sexta-feira, 30 de abril de 2021

IBGE estima que desempregados no Brasil sejam 14,4 milhões

É o que revela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua


O número de desempregados no Brasil foi estimado em 14,4 milhões no trimestre encerrado em fevereiro, o maior contingente desde 2012, início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada hoje (30), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado representa alta de 2,9%, ou de mais 400 mil pessoas desocupadas em relação ao trimestre anterior, de setembro a novembro de 2020, quando a desocupação foi calculada em 14 milhões de pessoas.

Mesmo assim, segundo o IBGE, a taxa de desocupação ficou estável em 14,4% em relação ao trimestre anterior (14,1%), mas apresentou alta de 2,7 pontos percentuais na comparação com igual trimestre do ano passado, quando foi estimada em 11,6%.

Segundo a analista da pesquisa, Adriana Beringuy, embora haja a estabilidade na taxa de ocupação, já é possível notar uma pressão maior com 14,4 milhões de pessoas procurando trabalho. A pesquisadora destacou que não houve, nesse trimestre, geração significativa de postos de trabalho, o que também foi observado na estabilidade de todas as atividades econômicas, muitas ainda retendo trabalhadores, mas outras já apontando um processo de dispensa como o comércio, a indústria e alojamentos e alimentação.
Trabalho informal

“O trimestre volta a repetir a preponderância do trabalho informal, reforçando movimentos que já vimos em outras divulgações - a importância do trabalhador por conta própria para a manutenção da ocupação”, disse Adriana, em nota.

De acordo com o IBGE, a estabilidade do contingente de pessoas ocupadas - aproximadamente 85,9 milhões no trimestre encerrado em fevereiro de 2021 – é decorrente da informalidade, com o aumento dos trabalhadores por conta própria. Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, o contingente de pessoas ocupadas apresentou queda de 8,3%, representando uma redução de 7,8 milhões de empregados.

Apenas a categoria de trabalhadores por conta própria, que totaliza 23,7 milhões de pessoas, apresentou crescimento (3,1%) na comparação com o trimestre anterior (setembro a novembro de 2020), significando a adição de 716 mil pessoas neste contingente. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o indicador apresentou uma redução de 824 mil postos.

As demais categorias apresentaram estabilidade em relação ao trimestre anterior. Os trabalhadores do setor privado com carteira de trabalho assinada foram calculados em 29,7 milhões de pessoas. Os empregadores e trabalhadores do setor privado sem carteira assinada somam 9,8 milhões de pessoas. E os empregadores são 3,9 milhões de pessoas.

Estabilidade

A população fora da força de trabalho - que não estava nem ocupada nem desocupada na semana de referência - manteve-se estável em 76,4 milhões, quando comparada com o trimestre de setembro a novembro de 2020. Frente ao mesmo trimestre do ano anterior, houve expansão de 15,9% com o acréscimo de 10,5 milhões de pessoas.

A analista do IBGE disse, ainda, que esse é um indicador que cresceu muito em 2020, em função do afastamento das pessoas do mercado de trabalho, voltando a se retrair a partir de outubro e agora encontra-se estável.

“Essa população fora da força foi afetada pelas restrições de funcionamento das atividades econômicas e pelas medidas de proteção. Muitas deixaram de procurar trabalho, outras perderam o trabalho e não viam condições de se reinserir, parando de exercer pressão no mercado de trabalho. Quando confrontamos com fevereiro de 2020, a população fora da força de trabalho é muito maior em função da própria dinâmica que a pandemia trouxe para o mercado de trabalho”, afirmou.

Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil 
Edição: Kleber Sampaio

 








quarta-feira, 28 de abril de 2021

Nota de pesar - Jornalista Carlos Garcia

 “O Brasil perdeu um dos mais importantes jornalistas. Lamentamos profundamente o adeus a Carlos Garcia, que marcou toda uma geração de profissionais da comunicação, especialmente em Pernambuco, com um estilo combativo, sério e de profundas preocupações com o Nordeste e com o País. Em épocas duras, de repressão e forte censura, não se calou e, por isso mesmo, chegou a ser torturado. Mas nunca se afastou dos seus ideais. Sempre foi, inclusive, um espelho para os mais jovens. Deixa um legado que certamente nunca será esquecido. Em nome da Assembleia Legislativa, prestamos nossa solidariedade a seus familiares e amigos.”


