quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Fotógrafo

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Em 8 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Fotógrafo. A atividade registra momentos corriqueiros ou históricos por meio de habilidade de capturar imagens a partir da arte de combinar luz, ângulo, profundidade e enquadramento. Mais do que apenas uma reprodução do real, a fotografia ganhou complexidade estética, com expoentes reconhecidos nacional e internacionalmente por seus trabalhos.

Santarém - Praia de Ponta Grande, no Rio Arapiuns José Cruz /Agência Brasil


Nomes como Joseph Niepce, Henry Talbot e Louis Daguerre marcaram a história pelo esforço em obter uma reprodução de eventos sem o método da pintura. Artefatos como o uso de câmaras escuras e papeis especiais com o auxílio de cloreto de prata foram pavimentando o caminho do setor.


Trizidela do Vale (MA) - O município de Trizidela do Vale tem quase 90% da populaçao atingida pelas as enchentes - Antonio Cruz/Agência Brasil

Em 1839, Daguerre apresentou um modelo de câmera, que foi apelidado de daguerreótipo, que realizava a captura em placas de cobre, o que não permitia cópias. O físico britânico William Talbot adotou um rolo de papel com sais de prata possibilitando a gravação das imagens naquilo que ficou conhecido como “negativo”.
A chegada da fotografia no Brasil ocorreu em 1940, com a apresentação do daguerreótipo. Segundo o curador, crítico e professor universitário Tadeu Chiarelli, essa nova prática ocupou o espaço de outras formas de registro, como a imagem xilográfica e em placas de metal. O nascituro desta atividade vai se confundir com o 2º Império, comandado por D. Pedro II.
Brasília - Apagão no plenário do Congresso Nacional - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Profissão não regulamentada

Apesar de completar 180 anos, o ofício de fotógrafo ainda não é regulamentado no país. Ele não se confunde, contanto, com o de repórter fotográfico, uma das atividades da profissão de jornalista, normatizada tanto na legislação geral trabalhista brasileira (a Consolidação das Leis do Trabalho) quanto em decretos específicos.
Por Jonas Valente – Repórter Agência Brasil
Edição: Liliane Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário