Blog do Luís Correa | O repórter que chega primeiro.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Programa Ganhe o Mundo inicia embarques de mais de 150 estudantes para o Canadá


44 estudantes seguiram rumo ao país norte-americano na manhã desta quarta-feira (29); outro grupo de intercambistas embarca à noite e nesta quinta



Na manhã desta quarta-feira (29) 44 estudantes da Rede Pública Estadual embarcaram para o Canadá por meio do Programa Ganhe o Mundo (PGM), promovido pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes. O grupo foi dividido em dois voos e marca o início da sequência de embarques que irá levar 161 intercambistas para o país norte-americano até esta quinta-feira (30). No Aeroporto Internacional de Recife o clima era de felicidade. Emocionados, os pais aproveitavam os últimos momentos antes dos jovens seguirem rumo ao intercâmbio de um semestre letivo.

O estudante Luiz Carlos Domingos contou que precisou passar manhã, tarde e noite na Escola Técnica Estadual (ETE) Aderico Alves de Vasconcelos, dividido entre as aulas regulares e o curso de segunda língua. “Eu ficava na escola durante todo o dia, só chegava em casa às 23h. Foi  um ano de uma rotina bem intensa, onde eu evitei criar expectativas e fiz a minha parte. Após todo esse processo veio a alegria de ver meu nome na lista de classificados, e agora estou muito animado para chegar no Canadá e aproveitar tudo de bom que o intercâmbio pode me proporcionar”, contou o jovem de 16 anos, morador de Ponta de Pedras, distrito de Goiana, jurisdicionada à Gerência Regional de Educação (GRE) Zona da Mata Norte.


Paulo Câmara, governador de Pernambuco, parabenizou os jovens e conversou com familiares, pontuando sempre a importância desta experiência na vida dos estudantes. Ele aproveitou também o momento para comemorar o êxito do PGM. “O Programa Ganhe o Mundo tem sido presente na vida de muitos jovens pernambucanos. Todo ano nós temos enviado mais de mil estudantes ao exterior, que é uma programa exitoso e que faz a diferença. Este é um diferencial da escola pública de Pernambuco, que é uma referência para o Brasil, e está formando jovens preparados para o futuro desafiador”, comentou o governador.


“Sempre é uma alegria acompanhar os embarques do Programa Ganhe o Mundo, ainda mais para o Canadá, que de hoje para amanhã irá receber mais de 150 estudantes pernambucanos. São dois dias bem intensos de embarques para o país, num ano muito especial em que temos fortalecido o trabalho do programa. Criamos a modalidade técnica, embarcamos nosso primeiro grupo para o Reino Unido, e agora temos este grupo que, com certeza, também irá aproveitar muito”, pontuou, Fred Amancio, secretário de Educação e Esportes do Estado.

Mais embarques - Ainda nesta quarta-feira (29), às 20h50, deve embarcar o segundo grupo de 2020 a viajar para o Canadá, composto por 27 estudantes. Neste grupo estão presentes estudantes de ele estavam presentes alunos de cidades como Terra Nova, Ipojuca, Exu, Recife, Santa Terezinha, e Camaragibe. Nesta quinta-feira, 90 estudantes seguem para o país norte-americano.


O programa - Um dos grandes destaques da educação de Pernambuco, o Programa Ganhe o Mundo (PGM) é uma ação de incentivo aos estudantes aprenderem um segundo idioma, que culmina com um intercâmbio de um semestre letivo no exterior para os que mais se destacam em suas regiões. Em 2015, a iniciativa foi ampliada para as modalidades PGM Musical e PGM Esportivo, com o objetivo de contemplar também os estudantes com habilidades esportivas e musicais.

Desde o início, o programa já embarcou mais de 8 mil estudantes da Rede Estadual. Hoje, o PGM oferece como opção aos estudantes dez países de destino, sendo cinco de língua inglesa (Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Reino Unido e Canadá), cinco de língua espanhola (Espanha, Argentina, Chile e Colômbia) e Alemanha.
Blog do Jornalista Luís Correa às janeiro 29, 2020
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

‹
›
Página inicial
Ver versão para a web

Luís Correa - O Repórter que chega primeiro

  • Beatriz
  • Blog do Jornalista Luís Correa
Tecnologia do Blogger.