sábado, 31 de julho de 2021

Agricultura de São Vicente Férrer se destaca no Agreste Setentrional



Conhecida como a terra da banana, da goiaba e da uva, São Vicente Férrer, no Agreste Setentrional de Pernambuco, em apenas seis meses de mandato do prefeito Marcone Santos (PP), através do Secretário Márcio Lima, já realizou significativas ações na área da agricultura. Com o objetivo de oferecer um produto de qualidade à  população, a gestão tem trabalhado,  incansavelmente, desde a produção até a comercialização dos produtos.

O produtor agrícola preza por uma estrada de qualidade para se deslocar para outros municípios e suas sedes para comercialização dos produto. Por isso,  a Prefeitura de São Vicente Férrer têm priorizado as melhorias das estradas. “Com o objetivo de ter uma boa trafegabilidade na cidade, estamos mapeando todas as estradas rurais do município. Iremos contabilizar quilometro por quilometro  para conservar e melhora-las. Isso vem acontecendo em parceria com o prefeito e a Secretaria de Obras”,destacou o Secretário de Agricultura, Márcio Lima.

Um dos recursos mais importantes na agricultura é a parte hídrica. Assim, a Secretaria de Agricultura do município tem tentado solucionar a falta de água na localidade que tem dando dor de cabeça aos agricultores locais. “Estamos no período de estiagem prolongada que já vem de anos anteriores. E as perspectivas de chuvas não são boas para os próximos dias e para o próximo ano. Dentro desse contexto, a prefeitura de São Vicente já perfurou nove poços artesianos, distribuídos na zona rural, prioritariamente ,para abastecimento humano. Essa ação foi realizada graças à parceria com o Deputado Federal Eduardo da Fonte (PP)”, ressaltou Márcio Lima.

No ultimo mês de maio, foi realizado em todo território nacional a campanha de vacinação contra a febre aftosa e o município de São Vicente Férrer realizou a vacinação de 90% dos rebanhos,que totalizam cinco mil e cem cabeças de gado de pequeno, médio e grande porte. “Melhoramos nossa parceria com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro). E com a aquisição de vacinas, fizemos na primeira semana da campanha uma vacinação gratuita para os criadores que possuem até dez cabeças de gado. Com isso, pudemos avançar muito na campanha”, disse Márcio.

Além dessas ações, a Secretaria de Agricultura de São Vicente Férrer não pára  nas realizações para os agricultores locais. Uma delas foi à distribuição de sementes em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).  Para os próximos meses a realização das limpezas dos barreiros e açudes da cidade está prevista. “Estamos com compromisso de solucionar todas as demandas da população de São Vicente Férrer o mais breve possível, de acordo com nosso alcance. Não vamos parar de trabalhar para o povo”, finalizou Márcio Lima.

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Covid-19: Anvisa recebe solicitação de uso de medicamento da Pfizer



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu hoje (28), da farmacêutica Pfizer, a solicitação de uso emergencial do medicamento Xeljanz (citrato de tofacitinibe) para tratamento da covid-19. Esse medicamento já é usado no tratamento de artrite reumatóide, artrite psoriática e colite ulcerosa. Segundo a agência, o prazo de análise é de 30 dias.

Nas primeiras 24 horas, a equipe da Anvisa fará uma triagem do processo para verificar se os documentos necessários para avaliação estão disponíveis. Se verificarem a ausência de informações importantes, a agência reguladora poderá solicitar as informações adicionais ao laboratório.

“A análise do pedido de uso emergencial é feita por uma equipe multidisciplinar que envolve especialistas das áreas de Registro, Monitoramento e Inspeção de medicamentos. A equipe vem atuando de forma integrada em todos os processos de avaliação de medicamentos e vacinas para combate à Covid-19”, informou a Anvisa, em nota.
Proxalutamida

Além disso, o órgão também informou que foram autorizados dois estudos clínicos para realização no Brasil com a Proxalutamida (GT-0918) para tratamento da covid-19. Os estudos, patrocinados pela empresa Suzhou Kintor Pharmaceuticals, sediada na China, avaliam a eficácia do medicamento em pacientes do sexo masculino com o vírus.

Na documentação apresentada à Anvisa, foi citado um estudo conduzido no Brasil para covid-19 de iniciativa de pesquisadores independentes, cujos dados não foram disponibilizados. Também foi comunicado à Anvisa que estava em andamento um estudo em pacientes graves, mas nenhum relatório ou resultado foi apresentado. Por isso, esses estudos não foram para a anuência do órgão para a pesquisa clínica a ser realizada.

No entanto, a Anvisa considerou que “o perfil de benefício x risco se mantém favorável para continuidade dos estudos” de segurança e a eficácia da proxalutamida até que novos dados sejam apresentados.