Deputado Eriberto Medeiros

Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco

terça-feira, 27 de abril de 2021

Governo de João Alfredo trabalha para salvar vidas e recuperar Economia em meio à pandemia, diz prefeito Zé Martins



Ao comentar sobre os primeiros 100 dias de sua gestão em João Alfredo, em coletiva de imprensa, o prefeito José Martins (PSB) reconheceu as dificuldades enfrentadas pela administração em meio à pandemia da Covid-19 e listou as medidas adotadas pelo governo para o enfrentamento à maior crise sanitária dos últimos 100 anos. “Infelizmente, temos poucos recursos à disposição, mas a nossa prioridade sempre é salvar vidas. Essa doença está devastando o mundo, porém a nossa vontade é de fazer o necessário para que João Alfredo não sofra mais. Abrimos um centro de triagem e internamento de Covid, onde temos seis leitos, uma Semi UTI e cinco respiradores para melhor atender à população. Os paciente são transferidos para o Recife se estiverem em estado grave. Estamos equipando todas as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades Mistas. Não faltam medicamentos, nem profissionais de Saúde, nem esforços da nossa parte, nem apoio do povo”, explicou.




Também foram citadas as iniciativas em prol da agricultura e do polo moveleiro, pilares da Economia alfredense que foram inevitavelmente afetados pelo coronavírus. “Desde o primeiro dia útil da nossa gestão, estamos recuperando 40 km de estradas com terraplanagem e perfurando, instalando e recuperando poços, já pensando no inverno. Queremos que os agricultores estejam preparados para essa época. Além da pandemia, avaliamos que faltava apoio do poder público à Economia, sobretudo ao setor moveleiro. Já firmamos uma parceria com o Sistema S, através do Sebrae, para trazer cursos de capacitação para os trabalhadores, recuperar e alavancar a Economia em geral”, apontou.


Com o intuito de proporcionar esperança para seus conterrâneos, Zé Martins prometeu aquecer a indústria local. “Estamos em conversa com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, e com o diretor-presidente da AD Diper, Roberto de Abreu, para implantar o Distrito Industrial de João Alfredo. Já houve o sinal verde do Governo do Estado e, com fé em Deus, acredito que vai dar certo”, completou.

“Não tem sido feita uma oposição com responsabilidade”, dispara o prefeito

Ao ser perguntado sobre sua relação com o grupo oposicionista de João Alfredo, o prefeito José Martins (PSB) disparou críticas à oposição, acusando-a de tentar prejudicar o seu governo. “Receber críticas faz parte de todo governo. Porém, eu queria dizer que não tem sido feita uma oposição com responsabilidade. Nós, por exemplo, fomos acusados de privilegiar determinados setores da sociedade na campanha de vacinação quando, na verdade, colocamos as comunidades quilombolas do nosso município entre os grupos prioritários porque essa é uma determinação do Ministério da Saúde. Estamos cumprindo à risca a vacinação. É hora de desarmar o palanque e lutar por João Alfredo”, relatou.





Ele também destacou que, nos âmbitos estadual e federal, deixa as diferenças políticas de lado e recorre a diversos parlamentares para buscar recursos e emendas. Vários nomes foram citados e elogiados pelo socialista. “Estou aberto para conversar com qualquer deputado que se coloque à disposição para ajudar João Alfredo, independentemente de estar em um partido que seja aliado ou faça oposição ao meu grupo político. Já recebemos as visitas de André Ferreira e Fernando Rodolfo, já tivemos contato com Sebastião Oliveira, Fernando Monteiro e Gonzaga Patriota, e já estivemos, lá em Petrolina, com o senador Fernando Bezerra Coelho e o deputado Fernando Bezerra Filho. André de Paula, mesmo não sendo um aliado partidário, também já se disponibilizou para nos ajudar", revelou.

Segundo o chefe do Executivo, as parcerias já renderam boas novidades para João Alfredo. "Já recebemos carro para assistente social e respiradores para o combate à Covid, e ainda vamos receber um novo ônibus e um caminhão frigorífico. Esperamos que cheguem muito mais novidades. Queremos cuidar do povo da nossa terra. Quando um sonho é pensado de maneira coletiva, ele se torna realidade”, concluiu.




