcleo de Pesquisa em Drogas, Vulnerabilidade e Comportamentos de Risco a Saúde, além de coordenar o Centro de Referência em Drogas da UFMG. O seu trabalho tem sensibilidade social, como comprova sua participação no apoio às vítimas da tragédia de Brumadinho. O seu currículo tem títulos de PhD, pós-doutorado na França entre outras citações nas 18 páginas registradas na Plataforma Lattes.
A ideia de desenvolver a vacina anticocaína surgiu, explica Frederico Garcia, como consequência da busca por apoio para mulheres usuárias de crack, que não conseguiam manter a abstinência, mesmo grávidas. Ao tomar conhecimento de uma vacina norte-americana, estudou o trabalho e, a partir de uma troca de ideias com outros pesquisadores, passou a desenvolver outro modelo de vacina, mais eficiente que a norte-americana.
A vacina anticocaína age como outras vacinas. Uma molécula modificada da cocaína é inoculada no organismo. Dessa forma, a vacina induz o sistema imunológico a identificar qualquer molécula de cocaína como “ameaça”, que passa a neutralizá-la. Dessa forma, a cocaína não consegue chegar ao cérebro, não produzindo os efeitos.
O uso problemático da cocaína e derivados como o crack representa um grave problema de saúde pública e preocupa nações do mundo inteiro. Estudo da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Fife), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), classifica o Brasil como o segundo maior consumidor de cocaína no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. A Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) aponta a cocaína como a segunda droga mais consumida no Brasil.
Todo usuário tem garantido por lei o direito à assistência. O tratamento para quem abusa do álcool ou qualquer tipo de droga pode ser encontrado na rede de serviços psicossociais, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), por exemplo.


Programa Ganhe o Mundo inicia embarques de mais de 150 estudantes para o Canadá


44 estudantes seguiram rumo ao país norte-americano na manhã desta quarta-feira (29); outro grupo de intercambistas embarca à noite e nesta quinta



Na manhã desta quarta-feira (29) 44 estudantes da Rede Pública Estadual embarcaram para o Canadá por meio do Programa Ganhe o Mundo (PGM), promovido pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes. O grupo foi dividido em dois voos e marca o início da sequência de embarques que irá levar 161 intercambistas para o país norte-americano até esta quinta-feira (30). No Aeroporto Internacional de Recife o clima era de felicidade. Emocionados, os pais aproveitavam os últimos momentos antes dos jovens seguirem rumo ao intercâmbio de um semestre letivo.

O estudante Luiz Carlos Domingos contou que precisou passar manhã, tarde e noite na Escola Técnica Estadual (ETE) Aderico Alves de Vasconcelos, dividido entre as aulas regulares e o curso de segunda língua. “Eu ficava na escola durante todo o dia, só chegava em casa às 23h. Foi  um ano de uma rotina bem intensa, onde eu evitei criar expectativas e fiz a minha parte. Após todo esse processo veio a alegria de ver meu nome na lista de classificados, e agora estou muito animado para chegar no Canadá e aproveitar tudo de bom que o intercâmbio pode me proporcionar”, contou o jovem de 16 anos, morador de Ponta de Pedras, distrito de Goiana, jurisdicionada à Gerência Regional de Educação (GRE) Zona da Mata Norte.


Paulo Câmara, governador de Pernambuco, parabenizou os jovens e conversou com familiares, pontuando sempre a importância desta experiência na vida dos estudantes. Ele aproveitou também o momento para comemorar o êxito do PGM. “O Programa Ganhe o Mundo tem sido presente na vida de muitos jovens pernambucanos. Todo ano nós temos enviado mais de mil estudantes ao exterior, que é uma programa exitoso e que faz a diferença. Este é um diferencial da escola pública de Pernambuco, que é uma referência para o Brasil, e está formando jovens preparados para o futuro desafiador”, comentou o governador.


“Sempre é uma alegria acompanhar os embarques do Programa Ganhe o Mundo, ainda mais para o Canadá, que de hoje para amanhã irá receber mais de 150 estudantes pernambucanos. São dois dias bem intensos de embarques para o país, num ano muito especial em que temos fortalecido o trabalho do programa. Criamos a modalidade técnica, embarcamos nosso primeiro grupo para o Reino Unido, e agora temos este grupo que, com certeza, também irá aproveitar muito”, pontuou, Fred Amancio, secretário de Educação e Esportes do Estado.