Fonte: Agência Brasil

Preso na Paraíba suspeito de envolvimento na morte de Marielle Franco

 



Foi preso na Paraíba, nesta quarta-feira (28), um homem suspeito de envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A prisão foi realizada pela Polícia Civil da Paraíba, que apontou Almir Rogério Gomes da Silva como sendo pertencente a uma milícia do Rio de Janeiro. Segundo a polícia paraibana, o grupo foi citado pela viúva do capitão Adriano Magalhães da Nóbrega, morto na Bahia e suspeito de envolvimento no assassinato da vereadora, ao falar sobre quem teria matado Marielle.

“A prisão foi realizada por policiais da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), no município de Queimadas/PB. O alvo estava na companhia de outro homem, que também foi preso. O nome do alvo principal está no site www.disquedenuncia.org.br, do Rio de Janeiro. Ele já foi denunciado pelo Ministério Público do RJ, que pediu a condenação do investigado com base no assassinato de Eliezio Victor do Santos Lima, em outubro de 2018”, detalhou, em nota, a Policia Civil da Paraíba.

De acordo com o delegado Diego Beltrão, da Draco, as investigações descobriram que Almir cometeu outro assassinado no Rio de Janeiro, no dia 3 de junho, o que pode ter sido o motivo para ele fugir para a Paraíba.

“Parte dos milicianos ligados ao homem capturado em Queimadas hoje foi presa em operações policiais naquele estado. Mas ele, que é um dos chefes desse grupo, conseguiu escapar dessas investidas. Trata-se de um criminoso muito perigoso, com indícios fortes de que estava traficando drogas e planejando ataques a instituições financeiras no nosso estado”, disse o delegado.

Segundo a nota da Polícia Civil da Paraíba, autoridades policiais do Rio de Janeiro já tomaram conhecimento da prisão e confirmaram a periculosidade do criminoso. “É um dos chefes de milícia mais procurados aqui no Rio de Janeiro”, declarou o delegado Henrique Damaceno, de acordo com a nota.

O suspeito capturado em Queimadas será levado sob escolta policial até o Rio de Janeiro, onde deverá responder pelos seus crimes. Marielle e Anderson foram mortos no dia 14 de março de 2018, emboscados no carro onde estavam, no bairro do Estácio, na região central do Rio. Estão presos e aguardam julgamento pelos assassinatos o sargento reformado da Polícia Militar Ronnie Lessa, e o ex-PM Élcio Queiroz.

Fonte: Agência Brasil

Bolsonaro sanciona programa de combate à violência contra a mulher



O presidente Jair Bolsonaro sancionou hoje (28) o projeto de lei que cria o programa de cooperação Sinal Vermelho para combater a violência doméstica contra as mulheres. Com a medida, o governo, o Ministério Público e a Defensoria Pública poderão firmar parcerias com estabelecimentos privados para ajudar a encaminhar denúncias contra os agressores.

A sanção, realizada durante cerimônia no Palácio do Planalto, oficializa para todo o país a medida, que foi implantada inicialmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para incentivar as vítimas de violência doméstica a denunciarem agressões nas farmácias.

Nesses casos, os estabelecimentos são treinados para ajudar vítimas de violência. Basta mostrar um X vermelho na palma da mão, pintado com batom ou tinta de caneta, para que o atendente, ou o farmacêutico, entenda tratar-se de uma denúncia e em seguida acionar a polícia.
Durante o evento, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou que o presidente Bolsonaro tem compromisso com o combate à violência contra a mulher.

“É uma lei que já pegou. O Brasil inteiro está fazendo um X na mão. É uma lei que está sendo sancionada, mas que já pegou no Brasil. Eu tenho recebido embaixadores, eu tenho recebido contatos de outros países para entender o que é o X na mão. A gente está fazendo história”, afirmou.

Para a ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, a sanção do projeto mostra que a sociedade não tolera a violência contra a mulher e que esforços não serão poupados para ampliar a rede de conscientização.

“A violência contra a mulher é um problema de toda a sociedade, e é com coragem e seriedade que a gente tem que tratar a importância dessa pauta”, disse Flávia.

O projeto também altera a Lei Maria da Penha para criar a pena contra a violência psicológica, caracterizada por ameaças, constrangimento, humilhação, ridicularização, chantagem e limitação do direito de ir e vir da mulher. A pena vai variar entre seis meses e dois anos de prisão.

A partir de agora, juízes poderão afastar imediatamente o agressor da convivência com a vítima diante de risco à integridade psicológica da mulher. Atualmente, a restrição ocorre somente diante de risco à integridade física da vítima e dos dependentes.

Fonte: Agência Brasil

Eriberto Medeiros cobra solução para veículos amontoados em delegacias e batalhões de polícia em Pernambuco




O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PP), cobrou uma solução para o acúmulo de veículos parados no entorno de delegacias e batalhões de polícia em Pernambuco. O parlamentar usou as redes sociais, nesta quarta-feira (28/07), para questionar a situação, constatada em visitas que fez a esses locais no interior do Estado.

De acordo com o posicionamento do deputado, o acúmulo de carros e motos no entorno desses espaços, sofrendo a ação do tempo, pode acarretar doenças, animais nocivos à comunidade local, além da própria insalubridade dos carros abandonados, que prejudica os prédios públicos.

Eriberto visitou as delegacias e batalhões da PMPE nos municípios de Belo Jardim, Salgueiro, Limoeiro, Serra Talhada, Ouricuri, Garanhuns e Nazaré da Mata, dentre outros. “Recursos públicos parados geram desperdício e transtorno ao Estado. Precisamos solucionar esse quadro, para que a nossa segurança pública possa avançar em melhores condições”, alegou o presidente, que tem tido uma atuação firme ao lado das instituições e órgãos da segurança pública, trabalhando para fortalecer os índices de combate à criminalidade.

Eriberto defende uma ação conjunta do Estado com as autoridades competentes para destinar esses carros e motos. “Existem veículos que precisam ser restituídos aos seus respectivos donos, em caso de recuperação de veículos roubados. Deve-se, também, ceder os carros apreendidos definitivamente para órgãos e projetos que necessitem fazer o seu uso. Ou até mesmo leiloar para estabelecimentos que trabalham com sucata, evitando, assim, o acúmulo indevido”, argumentou o parlamentar. (Ulysses Gadêlha)

terça-feira, 27 de julho de 2021

Ator e dublador Orlando Drummond morre aos 101 anos

 


O ator, dublador e humorista Orlando Drummond morreu em 27 de julho de 2021, aos 101 anos. Além de se consagrar como Seu Peru, da Escolinha do Professor Raimundo, ele também atuou como dublador de filmes, seriados e desenhos animados. Entre os personagens mais famosos para quem emprestou a voz, estão Scooby Doo, Popeye, Alf e o Vingador, da Caverna do Dragão.

Recentemente, Drummond ficou internado durante dois meses em um hospital do Rio de Janeiro para tratar de uma infecção urinária. Ele havia recebido alta há pouco mais de um mês.

 

Em viagem pelo Agreste e Mata Norte, FBC defende inflexão na política de Pernambuco



O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) defendeu nesta terça-feira (27), durante visita a municípios da Mata Norte e do Agreste, uma inflexão na política de Pernambuco e o início de um novo ciclo, que recupere o protagonismo político e econômico do Estado. Para o senador, Pernambuco, que liderou o Nordeste, amarga indicadores muito pobres na economia, no emprego e na segurança. “E isso precisa ser revertido. Para isso, é preciso construir uma alternativa ao projeto que aí está. Existem novos nomes na política do Estado, como os prefeitos de Petrolina, Miguel Coelho, de Caruaru, Raquel Lyra, e de Jaboatão, Anderson Ferreira, e todos eles terão papel importante no processo de renovação da política do Estado”, afirmou.
Fernando Bezerra disse ainda que o diálogo com o MDB para o lançamento de candidatura própria ao governo do Estado ainda será aprofundado.

“Compreendo as manifestações iniciais do presidente estadual do partido, deputado Raul Henry, mas há o interesse da direção nacional na candidatura própria. Entendo que estamos em processo de diálogo, que ainda será aprofundado.”

Acompanhados do deputado federal Fernando Filho (DEM) e estadual Antonio Coelho (DEM), FBC e o prefeito Miguel Coelho estiverem em Limoeiro, Timbaúba, Orobó e Paudalho.

Fonte: falape

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Em audiência pública, Anderson Correia repudia fechamento da Câmara do TJPE em Caruaru


O vereador Anderson Correia (PP) participou da audiência pública, realizada na Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (22), para debater a permanência da 1ª Câmara Regional do TJPE em Caruaru. Na ocasião o parlamentar se posicionou favorável a causa, repudiando a ato do Tribunal de Justiça de Pernambuco, publicado no dia 17 de junho, com o projeto de Emenda Regimental que, entre outras alterações, tem o objetivo de desinstalar a Câmara Regional na Capital do Agreste.

“Não podemos aceitar o fechamento da Câmara Regional da Comarca de Caruaru. O acesso à justiça é um direito de todos e tal ato do TJPE é um retrocesso para nossa advocacia, além de um atraso social. Não aceitamos essa decisão, que poderá trazer consequências negativas para toda uma região, atingindo a população com mais custas judiciais e deslocamento à capital. Nossa luta não pode parar e esperamos uma posição do Tribunal, que deverá nos dar um resultado na próxima semana”, rechaçou.

