quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Município de Machados é premiado e avança na área da educação

 Na manhã desta quarta-feira (30) o governo de Pernambuco divulgou a premiação do programa “Criança Alfabetizada” que apontou Machados como vice-líder no grupo dos municípios que tiveram melhores resultados na alfabetização

Em cerimônia transmitida pelo canal da Secretaria Estadual de Educação no Youtube, o município de Machados se destacou novamente na área de educação em Pernambuco. Chamando a atenção para importantes avanços na área de alfabetização, Machados foi premiado através do Prefeito Argemiro Pimentel que recebeu o certificado de 2º lugar na edição 2020 do Prêmio Criança Alfabetizada do governador Paulo Câmara, da vice-governadora Luciana Santos, do secretário de Educação, Fred Amâncio, do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em Pernambuco, Natanael Silva. 

O resultado saiu após avaliação das 3.800 escolas e 158 cidades participantes. “Graças ao trabalho árduo e investimentos nas escolas e nos profissionais temos verificado importantes avanços na educação do município. Esta conquista é uma forma de mostrar que estamos no caminho certo e que devemos sempre trabalhar e lutar por uma educação de qualidade para todos. É o maior prêmio que recebemos”, declarou o prefeito Argemiro Pimentel (PSB).

O Programa 

Para que possa apoiar todos os 184 municípios de Pernambuco, são destinados investimentos na ordem de R$ 50 milhões para alunos que estudam na rede pública, assegurando, além da maior aprendizagem, o acesso a oportunidades e a um futuro melhor. A ação atende 330 mil crianças e conta com o apoio técnico do Instituto Natura, Fundação Lemann e Associação Bem Comum. 

Mais avanços 

Ainda no mês de setembro, Machados ficou em primeiro lugar entre os municípios com maiores crescimentos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) e com o melhor índice nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental em Pernambuco. Machados também se destacou, de acordo com os dados por escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em primeiro lugar no ranking entre os municípios do Vale do Capibaribe, na categoria de ensino dos anos iniciais e finais com uma superação de mais de 150% em relação a meta de 2019.


“Hoje as nossas escolas municipais têm uma visão de futuro inovadora e, acima de tudo, um planejamento focado na aprendizagem do estudante. Desfrutar desse destaque nos leva a refletir o quanto foi dura a caminhada. Mas os resultados são gratificantes. Isso que nos deixa muito feliz”, declarou a Secretária de Educação de Machados, Maria Rodrigues.








Caixa inicia pagamento do auxílio emergencial extensão

 Parcelas de R$ 300 começam a ser pagas a 27 milhões de pessoas

A Caixa Econômica Federal começou a pagar dia 30 o auxílio emergencial extensão (AEE), no valor de R$ 300 (ou R$ 600 para mães de família monoparentais). As informações sobre o calendário de pagamentos foram detalhadas no 29 pela Caixa em entrevista coletiva.

Ao todo, cerca de 3,6 milhões de beneficiários nascidos em janeiro terão o benefício creditado hoje na poupança digital da instituição, acessada pelo aplicativo Caixa TEM. Desse total, 1,4 milhão são de pessoas que ainda estão recebendo uma das cinco parcelas do auxílio de R$ 600, enquanto 2,2 milhões já fazem parte do grupo do auxílio residual de R$ 300. Ao todo, de outubro a dezembro, cerca de 27 milhões de beneficiários que se cadastraram por meios digitais ou que integram o Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) vão receber o benefício residual de R$ 300.

Veja o calendário completo, de acordo com o mês de nascimento, na tabela a seguir. As parcelas seguintes serão pagas também conforme calendário específico, já informado pela Caixa.

Calendário de pagamentos - ciclo 3:


Data número de beneficiados mês de nascimento

30 de setembro (quarta-feira) 3,6 milhões janeiro

05 de outubro (segunda-feira) 3,3 milhões fevereiro

07 de outubro (quarta-feira) 3,8 milhões março

09 de outubro (sexta-feira) 3,6 milhões abril

11 de outubro (domingo) 3,8 milhões maio

14 de outubro (quarta-feira) 3,6 milhões junho

16 de outubro (sexta-feira) 3,6 milhões julho

21 de outubro (quarta-feira) 3,6 milhões agosto

25 de outubro (domingo) 3,7 milhões setembro

28 de outubro (quarta-feira) 3,6 milhões outubro

29 de outubro (quinta-feira) 3,5 milhões novembro

01 de novembro (domingo) 3,5 milhões dezembro

O beneficiário do auxílio emergencial que pertence ao Bolsa Família, com final de NIS 0, também recebe a nova parcela nesta quarta-feira. Os demais integrantes do programa já receberam o pagamento da primeira parcela de R$ 300 nas últimas semanas e seguirão recebendo as novas parcelas no calendário habitual.

Até agora, já foram pagos R$ 213,8 bilhões do auxílio emergencial para 67,2 milhões de brasileiros desde abril, quando o programa foi instituído. Esse número vai aumentar um pouco mais porque o governo também confirmou que 492 mil inscritos no programa tiveram o cadastro reavaliado e validado pelo Ministério da Cidadania. Com isso, o total de beneficiários do programa será de 67,7 milhões. Mais de 200 mil cadastros seguem em reavaliação e também poderão ser aprovados e incluídos posteriormente no calendário de pagamentos.

Regras

A extensão do auxílio emergencial começa a ser paga assim que a pessoa tiver recebido a quinta parcela do benefício original, seguindo o cronograma de depósitos e com a data limite de 31 de dezembro. Assim, quem se cadastrou pelo aplicativo ou site do banco e começou a receber o benefício em abril, receberá as nove parcelas, assim como todos os integrantes do Bolsa Família cujo valor do auxílio emergencial é maior que o recebido pelo programa de transferência de renda.

"Quem recebeu a primeira parcela em abril, já recebeu cinco parcelas do auxílio emergencial e são esses que começam a receber a extensão. Eles vão receber quatro parcelas da extensão do auxílio: setembro, outubro, novembro e dezembro. Quem recebeu em maio a primeira, só termina de receber a quinta parcela agora. Então receberá três parcelas da extensão. Assim sucessivamente. Quem está no Bolsa Família receberá nove parcelas, porque segue o calendário habitual do programa", ressaltou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em entrevista.


Edição: Graça Adjuto

Fonte: Agência Brasil

Governo de Pernambuco premia escolas e municípios com melhor desempenho no Programa Criança Alfabetizada



Nesta quarta-feira (30), o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, realiza a entrega do Prêmio Escola Destaque do Programa Criança Alfabetizada. Na ocasião, serão divulgadas as 50 escolas municipais e os 50 municípios que apresentaram melhor desempenho durante a execução do programa. A solenidade acontece na Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, no Recife, às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, no Youtube.  



Serviço


Governo de Pernambuco premia escolas com melhor desempenho no Programa Alfabetizada


Dia: 30 de setembro


Hora: 10h


Local: ETE Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, no Recife, às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, no Youtube  


Contato: 3183-9293/3183-9300



Link da transmissão: 



terça-feira, 29 de setembro de 2020

MEC publica edital para 50 mil vagas remanescentes do Fies

 Inscrições começam no dia 6 de outubro




Está publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (29) o edital do processo de inscrição para cerca de 50 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o 2º semestre de 2020. As inscrições serão abertas no dia 6 de outubro, exclusivamente na página do Fies. Os candidatos não matriculados em uma instituição de ensino superior podem se inscrever até as 23h59 do dia 13 de outubro. Para os já matriculados, o prazo vai até 13 de novembro.


Para se candidatar é necessário ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, ter obtido no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame e não ter zerado a prova de redação. O interessado precisa ainda ter renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa da família.


A ocupação das vagas, segundo o Ministério da Educação, será feita de acordo com a ordem de conclusão das inscrições. O candidato que precisar alterar informações depois da inscrição concluída no sistema terá de cancelar e fazer de novo o procedimento. Durante esse procedimento, a mesma vaga escolhida anteriormente poderá ser ocupada por outro candidato que concluir a inscrição antes.


Edição: Graça Adjuto

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Veículos com final de placa 1 e 2 tem até 30 de setembro para circular com CRLV 2019

 O CRLV 2020 só será emitido mediante agendamento


 O prazo limite para circular com o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular - CRLV 2019, dos veículos com placa terminada em 1 e 2 é até o final do mês de setembro. O proprietário precisa ficar atento, pois o CRLV 2020 só é emitido após a quitação de todas as taxas que compõem o Licenciamento. São elas: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas (bombeiros, licenciamento), possíveis multas de transito vencidas e seguro obrigatório (DPVAT).

O Diretor de Atendimento do DETRAN-PE, Cel. Felipe Nascimento, informa que a entrega do CRLV será feita de forma agendada. O documento só será emitido mediante a quitação das taxas que compõem o Licenciamento, é preciso agendar atendimento para emissão do CRLV 2020 no site www.detran.pe.gov.br, acessando a aba “Emissão de CRLV” e selecionar uma das opções: Agendamento Prioritário (terminações de placa em 1 ou 2) ou Agendamento Padrão (terminações de placa em 3,4,5,6,7,8,9 ou 0); onde é possível escolher o ponto de atendimento do DETRAN para receber documento. Quem deixar para quitar o licenciamento 2020 dos veículos com terminação 1 e 2, no último dia, ou seja, 30 de setembro, deverá agendar para receber o CRLV.

O usuário também vai poder contar com o Detran Itinerante, caminhão que está estacionado nos principais centros de compras, onde será entregue, por meio de biometria, no sistema drive-thru, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículos – CRLV. Esse serviço também é feito por meio de agendamento. A emissão do CRLV só será realizada após serem quitadas todas as multas vencidas do veículo.

MULTAS

As multas não constam no carnê de licenciamento, ou seja, no demonstrativo de débitos. Portanto, para pagar, o usuário deverá acessar o site do DETRAN-PE www.detran.pe.gov.br, onde irá gerar o boleto com as multas vencidas já com juros e correção. É que, desde janeiro de 2017, em cumprimento da Lei Federal 13.281 sancionada em 2016, normatizada pelo Contran, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, calcula de forma automática através do site www.detran.pe.gov.br, os valores de multas vencidas com os devidos acréscimos de juros de mora, atualizado para pagamento no dia selecionado.

Os acréscimos se basearão na taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais acumulada mensalmente, calculados a partir do mês subsequente ao da consolidação até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% (um por cento) relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado. As mudanças estão contidas na referida Lei, no artigo 284, inciso 4º. 

Prazo final para portar o CRLV do exercício anterior (2019)




UniFavip promove palestra gratuita para profissionais e estudantes de odontologia

Evento será ministrado pela Dra. Ana Paula Veras Sobral, no dia 30 de setembro, com tema sobre câncer bucal

O Centro Universitário UniFavip, por meio do curso de odontologia, promove, no dia 30 de setembro, às 18h30, uma palestra voltada para profissionais, estudantes e interessados no assunto, com o tema: “Câncer Bucal: perspectivas atuais sobre diagnóstico e tratamento dessas lesões”. A palestrante será a Profa. Dra. Ana Paula Vera Sobral, que é graduada em odontologia pela Universidade de Pernambuco e doutora em odontologia (Patologia Bucal) pela Universidade de São Paulo, tendo uma vasta experiência tanto docente quanto clínica na área.

"Nosso evento visa orientar os acadêmicos e profissionais a respeito do diagnóstico do Câncer Bucal, além de abordar as formas de tratamento disponíveis para melhorar a qualidade de vida destes pacientes. Nós, cirurgiões dentistas, temos a oportunidade de realizarmos o diagnóstico precoce de vários tipos de câncer que acometem as mais variadas partes do corpo humano”, disse Cácio Lopes Mendes, coordenador do Curso de Odontologia do UniFavip.

Devido à pandemia, o evento será online (via plataforma Zoom), com emissão de certificado. Os interessados em participar da palestra deverão fazer suas inscrições de forma gratuita pelo link: https://bit.ly/34eoZqH.

Serviço

Palestra: “Câncer Bucal: perspectivas atuais sobre diagnóstico e tratamento dessas lesões”

Acesso: Gratuito

Data: 30 de setembro

Inscrições: https://bit.ly/34eoZqH

domingo, 27 de setembro de 2020

Eleições 2020: TSE libera ferramenta para consulta de candidaturas

 

Sistema pode ser consultado por qualquer cidadão




Consultas por município e cargo, acesso à informações detalhadas sobre a situação dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, que pediram registro para concorrer às Eleições Municipais de 2020 já estão disponíveis na plataforma DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ferramenta traz ainda todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas às prestações de contas dos concorrentes


Acesso

O sistema é aberto a todos os cidadãos, sem necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. Na consulta, basta selecionar a unidade da federação no mapa ou a sigla do estado que quiser informações.


Na página principal do sistema, o interessado encontrará o quantitativo total de candidaturas por cargo (prefeito, vice-prefeito e vereador). No mapa do Brasil, é possível filtrar a pesquisa clicando na unidade da Federação e depois no cargo desejado. Em seguida, aparecerá uma lista com todos os políticos que concorrem ao cargo no estado.


Selecionado o nome do candidato, é possível obter informações sobre o seu número, partido, composição da coligação que o apoia (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de campanha, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais. Também é possível acompanhar a situação do pedido de registro e eleições anteriores das quais o candidato tenha participado.


Prazo

A ferramenta é atualizada toda hora à medida em que chegam solicitações de registros à Justiça Eleitoral. No dia 26 de setembro, às 19h, termina o prazo para os partidos políticos e coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos e chapas à Justiça Eleitoral.


Caso os partidos políticos ou coligações não tenham requerido o registro de algum candidato escolhido em convenção, a data-limite para a formalização individual do registro perante o TSE ou algum Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é o dia 1º de outubro, também até as 19h.


Situação da candidatura

A situação do registro do candidato aparece ao lado da foto, além do tipo de eleição à qual ele está concorrendo e um guia sobre os termos, inclusive os jurídicos, utilizados para definir a situação dele perante a Justiça Eleitoral.


Quando o processo é registrado na Justiça Eleitoral, é informada a palavra “cadastrado” e, em seguida, “aguardando julgamento”. Isso significa que o candidato enviou o pedido de registro de candidatura, mas o pedido ainda não foi julgado, ou seja, o processo está tramitando e aguarda análise.


Após o processo ser apreciado, o registro pode ser considerado “apto” ou “inapto”. Caso o candidato não tenha nenhuma contestação e o pedido tenha sido acatado, a situação que aparecerá no sistema será “apto” e “deferido”. Candidatos que aparecem como aptos, mas houve impugnações e a decisão é no sentido de negar o registro. Nesse caso, a situação será “apto” e o complemento será “indeferido com recurso”.


Há ainda candidatos que apresentaram o registro e as condições de elegibilidade avaliadas foram deferidas pelo juiz e, no entanto, o Ministério Público Eleitoral (MPE) ou o partido recorreu da decisão. Nessa hipótese, a condição será “apto” e “deferido com recurso”.


Na situação de registro julgado como apto, ainda há possibilidades de situações como “cassado com recurso” ou “cancelado com recurso”. Isso ocorre quando o candidato teve o registro cassado ou cancelado pelo partido ou por decisão judicial, porém apresentou recurso e aguarda uma nova decisão.


Por fim, também consta do sistema a condição de “inapto”, com os complementos: “cancelado”, quando o candidato teve o registro cancelado pelo partido; “cassado”; “falecido”; “indeferido”, quando o candidato não reuniu as condições necessárias ao registro; “não conhecimento do pedido”, candidato cujo o pedido de registro não foi apreciado pelo juiz eleitoral; e “renúncia”.


Contas

O sistema também disponibiliza as informações relativas às prestações de contas dos candidatos das eleições. O usuário pode fazer a pesquisa das receitas dos concorrentes por doadores e fornecedores, além de acessar a relação dos maiores doadores e fornecedores de bens e/ou serviços a candidatos e partidos políticos.

Ouça na Radioagência Nacional



FBC e Fernando Filho reforçam apoio a Biu Abreu em Orobó

 Em tarde de celebração, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e o deputado federal Fernando Bezerra Filho (DEM) estiveram em Orobó, neste sábado (26), para confirmar a parceria que apoia a chapa formada por Severino Luiz Pereira de Abreu (DEM), o conhecido Biu Abreu, e por Lúcio Silva (MDB). 

Em discurso, o líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho, e o deputado democrata Fernando Filho destacaram a importância da continuidade da união com a gestão do atual prefeito Chaparral e os futuros projetos com Biu Abreu, candidato a prefeito e com Lucio Silva, candidato a vice. 

Destacando o desenvolvimento que o município de Orobó alcançou nos últimos oito anos e reconhecendo a contribuição do Senado e da Câmara dos Deputados, em Brasília, o candidato Biu Abreu mostrou-se preparado para assumir o cargo, caso seja vitorioso no pleito eleitoral e afirmou que vai ampliar os benefícios e intensificar a prosperidade para os Oroboenses. Para conferir a cobertura do evento realizado no Sítio Caiçara, Zona Rural de Orobó, acesse os vídeos abaixo.







sábado, 26 de setembro de 2020

As influências dos governos: federal e estadual nas eleições em Pernambuco



Continuando à série de podcasts sobre nas eleições 2020, Arthur Leandro, Cientista Político e professor universitário, conversa com o jornalista Luís Correa, “o repórter que chega primeiro”. Em um bate papo descontraído eles falam sobre as influências dos governos: federal e estadual nas eleições em Pernambuco. 

No quinto episódio, o cientista político analisa o cenário político estadual nas eleições 2020 em relação à disputa eleitoral atual e atuação do presidente e do governador. Arthur Leandro, avalia o cenário político de forma prática. Os podcasts ficarão disponibilizados nas redes sociais do jornalista Luís Correa e na plataforma online de publicação de áudio “SoundCloud. Toda semana serão apresentados novos episódios.
  

Guto Santa Cruz analisa falta de saneamento básico em Peixinhos

Na tarde desse sábado (26.09), na véspera do lançamento oficial da campanha do PDT/PSOL, o candidato da chapa PDT/PSOL a prefeito de Olinda, Guto Santa Cruz, estive acompanhando o candidato a vereador do PDT Everaldo da Mudança numa agenda social para continuar conhecendo ainda mais a realidade da comunidade. E nessa fiscalização verifiquei falta de calçamento nas ruas e até lixo exposto, com esgoto a céu aberto, local onde crianças brincam descalças, com um deficit no saneamento básico.

Guto assinou a Carta de Compromisso à Inclusão Social, no dia 21.09, e aproveitou para analisar os problemas de uma falta de planejamento urbano, nas comunidades mais carentes. "Vamos trabalhar nas comunidades vulneráveis soluções para a melhoria de uma acessibilidade às pessoas com deficiência", disse.

Segundo Guto, tem idosos cadeirantes, como uma senhora que ele visitou hoje, em Peixinhos, com dificuldade em se locomover diante de rua esburacada, falta de rampa de acesso etc.

“O vereador mais bem preparado é aquele que tem conhecimento de causa”


 Eleito pelo voto popular para um mandato de quatro anos, o vereador possui funções específicas e bem definidas na Câmara legislativa de um município. Nas eleições 2020, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 56,6 mil vereadores serão eleitos em 5.568 municípios espalhados pelos 26 estados do país. A palavra “vereador” vem do vocábulo “verea”, que é uma forma antiga portuguesa de falar vereda ou caminho. Ou seja, o vereador é aquele que vereia ou orienta o caminho. É, na prática, a ligação entre o povo e seu governo. 

Mas, você sabe quais são as reais funções e obrigações de um vereador? Em entrevista, o pré-candidato a vereador em Bom Jardim, pelo partido PODEMOS, Lúcio Mário Cabral, explica como deve agir o candidato eleito a vaga de representante do legislativo de um município. Professor e Bacharel em direito, Lúcio Mário é ex-secretário de administração de Bom Jardim e, aos 50 anos, chega as eleições 2020 destacando suas experiências e importantes realizações voltadas para o bem-estar dos cidadãos bonjardinenses.

Repórter: Qual dever ser a principal qualidade que deve ter um vereador?