Mais embarques - Ainda nesta quarta-feira (29), às 20h50, deve embarcar o segundo grupo de 2020 a viajar para o Canadá, composto por 27 estudantes. Neste grupo estão presentes estudantes de ele estavam presentes alunos de cidades como Terra Nova, Ipojuca, Exu, Recife, Santa Terezinha, e Camaragibe. Nesta quinta-feira, 90 estudantes seguem para o país norte-americano.


O programa - Um dos grandes destaques da educação de Pernambuco, o Programa Ganhe o Mundo (PGM) é uma ação de incentivo aos estudantes aprenderem um segundo idioma, que culmina com um intercâmbio de um semestre letivo no exterior para os que mais se destacam em suas regiões. Em 2015, a iniciativa foi ampliada para as modalidades PGM Musical e PGM Esportivo, com o objetivo de contemplar também os estudantes com habilidades esportivas e musicais.

Desde o início, o programa já embarcou mais de 8 mil estudantes da Rede Estadual. Hoje, o PGM oferece como opção aos estudantes dez países de destino, sendo cinco de língua inglesa (Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Reino Unido e Canadá), cinco de língua espanhola (Espanha, Argentina, Chile e Colômbia) e Alemanha.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Programa Ganhe o Mundo: mais de 150 estudantes embarcam nesta quarta e quinta-feira para o Canadá

 Os 161 jovens são de escolas estaduais da RMR, Sertão, Zona da Mata e do Agreste do Estado

O Programa Ganhe o Mundo (PGM), oferecido pelo Governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Educação e Esportes, embarca nesta quarta-feira (29) e quinta-feira (30), os primeiros intercambistas com destino ao Canadá nesta 8ª edição. São 161 jovens distribuídos em cinco voos ao longo destes dois dias.  O primeiro marcado para às 12h05 e o segundo para as 12h55 desta quarta, com foto oficial marcada para às 10h05 e 10h55, respectivamente. Os estudantes são oriundos de todas as regiões do Estado. 

O terceiro grupo embarca na noite da quarta-feira, com foto oficial marcada para 20h50. Na quinta-feira, o embarque será realizado em dois voos pela manhã, com fotos oficiais às 10h05 e 10h55.
O PGM já embarcou cerca de oito mil estudantes da Rede Estadual desde a sua criação. São dez países destino, sendo cinco de língua inglesa (Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido), quatro de língua espanhola (Espanha, Argentina, Chile e Colômbia) e a Alemanha.

SERVIÇO
PGM embarca mais de 150 estudantes para o Canadá
Quarta-feira (29), às 10h
Local: Aeroporto Internacional do Recife: Praça Min. Salgado Filho, s/n - Imbiribeira, Recife - PE
Mais informações para a imprensa: (81) 3183-9300

Zona da Mata embarca seis estudantes para os Estados Unidos através do Programa Ganhe o Mundo

O embarque foi nesta segunda-feira (27), 47 jovens seguiram para o País americano



A Secretaria de Educação e Esportes, através do Programa Ganhe o Mundo (PGM), oferecido pelo Governo do Estado, embarcou nesta segunda-feira (27), mais 47 estudantes em dois embarques para os Estados Unidos. Seis destes intercambistas são da Zona da Mata do Estado, oriundos de escolas de Palmares, Vitória e Nazaré da Mata.  Este ano, mais de 200 jovens já seguiram para o país americano para estudar por seis meses, na modalidade High School e aperfeiçoar a língua. 

De Nazaré da Mata, o estudante Higor Gabriel Negreiros, está muito feliz com a oportunidade de estudar fora. "Sempre fui muito dedicado aos estudos e sempre sonhei em fazer um intercâmbio, quando soube que passei foi um momento de muita alegria. Estou preparado, sei que será uma experiência incrível, vou mudar como pessoa e como estudante, não sei descrever esse momento", diz o jovem que estuda na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Denival José Rodrigues de Melo. 




Além da oportunidade de estudar em outro país, o programa de intercâmbio do Governo de Pernambuco oferece aos jovens seguro saúde internacional, acomodação em casa de família (host family) com todas as refeições garantidas e uma bolsa mensal no valor de R$ 719. Todos os estudantes embarcados pela iniciativa também recebem malas de viagem doadas pela Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), uma das parceiras do projeto.

Fotos: Pedro Menezes. 