Ainda na na manhã desta quinta-feira (22), o edil também esteve na inauguração da nova sede da OAB Caruaru. A classe advocatícia da Capital do Agreste está celebrando as novas instalações da Ordem, com uma programação que vai até o dia 03 de agosto. Acompanhando de perto o progresso do novo prédio, desde o início de sua construção, o parlamentar ressaltou a importância desta obra para todos que fazem a OAB em toda região e celebrou a conquista.

“É um momento ímpar, de muita alegria e emoção para todos nós. Um prédio lindo, moderno e a altura da advocacia não só de Caruaru, mas de todo Agreste, sendo referência e um marco para nossa região. Parabéns a atual gestão da OAB, presidida por Fernando Santos Júnior, que lutou e se empenhou muito para que esse sonho saísse do papel mais de 20 anos depois. A advocacia do interior de Pernambuco agrade”, destacou.

Curso de Medicina autorizado por Mendonça Filho em Goiana


O ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, participou nesta quinta-feira, 22/07, da inauguração da Faculdade de Medicina de Goiana. A Faculdade, do grupo Tiradentes, Fits Goiana, vai preparar novos profissionais de saúde e levar serviços e boas práticas para cidades da região, que abriga os polos farmacêutico, bioquímico e automotivo. A unidade teve o curso de Medicina autorizado quando Mendonça ainda era ministro da Educação. 

A faculdade já está funcionando em sistema híbrido(presencial/online), com 50 alunos. Por meio de um convênio,  os alunos da faculdade vão poder ao longo do curso, para o atendimento à população nos ambulatórios dos serviços públicos, unindo educação e saúde por meio da prática médica. 

O ex-ministro Mendonça Filho, recebeu uma homenagem do grupo Tiradentes e se disse realizado em participar da entrega de um equipamento que vai colaborar com o futuro da região e que viu ser iniciado. "Uma faculdade de Medicina não é só uma faculdade de Medicina.  Ela por si só já seria uma ação extraordinária, cuidar de gente é algo muito especial. Mas a faculdade trará  desenvolvimento e dinamismo à cidade e região,  que vai progredir e crescer", comemorou Mendonça Filho.

O fundador do grupo Tiradentes, Joberto Ucha, lembrou o legado do grupo educacional que já conta com duas escolas de Medicina em Pernambuco e 5 no Brasil. "É um dia de muita emoção para nós, estar entregando à comunidade de Goiana e de Pernambuco a nossa quinta escola de Medicina. Estamos oferecendo as melhores instalações e a melhor qualidade acadêmica para os alunos que irão iniciar a concretização dos seus sonhos, que é abraçar a medicina e salvar muitas vidas", comemorou Joberto.

Quando ministro Mendonça garantiu grandes avanços para interiorização da educação superior pública e privada. Além da Faculdade de Medicina de Goiana, de Jaboatão, Araripina e Arcoverde, Mendonça garantiu a autorização de funcionamento do campus da UFPE de Goiana, da UNIVASF de Salgueiro, UFRPE de Belo Jardim, além de ter liberado recursos para a obra que resultou na construção dos blocos de Medicina da UFPE de Caruaru e entrega do prédio de medicina da UFPE em Recife. 

Bom Jardim: Professor Janjão, firma parcerias que somam R$ 12 milhões para executar obras

 



 prefeito de Bom Jardim, professor Janjão, anunciou investimentos que somam R$ 12 milhões, obtidos a partir de articulação com deputados federais e estaduais, que destinaram os recursos ao município por meio de emendas parlamentares. Esta semana, durante evento que marcou os 150 anos de emancipação política de Bom Jardim, professor Janjão agradeceu a parceria a cada um, o respectivo valor que está garantindo e a área onde o dinheiro será aplicado.

Nessas andanças que fizemos em Brasília, batemos na porta dos gabinetes, tanto em Brasília, quanto aqui no estado, e muitos amigos nos entenderam, porque a gente está conseguindo que é possível mudar a vida do povo de Bom Jardim”, disse.

Demonstrando que não faz distinção partidária quando o assunto é assegurar investimentos, não citou qualquer legenda. O prefeito enfatizou, porém, a parceria com o companheiro de partido (PL), com quem tem vínculo antes de ser prefeito, por defender pautas dos professores no Congresso. As emendas dos parlamentares vão garantir ações nas áreas da Saúde, Educação e Infraestrutura.