Texto: Jornalista Luís Francisco Prates

Apuração: Jornalista e Radialista Luís Correa

domingo, 25 de abril de 2021

Prefeitura de Machados apresenta nova retroescavadeira do município aos moradores

Na manhã deste sábado (24), a Prefeitura de Machados realizou uma mini-carreata, entre os bairros de Laranjeiras e Machadinhos, para apresentar à população a nova máquina retroescavadeira adquirida pelo município. Estiveram presentes na ação o prefeito Juarez Rodrigues, o vice-prefeito Silvio Basílio e o ex-prefeito Argemiro Pimentel, além de vereadores da base aliada. Devido à pandemia da Covid-19, o número de pessoas presentes no evento foi limitado, em conformidade com os protocolos de segurança.

A máquina foi uma doação da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), através de emenda do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e do deputado federal Fernando Bezerra Coelho Filho (DEM). O prefeito Juarez Rodrigues (PSB) e o vice-prefeito Silvio Basílio (PSB) receberam o equipamento na última sexta feira-feira (16), em Petrolina, no Sertão do São Francisco.


O prefeito do município do Agreste pernambucano se mostrou entusiasmado com a aquisição da retroescavadeira. “Com essa máquina, teremos mais benefícios para a nossa terra, sobretudo para o homem do campo. O equipamento ajudará no desenvolvimento das atividades das Secretarias de Infraestrutura e de Agricultura”, afirmou Juarez.

De acordo com a gestão municipal, a Terra da Banana agora conta com três retroescavadeiras para apoio aos trabalhadores do campo. Para solicitar o serviço, é necessário se dirigir à Secretaria de Infraestrutura, que está localizada na Rua Manoel João, n° 23, no Centro da cidade, ou à Secretaria de Agricultura, que fica próxima ao Galpão Verde, 1° andar, no bairro de Machadinhos. Quem preferir entrar em contato por telefone pode ligar para a Secretaria de Infraestrutura, cujo número é o (81) 3649-1158.

Texto: Jornalistas: Luís Correa e Luís Francisco Prates

Apuração: Jornalista Luís Correa

Jovem se destaca pelo incentivo à prática de esportes


 Estudante de Direito vê o futebol como peça fundamental na luta contra a criminalidade

Morador do município de Bom Jardim, João Paulo Lucena da Fonseca vem se destacando no Agreste de Pernambuco por levar o futebol às comunidades carentes. Através dessa iniciativa, o jovem visa combater a criminalidade no local e incentivar os jovens a realizar o sonho de se tornar jogadores profissionais. Amante do futebol desde criança, João Paulo visitava os campos futebolísticos da cidade junto com o pai.

O bom-jardinense foi fundador de times no município e organizou várias partidas e competições no município e na região. “Hoje eu vejo uma luz no fim do túnel para o incentivo do futebol. O gestor atual de Bom Jardim tem o interesse de investir na área de esportes, pois muitos dos jovens que se encontram hoje em um time de futebol, seja ele amador ou profissional, são porque teve um incentivo de alguém para alcançar seus sonhos”, disse João Paulo.

O estudante de Direito ressalta que a prática de esportes é uma peça fundamental na luta contra a criminalidade. “Vejo os jovens hoje se tornando usuários de drogas e se envolvendo cada vez mais com a criminalidade. O meu sonho é ver esses jovens longe dessa realidade, e acredito que será através do esporte e do futebol que vamos conseguir mudar a vida dessas pessoas”, relatou.



Assista a entrevista completa clicando no link do vídeo:







Líder do PSB em Orobó comemora obras para o abastecimento de água do município

 

Em entrevista concedida na última quarta-feira (21) ao programa 96 é Notícia, da rádio Cultural FM, de Limoeiro, o presidente do PSB em Orobó, Thomas Brito, mostrou-se entusiasmado com o anúncio de obras para o município do Agreste Setentrional. Assinadas pelo governador Paulo Câmara (PSB), as ordens de serviço estabelecem investimento de aproximadamente R$ 4 milhões em obras destinadas ao abastecimento de água na cidade e na zona rural.

“Foi um dia de notícias boas e de muitas conquistas para Orobó. Estamos vivenciando uma crise hídrica que afeta a vida de muitas pessoas, então esse investimento de R$ 4 milhões de obras hídricas tanto para a cidade quanto para o distrito de Matinadas é oportuno. Estivemos reunidos com a presidenta da Compesa, a competente Manuela Marinho, os deputados Clodoaldo Magalhães e Rodrigo Novaes e o amigo Nilton Mota, que foram os articuladores desse encontro. Nosso grupo político, representado pelos vereadores Júnior de Ubiraci, Davi Filho, Hamilton do Sindicato e Lúcio Donato e pelos amigos Davi Aguiar e Gordo de Zé Gué, também esteve presente. Estamos na expectativa para o início das obras, o que deve acontecer nas próximas semanas”, declarou o socialista.