Funase encerra atividades no Case Abreu e Lima

iciativa ocorreu após acordo celebrado entre o Governo do Estado e o Judiciário. Mesmo quantitativo de
vagas desativadas está sendo criado em outras duas unidades, assegurando capacidade de atendimento



A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) encerrou, nesta segunda (27), as atividades do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Abreu e Lima, no Grande Recife. A iniciativa foi possível depois de a Justiça, o Ministério Público (MPPE) e a Defensoria Pública estaduais promoverem audiências concentradas para reavaliação dos processos dos últimos 15 adolescentes que estavam internados no local. Todos tiveram a medida socioeducativa extinta após serem considerados aptos à reintegração social. O Governo do Estado, proprietário do prédio, realiza tratativas sobre o uso que o espaço terá com a saída da Funase.

O Case Abreu e Lima encerra sua jornada no sistema socioeducativo após mais de duas décadas de atividade, iniciada ainda como Centro de Ressocialização de Adolescentes (Cerad). Nos últimos dois anos, tornou-se uma unidade apaziguada, sem nenhuma ocorrência de crise e funcionando como berço de projetos como a Banda Liberdade, grupo composto por um agente socioeducativo e por dez internos que já levou a mensagem da música como propulsora da reinserção social para espaços como a Câmara Municipal do Recife, a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) e vários hospitais públicos do Grande Recife.



As atividades no Case Abreu e Lima foram descontinuadas em cumprimento ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que veda a construção de unidades socioeducativas de forma anexa a estabelecimentos penais, realidade vivida em Abreu e Lima. Mesmo com o fato de a unidade ser anterior a 2012, quando o Sinase foi instituído, o Governo do Estado firmou um acordo com o Judiciário, o MPPE e a Defensoria Pública de Pernambuco, em 2018, para descontinuar as atividades no local até setembro de 2020. A antecipação do fechamento em oito meses foi possível por conta do número já reduzido de socioeducandos em atendimento na unidade nas últimas semanas, todos em período de reavaliação das medidas socioeducativas que cumpriam.

"Esta é uma unidade que encerra suas atividades de forma apaziguada, com projetos em pleno funcionamento até seu último minuto e em um momento em que temos quase 100 vagas de folga no sistema. Então, de modo nenhum, haverá prejuízo para o atendimento que desenvolvemos em outras unidades de internação. O fechamento planejado também demonstra como a integração entre os entes que compõem o sistema socioeducativo é fundamental para que nossa proposta pedagógica possa ocorrer da forma como almejamos", declarou a presidente da Funase, Nadja Alencar, que acompanhou o último dia de expediente de gestores, técnicos e agentes socioeducativos do Case Abreu e Lima ao lado de ex-coordenadores e de outros ex-funcionários da unidade.




CASE RECIFE – As 109 vagas desativadas em Abreu e Lima estão sendo repostas em outras duas localidades. Desde 8 de janeiro, 20 novas vagas foram entregues no Case Cabo de Santo Agostinho, após a requalificação de uma ala. Já em fevereiro, mais 90 vagas serão criadas, com o início da operação do Case Recife, no bairro do Bongi. Assim, 110 novas vagas terão sido abertas no período de apenas um mês, assegurando a capacidade de atendimento. Em janeiro de 2019, a Funase já havia inaugurado o Case Pirapama, no Cabo, com 72 vagas, o que também ajudou a absorver parte da demanda que iria para Abreu e Lima.

Atualmente, o índice global de lotação nas unidades de internação do Estado é de 88,8%, correspondente a 837 vagas para 744 adolescentes e jovens com idades entre 12 e 18 anos e, excepcionalmente, até 21 anos. A expectativa é de que, além do Case Recife, outra unidade, situada em Jaboatão dos Guararapes, seja inaugurada até o fim de 2020, com mais 90 vagas.

EGRESSOS - Com a extinção da medida socioeducativa que cumpriam, os socioeducandos liberados do Case Abreu e Lima poderão aderir a dois projetos do Governo de Pernambuco voltados a egressos do sistema socioeducativo: o Novas Oportunidades e o Vida Aprendiz. As iniciativas articulam a inserção desses jovens em escolas, cursos profissionalizantes, atendimentos de saúde e vagas no mercado de trabalho, com acompanhamento por até dois anos. Nos cinco anos de funcionamento dos projetos, o índice de reincidência do público atendido foi de 7%, e o de vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), de apenas 2%.

"Fazemos uma busca ativa para que o jovem faça a adesão voluntária a esses projetos. Temos observado índices muito positivos, como a inserção de mais de 700 jovens e a empregabilidade de cerca de 200. O nosso objetivo é justamente dar o suporte para que eles não reincidam na Funase ou cheguem ao sistema prisional", destacou a coordenadora dos projetos Novas Oportunidades e Vida Aprendiz na Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco, Nericleide Cavalcante.


Imprensa Funase


sábado, 25 de janeiro de 2020

Colômbia: Ganhe o Mundo embarca estudantes para intercâmbio

Vinte alunos da Rede Estadual foram encaminhados para Bogotá; Desses, oito pertencem à região da Zona da Mata



Bogotá, capital da Colômbia, se prepara para receber vinte estudantes pernambucanos. Alunos da Rede Estadual, eles viajaram neste sábado (25) para cinco meses de intercâmbio pelo Programa Ganhe o Mundo, ofertado pelo Governo de Pernambuco através da Secretaria de Educação e Esportes do Estado. O programa oportuniza aos estudantes um período de aperfeiçoamento da língua espanhola, além da interação com uma nova cultura. Ao todo, viajaram 15 meninas e 5 meninos, sendo quatro da Gerência Regionais de Educação (GRE) Limoeiro, quatro da Afogados, quatro da Metropolitana Norte e mais quatro estudantes das GREs Palmares e Caruaru. Destes, oito estudantes fazem parte da região Zona da Mata. 



“Foi surreal para mim ter passado. Não estava ansiosa, mas agora que a viagem é real, a ansiedade triplicou. Eu quero muito conhecer uma nova cultura e trazer muitas experiências de volta para Pernambuco. Quero me tornar fluente e dar o meu melhor para eles, e torço para que eles me dêem o melhor também. O Ganhe o Mundo é um passo muito importante, principalmente para quem quer uma faculdade e para uma oportunidade no mercado de trabalho. É algo que nos traz muita maturidade”, destacou Maria Eduarda Alves, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Joaquim Mendes da Silva, da cidade de Carnaíba. 

Programa Ganhe o Mundo - Um dos grandes destaques da educação de Pernambuco, o Programa Ganhe o Mundo é uma ação para fortalecer o desenvolvimento de nossas estudantes, com o aprendizado de um idioma estrangeiro, conhecimento e envolvimento com uma outra cultura, ampliação de suas competências. Em 2015, a iniciativa foi ampliada para a modalidade PGM Esportivo e em 2016 foi criado o PGM Musical, com o objetivo de contemplar também os estudantes com habilidades esportivas e musicais. Desde o início, o programa já embarcou cerca de 8 mil estudantes da Rede Estadual. Hoje, o PGM oferece a opção de 10 países de destino, sendo 05 de língua inglesa (Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá e Inglaterra), sendo 04 de língua espanhola (Espanha, Argentina, Chile e Colômbia) e 01 de língua alemã (Alemanha).




Secretaria de Educação e e Esportes de Pernambuco
Assessora de Comunicação 

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Time de Timbaúba vence a 3ª Copa Funase de Futsal

Campeonato também foi disputado por socioeducandos das unidades de Jaboatão, Pirapama e Vitória de Santo Antão


A 3ª Copa Funase de Futsal, realizada nesta sexta-feira (24), terminou com a vitória do time de adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba. O evento, que ocorreu na quadra do Case Recife, no bairro do Bongi, também reuniu socioeducandos de outras três unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), que disputaram, ao todo, sete partidas. A atividade teve o objetivo de reforçar o esporte como um dos pilares para a reinserção desse público na sociedade.

O jogo que abriu o campeonato teve placar de 6 a 3 da equipe do Case Jaboatão sobre a do Case Pirapama, que participou pela primeira vez de uma Copa Funase, já que a unidade teve as operações iniciadas há apenas um ano. Em seguida, o time do Case Vitória de Santo Antão ganhou do de Timbaúba por 4 a 1. Depois, os socioeducandos de Pirapama levaram a melhor sobre os de Vitória por 3 a 1. Ainda vieram disputas entre Timbaúba e Jaboatão (3x2), Timbaúba e Pirapama (4x2) e Vitória e Jaboatão (7x1).


A grande final foi um clássico entre as duas equipes vencedoras das Copas Funase de Futsal: a do Case Timbaúba, campeã da primeira edição, e a do Case Vitória, campeã da segunda. Os socioeducandos de Timbaúba, que haviam começado a partida com um placar desfavorável, conseguiram empatar o jogo em 3 a 3 e, em seguida, colocar a quarta bola na rede do time adversário, levando o troféu. Todo o time vencedor também ganhou medalhas, assim como o melhor goleiro e o artilheiro da copa.