Lúcio Mário: Na minha opinião, uma das principais qualidades que um candidato eleito ao cargo de vereador tem que ter é conhecimento da causa. Eu, por exemplo já estou há mais de 10 anos como funcionário público efetivo e já vi muita gente passar pela Câmara atuando de diferentes formas. Uns mais preparados e outros não.

Repórter: Mas quem pode ser vereador? 

Lúcio Mario: Todo cidadão maior de 18 anos pode ser candidatar ao cargo de vereador. Mas é preciso que tenha domicílio eleitoral no município em que pretende concorrer até seis meses antes da eleição. Ou seja, tem que votar no mesmo local em que é candidato. Além disso, deve estar filiado a um partido político, ser brasileiro, alfabetizado e estar em dia com a Justiça Eleitoral. Lembrando que, se for homem, é preciso ter o certificado de reservista.

Repórter: E o que realmente pode e deve fazer um vereador?

Lúcio Mário: O vereador exerce basicamente duas funções principais: criar leis para representar o povo do município e os seus interesses; e fiscalizar a atuação do Executivo, neste caso, o prefeito. 

Repórter: Pode dar um exemplo?

Lúcio Mário: Um vereador produz leis que tenham atuação no município. Por exemplo, em Bom Jardim, é possível que o vereador ajude a conseguir cursos profissionalizantes e incentivar festivais culturais. Eu, particularmente, sou fã de café e vi que atrações culturais neste tema são oferecidas em Recife e também em Taquaritinga do Norte. Por que não fazer algo em Bom Jardim como o festival do milho ou do abacaxi? Isso incentivaria as culturas produzidas aqui. A festa de São Sebastiao e o nosso carnaval também são exemplos de manifestações sociais e culturais que podemos incentivar sempre. 

Repórter: Então, o vereador pode incentivar a fazer leis que falem sobre cultura?

Lúcio Mario: Claro. Inclusive, existe uma Lei chamada Aldir Blanc que promove ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da Cultura durante esse período pandemia do Covid–19 que estamos vivendo. Artistas que precisem de apoio podem fazer a inscrição de forma presencial na prefeitura e pelo site. Estamos aguardando apenas a liberação de recursos do governo federal.

Repórter: oque mais um vereador pode fazer pelo município?

Lúcio Mário: O legislativo pode fiscalizar o prefeito e além de propor algumas leis, pode sugerir títulos de cidadão, oferecer medalhas de honra e também pedidos de aplauso para alguém que se destacou na cidade. Também é comum que o vereador faça requerimentos de reconstrução de alguma área especifica, manutenção de praças, parques e feiras, por exemplo. Bom lembrar que o vereador solicita mas não executa, pois esse é papel do executivo. Mas nada impede que o vereador, como qualquer outro cidadão, contribua com o município denunciando falta de energia ou queda de árvores, por exemplo.




sexta-feira, 25 de setembro de 2020

INSS oferece serviço expresso para entrega de documentação

 Segurado pode entregar a cópia dos documentos em uma urna 




 Com o retorno do atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os segurados que desejarem evitar aglomerações e filas dispõem de um serviço alternativo para a entrega da documentação para concluir a análise do seu pedido, denominado Exigência Expressa. O serviço está disponível desde julho, e foi adotado em razão do atendimento remoto desde março, devido ao decreto de situação de emergência provocada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).


Por meio do serviço, o segurado pode entregar a cópia dos documentos em uma urna na entrada da agência do INSS mais próxima de sua residência. Para utilizar o serviço, entretanto, é necessário fazer um agendamento prévio, por meio do telefone 135, no aplicativo ou site do Meu INSS.


Os papéis depositados na urna são escaneados e inseridos no sistema, para que os servidores do INSS possam dar continuidade ao processo. O andamento do processo pode ser acompanhado pelo Meu INSS ou telefone 135.


Para proteger a saúde das pessoas, a entrega da documentação ocorre sem qualquer contato físico e sem acesso ao interior das agências. O segurado também não recebe protocolo ou recibo de entrega dos documentos.


Exigência Expressa 

A Exigência Expressa é uma modalidade complementar oferecida pelo INSS para quem precisa cumprir exigências. As exigências são emitidas quando a pessoa solicita um benefício ou serviço, mas, durante a análise, é verificada a necessidade de apresentação de documentação adicional para a conclusão do processo.


Poderão ser entregues pelo Exigência Expressa cópias dos documentos solicitados pelo INSS para reconhecimento inicial de direito, manutenção ou revisão, tais como entrega de documentos por convocação, cumprimento de exigência entre outros.


Para verificar quais documentos podem estar pendentes, basta acessar o Meu INSS e clicar em "Agendamentos/Solicitações". Após localizar o processo em exigência, basta clicar nele e, em seguida, no ícone da lupa, no canto superior direito, para detalhar o requerimento.


O INSS também notifica pelo Meu INSS, por SMS ou por ligações do 135, os segurados que fizeram algum requerimento e que precisam cumprir alguma exigência. O envio de documentação pelo site ou aplicativo Meu INSS também continua valendo.


Não será aceita documentação para cumprimento de exigência de requerimento auxílio-doença com documento médico.


O serviço também não se aplica aos pedidos de antecipação de R$ 1.045 do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS.


Como funciona

Ao agendar o serviço pelo Meu INSS ou pelo 135 é preciso ter em mãos o número do protocolo do benefício em análise e nome e CPF da pessoa que efetivamente depositará o envelope na urna. No agendamento o segurado também fica sabendo quais os documentos pendentes.


Após o agendamento, na entrega da documentação, o usuário deverá preencher e assinar o formulário de “Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações”. A declaração deve ser colocada em um envelope lacrado juntamente com a cópia do seu RG e as cópias simples dos documentos apontados na exigência.


O envelope deverá ser identificado pelo lado de fora com os seguintes dados: nome completo; CPF; endereço completo; telefone (mesmo que para recado); e-mail, se tiver; e número do protocolo do agendamento da Exigência Expressa. Cabe lembrar que os documentos pendentes podem ser anexados pelo Meu INSS.


A urna fica disponível, não importa a localidade, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. De acordo com o órgão, hoje são 1.325 postos que oferecem o serviço, nas cinco regiões do país. 


Veja aqui a lista das agências que já contam com o serviço e seus endereços.


Não são aceitos os originais e as cópias não precisam ser autenticadas em cartório. É imprescindível, porém, que estejam legíveis e sem rasuras. A autenticação só é obrigatória quando a exigência ao segurado é que apresente procuração para fins de recebimento de benefício.


Edição: Fernando Fraga

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

INSS informa que 62,6% peritos compareceram ao trabalho hoje

 Foram realizadas 4.169 perícias presenciais nesta quinta




A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informaram hoje (24) que 477 peritos médicos federais compareceram aos seus postos de trabalho nas agências da Previdência. O número equivale a 62,6% dos 762 peritos fora dos grupos de risco para a covid-19 e aptos para trabalharem.


Em relação a ontem, aumentou em 56 o número de médicos que compareceram às agências. Até as 16h, 4.169 perícias presenciais foram realizadas, contra 3.796 registrados ontem.


Esses atendimentos ocorreram em 146 agências com perícia médica, das 202 que estavam com agenda para hoje. Mais 285 peritos deveriam ter retornado nesta quinta-feira, mas não foram trabalhar.


Hoje, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) acolheu pedido da Advocacia-Geral da União e cassou a liminar que suspendia o trabalho presencial nas agências que adotaram padrões menos rígidos de prevenção de contágio. O vice-presidente em exercício do tribunal, desembargador Francisco de Assis Betti, também determinou a volta do corte de ponto dos médicos faltosos.


As agências do INSS foram reabertas para atendimento presencial no último dia 14, após terem ficado fechadas por cerca de seis meses devido à pandemia do novo coronavírus. Entretanto, os médicos peritos decidiram não retomar as atividades por considerarem não haver segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus. Todas as perícias médicas agendadas foram suspensas até a adequação das agências.


Na semana passada, o INSS fez inspeções em agências de atendimento. O órgão concluiu que as salas de perícia liberadas para atendimento cumprem os protocolos sanitários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a fim de garantir a segurança de servidores e cidadãos com relação à pandemia de covid-19.

Imagem: Tomaz Silva/ Agência Brasil

Fonte: Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - BrasíliaEdição: Bruna Saniele

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Jotinha faz nova declaração afirmando que sofreu traição


Após a confirmação de sua pré-candidatura a chefe do executivo, pelo PRTB, em Bom Jardim, o atual vereador e presidente da Câmara de vereadores do município, Jotinha da funerária, usou as redes sociais para explicar toda a situação que passou no processo em que foi convidado para ser vice-prefeito na chapa de Janjão (PL), que também é pré-candidato a prefeito no município.

Na declaração, Jotinha fala o motivo ser pré-candidato ao cargo de prefeito, confirma o seu compromisso com uma gestão de transparência e de participação popular e convida o povo a “fazer a mudança” nas eleições municipais deste ano.

 Confira abaixo o vídeo completo:




Ex-prefeito Cido Plácido tem contas rejeitadas novamente

A votação aconteceu de forma secreta durante a realização na 17ª Sessão Ordinária do 4º período legislativo. Desta vez, as contas do ano de 2011 foram rejeitadas

O julgamento da prestação de contas n º1260034-9 do exercício 2011, do ex-prefeito Manoel Plácido da Silva Filho (PL), conhecido como Cido Plácido, foi discutida e votada, nesta terça-feira (22), na Câmara de Vereadores de Machados. Nove vereadores votaram de forma secreta e decidiram por dois votos contra a sete votos a favor, reprovar as contas do ex-gestor de Machados, Cido Plácido. Não houve ausência e nem abstenções dos vereadores. Registraram o voto os vereadores: Antônio de Paizinha, Andressa Plácido, Silvio Borba, Naldo Marcolino, Rosival  Santos, Rogério, Silvinho, Luciano da Funerária e Manoel de Deda.

 “Esta Casa legislativa cumpriu o papel dela”, destacou o presidente da Câmara de Vereadores, Silvio Borba (PSB). “Fizemos o papel do vereador que é legislar e fiscalizar as ações do executivo”, concluiu dizendo que o Tribunal de Contas do Estado é um órgão auxiliar do poder legislativo que remete o seu parecer ao legislativo do município. “Mas é a Câmara de vereadores que aprova ou não as contas da gestão”, lembrou Silvio Borba.

No início do mês de agosto deste ano, as contas referentes ao ano de 2012, também foram votadas pelos vereadores da Casa Flávio Pessoa Guerra e rejeitadas por sete votos a favor e dois contra a aprovação. “Importante destacar que nós julgamos as contas e não a pessoa. Neste caso, o não pagamento da previdência privada do município e a ação de irresponsabilidade fiscal foram identificadas pela avaliação da Comissão de Contas e Orçamento da Câmara”, explicou o 1º Secretário da Câmara de Vereadores, Rosival da Silva Santos (PSB).

Já para o vereador de oposição Antônio de Paizinha (DEM), o resultado do julgamento não impedirá Cido Plácido de concorrer às eleições deste ano. Em suas redes sociais, o ex-prefeito se pronunciou e afirmou ser vítima de notícias falsas e disse que vai concorrer ao cargo de chefe do executivo de Machados. “Vamos seguir em frente”, declarou. A partir desta quarta-feira (23), o Presidente da Casa deverá encaminhar o Decreto Legislativo com o parecer de rejeição das contas, para o Tribunal de Constas do Estado (TCE), o Ministério Público de Pernambuco (MP- PE) e ao Juiz da Comarca.

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Governo de Pernambuco autoriza processo de retomada das aulas presenciais para o Ensino Médio, a partir de outubro

 Atividade, que será dividida em três etapas, recomeça pelo 3º ano, a partir do próximo dia 06 e será opcional para os estudantes


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Esportes, anunciou, nesta segunda-feira (21), durante coletiva de imprensa, a autorização para retomada gradual das aulas presenciais para os alunos do Ensino Médio. Neste primeiro momento, está autorizado o retorno das turmas do 3º ano, previsto para 6 de outubro. No dia 13, as escolas poderão retomar as atividades com os estudantes do 2º ano e, no dia 20, poderão ser reiniciadas as aulas para os alunos do 1º ano, do Ensino Técnico Concomitante e Subsequente e da Educação de Jovens e Adultos. Para os estudantes, o retorno é opcional e, no caso de o aluno ser menor de idade, a decisão cabe aos pais ou responsáveis. As aulas remotas devem ser mantidas para atender a quem escolher essa opção, mas as escolas também têm a alternativa de ofertar o ensino híbrido, combinando os dois formatos de aula.


“De todas as decisões difíceis que precisamos tomar, desde o início da pandemia, o retorno às escolas foi a maior delas. Mesmo com indicadores da Covid-19 em queda consolidada desde o final de maio, só agora, com a média móvel de casos e óbitos, além das solicitações de leitos de UTI, no patamar equivalente ao do início de abril, autorizamos a retomada de aulas presenciais no Ensino Médio”, disse o governador Paulo Câmara, advertindo que a luta contra o novo coronavírus não acabou. “Inclusive, estamos acompanhando o que vem acontecendo nos países da Europa, com a chegada de novas ondas após uma aparente superação da pandemia. É necessário manter toda a atenção, porque ainda vivemos uma transição, e esta fase que chamamos de convivência não tem prazo determinado. Ainda dependemos de uma vacina, mas não podemos impedir o retorno gradual da vida, neste novo normal, até que isso aconteça. É preciso encarar essa realidade, mas com cautela e mantendo os cuidados”, reforçou.