Quero agradecer, de maneira especial, ao deputado federal Fernando Rodolfo, por todo apoio e dedicação, que o tornou um parceiro e amigo do povo bonjardinense. Através de suas emendas de parlamentar, o município vai receber R$ 2,015 mi (dois milhões e quinze mil reais) para nossa saúde. Isso vai fazer com que a gente cuide ainda melhor do nosso povo, trazendo mais especialidades médicas, mais médicos nos postos de saúde e mais medicamentos. Tudo isso para que o povo receba maior atenção, mais e melhores serviços púbicos de saúde”, afirmou.

Professor Janjão anunciou que, a partir de uma “emenda de R$ 200 mil (duzentos mil reais) para educação”, vai começar a instalar ar-condicionado nas escolas municipais. “Nós iremos começar a comprar aparelhos de ar-condicionado para climatizar toda nossa rede municipal de ensino, dando mais conforto e mais qualidade à aprendizagem, aos nossos estudantes, e isso vai fazer com que nossa Educação avance e melhore cada vez mais”, comemorou.

O prefeito agradeceu ainda pelos “diversos investimentos em infraestrutura”. “Agradeço o investimento de R$ 2 mi (dois milhões de reais) que serão destinados para calçamento de diversas outras ruas. Esse lançamento de R$ 2 mi (dois milhões de reais) será em outro momento, com outra série de calçamento que iremos fazer. Agradecer R$ 2 mi (dois milhões de reais) que estão vindo para asfaltamento de diversas ruas”. Agradeço pela retroescavadeira que recebemos e uma escavadeira hidráulica – ‘uma P-C’ -, tudo para ajudar o homem do campo com construção de açudes e barreiros, e melhorar as estradas da zona rural. Eu sou muito grato e eu tenho certeza que todos a esses equipamentos vão tornar o dia-a-dia do povo ainda melhor”, completou.

ALEPE – por meio de articulação com deputados na Assembleia Legislativa, o prefeito externou gratidão por recursos para comprar duas ambulâncias e R$ 1 milhão para asfalto. “Agradeço ao deputado estadual Clodoaldo Magalhães, que através de emenda estadual destinou R$ 160 mil (sento e sessenta mil reais) para compra de duas ambulâncias. Agradeço também por ter sido peça fundamental para trazermos para o bairro da Cohab, o Centro da Obra de Maria, para capacitar, e abrir novos caminhos e portas para nossa juventude. Agradeço também ao deputado estadual Marcos Aurélio, que através de emenda estadual destinou R$ 1 milhão para asfaltamento de novas ruas”, falou.

EVANGÉLICOS – o prefeito citou ainda as emendas dos parlamentares da chamada bancada evangélica, e agradeceu o apoio aos deputados. “Agradeço ao deputado André Ferreira, que destinou R$ 500 mil (quinhentos mil reais) para custeio da Saúde. Tive oportunidade de conhecer lá em Brasília, o [deputado federal] pastor Eurico, e no diálogo que tivemos, a gente conseguiu emenda no valor de R$ 480 mil (quatrocentos e oitenta mil reais), desses, R$ 400 mil (quatrocentos mil) destinados para custeio da Saúde, e R$ 80 mil (oitenta) mil reais para perfuração de poços artesianos, para a gente solucionar esse grande problema da seca. Outro amigo, o deputado federal Ossesio Silva, onde nós conseguimos uma emenda de R$ 550 mil (quinhentos e cinquenta e cinco mil reais), sendo R$ 300 mil trezentos mil reais) para custeio da Saúde e R$ 250 mil (duzentos e cinquenta mil reais) para compra de um ônibus escolar”, pontuou.

ESQUERADA – Bom Jardim vai receber ainda, recursos de emendas de deputados de que militam na esquerda, articuladas com lideranças locais. “Agradeço também ao deputado federal Carlos Veras, aqui representado, pelo amigo Maciel, pela emenda de R$ 200 mil (duzentos mil reais) que ele destinou para Saúde de Bom Jardim. À deputada federal Marília Arraes, uma guerreira, que tive o prazer de conhecer e levar a ela, através dos amigos de Bom Jardim, do vereador Bia do Toyota, e ela destinou R$ 180 mil (cento e oitenta mil reais) também destinados à Saúde. Ao deputado federal Renildo Calheiros que, através de emenda parlamentar, destinou R$ 250 mil (duzentos e cinquenta mil reais) para novos calçamentos”, anunciou.

SOMA – o prefeito de Bom Jardim, disse ainda que os recursos obtidos a partir das emendas parlamentares garimpados em Brasília são fundamentais para alavancar o desenvolvimento local. “Esses recursos que estão chegando, que começaram a chegar aos cofres da prefeitura somam em torno da ordem de R$ 12 mi (doze milhões de reais), são recursos essenciais para começarmos a trilhar, alavancar, elevar Bom Jardim a um novo patamar. Hoje, vemos que, após seis meses de gestão está se provando que BomJardim verdadeiramente mudou. E é com gratidão a todos esses parceiros que estão ajudando não ao prefeito Janjão, mas ajudando a todo povo bonjardinense. Simplesmente, meu muito obrigado”, finalizou.