As partidas, que tiveram narração do coordenador geral do Case Jaboatão, Mozat Lourenço, foram prestigiadas pela presidente da Funase, Nadja Alencar, pela assessora técnica de Unidades de Internação, Viviane Sybalde, pelo coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer, Normando de Albuquerque, pela coordenadora do Eixo Educação, Sônia Melo, pelo coordenador de Segurança, coronel Jonas Barbosa, e por gestores de unidades, agentes socioeducativos e técnicos da instituição.


Imagens: Divulgação/Funase



 

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Oito classificados em seleções da Funase são convocados

Profissionais estão sendo chamados para o Grande Recife, Timbaúba e Caruaru. Lista inclui advogada e agentes socioeducativos


Oito profissionais classificados em seleções simplificadas realizadas pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) devem se apresentar, a partir da próxima segunda-feira (27), com os documentos necessários para a contratação. A lista, divulgada na edição desta quinta (23) do Diário Oficial do Estado, inclui uma agente socioeducativa para atuar na Região Metropolitana do Recife (RMR), uma agente para Timbaúba, na Mata Norte, e uma advogada e cinco agentes socioeducativos para Caruaru, no Agreste. O período de apresentação seguirá até 31 de janeiro, das 8h às 11h, em locais que variam conforme a região de trabalho.

As profissionais convocadas para a RMR e para Timbaúba deverão comparecer à sede da Funase, situada na Av. Conselheiro Rosa e Silva, 773, Aflitos, no Recife. Já a advogada e os agentes socioeducativos chamados para Caruaru deverão se apresentar na Estrada Carroçável, Sítio Lagoa dos Porcos, Boa Vista II, na zona rural do município. O não comparecimento de algum convocado será considerado desistência. A lista dos documentos necessários à contratação está disponível no site www.funase.pe.gov.br. Informações podem ser obtidas por meio dos telefones (81) 3184.5465 (Recife e Timbaúba) e (81) 3719.9432/9433 (Caruaru).


Imagem: Divulgação/Funase

Novo sistema ajudará na eficiência das Ações de Cidadania




A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas recebeu a visita de equipe do Instituto de Investigação Tavares Buril (IITB), da Secretaria de Defesa Social, para apresentar o novo sistema para coleta de biometria e biografia para novas carteiras de identidade em Pernambuco. Os equipamentos serão colocados à disposição da população que participar das Ações de Cidadania, um dos principais eventos do Programa Governo Presente.
A apresentação do novo sistema foi prática, com a coleta dos dados do secretário Cloves Benevides, para emissão da carteira de identidade no novo modelo: será entregue em menos tempos e terá com mais informações do cidadão além do número do registro geral (RG), como CPF, título de eleitor, número do PIS/Pasep e outros dados. O perito papiloscopista Henio Procópio, que coletou os dados biográficos e biométricos do secretário Cloves Benevides, disse que as novas carteiras de identidade são entregues em dez dias. Antes da implantação do novo sistema, o cidadão recebia depois de quinze dias. A previsão é que em 30 dias o documento estará nas mãos do dono em cinco dias, prevê Henio Procópio.
O transporte do novo sistema será todo feito em uma caixa apropriada, que levará o sensor digital para coleta da impressão dos dedos da mão, equipamento fotográfico conectado a um computador para coleta detalhada dos dados faciais, incluindo a leitura biométrica da íris do cidadão, além da assinatura também coletada de forma digital. O equipamento faz a coleta dos dados em conexão em tempo real com o servidor do IITB.
Os novos parâmetros do documento de identidade atenderão ao Decreto Federal nº 9.278 de 2018, que padroniza as novas cédulas. Os estados têm até março de 2020 para cumprir a determinação.
A Ação de Cidadania é parte do Programa Governo Presente. A ações são um mutirão de serviços públicos e privados, difusão de informações sobre direitos e distribuições de itens de cuidados pessoais. As ações acontecem todas as semanas, em locais próximos às comunidades, em ambiente público, invariavelmente escolas da rede estadual. Em 2019, foram cerca de 200 mil atendimentos gerais e a Secretaria de Defesa Social realizou 22.183 atendimentos ao público. As próximas ações de cidadania vão contar com a coleta de dados biométricos e biográficos pelo novo sistema.