As instituições precisam observar todas as normas estabelecidas no protocolo setorial da educação, respeitando as orientações sobre distanciamento social, as medidas de proteção e prevenção, bem como as de monitoramento e orientações. Entre as principais medidas previstas no protocolo estão o uso obrigatório de máscaras, distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes e entre os equipamentos escolares – como as bancas e cadeiras – lavagem das mãos e uso do álcool em gel, orientações para todos nas escolas, monitoramento e testagem dos casos suspeitos e de seus contactantes.


Além disso, fica determinado que estudantes, professores e demais profissionais da escola com fatores de risco (idade, doenças crônicas ou gestação) não devem retornar caso não tenham se infectado anteriormente. A retomada prevê, ainda, que o plano da escola deve ser informado aos pais ou responsáveis, professores e demais colaboradores para que todos compreendam o processo de retorno. O protocolo também estabelece o monitoramento de casos suspeitos entre estudantes, professores e demais profissionais, com orientações sobre testagem, inclusive dos contactantes na escola e na família. Também está previsto o retorno gradual de acordo com os anos e modalidade de ensino.


O Comitê de Enfrentamento à Covid-19, coordenado pela Secretaria de Saúde do Estado, analisou o contexto de reabertura de escolas com bons resultados obtidos em diversos países. “A decisão final foi tomada após análise dos números da pandemia no Estado e das experiências de alguns países, que já retomaram suas aulas durante este período e apresentaram bons resultados. Mas é importante reforçar que o retorno neste momento é apenas para o Ensino Médio, e acontece em caráter opcional, ficando a critério dos pais ou responsáveis decidirem se os estudantes voltam ou não para as aulas presenciais. O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 continuará monitorando os dados da pandemia e, se necessário, a evolução das etapas de retomada poderá ser reconsiderada. A decisão é pautada na importância da educação para o desenvolvimento do Estado como um todo”, afirmou o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio.


O secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, destacou a queda em três indicadores importantes para a decisão da retomada das aulas presenciais: número de casos, número de óbitos e demanda por UTI. “Os índices têm reduzido desde junho, e em setembro, a tendência continua. Ou seja, é o quarto mês de redução consecutivo”, destacou. Os casos da doença em Pernambuco começaram a chamar atenção em março e cresceram em abril e maio, somente registrando queda em junho. O Governo do Estado também anunciou a liberação das competições de modalidade coletiva envolvendo atletas federados, a partir de amanhã

 

A Secretaria de Educação de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Saúde, também terá um centro de testagem da Covid-19 voltada para os professores e demais profissionais da rede estadual de ensino. A estrutura começa a funcionar em outubro com a retomada das aulas presenciais nas escolas, na sede do órgão estadual, no bairro da Várzea, no Recife, das 7h às 15h. Os testes serão realizados mediante agendamento





segunda-feira, 21 de setembro de 2020

CPRH realiza Semana da Fauna com programação virtual







A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizam, de 21 a 26 de setembro, a Semana da Fauna. Nesta edição, por conta da pandemia do novo coronavírus, a programação será diferente: sem atividades presenciais. Assim, a Semana da Fauna 2020 será marcada por atividades virtuais. Divulgação de vídeos e debates on line fazem parte deste “novo normal” do evento. A meta é compartilhar conhecimento, sensibilizar, incentivar o público a refletir, para além dos espaços convencionais, sobre a importância dos animais silvestres na natureza. A Semana da Fauna inicia na segunda-feira (21) com a divulgação do vídeo “Fauna Livre”, projeto de Educação Ambiental da CPRH. Curiosidades e informações educativas sobre animais silvestres foram criadas, especialmente para serem divulgadas na programação. Na terça-feira, o vídeo “Papagaio da Caatinga”, produzido pela CPRH, vai mostrar a importância do projeto que completou, em 2020, dez anos de criação e que já devolveu à natureza mais de 400 papagaios. A programação inclui ainda duas lives “Fauna urbana – problemas e soluções” e “A importância dos zoológicos para a conservação da fauna silvestre”. A primeira ocorre na terça-feira, às 16h, com a participação dos servidores Yuri Marinho e Iran Vasconcelos, da CPRH, e do responsável da ONG Trilogiabio, André Maia. Na quinta-feira, será a vez da equipe do Parque Estadual de Dois Irmãos. Com mediação da servidora Joice Brito (CPRH), participam da live os servidores Márcio Silva e Leonardo César de Oliveira Melo (Parque Dois Irmãos) e a professora Maria Adélia Oliveira Cruz (Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFPE). As lives serão transmitidas pelos canais do YouTube e nas páginas do Facebook da Semas e da CPRH

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

"Estou preparado para desenvolver Bom Jardim" afirma Lúcio Mário Cabral

 O pré-candidato a vereador pelo partido PODEMOS (PODE) incentiva ações voltadas para a cultura do município e para a participação dos jovens na política

Em Bom Jardim, no agreste de Pernambuco, o ex-secretário de Administração do município e pré-candidato a vereador, Lúcio Mário Cabral (PODEMOS), chama a tenção para a necessidade dos candidatos ao cargo do legislativo terem conhecimento de causa.

“O candidato melhor preparado é aquele que conhece o que está fazendo. Que sabe como funcionam os procedimentos para ser um vereado e para conseguir os melhores resultados para os cidadãos do município”, esclareceu. Bacharel em Direito, Lúcio Mário Cabral dedicou os últimos 10 anos ao funcionalismo público efetivo. “Eu conheço os procedimentos certos para viabilizar incentivo à cultura e à criação de cursos profissionalizantes, por exemplo”, afirmou o pré-candidato. 

Um grande avanço evidenciado por Lúcio Mário é a total digitalização da documentação pública. “Inclusive, as leis do município, que possuem um sequencial desde a década de 60, estão com apresentação digital”, detalhou.

As áreas de educação e tecnologia são prioridade para Lucio Mário. “Através da educação podemos oferecer aos jovens, por exemplo, a oportunidade de se aproximarem da política e se interessarem em fazer mudanças importantes em suas comunidades”, lembrou. É necessário fazer a política torna-se popular”, concluiu.

O pré-candidato, Lúcio Mário Cabral, concedeu entrevista a nossa reportagem, confira, clik aqui:


https://youtu.be/W0Cq6iRoooQ

Biu Abreu e Lúcio Silva afirmam que o desenvolvimento de Orobó vai continuar

 



Durante a Convenção partidária do DEM e MDB realizada no último dia 13, em Orobó, o conhecido Biu Abreu e o Lúcio Silva (MDB), confirmaram suas pré-candidaturas a prefeito e vice, respectivamente na eleição no município. Biu Abreu que é o atual vice prefeito de Orobó, conta com o apoio do prefeito Cleber Chaparral (PSD), e declarou que vai continuar o trabalho que vem fazendo para o crescimento de Orobó.