Marco Maciel vira Patrono do Legislador Estadual

Lei do deputado Clodoaldo Magalhães foi sancionada hoje pelo governador Paulo Câmara

Em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, o governador Paulo Câmara sancionou, nesta manhã, a Lei do deputado estadual Clodoaldo Magalhães, que declara o ex-vice-presidente da República e ex-governador do estado, Marco Maciel, Patrono do Legislador no Estado de Pernambuco. A matéria foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa, e em regime de urgência, para que no dia de hoje – em que seria comemorado o aniversário de 81 anos de Maciel, ele fosse homenageado.

“É importante valorizar a história e a memória de Pernambuco daquele que foi o símbolo da conciliação. Daquele que unia as divergências e trazia para o centro o equilíbrio. Neste momento que o Brasil vive de tanta tensão política, e de tantos extremismos, Marco Maciel deve ser celebrado e sua memória ser trazida para o aprendizado da política brasileira”, afirmou o deputado Clodoaldo.

De acordo com o autor da matéria de número 2386/2021, essa também é uma forma agradecer todo o legado político deixado por Maciel, “uma referência de ética, ponderação e dedicação à causa pública”. O ex-presidente e governador de Pernambuco morreu em 12/06/2021 aos 80 anos de idade, em decorrência de complicações de mal de Alzheimer.

O governador elogiou a iniciativa do deputado Clodoaldo Magalhães e sublinhou que o exemplo de Marco Maciel seja cada vez mais difundido pelos pernambucanos. “Mesmo estando na política nacional, ele nunca deixou de olhar para o seu estado. Ele foi governador e aqui conquistou seus mandatos, nunca deixando de olhar para o seu estado, e buscando alternativas para ajudar Pernambuco”.

O governador ainda disse que fica o reconhecimento do trabalho de Marco Maciel e tudo que ele representou para a política brasileira, “da falta que ele faz, da forma como fazia a política”. “Fica o legado, a saudade e os bons exemplos que honram aquilo que é tão importante e que presamos tanto, que são as tradições libertárias e de justiça”, concluiu Paulo Câmara.

Também participaram da solenidade o secretário da Casa Civil, José Neto; Margarida Cantarelli, atual presidente do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco; o presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Marcelo Canuto; o sócio do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco, Sílvio Amorim; além de Guilherme Codeceira e Creuza Aragão, ex-auxiliares de Marco Maciel.






Modelo híbrido é aposta do UniFavip a partir do segundo semestre


O formato semipresencial conecta a expertise do presencial à inteligência do digital

Um ano já se passou desde o início da pandemia do novo coronavírus. Com ela vieram mudanças significativas em diversos setores da economia. Na Educação, por exemplo, embora o ensino a distância já venha crescendo há alguns anos, experimentamos uma transformação nos últimos meses, com a ampliação do uso da tecnologia. O segundo semestre letivo de 2021 será marcado por uma importante novidade: a oferta de modelos híbridos, para atender a múltiplos perfis. Os modelos híbridos geram novas experiências de aprendizado a partir dos recursos tecnológicos, tanto para docentes quanto para alunos, com diversos ganhos em flexibilidade de horário e redução de deslocamentos, entre outros fatores.

A demanda dos estudantes por um modelo mais flexível levou as instituições de ensino a criarem novos modelos. O UniFavip, por exemplo, investe no desenvolvimento de conteúdo digital robusto, com metodologias próprias de ensino, que usam vídeos curtos, podcasts, exercícios de fixação interativos e bibliotecas virtuais, que passam pela curadoria e pelo tratamento de educadores renomados. Para atender a essa nova demanda, o UniFavip criou um modelo semipresencial em cursos de diferentes áreas, como exatas, humanas, saúde, entre outras, com o mesmo currículo e validade do diploma dos cursos presenciais. Nessa integração entre o digital e o presencial, a maior parte dos conteúdos é ofertada dentro de uma plataforma digital, com a possibilidade de o aluno cursar, também, disciplinas presenciais, garantindo, assim, a experiência no campus, até duas vezes por semana.


Segundo a supervisora de admissões de novos alunos do UniFavip, Cristiane Martins, a metodologia utilizada conecta a expertise do presencial à inteligência do digital, tornando a sala de aula mais interativa e colaborativa.

“O curso de nível superior com aulas via internet e encontros presenciais semanais no campus da faculdade, a frequência das aulas é importante para formação do aluno. As disciplinas dessa modalidade são divididas em 70% a distância e 30% presencial, separação reconhecida e autorizada pelo MEC. A faculdade determina os dias e horários dos encontros presenciais. O custo-benefício é outro atrativo para quem deseja ter uma graduação e não tem tempo ou não tem condições financeiras para um curso presencial. O diploma tem a mesma validade de um curso EAD ou presencial e as avaliações são realizadas no campus da faculdade”, explica. 


Além das novas ofertas no modelo híbrido, o UniFavip também revisitou seu modelo de ensino, inserindo atividades de campo e trazendo mais tecnologia para as mãos dos professores e alunos. O Reitor Diego Cunha comenta que os principais legados desse período serão o avanço no relacionamento com os alunos e mais possibilidades para os docentes.      


“O UniFavip é um Centro Universitário tradicional, com 20 anos de atuação e de renome tanto na cidade de Caruaru quanto em todo o Agreste pernambucano. Com essa responsabilidade e visando atender todos os perfis e demandas educacionais do nosso aluno e de nossa região, o UniFavip vem se modificando e inovando na forma de ensinar, acolher e atender. A Instituição oferece os melhores laboratórios da região, equipados com infraestrutura nova e moderna para prover aos nossos alunos experiências de aprendizado únicas. Isso ocorre sem perder de vista a acessibilidade aos serviços, tanto em termos pedagógicos quanto financeiros. Existem oportunidades e opções para todos”, destaca o Reitor do Centro Universitário UniFavip.        


Este cenário de pandemia, certamente, contribuiu para deixar os professores mais preparados digitalmente e quebrou o receio que alguns deles tinham de contato com o mundo digital, já que a tecnologia foi dominante no seu dia a dia de trabalho. O digital pode aumentar o tempo de contato do aluno com o professor, já que pode ser consumido em qualquer lugar e a qualquer hora, se tornando uma espécie de dever de casa do Século XXI, em formato de quiz, podcast e testes adaptativos. O professor, portanto, passa a ter mais ferramentas à disposição.  


“Focados em aprender e ensinar sempre, temos inovado nossas matrizes curriculares atualizando-as com as mais recentes necessidades de mercado e sintonizadas com as perspectivas do novo profissional requisitado pela sociedade. Nossos conteúdos atuais, nossos professores e coordenadores altamente capacitados estão alinhados com nosso principal objetivo: transformar vidas através da educação de qualidade”, conclui o Reitor. 


Super Vestibular Unifavip

O SuperVestibular do UniFavip, acontecerá nos dias 23 e 24 de julho, e tem vagas disponíveis para 13 cursos oferecidos no modelo semipresencial, além de vagas para os cursos presenciais e digitais. O vestibular é gratuito e será realizado mais uma vez de forma remota, atendendo aos protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, com o desempenho na avaliação, o candidato concorre a bolsas que podem chegar a 50% no início dos cursos e de 40% no restante da graduação. Para efetuar a inscrição ou obter mais informações, basta acessar o site: https://matriculas.unifavip.com.br/ .


Sobre o UniFavip

O UniFavip iniciou sua trajetória acadêmica em 2001 e hoje conta com cerca de 14 mil alunos matriculados, mais de 40 cursos de graduação nas modalidades de ensino presencial e EaD, além de mais de 20 opções de pós-graduação. Em 2017, foi avaliado, pelo MEC, como o melhor centro universitário do interior de Pernambuco. Já no Enade, teve apontados mais de 10 cursos como os melhores do estado de Pernambuco. Em 2020, a instituição trouxe outro marco para a cidade, inaugurando o Clínica-Escola Veterinária Professor Maurício Garcia, no bairro Universitário, com mais de três mil metros quadrados, três blocos cirúrgicos, sendo um para pequenos animais, um para equinos e outro para bovinos; bem como serviços de radiografia, ultrassonografia, exames anatomopatológicos, laboratório clínico veterinário, enfermaria, consultórios para atendimento ambulatorial, baias e diversos ambientes acadêmicos para aulas práticas aos alunos do curso de veterinária. Agora, prepara-se para inaugurar um novo Núcleo de Práticas Jurídicas e Núcleo Integrado de Saúde, com estrutura moderna, que ficará na área interna da Instituição, bem como a nova Clínica de Odontologia. Mais informações: https://www.wyden.com.br/unifavip

Anderson Correia reforça políticas públicas que vão além de castrações para os animais de Caruaru


Findado o primeiro semestre de seu primeiro mandato, o vereador Anderson Correia (PP) reforçou a necessidade por efetivar outras políticas públicas para a causa animal, que vão além de castrações. Em meio as mais de 200 proposituras, feitas nos últimos seis meses, o edil tem buscado melhorias que tragam um novo cenário para os animais não-humanos de Caruaru.

Entre projetos de leis, emendas, leis complementares, requerimentos e ofícios, o parlamentar pediu a construção de um hospital público veterinário 24 horas, que atenda a todos, inclusive a zona rural, além da criação de uma casa de passagem, da farmácia pet, internamentos e as cirurgias ortopédica e eletivas, especialmente para os animais de tutores baixa renda.

“Venho fazendo meu trabalho exaustivamente em todas as sessões plenárias, lutando e dando voz a quem não tem. Precisamos ir além das castrações. Castrar é importante e também lutamos por isso todos os dias, mas é necessário ir adiante. Muitos animais sofrendo, negligenciados pelo poder público, em total desrespeito ao dispositivo constitucional, e é necessário discutir políticas públicas animalistas o mais rápido possível, os animais não podem mais esperar”, ressaltou Anderson Correia.

Prefeitura de Petrolina e Incra iniciam parceria para construção de moradias para famílias de assentamentos rurais



O prefeito Miguel Coelho e o superintendente regional do Incra, Thiago  Angelus, assinaram, nesta terça (20), contratos para a construção de moradias para 21 famílias do Assentamento José  Almeida. A iniciativa é o marco inicial para um programa de habitação popular em parceria com a prefeitura para moradores de assentamentos rurais com baixa renda. 

Na primeira etapa, o Incra pretende atender mais de 1.500 famílias em Pernambuco. Petrolina já tem asseguradas casas para 50 famílias residentes em condições vulneráveis nos assentamentos. Esse número, contudo, poderá aumentar à medida que o Incra identificar mais moradores com esse perfil. 

O prefeito Miguel Coelho destacou a importância social do programa de habitação para os assentamentos. "A princípio serão 50 famílias, pode parecer um número pequeno, mas isso tem um impacto enorme na vida dessas pessoas. Já temos ações de habitação popular na área urbana e em comunidades da zona rural. Agora, junto com o Incra, estamos realizando o sonho dessas famílias de assentamentos que lutam há tantos anos por um lugar adequado para morar", ressaltou Miguel.

Presente ao evento, o deputado estadual Antonio Coelho lembrou que a primeira comunidade beneficiada pelo programa passará por um grande processo de transformação. "O Assentamento José Almeida será uma referência do que o Incra e as prefeituras poderão fazer juntos. Primeiro, são essas 21 casas, depois o prefeito dará ordem de serviço para obras de abastecimento, além do apoio aos produtores. Dessa forma, as famílias terão mais dignidade e condições melhores para garantir renda".

Além das novas habitações, os moradores do assentamento receberão títulos de regularização fundiária. "Será a garantia para as famílias do José Almeida que essas terras são suas de direito. Espero poder voltar em breve para concluir esse processo e entregar os títulos", adiantou o superintendente Thiago Angelus.





Fotos: Jonas Santos

Prefeitura realiza formação continuada “Repensar,Reaprender e Reeducar”, em João Alfredo


 

A Prefeitura de João Alfredo, através da Secretaria de Educação e Cultura,  realizou entre os dias 19 e 21 de Julho de 2021, um evento de Formação Continuada de Professores, sob o tema, Repensar, Reaprender e Reeducar, para todos os professores, gestores, coordenadores da rede municipal de ensino. A FCP foi comandada pelo secretário de Educação Kleiton Brito, juntamente com o diretor Willian Oliveira e demais integrantes do corpo técnico do setor educacional da municipalidade joãoalfredense. 
Na abertura do evento, no Auditório Professora Maria Rodolfo Lopes,  o prefeito Zé Martins destacou a importância do evento de modo a valorizar e capacitar os profissionais da educação.O gestor também anunciou medidas a serem tomadas de interesse dos professores.
Na oportunidade, foram ministradas palestras com Ilton Filho, abordando o tema Saúde Emocional e Prática Pedagógica; Conceição Souza, com o tema Escola Humanizada: uma educação focada no ser; e Francinete Cavalcanti, trazendo para o debate Cuidados Essenciais: comportamento sanitário no volta às aulas.
A finalidade da formação é subsidiar, acompanhar e monitorar as práticas dos professores e técnicos que são desenvolvidas no interior das unidades com foco na melhoria dos resultados de aprendizagem dos nossos alunos. Além de criar uma cultura de estudo com todos os profissionais. Objetivou capacitar toda a rede de ensino municipal com vistas ao período de excepcionalidade no qual estamos inseridos.
As habilidades essenciais devem ser o foco do trabalho pedagógico em 2021. Porém, escolas e professores têm autonomia para promover a consolidação dessas habilidades de diferentes formas, assim como ir além delas, de acordo  com o desenvolvimento de seus estudantes, adequando à realidade de cada contexto, modalidade e à proposta pedagógica da escola.










































































































































PMJA-Imprensa
Fotos: Lucivaldo Lima e Patty Lira