Seis estudantes da Zona da Mata embarcam para os Estados Unidos pelo Programa Ganhe o Mundo


Grupo de 38 intercambistas viajou na manhã desta quarta-feira (22) para um semestre de estudos no exterior 
 



Sorrisos, abraços e inúmeras despedidas no Aeroporto Internacional do Recife. Trinta e oito estudantes de todas regiões do Estado embarcaram, na manhã desta quarta-feira (22), para os Estados Unidos, onde irão estudar no próximo semestre. O intercâmbio é promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, através do Programa Ganhe o Mundo (PGM). Dos estudantes que viajaram, seis são da Zona da Mata do Estado sendo um de Timbaúba, Gravatá, Camocim de São Félix, Palmares e Nazaré da Mata.


Entre um abraço e outro, a emoção não cabia no peito e se mostravam em formas de lágrimas e sorrisos. Matheus Araújo mora no município de Condado e estuda na Escola de Aplicação Professor Chaves, localizada em Nazaré da Mata. Para ele a rotina foi pesada durante o curso de segunda língua pelo deslocamento entre sua casa e a unidade de ensino polo dp PGM. “Eu chegava da escola já no início da noite, visto que as aulas eram em tempo integral, e ia me dedicar aos estudos do curso de segunda língua. Tudo na intenção de ser aprovado no processo seletivo do intercâmbio “, contou o intercambista.
 


“Espero viver tudo que a cidade possa me proporcionar lá, tanto no quesito de cultura como de novas experiências. Enxergo esta oportunidade como uma porta sendo aberta”, contou o estudante que irá passar o próximo semestre em Chicago. Minerva Rodrigues, mãe de Matheus, estava comemorando a vitória do filho. “Meu coração está apertadinho, mas sigo confiante de que esta será uma oportunidade única e ele vai saber aproveitar da melhor forma”, contou.

Além da oportunidade de estudar em outro país, o programa de intercâmbio do Governo de Pernambuco oferece aos jovens seguro saúde internacional, acomodação em casa de família (host family) com todas as refeições garantidas e uma bolsa mensal no valor de R$ 719. Todos os estudantes embarcados pela iniciativa também recebem malas de viagem doadas pela Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), uma das parceiras do projeto.


Programa Ganhe o Mundo - Um dos grandes destaques da educação de Pernambuco, o Programa Ganhe o Mundo é uma ação para fortalecer o desenvolvimento de nossas estudantes, com o aprendizado de um idioma estrangeiro, conhecimento e envolvimento com uma outra cultura, ampliação de suas competências. Em 2015, a iniciativa foi ampliada para a modalidade PGM Esportivo e em 2016 foi criado o PGM Musical, com o objetivo de contemplar também os estudantes com habilidades esportivas e musicais. Em 2019 foi anunciado o PGM Técnico, que embarcou a primeira turma para a Inglaterra no último domingo (19).

Desde o início, o programa já embarcou cerca de oito mil estudantes da Rede Estadual. Hoje, o PGM oferece a opção de dez países de destino, sendo cinco de língua inglesa (Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá e Inglaterra), quatro de língua espanhola (Espanha, Argentina, Chile e Colômbia) e a Alemanha.

Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco
Assessora de Comunicação
Mais zoom aplicado ao item.

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Bom Jardim: Vereador Jotinha declara em redes sociais que e pré-candidato a prefeito


As eleições municipais já estão se aproximando e alguns nomes começam a surgir como possíveis pré-candidatos a prefeito de Bom Jardim. O nome da vez é do vereador Jotinha, que na manhã da última segunda-feira (20), foi recebido pelo deputado federal Fernando Filho (DEM) e pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), na capital pernambucana. “Na pauta, eleições municipais e o meu nome como um novo pré-candidato a prefeito de Bom Jardim e o desenvolvimento da cidade”, assim declarou Jotinha em suas redes sociais.


Os Coelhos sempre foram fortes aliados do vereador Jotinha em Bom Jardim, desde a última eleição de 2018 em que Jotinha se tornou o principal coordenador da campanha no município para o candidato a deputado federal Fernando Filho, tendo total êxito nos resultados.  E, agora, estão sendo decisivos no apoio em relação à pré-candidatura do Edil Jotinha à prefeitura de Bom Jardim, que visa o apelo do povo e solicitação da sociedade bonjardinense que preza por melhorias na cidade e que seja um nome forte e independente.


O vereador tem se destacado no cenário político como uma nova opção para o pleito municipal majoritário. O nome de Jotinha, que também é Presidente da Câmara Municipal e empresário, é tido por muitos como uma nova alternativa para os eleitores bonjardinenses, vindo com o intuito de buscar abraçar, principalmente, aquelas pessoas que estão insatisfeitas e não se identificam com nenhum dos nomes que hoje estão se mostrando a população.