Em entrevista, Lucio Silva, pré-candidato a vice, declarou estar satisfeito com o convite e feliz por integrar a chapa junto a Biu Abreu. Para saber mais dos projetos e do trabalho desenvolvido pelos pré-candidatos, acesse os links dos vídeos das matérias completas:


https://youtu.be/pOx4lh1cI1w

https://youtu.be/DgAYcXEnLxI

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Força popular e política confirmam a pré-candidatura a prefeito de Ismael Lira (SD) e do pré-candidato a vice-prefeito Ulisses Bione (PSB) em Orocó

 


No finalzinho da tarde dessa quarta-feira (16), com uma postulação a prefeito que surgiu da vontade popular e de uma força política gigantesca, Ismael Lira (SD) foi homologado em convenção partidária, pré-candidato a prefeito de Orocó (PE), Sertão do São Francisco para as eleições deste ano. Na mesma oportunidade foi ratificado o seu companheiro de chapa, Ulisses Bione (PSB) que vai concorrer ao cargo de vice-prefeito no município.


O evento contou com a participação de várias autoridades, como por exemplo, ex-prefeitos, ex-vereadores e lideranças políticas. 

A força política de Ismael Lira conta com as esferas federais, a exemplo do deputado Federal Augusto Coutinho (SD) e Fernando Monteiro (PP), e na esfera estadual do deputado Antônio Fernando (PP). Não estiveram no evento, mais enviaram mensagens que foram transmitidas ao público.

Para Ismael Lira, o momento agora é de unir forças para reestabelecer o autoestima das pessoas de Orocó. “Viveremos um novo momento com as pessoas de nossa cidade. Vamos trazer a alegria para a nossa gente, onde teremos um novo governo, uma nova administração que saiba cuidar de todos”, declarou o pré-candidato.


A coligação contará com quase 30 pré-candidatos a vereadores que englobam os partidos: Solidariedade, PSB, Republicanos, PDT, PSDB, PSC, PSL o que significa a maior força política de Orocó.

IDEB aponta Machados como líder na categoria de ensino dos anos iniciais e finais no Vale do Capibaribe

       Em relação aos municípios de todo o Estado, Machados conquistou o 2º lugar no quesito de ensino dos anos iniciais

O município de Machados, localizado no agreste setentrional de Pernambuco, sob a Gerência Regional do Vale do Capibaribe, comemora nova conquista para a rede municipal de ensino. De acordo com os dados por escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgados nesta terça-feira (15), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Machados, localizado a 104 km do Recife, ocupa o primeiro lugar no ranking entre os municípios do Vale do Capibaribe, em relação ao ano 2019, na categoria de ensino dos anos iniciais com Meta Projetada de 4,5 tendo Resultado Alcançado 7,1 aumento de 184% e nos anos finais com Meta Projetada de 3,6 chegando ao Resultado Alcançado 5,6 com uma superação de 155%.

Para o prefeito de Machados, Argemiro Pimentel (PSB), “a aprendizagem dos alunos é resultado de profissionais dedicados e de ações planejadas que a administração desenvolve na educação do município de Machados”. E completou: "E esta conquista é uma forma de mostrar que estamos no caminho certo e que devemos sempre trabalhar e lutar por uma educação de qualidade para todos. A partir de agora precisamos seguir em frente e buscar alcançar cada vez mais um bom aprendizado para os alunos”, declarou.

   "O município de Machados se destacou em 2º lugar nas categorias de ensino dos anos iniciais no Estado de Pernambuco"

A secretária de Educação de Machados, Maria Rodrigues, ressalta a importância do trabalho realizado em sala de aula, a valorização dos profissionais da educação, os investimentos da gestação municipal no setor educacional e a parceria: família e escola. “Superar metas e desafios foram as nossas maiores conquistas". 

Maria Rodrigues Parabeniza todos os professores, estudantes, diretores, coordenadores das escolas municipais e todos profissionais da educação de Machados, “Agradecemos ao prefeito Argemiro Pimentel, ao vice-prefeito Juarez Rodrigues pelo apoio, investimento, valorização, dedicação e viabilização de todas as ações da secretaria de educação e toda equipe educacional", finaliz Vou a secretária.

Escolas da rede pública de Pernambuco avançam no IDEB e assumem o primeiro lugar nacional


Escola de Aplicação do Recife, vinculada à rede pública estadual, aparece em primeiro lugar no ranking nacional das escolas públicas estaduais do ensino médio


Os dados por escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados nesta terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), mostram o avanço e o destaque nacional das escolas da Rede Estadual de Pernambuco. A Escola de Aplicação do Recife, parte da rede pública estadual e vinculada à Universidade de Pernambuco (UPE), ocupa mais uma vez o primeiro lugar no ranking das escolas públicas estaduais do ensino médio de todo o Brasil com média 7,5.


A instituição completa ainda o Top 3 das escolas públicas do País ao lado do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), também do Recife, e da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, de Minas Gerais. Portanto, das três melhores escolas públicas do Brasil pelo Ideb, duas são pernambucanas. “É muito gratificante ver nossas escolas avançando e se destacando nacionalmente no Ideb. Não é a primeira vez que a Escola de Aplicação do Recife lidera o ranking das escolas públicas estaduais do Brasil, que ela continue servindo de inspiração para muitas outras escolas, não apenas em Pernambuco, mas em outros Estados”, ressalta o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio.




Ao longo das edições, as escolas da Rede Estadual vêm apresentando grandes avanços. Nesta edição do Ideb, os dez melhores resultados das unidades de ensino da rede estadual possuem índices acima de 6,0. Estes resultados estão espalhados por todas as regiões do Estado, a exemplo da Escola Técnica Estadual Professor Lucilo Ávila Pessoa, do Recife, com média 6,2; da Escola Tomé Francisco da Silva, de Quixaba, com média 6,3; e da Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, de Garanhuns, com média 6,8. “São resultados extraordinários. Esses avanços nos mostram que o trabalho que começou anos atrás já está dando bons resultados, além de confirmar que estamos no caminho certo. Sem dúvidas, a educação de Pernambuco evoluiu muito, mas ainda há muito o que fazer para avançarmos ainda mais”, diz Amancio.


Além do destaque nacional por escolas, Pernambuco também aparece em evidência pelos avanços conquistados no índice. O Estado, que em 2007 ocupava a 21º posição no ranking, registrou, ao longo de todas as edições, crescimento de quase 67%, o maior em relação às demais federações. “Ao longo dos anos, Pernambuco vêm se destacando muito no Ideb. Somos o único Estado do Brasil que teve grandes avanços em todas as edições. E isso é muito significativo se levarmos em consideração o atual momento da educação do País”, diz o secretário.


