quinta-feira, 10 de setembro de 2020

"Comemorações em homenagem a emancipação política de Orobó destaca o desenvolvimento do município", diz Biu Abreu




Localizada a cerca de 116 km de Recife, o município de Orobó, no agreste pernambucano, comemora 92 anos de emancipação política, nesta sexta-feira (11). Com, aproximadamente, 25 mil habitantes, a conhecida Terra do Frivolité (renda trabalhada com a arte de fazer nós), tem se destacado na região e contribuindo com o crescimento do Estado de Pernambuco. 

 

Para o atual vice-prefeito de Orobó e pré-candidato à prefeitura do município, Biu Abreu ( DEM), as comemorações destacam o valor que o município tem para a região. “Os oroboenses são um povo forte e trabalhador. Que valoriza suas tradições e cultura. Este momento que engrandece o município deve ser festejado sempre”, destacou Biu Abreu.


“Além de celebrar a data tão especial para Orobó, é importante homenagear as pessoas que fazem este município. E juntos queremos garantir a dignidade deste povo trabalhando com serenidade e compromisso”, destacou o pré-candidato a vice-prefeito de Orobó, Lúcio Silva (MDB).


Nesta sexta, as comemorações começam bem cedo com a alvorada e hasteamento do pavilhão nacional com a participação da Banda Municipal 08 de Dezembro. A festa continua com inaugurações de calçamentos na cidade e encerra com a exibição de  vídeo comemorativo aos seus 92 anos de emancipação política.


História


A cidade de Orobó iniciou-se através da ocupação de povos vindos do município de Paudalho, nos arredores de um bebedouro de animais, dando o primeiro nome ao local como Olho D’água. Até 1928, a vila pertencia ao município de Bom Jardim, no mesmo ano, o então governador Estácio Coimbra elevou o local à categoria de cidade e só em 1938, a localidade passou a denominar–se “Orobó”,nome  de um riacho, afluente do Rio Tracunhaém, que corta o município no sentido de oeste-leste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário