sábado, 31 de outubro de 2020

I Debate Eleitoral de Orobó dá a oportunidade dos eleitores conhecerem os candidatos a prefeito

Mediado pelo jornalista Luís Correa, Biu Abreu (DEM) e Thomas Britto (PSB) se enfrentaram em debate dinâmico


Realizado na noite da última sexta-feira (30), o I Debate Eleitoral da cidade de Orobó, promovido pela Agência Difusora, exibiu o evento através da sua página no Facebook, nas redes sociais: “O repórter que chega primeiro”, facebook e YouTube e em transmissão simultânea com a Rádio Orobó FM 105.9. Na ocasião, os candidatos a prefeito do município Biu Abreu (DEM) e Thomas Britto (PSB) se enfrentaram no debate mediado pelo jornalista Luís Correa, com a direção de Marcus Vinicius.

Seguindo as regras do debate, no primeiro bloco, os candidatos tiveram cinco minutos para as considerações iniciais. 

Na segunda etapa, os convidados responderam às perguntas do opositor com os temas fixos como saúde e educação. Outros dois assuntos abordados pelos candidatos foram sobre a Instituto Municipal de Previdência (Ipreo) e a Assistência Social no município. Ambos os debatedores tiveram um tempo estipulado de forma equivalente para a formulação de perguntas, réplicas e tréplicas e direitos de respostas. 

Já no terceiro bloco, foi a vez de cada debatedor responder aos questionamentos com temas escolhidos livremente entre os participantes. Na última parte, os candidatos tiveram cinco minutos para apresentar suas considerações finais.

O candidato Thomas Britto (PSB) agradeceu a Agência Difusora pela iniciativa. “Agradeço a toda equipe da agência pela organização, como também, à população de Orobó por estar acompanhando o nosso trabalho, pois ele vem crescendo e ganhando força cada vez mais. Estarei sempre à disposição para debater nossas ideias”, afirmou.

Biu Abreu (DEM), também agradeceu pelo espaço aberto pelos meios de comunicação para apresentar seus projetos e ideias. “Agradeço a cada um que nos assistiu e nos ouviu. Também a Agência Difusora pelo convite para participar do debate e parabenizo os organizadores por abrir o espaço para mostrar a nossa campanha”, finalizou.


Em Machados, Justiça determina a retirada da fake news contra Juarez da Banana e Silvinho da Banana

De acordo com a decisão, foi constatada que a publicação contém dados inverídicos e informações deturpadas




Numa época em que as fake news, conhecidas como falsas notícias, tomam conta das informações, é importante prestarmos mais atenção nas publicações que lemos e compartilhamos em nossas redes sociais. No município de Machados, uma decisão da Justiça ordenou a retirada de uma publicação feita em blogs locais citando Juarez da Banana (PSB) e Silvinho da Banana (PSB), candidatos a prefeito e vice de Machados, respectivamente.


A publicação considerada falsa, conforme entendimento e levantamento da Justiça,  afirmava que, segundo o Ministério Público, existia mais de 24 irregularidades cometidas pela atual gestão do prefeito Argemiro Pimentel (PSB) e do vice , Juarez da Banana, tais como : o excesso de cargos comissionados e contratados, como também, o acúmulo de diversos escândalos com as verbas destinadas ao combate da Covid-19. A Justiça constatou que as publicações contêm dados inverídicos ou informações deturpadas da realidade, com o objetivo de ludibriar o eleitorado e denegrir a imagem dos candidatos. 


Assim, a decisão judicial, com processo n ° 0600250-33.2020.6.17.0088, assinada pelo Juiz Eleitoral Hailton Gonçalves da Silva, determinou a retirada imediata dessa publicação nos blogs, sob pena de pagamento de multa diária de mil reais, no caso de descumprimento da decisão. 


FAKE NEWS


Conhecidas como Fake News, as notícias falsas publicadas nos meios de comunicação tem a intenção de disseminar informações enganosas para obter ganhos financeiros ou políticos. Uma das características desse fenômeno são manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas para chamar atenção. Outro ponto importante é a publicação ou compartilhamento da notícia fora de contexto, mostrando o fato como atual.


Como identificar uma noticia falsa ? 


 Se você recebeu um link de uma matéria e desconfiou do conteúdo, o recomendado é ir até os meios de comunicações tradicionais e verificar se aquela informação existe. Não compartilhe as informações antes de verificar. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também disponibiliza canais de comunicação para a denúncia de notícias falsas. Para conversar com o TSE, é preciso adicionar o número +55 61 9637-1078 a sua lista de contatos no Whats App. Da

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

TRE-PE proíbe atos presenciais de campanha que causem aglomeração

 Por seis votos a zero e uma abstenção, Corte Eleitoral suspende eventos que possam colocar em risco a vida das pessoas



Diante do aumento de casos de contaminação pelo novo coronavírus e preocupado em preservar vidas, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, na noite desta quinta-feira (29-10), a proibição, em Pernambuco, de todos os atos presenciais de campanha eleitoral causadores de aglomeração.


Estão suspensos, portanto, em todos os 184 municípios do Estado, eventos como comícios, bandeiraços, passeatas, caminhadas, carreatas e similares, além de confraternizações, inclusive para arrecadação de recursos de campanha. A proibição se estende a eventos no modelo drive-thru e drive-in.


Pernambuco e o Brasil, assim como outros Estados e países, vivem, atualmente, sob a ameaça da chamada "segunda onda" da covid-19. "O TRE, com a decisão de hoje, mostra o seu compromisso com a saúde e a vida dos cidadãos e cidadãs pernambucanos", disse o presidente do Tribunal, desembargador Frederico Neves.


A Corte Eleitoral de Pernambuco aprovou a decisão por 6 a 0 (houve uma abstenção). A proposta de proibição dos atos presenciais de campanha foi apresentada em Resolução pelo presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves. Clique aqui e leia Resolução. O julgamento pode ser acessado no Canal do TRE-PE no YouTube (www.youtube.com/watch?v=qHfbKzKVnjg)


De acordo com a resolução, os juízes eleitorais, no exercício do poder de polícia conferido pela legislação, deverão coibir todo e qualquer ato de campanha que viole a resolução. A resolução também estabelece que as decisões judiciais para restauração da ordem, no que se refere à aglomeração irregular de pessoas e à inobservância das demais medidas sanitárias obrigatórias em atos de campanha, deverão ressalvar que constitui crime de desobediência a recusa ao cumprimento de diligências, ordens ou instruções da Justiça Eleitoral ou a oposição de embaraços à sua execução.


Ao apresentar a proposta de resolução, o presidente do TRE-PE levou em consideração, entre outros fatores, que, na prática, o controle do distanciamento social, do uso de máscaras e de outras precauções tem se revelado absolutamente ineficaz nos atos de campanha eleitoral.


A prova de que as ações do Poder Público não estão surtindo efeito são os vários vídeos de aglomerações que vêm sendo veiculados na imprensa e nas redes sociais.


A resolução também aponta, em seus "considerandos", dois pontos que merecem ser destacados. Primeiro: A conjuntura de extrema gravidade e incertezas decorrente da pandemia da covid-19 está por exigir postura responsável de todos e, sobretudo, daqueles que almejam ocupar cargos nos Poderes Legislativo e Executivo, responsáveis pela definição e execução de políticas públicas, bem assim da própria Justiça Eleitoral. E o mais importante: a preservação da vida, que está acima de tudo, exige a contribuição de todos.

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Assentamento Galiléia diversifica produção com plantas ornamentais

 Assitido pelo Iterpe, Assentamento Galiléia é considerado o primeiro da América Latina e um marco para a Reforma Agrária no Brasil



O Assentamento Galiléia, localizado no município de Vitória de Santo Antão, além de ser referência na produção de alimentos de base familiar, também vem se destacando no cultivo de plantas ornamentais. A produção vai além do plantio e comercialização de plantas, envolvendo um cuidadoso processo sustentável na montagem do terrário e produção de fontes. Hoje, o manejo de suculentas, rosas do deserto e cactos vêm conquistando espaço paralelo à comercialização das hortaliças, principal arranjo produtivo do assentamento, que é assistido pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA).


O responsável pela produção das plantas ornamentais é o agricultor Carlos Alberto Correia da Conceição, de 46 anos, que vive há 12 anos no assentamento Galiléia, junto com a sua família. “Comecei a manejar e produzir plantas ornamentais nas horas livres, como forma de deixar o sítio mais bonito e aliviar o estresse”, explicou o agricultor, que foi beneficiado pelas ações do Governo do Estado com título de concessão da terra, documento que proporciona a segurança jurídica para os assentados produzirem e acessarem as políticas de desenvolvimento da vida no campo, como o acesso aos créditos rurais.


Com o tempo, a habilidade que começou como lazer se transformou em uma possibilidade de ampliar a renda da família. Atualmente, a comercialização das plantas ornamentais desponta entre os produtos da família do agricultor, que produz ainda hortaliças e vende nos mercados de Vitória e de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes.


As plantas são cultivadas por meio de um processo de sustentabilidade ambiental, manejadas em vasos confeccionados pela família a partir da reutilização de materiais que seriam descartados no lixo. Assim, materiais como isopor, pias quebradas, filtros de barro, pedaços de panos, entre outros objetos se transformam em obras de arte, que agregam valor aos produtos comercializados.


HISTÓRIA DE GALILÉIA - Localizado numa área com mais de 500 hectares, o Engenho Galiléia é considerado o primeiro assentamento da América Latina. A história do assentamento é reconhecida no Brasil e na América Latina como o marco da Reforma Agrária, que teve início no Nordeste e contribuiu na ascensão das Ligas Camponesas, movimento responsável por reestruturar uma nova postura política em prol da melhoria das condições de vida no campo em todo o País. O movimento de resistência resultou na desapropriação de antigos engenhos que se tornaram espaços coletivos, formados por homens e mulheres do campo, organizados em associações.

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Padilha quer fortalecer a comunicação popular com destinação de recursos aos veículos e produtores de conteúdo em Paulista



Assim como vem fazendo com todos os segmentos do município, o candidato do PSB à Prefeitura do Paulista, Francisco Padilha, reuniu diversos comunicadores da cidade nesta sexta-feira (23.10) para construir propostas de fortalecimento da comunicação popular no seu plano de governo. O socialista recebeu os jornalistas, radialistas, blogueiros e influenciadores digitais na Estação 40, na Orla do Janga, onde assinou uma carta compromisso com os profissionais que prevê a destinação de recursos de publicidade para os veículos de comunicação populares, comunitários e de atuação nas redes sociais.


“Essa carta compromisso representa muito. Na verdade, é algo inédito na nossa cidade porque a gente vai trazer pra perto os veículos de comunicação, principalmente aqueles conhecidos como comunitários, contemplando cada um de forma efetiva com uma parte do nosso orçamento de publicidade. Temos certeza que isso vai fortalecer a comunicação de um modo geral, afinal, vamos conseguir potencializar o trabalho que já vem sendo feito, ao mesmo tempo em que teremos condições de divulgar as nossas ações, fazendo com que o munícipe fique por dentro de tudo o que estamos fazendo”, destacou Padilha.


A iniciativa foi vista com bons olhos por quem faz comunicação na cidade e até fora dela. Representando os participantes, o presidente estadual da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (ABRAÇO), Wagner Souto, comemorou a iniciativa. “Poucos municípios têm discutido esse assunto e se comprometido em dividir essa fatia do bolo de forma correta e respeitosa com quem faz comunicação. É por isso que eu lhe parabenizo Padilha. Espero poder voltar aqui a Paulista em breve para lançar esse compromisso com o senhor já prefeito da cidade. Quem faz comunicação merece respeito. E propostas como essa demonstram que você reconhece isso”, frisou.


A destinação da verba de publicidade para divulgação das obras, editais, programas, serviços, e campanhas em geral da prefeitura atenderá alguns critérios que envolvem desde o tempo de funcionamento do veículo; se ele possui jornalista ou radialista responsável; se tem ou não proprietário, sócio ou gerente que ocupem cargos públicos eletivos ou de confiança nos âmbitos municipal, estadual ou federal; entre outros

Fonte: blog do Silvinho

sábado, 24 de outubro de 2020

Morre atriz e cantora Jane di Castro, no Rio de Janeiro

 A artista teve complicações de um câncer



Considerada uma das pioneiras da representatividade transexual nos palcos do país, a atriz e cantora Jane di Castro morreu na noite de ontem (22), aos 73 anos, segundo a Direção do Hospital Federal de Ipanema (HFI), em decorrência de complicações de um câncer.


De acordo com o hospital federal, Jane Di Castro havia sido submetida a um procedimento cirúrgico no dia 8 de setembro e teve alta no dia 16 do mesmo mês. No dia 14 de outubro, porém, ela voltou a ser internada, devido à piora no seu estado de saúde. A direção do hospital informa que, desde então, ela estava sob tratamento medicamentoso, mas não foi possível reverter o avanço da doença.


Trajetória

Jane estreou nos palcos em 1966, quando participou do musical Les girls em Op Art, no Teatro Dulcina. Ao longo de sua carreira, a artista trabalhou com grandes nomes das artes cênicas e da música brasileira, como Bibi Ferreira e Ney Latorraca. Em entrevista ao programa Atos, da TV Brasil, no ano passado, a atriz lembrou as dificuldades que enfrentou no início da carreira, quando chegou a ser presa por ser transexual.


"Na época, era uma ferida aberta. Demorou muito a cicatrizar, mas não tem marca nenhuma. Ela cicatrizou totalmente. Hoje, eu sou feliz, porque a felicidade é a realização. Eu me realizei. Eu viajei o mundo como artista. A arte me trouxe essa possibilidade de conhecer o mundo, o Brasil", disse ela ao programa.


Sua história é contada também no documentário Divinas Divas, que conta como ela, Rogéria e outras artistas revolucionaram a moral da década de 1970 e conquistaram espaço apesar da repressão. A atriz também atuou no cinema e na televisão, onde esteve pela última vez na novela "A Força do Querer", da Rede Globo.


O ator Silvero Pereira, que atuou ao lado de Jane di Castro na novela, publicou uma homenagem em seu perfil no Twitter.




Jane di Castro era viúva desde 2018 e viveu durante mais de 50 anos com Otávio Bonfim, com quem formalizou o casamento em uma cerimônia coletiva voltada à população LGBT em 2014. Considerada uma figura importante na luta pelo respeito à diversidade, a atriz transexual tinha papel de destaque na Parada LGBTI de Copacabana, sendo responsável por cantar o Hino Nacional todos os anos a convite do Grupo Arco-Íris (GAI), organizador da manifestação. O coordenador do grupo, Cláudio Nascimento, lamentou que "morreu a grande diva da Cidadania e Cultura LGBT". 


"Eu e Jane Di Castro tínhamos uma forte amizade, desde o fim dos anos 80. Sempre esteve comprometida com a nossas lutas por direitos. É a grande diva da Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro e integrante do Conselho Consultivo do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI", afirmou. "Jane deixa um enorme legado artístico que nossa comunidade precisará valorizar e divulgar".


O GAI decretou luto de três dias e pretende realizar uma homenagem virtual à atriz na próxima terça-feira (28), às 19h, e também uma cerimônia interreligiosa comunitária de sétimo dia para que os amigos, fãs e admiradores possam celebrar sua memória.


Familiares informaram que o sepultamento de Jane di Castro será neste sábado, no Cemitério Jardim da Saudade - Sulacap, Capela 1, às 14h.


Edição: Aline Leal

Fonte: Agência Brasil


sexta-feira, 23 de outubro de 2020

NOTA DO SINTEPE




Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação aprovaram em assembleia, na manhã desta sexta-feira (23), acatar decisão judicial e suspender a Greve em Defesa da Vida. A reunião com mais de 1.300 participantes também aprovou a continuidade das visitas às escolas e locais de trabalho, verificando as condições estruturais e denunciando possíveis descumprimentos de normas sanitárias.


A indicação foi da suspensão da greve por determinação judicial e diante da opção do Governo do Estado em recorrer à Justiça impondo uma série de medidas punitivas e multas estratosféricas ao Sindicato.


O Sintepe não desistiu da luta pela vida e continua advertindo o governo de que este não é o momento do retorno às atividades presenciais. Reiteramos que o Governo de Pernambuco será responsável por casos de contágio e agravamentos decorrentes da reabertura precoce das escolas. Nova assembleia já está marcada com indicativo de data para 30 de outubro.



_A DIREÇÃO_

Conservatório Pernambucano de Música abre inscrições para Semana da Música

Candidatos podem se inscrever até o dia 2 de novembro; edital contempla os gêneros musicais erudito e popular

 O Conservatório Pernambucano de Música (CPM) abriu, nesta sexta-feira (23), as inscrições para estudantes participarem da Semana da Música 2020. Este ano, por conta da pandemia da Covid-19, o evento será online e transmitido no canal oficial do CPM no YouTube, com apresentações de estudantes, professores e convidados, abarcando expressões musicais tanto do âmbito erudito quanto do popular, nos diversos espaços da sede da instituição. Para participar do evento, os candidatos devem preencher este formulário de inscrição até o dia 2 de novembro. Confira aqui o edital.

 

Poderão participar do concurso estudantes de instituições de ensino de música de Pernambuco, das redes pública e privada, independentemente da modalidade de ensino, desde que seu vínculo seja comprovado. Caso o estudante não tenha vínculo com o CPM, será necessária a comprovação do vínculo com sua instituição de ensino de música através de comprovante de matrícula, declaração de vínculo ou outro documento comprobatório, anexando-o ao formulário de inscrição.

 

No ato da inscrição, o candidato deve escolher em qual das categorias sua apresentação será registrada no que diz respeito ao gênero musical (erudito ou popular) e a duração da apresentação (03 a 10 minutos; 10 a 20 minutos; 20 a 30 minutos). O estudante deverá disponibilizar no formulário de inscrição um vídeo de 02 a 05 minutos, independentemente das categorias escolhidas, enviado através de link do YouTube, no canal do próprio estudante, para que a Comissão Organizadora do evento avalie a qualidade da apresentação e observe os aspectos artístico-musicais e de ordem técnica no que se refere à qualidade do áudio e vídeo. É importante destacar que este vídeo contará apenas para o processo seletivo, não sendo, ainda, o vídeo definitivo a ser transmitido no evento, na hipótese de sua aprovação.

 

De acordo com o edital, a divulgação dos inscritos classificados acontecerá no dia 5 de novembro e será disponibilizado no site oficial do CPM.

 

Comemoração - Tradicionalmente realizado no mês de novembro, a Semana da Música 2020 inicia sua programação no dia 22, data consagrada à Santa Cecília, Padroeira dos Músicos, e também conhecida como Dia da Música. A programação segue até o dia 27 de novembro com transmissão ao vivo no canal oficial do CPM, no YouTube, com apresentações musicais gravadas de estudantes, professores e convidados. O evento ainda contará com participação de professores e convidados abordando temas de cunho acadêmico e pedagógico relacionados ao universo musical, em conversas, palestras e minicursos.


 

CRONOGRAMA

23/10 a 02/11 – INSCRIÇÕES 

05/11 - DIVULGAÇÃO DOS CLASSIFICADOS 

 

06/11 a 16/11 - PRAZO PARA ENVIO DOS VÍDEOS DEFINITIVOS, MATERIAL FOTOGRÁFICO E RELEASE ARTÍSTICO 

 

09/11 a 13/11 - DISPONIBILIZAÇÃO DE ESPAÇOS DO CPM PARA REALIZAÇÃO DA GRAVAÇÃO DO VÍDEO, MEDIANTE AGENDAMENTO 

 

22/11 a 27/11 - SEMANA DA MÚSICA DO CPM 2020 


Fico à disposição para quaisquer esclarecimentos.


Atenciosamente,

Douglas Morais

Jornalista | Superintendência de Comunicação 

Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco - SEE-PE
Tel.: (81) 3183- 9293 / 9300 
Facebook: Secretaria de Educação de Pernambuco | Instagram: @educacaopeoficial 

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Funase e Cefospe inserem mais 25 agentes socioeducativos em formação online

 Aulas abordam temas como ética, segurança e desenvolvimento comportamental.

Até o fim do ano, 150 profissionais terão passado pelo projeto





 

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) deu início, nesta semana, à formação continuada online de mais 25 agentes socioeducativos. O conteúdo, dividido em cinco módulos, aborda os temas Desenvolvimento Comportamental, o Projeto Político-Pedagógico da instituição, Ética Profissional e Direitos Humanos, Procedimentos Operacionais e Procedimentos Correcionais. Os profissionais matriculados agora se juntam ao rol de outros 60 funcionários já contemplados pela formação nos últimos dois meses.


Os módulos são ofertados em uma plataforma online do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), instituição responsável pela certificação do conteúdo. As aulas são ministradas por gestores e supervisores técnicos da Funase com experiência nas abordagens propostas. As servidoras Socorro Bezerra, Anny Sales, Luciana Virgínia e os servidores Alexandre Cruz e Alexandre Raimundo são instrutores dessa turma, com coordenação da psicóloga Marineide Batista.

 

A superintendente geral de Gestão do Trabalho e Educação da Funase, Nadja Oliveira, afirma que os resultados do projeto têm sido positivos. “Completamos duas turmas de agentes socioeducativos atendidos por essa formação continuada, ambas com bom aproveitamento. Foi um desafio novo, porque costumávamos realizar esse tipo de iniciativa no formato de capacitações introdutórias presenciais. Com a pandemia, nos adaptamos ao modelo virtual e conseguimos manter a alta qualidade da nossa proposta”, avalia.

 

A expectativa é de que mais duas turmas sejam formadas até dezembro, com agentes socioeducativos que atuam em unidades de internação, internação provisória e semiliberdade de todo o Estado. Após a conclusão das turmas de 2020, aproximadamente 150 profissionais da Funase terão sido beneficiados pela ação. “Mantivemos a mesma carga horária de 80 horas que era realizada nas capacitações presenciais e temos recebido um feedback muito positivo dos alunos. Mais que o repasse de conteúdos, é uma ação de valorização dos nossos agentes”, afirma a assessora técnica de Gestão de Pessoas da Funase, Alexandra Wanderley.



Imagens: Arquivo/Funase

Fonte: imprensa  Funase 

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Biu Abreu (DEM) e Thomas Britto (PSB) se enfrentam no I Debate Eleitoral de Orobó

A Agência Difusora promove o evento através do Facebook e também na Rádio Orobó FM 105.9




Com aproximação do primeiro turno das eleições 2020, em 15 de novembro, é chegada a hora dos eleitores conhecerem mais os candidatos a prefeito de seu município. E para tirar todas as dúvidas, a Agência Difusora promove no próximo dia 30 de outubro, às 18h, o I Debate Eleitoral da cidade de Orobó. O evento acontecerá através do Facebook da Agência e, simultaneamente, na Rádio Orobó FM 105.9. 


Os candidatos a prefeito, Biu Abreu (DEM) e Thomas Britto (PSB) se enfrentarão num debate dinâmico mediado pelo jornalista Luís Correa, com a direção de Marcus Vinicius. Na ocasião, os candidatos poderão mostrar ao eleitorado as suas propostas, projetos e ideias.


Seguindo as regras básicas para o debate, haverá tratamento igual a todos os participantes com tempo estipulado de forma equivalente para formulações de perguntas, réplicas, tréplicas e direitos de respostas. As perguntas serão feitas entre os próprios candidatos, internautas e pelo mediador.


 De acordo com as regras, no primeiro bloco do debate, os convidados terão cinco minutos para se apresentarem e falar sobre sua campanha. Já na segunda etapa, cada candidato responderá perguntas feitas pelo opositor com temas pré-definidos como: saúde, educação, empregabilidade e infraestrutura. No terceiro bloco, será a vez de cada debatedor responder aos questionamentos com temas escolhidos livremente entre os participantes. Na última parte, serão apresentadas as considerações finais dos concorrentes. Todos os candidatos confirmaram presença no debate.

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Ministério da Infraestrutura inicia fusão de estatais

 Criação da Infra S.A. deve otimizar custos e garantir produtividade



O Ministério da Infraestrutura iniciou o processo de unificação de duas empresas estatais com sobreposição de finalidades: a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) - que realiza estudos técnicos para concessões de transportes - e a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A - responsável pelas ferrovias brasileiras. O anúncio foi feito ontem (19). Ambas terão funcionários e atribuições incorporados à nova empresa, que será chamada Infra S.A.


“A implantação da Infra S.A., que vai incorporar a Valec e a EPL, fará o Minfra deixar de ter duas empresas dependentes do Tesouro Nacional e que apresentam prejuízo acumulado para o surgimento de uma nova, que vai reduzir custos de funcionamento, ser autossuficiente e competitiva, aumentar a produtividade e ampliar a eficiência na estruturação de projetos de infraestrutura, sempre pensando a logística de transportes, estruturando o futuro, sem qualquer descontinuidade ao que está em andamento atualmente”, informou Marcelo Sampaio, secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura.


O plano de fusão das estatais deverá ser apresentado no prazo de 90 dias e a previsão é que todo o processo seja concluído em 270 dias. Durante o prazo inicial, consultores apresentarão os resultados do modelo de funcionamento da Infra S.A., com padrões para a governança do projeto e o alinhamento estratégico com os principais executivos das empresas.


Segundo a pasta, avaliações trimestrais serão feitas para acompanhar o desenvolvimento e a performance da nova estatal. A empresa responsável pela unificação, a Consultoria Falconi, prevê uma empresa mais enxuta com os cortes de gastos administrativos, e mais ágil, com investimentos em conhecimentos gerenciais e técnicos para os funcionários. A projeção também cita ganhos de eficiência e aumento de produtividade para a Infra S.A.


A criação da Infra S.A. é a primeira investida do governo federal em fusão de estatais.


Edição: Fernando Fraga

Fonte: Agência Brasil

Ortopedista alerta sobre perigo da osteoporose

 Doença silenciosa é lembrada a cada 20 de outubro





Cerca de 35% das brasileiras com mais de 45 anos são afetadas pela osteoporose. A doença é caracterizada pela diminuição da massa óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais frágeis, aumentando o risco de fratura. Mulheres na pós-menopausa apresentam fatores de risco para a doença, como também idosos e pessoas sedentárias, com dieta pobre em cálcio e vitamina “D”, que fumam, abusam do álcool e fazem uso exagerado de remédios à base de corticóides.  


Segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose, 10 milhões de brasileiros sofrem com a doença, e a cada três segundos um osso se quebra, em algum lugar do mundo, por causa da osteoporose. Na maioria dos casos, o alerta para a doença vem justamente na forma de uma fratura. As mais comuns ocorrem no quadril, na coluna e no punho. Para esclarecer sobre o problema foi criado o Dia Mundial da Osteoporose, lembrado nesta terça-feira (20/10).   


O ortopedista Rodrigo Amorim, do Hospital Miguel Arraes (HMA), explica que o diagnóstico é feito, geralmente, após o surgimento de fraturas uma vez que a osteoporose é uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas. Mas também existem outros aspectos: “a fratura é a característica mais clara. Porém, uma redução da estatura do paciente, dor nos ossos e nas articulações, ou a presença de ombros caídos ou corcunda podem indicar a perda da massa óssea. Nesses casos, um exame de densitometria óssea pode confirmar a doença”, detalha. 


A densitometria óssea é o principal exame para detectar precocemente a osteoporose. Toda mulher em torno dos 55 - 60 anos e homens de 60 - 65 anos devem fazer esse exame. Adultos com mais de 50 anos, que tenham doenças que possam trazer fatores de risco, também devem ser avaliados. O raio-X de coluna auxilia na busca de fraturas vertebrais (muitas vezes assintomáticas), enquanto exames de sangue e urina ajudam a investigar a causa da osteoporose em conjunto com a história e suspeita clínica. 


No HMA, nos dez primeiros meses do ano, foram realizadas 260 cirurgias de fêmur proximal, região localizada próxima ao quadril, muito comum em pacientes portadores de osteopenia e osteoporose. Fraturas desse tipo, além de limitarem a mobilidade e a execução de tarefas do dia a dia por longos períodos, podem colocar em risco a vida do paciente. 


Osteoporose e Covid-19 


Apesar de atingir público-alvo semelhante, a exemplo das pessoas idosas, a osteoporose não está diretamente relacionada a um agravamento da Covid-19. No entanto, idosos têm maior chance de ter outras comorbidades, como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca, que, associadas à osteoporose, agravam o quadro do paciente.     


Tratamento 


O tratamento para a osteoporose é feito com o uso de medicamentos que estimulam a produção de massa óssea. Porém, a prática de atividades físicas e mudanças na dieta, com a ingestão de cálcio somada à exposição ao sol durante 15 minutos, todos os dias, para a produção de vitamina “D” também são eficazes para combater a doença. 


Pacientes com osteoporose também devem reforçar os cuidados no dia a dia dentro de casa. Retirar tapetes e obstáculos que aumentam o perigo de quedas, usar calçados com antiderrapante, evitar cantoneiras, ter uma fonte de luz perto da cama e utilizar barra nos banheiros são formas de evitar quedas, reduzindo assim o risco de fraturas e possível internação hospitalar

Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social debaterá “Economia Circular”


_Com tal iniciativa, o UniFavip visa engajar seus alunos em prol de ações ambientais e socioeconômicas sustentáveis_



De 19 a 23 de outubro, o Centro Universitário UniFavip promoverá a Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Este momento é ideal para promover ações relacionadas às três dimensões sustentáveis: ambiental, econômica e social. Neste ano, por conta da pandemia da Covid-19, todas as iniciativas estão sendo estimuladas pelos organizadores para acontecerem por meio da internet, como palestras e debates on-line e lives. O evento será aberto a todos os alunos e também ao público externo, gratuitamente.  

 

O objetivo do UniFavip ao promover essa iniciativa é despertar o interesse de seus alunos a causas sustentáveis. "Enquanto instituição de ensino superior, temos a missão de educar além do que tange à formação acadêmica, engajando o aluno em ações que impactem a sociedade, nas mais diversas atmosferas: do meio ambiente ao socioeconômico, contribuindo de forma consciente para um futuro melhor", destaca Pílade Moreira, Diretor de Parcerias, Carreiras e Sustentabilidade do UniFavip.

 

O tema principal de 2020 será a Economia Circular, que visa combater o antigo formato “extrair”, “produzir” e “desperdiçar”. A nova modalidade é uma alternativa atraente que busca redefinir a noção de crescimento com foco em benefícios para toda a nossa sociedade. Isto envolve dissociar a atividade econômica do consumo de recurso finito, eliminando resíduos do sistema, fazendo uma transição para fontes de energia renovável. O modelo circular reconstrói capital econômico de maneira natural e social. A Economia Circular é baseada em três princípios: eliminar resíduos e poluição desde o início; manter produtos e materiais em uso e regenerar sistemas naturais.   

 

*Serviço:*


Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social 

Acesso: Gratuito

Data: 19 a 23 de outubro

Inscrições e programação: https://bit.ly/35boAWm

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Paulo Câmara anuncia R$ 3,4 milhões de investimentos para obras de ampliação no Ceasa

Centro de distribuição ganhará um novo estacionamento para veículos pesados, além de expandir o galpão do Pronaf e do Espaço Reciflor


O Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE) vai passar por obras de ampliação e reforma em sua infraestrutura. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, nesta segunda-feira (19.10), em comemoração aos 58 anos do entreposto. Estão previstos um novo estacionamento para veículos pesados, além de expansão dos galpões do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Espaço Reciflor. A construção da nova garagem para os caminhões será realizada em uma área de 14.200 m² e está orçada em R$ 1,9 milhão, com investimentos do Governo do Estado e do Ceasa. Já a ampliação dos outros dois espaços será realizada a partir de uma emenda parlamentar do deputado federal Felipe Carreras, no valor de R$ 1,5 milhão.

O galpão do Pronaf é usado por pequenos agricultores para comercialização de seus produtos. Já o galpão do Espaço Reciflor, é onde acontecem as feiras de flores e de produtos orgânicos. “Hoje é um encontro de celebração. A forma que o Ceasa tem planejado o futuro busca dar melhores condições de trabalho para os produtores de Pernambuco. Ao longo dos próximos anos, a ampliação e a modernização fazem parte do que a gente quer garantir para que as pessoas possam comercializar seus produtos com toda a infraestrutura adequada”, pontuou Paulo Câmara. O Ceasa movimenta cerca de R$ 300 milhões por mês. No total, o centro dispõe de 1.340 lojas/boxes, onde circulam 65 mil pessoas por dia.

“Os anúncios de hoje são obras simples, mas estratégicas. O estacionamento é fundamental para melhorar a circulação. Os outros dois, oriundos da emenda, também são fundamentais e têm esse viés tão importante e que a gente tem feito tanto esforço dentro da secretaria. Estamos tratando aqui de pequenos produtores, agricultores familiares, que vêm aqui para vender seus produtos. É uma forma de dar mais garantia e tranquilidade para que eles possam operar bem”, detalhou o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto.

O presidente do Ceasa, Gustavo Melo, destacou que o crescimento do centro comercial se deve aos investimentos recebidos nos últimos anos. “Quando o Ceasa foi concebido, ninguém imaginava a quantidade de veículos que estaríamos recebendo hoje, sobretudo o tamanho dos veículos. Nesse estacionamento, são 14.200 m² para os caminhões, sem nenhuma edificação, apenas com uma área de apoio aos caminhoneiros para que eles possam descansar, tomar banho e se alimentar. É uma obra que vem para melhorar a mobilidade. Já as outras obras possuem um viés mais social. Com a ampliação do Pronaf, poderemos dobrar a quantidade de pequenos produtos, dando condições dignas para que eles escoem sua produção”, explicou.

Também estiveram na solenidade o deputado federal Felipe Carreras; o presidente da Associação dos Usuários da Ceasa/Recife (Assucere), Josenildo Rufino; e o presidente do Sindfrutas, Alex Costa.

domingo, 18 de outubro de 2020

Aluísio Lessa exalta a força feminina em Gameleira e Sirinhaém


Dando continuidade à marcha em apoio aos aliados nas eleições municipais, o deputado estadual Aluísio Lessa (PSB) esteve, neste sábado (17.10), nas cidades de Gameleira e Sirinhaém para reforçar as campanhas das suas candidatas a prefeita Verônica do Major (PSB) e Camilla Machado (PP).

Em Gameleira, na Mata Sul, o parlamentar cumprimentou eleitores e caminhou pela feira da cidade ao lado de Verônica do Major. "Major Ramos transformou Gameleira. Ele mostrou como se deve gerir a cidade. Verônica é a sua esposa. Ela aproveitou as boas escolhas do marido e foi além. Ela está promovendo um impacto de gestão na Prefeitura. Tem feito bastante apesar dos poucos recursos. O povo de Gameleira merece mais quatro anos do trabalho de Verônica. E eu vou continuar ajudando ela lá na assembleia e Governo de Pernambuco, liberando emendas e conseguindo os recursos que a cidade precisa", afirmou.

Em Sirinhaém, no Litoral Sul, Aluísio caminhou pelas ruas do distrito de Ibaratinga. "A preocupação de Camilla com a população vem de berço. O seu pai, o meu amigo Alberto Machado, foi o melhor prefeito que Sirinhaém. No tempo dele, o povo era tratado com dignidade. Ele sempre foi um aliado de Arraes e Eduardo. Se vivo estivesse, Eduardo estaria aqui neste palanque. Está muito fácil para o povo de Sirinhaém votar sem arrependimento. Camilla é advogada, servidora pública e dedicada às causas sociais", declarou o Lessa.

sábado, 17 de outubro de 2020

SAÚDE DIVULGA BOLETIM COM NÚMEROS DA COVID-19 EM PERNAMBUCO




LOC: A SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE REGISTROU, NESTE SÁBADO (17), 403 NOVOS CASOS DA COVID-19./TAMBÉM FORAM CONFIRMADOS 11 NOVOS ÓBITOS./ A REPORTAGEM É DE DYOGO BASTOS


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TÍTULO: SAÚDE DIVULGA BOLETIM COM NÚMEROS DA COVID-19 EM PERNAMBUCO


 


LOC: A SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE REGISTROU, NESTE SÁBADO (17), 403 NOVOS CASOS DA COVID-19./ ENTRE OS CONFIRMADOS, 25 SÃO CASOS DE SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE E 378 SÃO LEVES, OU SEJA, PACIENTES QUE NÃO DEMANDARAM INTERNAMENTO HOSPITALAR E QUE JÁ ESTAVAM CURADOS, OU NA FASE FINAL DA DOENÇA./ AGORA, PERNAMBUCO TOTALIZA 155 MIL, 923 CASOS CONFIRMADOS, DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA.//


 


LOC:TAMBÉM FORAM CONFIRMADOS 11 NOVOS ÓBITOS, OCORRIDOS DESDE O DIA 06 DE AGOSTO. DESTE TOTAL, QUATRO OCORRERAM NOS ÚLTIMOS TRÊS DIAS, SENDO DUAS NA QUINTA-FEIRA (15) E DUAS NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA (14). OS OUTROS SETE REGISTROS ACONTECERAM ENTRE OS DIAS 06 DE AGOSTO E 11 DE OUTUBRO./ COM ISSO, O ESTADO TOTALIZA 8 MIL, 480 MORTES PELA COVID-19./ A RELAÇÃO DOS CASOS POR CIDADE PODE SER ENCONTRADA NO BOLETIM DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE, DISPONÍVEL NO LINK: WWW.PECONTRACORONAVIRUS.PE.GOV.BR./ / DA AGÊNCIA RÁDIO SEI DE NOTÍCIAS, DYOGO BASTOS.///




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sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Ao lado de Isabelle Mendonça em Belo Jardim, Aluísio Lessa visita futuras instalações de atacarejo e confere restauração da PE-166

 




Cumprindo agenda em Belo Jardim ao lado da candidata a prefeita Isabelle Mendonça e do ex-prefeito JoãoMendonça, no Agreste, o deputado estadual Aluísio Lessa (PSB) visitou o terreno das futuras instalações do atacarejo da rede Pajeú e conferiu o andamento das obras da PE-166, que liga a cidade a Brejo da Madre de Deus.


Acompanhados do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico  de Pernambuco (AD Diper), Roberto Abreu e Lima, e do CEO do Grupo Pajeú, Carlos Henrique, eles observaram a área que vai receber um investimento  de R$ 12 milhões. A loja ocupará 11,2 mil metros quadrados e vai gerar 120 empregos diretos e mais 400 indiretos. "A atração deste empreendimento contou com a atuação de Isabelle e do seu grupo político. Belo Jardim estará em excelentes mãos a partir de 2021", frisou Aluísio.


Depois, Lessa e Isabelle foram à PE-166, que contou contou com recursos do Governo de Pernambuco da ordem de R$ 18,3 milhões para a recuperação dos 28,88 quilômetros e está em adiantado estágio de conclusão do serviço. "A obra foi executada rapidamente e a qualidade do asfalto impressiona. Isso é obra do PSB. A recuperação da rodovia vai impactar na economia de Belo Jardim, aproximando a cidade do Polo da Moda. Recordo da luta de Isabelle e de João Mendonça para a estrada ser restaurada. Atuamos junto ao Governo de Pernambuco e a secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos e agora estamos vendo a concretização dos nossos esforços", destacou Lessa.

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Sinjope promove Assembleia Geral da campanha salarial 2020



A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) convoca os jornalistas profissionais do Estado para participarem da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Campanha Salarial de 2020. A Assembleia acontecerá nesta sexta-feira (16/10), em primeira convocação, às 12hs, e, em segunda convocação, às 12h30, na sede do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco. O Sindicato dos Rodoviários fica na rua Araripina, 111, em Santo Amaro, centro do Recife.

Na ocasião, haverá um debate em torno da negociação da campanha salarial 2020 e a deliberação sobre a aprovação das propostas para celebração de Acordos/Convenções Coletivas de Trabalho (ACTs/CCTs). Os presentes à Assembleia também irão decidir sobre a autorização para estabelecimento e cobrança da Contribuição Assistencial 2020.

As decisões da AGO sobre a campanha salarial serão tomadas, por votação secreta, com quórum de 50% dos jornalistas presentes, na primeira convocação, ou com qualquer número de presentes, na segunda convocação.


Reajuste garantido

Depois de algumas rodadas de negociação, o Sinjope conseguiu garantir um reajuste pelo INPC de 2,90% (acumulado dos últimos 12 meses de acordo com o Dieese). Diante da situação das empresas em meio à pandemia do novo coronavírus, alegada pela classe patronal, o reajuste seria implantado a partir de janeiro de 2021, sem retroativo.

No entanto, uma cláusula permite a antecipação do reajuste pelas empresas que estiverem em condições financeira de fazê-lo. O reajuste também incidirá sobre todas as cláusulas financeiras. Lembramos que a proposta inicial das empresas, em setembro, era de reajuste zero.


Manutenção dos direitos

Apesar da alegação da classe patronal de que as empresas estariam passando por uma grande crise econômica, diante da Covid-19, o Sinjope garantiu a permanência de todos os direitos conquistados nos ACTs anteriores como: 100% de horas trabalhadas aos domingos, pré-aposentadoria de 18 meses e banco de horas com compensação de 80%/20%. A única mudança seria a compensação de horas extras que passaria de 105 para 120 dias para igualar aos radialistas.


SERVIÇO:


Assembleia Geral Campanha salarial 2020

Data: 16 de outubro (sexta-feira)

Hora: 12h / 12h30

Local: Sindicato dos Rodoviários – rua Araripina, 111, Santo Amaro – Recife

Anderson Correia dispõe de número de WhatsApp para interação durante a campanha



Com o objetivo de ouvir a todos, com sugestões e interações durante toda campanha, o candidato a vereador por Caruaru, Anderson Correia (PP), está com um número de WhatsApp disponível para a população. O canal de comunicação via mensagens está à disposição por meio do número (81) 9 9930-0936, das 8h às 18h.


“Queremos usar todas as ferramentas possíveis para ouvir o povo, como já fazemos de forma muita ativa através das diversas mensagens que recebemos diariamente por meio das redes sociais. Este canal via WhatsApp nos aproxima mais ainda da população e nos coloca em contato direto com o povo. A gente quer mais interação no dia a dia, para fortalecer nossa campanha, com muitas ideias”, ressalta Anderson.

terça-feira, 13 de outubro de 2020

CNBB CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 68 ANOS NESTA QUARTA-FEIRA, 14 DE OUTUBRO



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) completa 68 anos de criação nesta quarta-feira, 14 de outubro. A celebração do aniversário da conferência episcopal ocorrerá de acordo com as regras do distanciamento social e as medidas sanitárias exigidas para evitar a propagação do novo coronavírus: com uma programação virtual.


Serão três eventos virtuais para marcar os 68 anos da CNBB: uma missa, o Terço da Esperança e da Solidariedade e uma live com o atual e os dois últimos presidentes da entidade.


Missa

A comemoração começa pela manhã, às 9h, com um missa no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG), presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Terço da Esperança e da Solidariedade

Às 15h30, horário em que habitualmente já se reza o Terço Esperança e da Solidariedade às quartas-feiras, bispos, assessores e colaboradores da CNBB rezarão um terço nas intenções da Conferência e da Igreja no Brasil. O terço será transmitido pelas TVs de inspiração católica do país e também pelas redes sociais da CNBB (Facebook, Twitter e Youtube).


O bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, adianta que haverá no terço um pouco do mosaico que é a vida da CNBB: “Uma vida dinâmica, fraterna e servidora, mas nem sempre conhecida. Embora sendo um organismo dos bispos, sem a colaboração de tantos corações generosos e abnegados, a CNBB não cumpriria sua função”, disse dom Joel.

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História, identidade e futuro da CNBB


Celebração dos 67 anos, em 2019, na sede em Brasília (DF) | Fotos: Comunicação CNBB

Às 17h, terá início a última parte da celebração. Por meio das redes sociais da CNBB, será possível acompanhar uma live com dois ex-presidentes da CNBB, os cardeais Raymundo Damasceno Assis e Sergio da Rocha, e o atual presidente, dom Walmor Oliveira. A partilha entre os bispos abordará a história, a identidade e o futuro da conferência.


A live será mediada pelo padre Patriky Samuel, secretário-executivo de Campanhas da CNBB.


O secretário-geral da CNBB reforça que a celebração dos 68 anos da entidade ocorre num momento em que a instituição está vivendo um desafio assumido com muita esperança: a revisão de seu estatuto. “Temos, com o novo Estatuto, o desejo de corresponder ao caminhar da Igreja nas últimas décadas”, disse.


Dom Joel explicou que o novo Estatuto tem como grande referência a Missão, sem a qual a Igreja perderia sua identidade. “Num mundo, porém, bastante plural e diversificado, o cumprimento da missão só pode se dar em um clima de sinodalidade, ou seja, de diálogo, na escuta e na partilha de compreensões e perspectivas. Por isso, as duas referências maiores para o novo Estatuto são a Missão e a Sinodalidade”, afirmou.


 Fonte: CNBB


segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Em Machados, maior carreata política marca a história da cidade

Superando as expectativas, mais de 400 veículos participaram, neste domingo, de carreata promovida pelos bananeiros Juarez Rodrigues e Silvinho Lima, candidatos a prefeito e vice, em Machados pelo (PSB)

A corrida eleitoral continua a todo vapor e, em Machados, não poderia ser diferente. Neste final de semana, as ruas da cidade ficaram repletas de carros e motocicletas na maior carreata da história política da localidade. O evento começou às 15:40, na comunidade de Laranjeiras, na PE 84 e seguiu até o bairro de Machadinhos. De acordo com os organizadores, mais de 400 veículos participaram da iniciativa que promoveu a campanha de Juarez da Banana (PSB) e Silvinho da Banana (PSB), candidatos a prefeito e vice, respectivamente.

Na ocasião, todos os 14 candidatos à vereança da chapa, principalmente a ala feminina, estiveram presentes fortalecendo a ação que contou com importante presença dos jovens do município. O atual prefeito Argemiro Pimentel (PSB), se surpreendeu com o apoio dos jovens. “A juventude vem se mobilizando nas redes sociais e trazendo sempre mais um para somar conosco na nossa campanha. Sabemos que eles vão fazer a diferença nessas eleições”, ressaltou. Argemiro ainda pontuou que está confiante na vitória dos seus sucessores, tendo em vista a contribuição da população no evento. “Dizem que em Machados não se fazem sucessores, mas estou seguro do reconhecimento do nosso compromisso e sei que o trabalho vai continuar e acredito que os bananeiros serão eleitos porque as realizações estão acima de qualquer discurso”.  

                              

Acreditando nisso, o candidato a vice-prefeito, Silvinho da Banana (PSB), confia na sucessão com o apoio do povo, principalmente da população da zona rural, que compareceu em grande número na carreata. “Isso é a soma do que estamos apresentando a essa gente. E por sermos agricultores, representamos todos eles. Assim, se sentem reconhecidos e contemplados com nossas propostas”, afirmou.



O candidato à prefeitura do município de Machados, Juarez da Banana (PSB), agradeceu a presença de todos na iniciativa. “Temos a convicção que a população de Machados está satisfeita com o trabalho que Argemiro vem realizando junto comigo e com as nossas propostas de governo. Vamos continuar trabalhando na mobilização do povo”, finalizou.