Ainda destacando a trajetória de avanços da educação, Amancio enfatiza os números da taxa de abandono escolar. Hoje, Pernambuco é o Estado que possui a menor taxa de abandono escolar do Brasil (1,5%) no Ensino Médio. “É a sétima vez que lideramos o ranking de menor taxa de abandono escolar. Somos primeiro lugar desde 2013, ou seja, ao longo desses anos, Pernambuco têm mantido esse destaque nacional e, consequentemente, e têm se consolidado como a escola da Rede Estadual mais atrativa do Brasil”, pontua.

Créditos: Arquivo/SEE

João da Costa propõe programa de recuperação de escadarias nos morros do Recife

Buscando garantir maior mobilidade e mais segurança aos moradores que vivem em áreas de morro no Recife, o vereador João da Costa (PT) promete apresentar um projeto de lei que garante a recuperação e manutenção das escadarias da capital pernambucana. .

"Nosso mandato vai apresentar na Câmara do Recife um projeto para implantação de um programa permanente de revitalização das escadarias nos morros, destinando no mínimo 20% do orçamento que é gasto no recapeamento de ruas e avenidas da cidade", anuncia João da Costa. "Queremos que as pessoas que moram nos morros do Recife tenham as escadarias preservadas, com corrimão, oferecendo segurança ao transitar", acrescenta o vereador do PT. De acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020, a Prefeitura do Recife prevê um gasto de mais de R$ 60 milhões para "Manutenção do Sistema Viário" no município.

Para João da Costa, as escadarias são as "ruas" nas áreas de morros e de fundamental importância para a mobilidade urbana nas partes altas na capital pernambucana. "As famílias que moram em morros utilizam essas vias para levar as suas feiras, para carregar botijão de gás, para fazer mudanças. Do mesmo que as ruas são recapeadas todos os anos, as escadarias precisam de conservação", argumenta o vereador João da Costa, ressaltando que algumas vias foram construídas há mais de 30 anos sem seguir normas técnicas adequadas de mobilidade.

João da Costa destaca que nos últimos anos houve um forte crescimento populacional nos morros, tornando essas áreas muito adensadas e, na maioria das vezes, sem planejamento urbano. O vereador explica que esse aumento impacta diretamente na conservação das escadarias. "Muitas casas que eram só térreos hoje têm primeiro e segundo andares e a população aumentou, impactando diretamente no uso das escadarias, que são as principais vias de acesso para milhares de pessoas que moram no Recife", diz. Ex-prefeito do Recife, o petista lembra que seu governo recuperou mais de 200 escadarias em todos os bairros do Recife.

Foto: Carlos Lima/Câmara do Recife

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Governo de Pernambuco paga parcela residual aos beneficiários do 13º do Bolsa Família

 Pagamento extra, que é feito aqueles que se regularizaram após fechamento das folhas de fevereiro, março e abril, incia hoje e segue até o dia 30 deste mês, somando mais de R$ 2,1 milhões nesta etapa



O Governo de Pernambuco inicia, nesta quinta-feira (17), o pagamento da folha residual dos beneficiários que têm direito ao 13º do Bolsa Família, iniciativa estadual que concede uma parcela extra aos beneficiários do programa federal. Essa parcela vai contemplar 18.096 famílias que regularizaram situação junto ao programa Bolsa Família após a geração das folhas de pagamentos nos meses de fevereiro, março e abril e antes do final do mês de maio, conforme previsto no Decreto de Regulamentação do Programa. O pagamento residual soma um total de R$ 2.138.080,00 e será feito até o próximo dia 30. O 13º do Bolsa Família é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.


As parcelas da folha residual variam entre R$ 41,00 e R$ 150,00. O pagamento continuará sendo realizado nos mesmos locais onde o beneficiário já recebe o seu benefício do Bolsa Família: nas agências da Caixa Econômica, terminais eletrônicos, lotéricas ou estabelecimentos credenciados.


Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, reforça que a folha extra se soma a mais de R$ 150 milhões que foram investidos pelo Governo de Pernambuco no programa estadual. “Com esse pagamento, chegamos a um total de aproximadamente R$ 154,6 milhões destinados a essa parcela da população, que representa um terço dos pernambucanos. Foram contempladas 1.180.902 famílias nesse compromisso firmado pelo governador Paulo Câmara”, destacou.


Parte destas 18 mil famílias contempladas na folha residual conseguiu ser reintegrada ao programa após o Supremo Tribunal Federal deliberar sobre uma ação do Consórcio de Governadores do Nordeste, que reivindicou o corte de beneficiários que havia sido realizado pelo Governo Federal. “Vimos, nos anos iniciais de 2020, que diversos beneficiários do Nordeste haviam saído da folha de pagamento do Bolsa Família e graças a essa ação, eles foram reincorporados, o que também teve reflexos no benefício estadual”, pontua o secretário executivo de Assistência Social, Joelson Rodrigues.


Para saber se o recurso está disponível, os beneficiários podem fazer a consulta no site www.sdscj.pe.gov.br , digitando o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento do responsável familiar pelo benefício.

Aluísio Lessa dedicou se as convenções em Paulista, Água Preta e Sirinhaém

A agenda do deputado estadual Aluísio Lessa, nesta terça-feira (15.09), de compromissos com as convenções partidárias municipais percorreu o dia. Pela manhã, o parlamentar prestigiou o evento do candidato a prefeito Yves Ribeiro (MDB); à tarde, em Água Preta, declarou apoio a Dayse Barreto (MDB); e à noite afirmou que é hora de mudança em Sirinhaém com Camila Machado (PP).

"Yves foi vereador, prefeito de Itapissuma, Igarassu e Paulista. Em todos os seus mandatos, ele teve suas contas aprovadas pelo TCE. Doutor Arraes sempre consultava Yves antes de executar ações no norte da Rgião Metropolitana. O povo de Paulista quer Yves de novo. E no seu primeiro dia, vou pedir que ele me diga qual é a demanda mais urgente da cidade para liberarmos uma emenda na Alepe", afirmou Lessa.

"Paulo Barreto fez muito por Água Preta, tanto que é querido pela população até hoje. A justiça será feita com a vitória de Dayse Barreto no dia 15 de novembro. Dayse é jovem e tem no seu marido um grande exemplo para resgatar a cidade do marasmo. Temos um time forte, com o apoio de nomes fortes como a vice-governadora Luciana Santos e o deputado federal Raul Henry. É visível a vontade de Dayse em trabalhar para o povo", destacou o parlamentar.

"Muito do que vemos em Sirinhaém em educação, saúde, segurança vem do período em que Alberto Machado foi prefeito. Camila aprendeu dentro de casa como é que se faz política com ética, pautada nos anseios da população. O povo de Sirinhaém cansou de ver a prefeitura nas mãos de um "grupinho" que administra a cidade sem qualquer compromisso. É hora de eleger a primeira prefeita da história do município, uma mulher de fibra, capaz de promover a transformação na cidade que a população tanto necessita", concluiu Aluísio, no último ato político do dia.