Uma das obras, que se refere à ampliação do sistema adutor do distrito de Palmeirinha para a cidade de Orobó, está estimada em R$ 1,6 milhão e deve beneficiar até nove mil oroboenses, explica Thomas. “A partir dela, haverá uma implantação de 7 km de novas tubulações em PVC e ferro fundido, contornando a zona urbana do município de Bom Jardim para abastecer Orobó sem qualquer interferência. Atualmente, o abastecimento da cidade de Orobó acontece via Pedra Fina. A água passa primeiro por Bom Jardim e, quando chega para Orobó, já está em um nível mais baixo. Então, esse investimento da Compesa vai proporcionar um abastecimento direto para a nossa cidade e vai facilitar muito a vida dos moradores”, completou.

Em relação à obra de Matinadas, o correligionário do governador explicou que ela ainda não foi licitada, mas tem início previsto para o mês de junho e está orçada em cerca de R$ 2,3 milhões. “Essa obra é uma parceria da Compesa com a CAGEPA, pois Matinadas é um distrito que fica na divisa entre Pernambuco e Paraíba. É uma comunidade grande, que tem escola do Estado, posto de saúde e igreja, e merece toda a nossa atenção. Os pais de família, as mães de família e os trabalhadores de Matinadas poderão comemorar a realização desse sonho”, comentou.

Ainda na entrevista, Thomas Brito falou sobre a difícil situação dos moradores de Orobó em meio ao racionamento de água na cidade. “Era um absurdo ver as pessoas sem água em suas casas e tendo que pagar contas. Não tem lógica você pagar por algo que não consome. Explicamos essa situação quando levamos nossa reivindicação à presidenta da Compesa e, graças a Deus, contamos com a sensibilidade do governador para solucionar essa crise. Conseguimos um investimento de mais de R$ 4 milhões para o nosso município em meio à pandemia e à crise econômica e política, e isso foi uma grande vitória para nós. Quero agradecer ao Governo do Estado, na pessoa do nosso governador Paulo Câmara, por estar atento às necessidades do povo de Orobó”, pontuou.



Texto: Jornalista Luís Francisco Prates
Entrevista e apuração: Jornalista  e Radialista Luís Correa

sábado, 24 de abril de 2021

MORRE LEVY FIDELIX, PRESIDENTE NACIONAL DO PRTB, AOS 69 ANOS

Com informações do G1

O presidente nacional do PRTB, Levy Fidelix, morreu na noite desta sexta-feira (23) em São Paulo, informa rede social oficial de Fidelix. Ele tinha 69 anos e estava internado desde março em um hospital particular. Ele faleceu em decorrência de complicações da covid-19.

“É com profunda dor e pesar que o PRTB, por sua diretoria, comunica o falecimento do nosso líder, Fundador e Presidente Nacional, Levy Fidelix, ocorrida nesta data na cidade de São Paulo. Descanse em paz homem do Aerotrem!”, diz texto postado no Twitter de Fidelix.

Conhecido por defender o projeto “aerotrem” como principal meio transporte público, Fidelix concorreu a diversos cargos em mais de 10 eleições, mas nunca se elegeu. Tentou se eleger deputado federal (concorreu três vezes), governador (duas tentativas), presidente da República (concorreu duas vezes) e prefeito de São Paulo (em três eleições).

Sua última disputa eleitoral foi em 2020, quando tentou se tornar prefeito da cidade de São Paulo e teve apenas 11.960 dos votos, 0,22% do total. Nesta eleição, tentou o apoio de Jair Bolsonaro, mas o presidente optou por apoiar a candidatura de Celso Russomanno, que não foi ao segundo turno.

Fidelix ainda era um dos apoiadores de Bolsonaro e do vice-presidente Hamilton Mourão, que é filiado ao PRTB.
Fidelix deixa sua mulher, Aldinea Rodrigues Fidelix Cruz, que é vice-presidente do PRTB, e uma filha, Lívia Fidelix, que tentou se eleger deputada nas eleições de 2018.

Fundador do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Fidelix se formou em Comunicação Social e começou a carreira como publicitário; Trabalhou também em jornais como Correio da Manhã e Última Hora, e foi um dos fundadores das revistas “Governo e Empresa” e “O Poder”.

Nos anos 1980, trabalhou como apresentador de TV, em que entrevistava especialistas em tecnologia e políticos.
A carreira política começou em 1986, quando se candidatou à sua primeira eleição, como candidato a deputado federal por São Paulo. Mas não se elegeu.

Em 1989 e 1990 trabalhou como assessor de comunicação na campanha do então candidato à presidência da república Fernando Collor de Mello, que seria eleito. Em 1996, foi candidato à prefeitura de São Paulo e, em 1998, a governador do estado. Também não se elegeu.

Em 2002 voltou a se candidatar a governador do estado de São Paulo, a vereador em 2004 e a deputado federal em 2006. Não conseguiu se eleger em nenhuma dos casos. Em 2008 foi candidato a prefeito de São Paulo e ficou fora do segundo turno.

Em 2010, concorreu à Presidência da República, e ficou em sétimo lugar entre os nove candidatos da disputa. Em 2011, tentou novamente o cargo de prefeito da cidade de São Paulo, e, outra vez, não obteve sucesso.

Levy tentou a presidência novamente em 2014 e, sem ir para o segundo turno, apoiou Aécio Neves, que perdeu a eleição para Dilma Roussef, reeleita.

Em 2018, apoiando Jair Bolsonaro à Presidência, concorreu ao cargo de deputado federal pelo estado de São Paulo, mas não conseguiu se eleger.

sexta-feira, 23 de abril de 2021

 Fórmula criada a partir da dissertação de mestrado de Ana Virginia Barreto ajuda a detectar a fibrose periportal mais avançada em pacientes com esquistossomose


Um estudo que avaliou 378 pessoas com esquistossomose em Jaboatão dos Guararapes validou o “Índice Coutinho”, uma relação entre dois exames simples de laboratório (dosagem de fosfatase alcalina e de plaquetas sanguíneas), como uma importante ferramenta para avaliar os estágios da fibrose periportal, principal consequência da doença endêmica em Pernambuco. A pesquisa contou com a participação de profissionais do Hospital das Clínicas da UFPE, Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE, Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz/Pernambuco e Laboratório Central de Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde.

 

O estudo “The Coutinho index as a simple tool for screening patients with advanced forms of Schistosomiasis mansoni: a validation study (Índice Coutinho como uma ferramenta simples para triagem de pacientes com formas avançadas da esquistossomose mansoni: um estudo de validação)” foi publicado na revista científica Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene e pode ser lido aqui. O nome “Índice Coutinho” é uma homenagem ao médico, professor e pesquisador pernambucano Amaury Coutinho (1918-1995), que dedicou sua vida no estudo de duas doenças negligenciadas, principalmente no Nordeste do Brasil: a esquistossomose e a filariose.

 

A fórmula criada a partir da dissertação de mestrado de Ana Virginia Barreto ajuda a detectar a fibrose periportal mais avançada em pacientes com esquistossomose e evitar as repercussões da doença. Por meio da fórmula: ([ALP / limite superior da normalidade {ULN}] / contagem de plaquetas [106 / L] x 100), consegue-se antever as formas mais avançadas da doença.

 

Em sua tese de doutorado, Ana Virgínia conseguiu validar a fórmula que pode ser utilizada pelos médicos. “Esse índice foi criado para separar nas áreas endêmicas pacientes com doença leve da grave, com dois exames de laboratório simples. Essa é a sua importância, pois vai ter aplicabilidade. É uma triagem inicial dos pacientes mais gravemente acometidos feita nas áreas endêmicas sem precisar fazer o exame de ultrassom, que nem sempre é disponível e é bem mais caro”, explica a professora Ana Lúcia Coutinho, do CCM da UFPE e médica do HC, que foi coorientadora nos dois trabalhos científicos de Ana Virgínia.

 

Ana Lúcia explica as vantagens da utilização do Índice Coutinho. “É uma fórmula simples e precisa do resultado de dois exames de sangue, que podem ser realizados em laboratório simples, com baixo custo: 20% do valor de um exame de ultrassonografia do abdome. Então, ainda será uma economia para o município”, salienta a professora e pesquisadora. “Vamos começar a divulgá-lo para os médicos do Programa de Saúde da Família, que fazem esse primeiro atendimento”, completa.

 

A fibrose periportal é a principal consequência patológica da infecção pelo Schistosoma mansoni, o parasita causador da esquistossomose, e se caracteriza por uma lesão no fígado que provoca a hipertensão do órgão. O Índice Coutinho é uma fórmula que consegue prever a fibrose ao dosar a relação entre a fosfatase alcalina (ALP) e a quantidade de plaquetas sanguíneas, marcadores biológicos mensurados por testes simples de laboratório.

 

O estudo avaliou 378 pessoas com história prévia da doença e/ou um exame parasitológico positivo. Foram realizados exames de ultrassom como padrão ouro para classificação da fibrose e foram medidos os marcadores biológicos do Índice Coutinho. Além de Ana Lúcia e de Ana Virgínia, assinam o estudo George Diniz, Ana Cavalcanti, Edmundo Lopes, Silvia Montenegro e Clarice Morais.

 

SOBRE A DOENÇA – Para a esquistossomose não há vacina, sendo o saneamento básico adequado e o não contato com água contaminada com as larvas infectantes, as cercárias do Schistosoma, a forma de evitar a doença. O diagnóstico se dá por exames simples de laboratório, e o tratamento é feito com medicações antiparasitárias, quando descoberto de forma rápida. Com a demora no diagnóstico ou tratamento, o caso pode evoluir e gerar internação e até cirurgias.


Link para o estudo:

Ascom UFPE

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Mestre Anderson Miguel e Mestre Bi participam da última Noite dos Mestres do Apito

Live cultural acontece nesta sexta-feira (23), com transmissão pela internet, das 16h às 18h


A segunda temporada do Projeto Noite dos Mestres do Apito chega ao fim nesta sexta-feira (23), com várias apresentações culturais transmitidas pela internet. Para fazer parte deste momento especial, o projeto apresenta shows do Mestre Anderson Miguel, do Maracatu Águia Misteriosa de Nazaré da Mata. Também participa do evento, Mestre Bi, do Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata. Juntos, os poetas da cultura popular, considerados mestres da nova geração, vão fazer um duelo de loas, versos e poesias de improviso, que prometem emocionar o público. A transmissão, com participação especial de Valmir Severino, que interpreta Catita Daiana, será realizada, por meio do perfil do Facebook, Yotutube e blog Giro Mata Norte, a partir das 16h.

Estamos orgulhosos em poder contribuir com a nossa cultura popular. Ao longo desta edição, reunimos o que há de melhor na cultura popular pernambucana. Criamos possibilidades para que mestre, contramestres de maracatu tivessem seu palco garantido, para mostrar seu talento e arte. Trabalho que, também, acreditamos ter sido fundamental para manter viva a nossa memória, tradição e saberes populares” ressalta Cilda Trindade, produtora cultural e coordenadora do evento.


A live cultural busca valorizar as tradições do maracatu rural, manifestação secular, que surgiu pelos escravos nos terreiros dos antigos engenhos de cana-de-açúcar da Mata Norte de Pernambuco. O projeto tem o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.

A Noite dos Mestres do Apito teve a primeira edição em 2019. À época, realizou cerca de eventos de circulação, na qual, uma vez por mês, visitava uma sede de maracatu ou agremiação carnavalesca de Nazaré da Mata, na Mata Norte, para celebrar a cultura popular. A ideia é que, grupos e mestres de maracatus, realizassem seus shows até o alvorecer, com seus sons, danças, movimentos e apresentações de loas.

Em 2020, segundo ano do projeto, a pandemia da Covid-19 exigiu um novo formato do evento. Nesse caso, ficou fixado apenas a ideia de live cultural. Para evitar aglomerações e o risco de contaminação do novo coronavírus, o projeto restringiu as apresentações apenas pela internet, com participação de mestres, contramestres de maracatu e músicos. O tempo também ficou reduzido em duas horas. Entretanto, a beleza, energia e todo o colorido, foram marcas presentes da programação, que pode ir mais longe, para estar mais próxima do público, seja por meio do celular, computador ou em qualquer parte do mundo.

(Fotos divulgação)

Serviço


O quê: Mestre Anderson Miguel e Mestre Bi participam da última Noite dos Mestres do Apito 

Quando: Sexta-feira, dia 23 de abril

Onde: https://www.facebook.com/projetonoitedosmestresdoapito

Horário: 16h às 18h

Classificação: Livre para todos os públicos




Assessor de Comunicação e Imprensa

Jornalista - Salatiel Cícero 

quarta-feira, 21 de abril de 2021

Cantor Augusto César, morre no Recife aos 61 anos complicações da Covid


O cantor pernambucano Augusto César morreu, no Recife. Diagnosticado com Covid-19, o artista tinha 61 anos de idade, sendo 35 de carreira. A informação foi confirmada por Helton Luna, um dos filhos dele, na manhã desta quarta-feira (21).

Ainda segundo o filho do cantor, a morte ocorreu por volta das 22h de terça-feira (20), no Hospital da Hapvida, na área central da capital pernambucana, onde ele estava internado desde segunda (19).

Segundo Helton, por causa da Covid, ele apresentou insuficiência respiratória. Augusto César era diabético e sofria de insuficiência renal grave. O novo coronavírus, de acordo com a família, agravou o estado de saúde dele.

Na tarde de terça-feira, o artista tinha sido intubado. À noite, o cantor teve várias paradas cardiorrespiratórias, de acordo com o filho dele.

A família de Augusto César informou que o enterro está previsto para as 19h desta quarta, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.

Por causa do diagnóstico de Covid, não está previsto velório. O cantor deixou quatro filhos e dois netos. 

Do G1

terça-feira, 20 de abril de 2021

Compesa licita duas obras estruturadoras para Orobó com investimento de R$ 4 milhões


O governo do estado, por meio da Compesa, está em fase de licitação para contratação de duas obras estruturadoras que vão beneficiar os moradores do município de Orobó, no Agreste.

Uma delas vai atender o distrito de Matinadas, na área rural, onde será implantado um novo Sistema de Abastecimento de Água. A obra, que tem valor estimado de quase R$ 2,3 milhões, beneficiará mais de 4 mil moradores com uma prestação de serviço de qualidade e com água nas torneiras de casa.

“Esta é uma obra de grande importância para a população de Matinadas. Após a conclusão da implantação do Sistema, o distrito será abastecido com água tratada a partir do reservatório elevado, pertencente ao Sistema Adutor de Natuba, na Paraíba, levando mais qualidade de vida aos moradores do local”, explica o diretor Regional do Interior, Mário Heitor.

Outra obra que está em fase final de licitação vai tirar Orobó do rodízio. A solução encontrada pela Compesa é a implantação de uma nova adutora a partir do Sistema Integrado de Palmeirinha. A nova tubulação, de 200 milímetros, terá capacidade para transportar 22 litros de água por segundo, o dobro da capacidade da atual adutora que atende a cidade.

O investimento é de R$ 1,6 milhão. “Além de tirar a área urbana de Orobó do rodízio, vamos resolver uma outra questão que são os constantes estouramentos que ocorrem na adutora atual no município vizinho de Bom Jardim”, complementou o diretor.
Imagem: reprodução / Google (Barragem Palmeirinha).
Da Assessoria de Imprensa.

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Em seminário do MPF, entidades debatem mineração em terras indígenas

Evento teve participação de procuradores, indígenas e especialistas

 José Cruz/Agência Brasil


O Ministério Público Federal (MPF) promoveu hoje (19), Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, um seminário online para debater os riscos envolvidos na mineração em terras indígenas e a nova regulamentação proposta para a atividade. O projeto de lei foi apresentado no ano passado ao Congresso pelo governo federal (Projeto de Lei 191/2020).

O evento foi organizado pela Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF, cuja titular é a subprocuradora-geral da República Eliana Torelly. Em junho do ano passado, ela assinou uma nota técnica recomendando ao Congresso a rejeição do projeto, que em sua visão é contrário aos direitos constitucionais dos indígenas.

Todos os participantes do seminário se posicionaram contrários a uma nova regulamentação para exploração mineral em terras indígenas. Um dos palestrantes, o procurador da República Luiz de Camões Lima Boaventura destacou que o projeto, no entender do MPF, viola a Constituição ao não prever que cabe aos indígenas o usufruto exclusivo das riquezas do solo, entre outros pontos.

Para ele, o projeto pode aumentar os garimpos ilegais na Amazônia brasileira, por sinalizar uma possível regulamentação da atividade. O procurador mencionou também que investigações do MPF apontam o aliciamento de indígenas por garimpeiros para que participem de atos em apoio ao projeto. “Esse diálogo não pode ser selecionado com indígenas envolvidas com o garimpo”, disse.

Lideranças

A líder indígena Sonia Guajajara disse no encontro que interessados na aprovação da lei “promovem conflito entre os indígenas”, mas que a estratégia não deve funcionar, em sua avaliação, devido à atuação de diversas lideranças e à experiência que os próprios povos indígenas já têm com o garimpo e a mineração. "A gente já sabe bem que destrói não só o meio ambiente como o modo de vida das pessoas, sem contar a contaminação das águas”, afirmou ela.

Outro palestrante no evento foi Davi Kopenawa, liderança yanomami que há décadas luta contra a presença de garimpeiros em terras indígenas. “Não queremos mineração em terra yanomami”, resumiu ele.

Em nome do Instituto Socioambiental (ISA), que atua em defesa dos direitos dos povos indígenas, Mauro Santilli frisou que a Constituição prevê a autorização pelo Congresso de cada empreendimento mineral em terra indígena, e que flexibilizar isso “pode ser um quadro trágico para o futuro”.

Saúde

O médico e pesquisador Erick Jenning, que há décadas atua na atenção de saúde aos povos indígenas por meio da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, apresentou dados a respeito do impacto das atividades de mineração sobre a saúde dos povos indígenas da Amazônia.

Num estudo que, em 2019, mediu o nível de mercúrio em 109 indígenas munduruku do Vale do Rio Tapajós, por exemplo, foi constatado que 108 deles apresentavam no organismo níveis do metal acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alguns 15 vezes mais.

Após examinar integrantes de comunidades às margens de cinco diferentes rios, inclusive afluentes sem histórico de garimpo, o estudo concluiu que “áreas com maior histórico de garimpagem apresentam maior incidência de queixas neurológicas”, disse o pesquisador, que é também neurocirurgião.

Ele avaliou que ampliar a possibilidade de mineração em terra indígena pode causar uma nova sobrecarga sobre o subsistema de saúde indígena. “Acho que o país não está pronto, nosso subsistema de saúde não está pronto para segurar todo esse passivo que vai ser”, disse.

Funai

O projeto de lei que trata da mineração em terras indígenas foi elaborado por um grupo de trabalho coordenado pela Casa Civil da Presidência da República em parceria com ministérios, como o de Minas e Energia. No caso de exploração de garimpo por não indígena, o texto estabelece que deverá haver o consentimento prévio da comunidade.

Em entrevista à TV Brasil, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, destacou a importância da autonomia dos povos indígenas. “A nova Funai entende que é através do etnodesenvolvimento e auferição de renda que nós podemos levar dignidade às comunidades indígenas”, disse. “O indígena tem que ser o protagonista da própria história, a Funai entende que o indígena é que tem que dizer se aceita ou não determinada forma de se conduzir, afinal de contas ele tem usufruto exclusivo da sua área. Então quem tem que dizer o que faz ou deixa de fazer nesta área é o próprio indígena”, completou Marcelo Xavier.

Por Agência Brasil - Brasília
Edição: Valéria Aguiar


Hoje é Dia: rei Roberto Carlos completa 80 anos

Semana tem como destaque o aniversário do cantor

 Arquivo Nacional Correio da Manhã

A semana entre os dias 18 e 24 de abril traz tanto um rei quanto uma rainha como aniversariantes. Enquanto o dia 21 de abril é voltado para as comemorações dos 95 anos da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, a América Latina comemora, no dia 19, os 80 anos do “rei” da música brasileira: Roberto Carlos. A alcunha conferida ao cantor pode não ser um título de fato, mas seu reinado musical está registrado na história do MPB.

Roberto Carlos: são tantas emoções

Roberto Carlos cantou na Rádio Nacional antes mesmo de gravar o seu primeiro disco. Sucesso da Jovem Guarda, o homenageado desta semana conta que recorreu bastante à Nacional para divulgar suas canções.

Em depoimento à emissora, Roberto Carlos conta que foi frequentador assíduo de programas de auditório transmitidos na época, principalmente os comandados por Paulo Gracindo.

“A Rádio Nacional tem uma importância muito grande, muito linda na minha carreira”, revelou o cantor octogenário nas ondas do rádio.

Para ouvir o depoimento completo, assista ao vídeo abaixo:


"E vinha lá de Niterói pra ir à Rádio Nacional / Usando aquele antigo e tão surrado meu blusão de couro / Ia cantar a minha esperança num programa de calouros..."

Letra da música Minha Tia (Roberto Carlos)

Quando foi a vez de a Rádio Nacional fazer 80 anos, especialistas e o próprio rei Roberto Carlos relembram os tempos em que a Jovem Guarda vivia nos corredores da Nacional. Reveja o que ele disse no trecho abaixo, retirado do programa Caminhos da Reportagem:





Por Leyberson Pedrosa - Repórter da Agência Brasil* - Brasília

*Com produção de Simone Magalhães

Edição: Nathália Mendes