sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Machados realiza a Conferência Municipal Popular de Educação

A Prefeitura Municipal de Machados, por meio da Secretaria de Educação, imbuída do desafio de aprimorar cada vez mais a qualidade do ensino, realizou nesta quinta-feira (23/09), na Escola Municipal Major João Marques de Oliveira, a Conferência Municipal Popular de Educação, que teve como tema central “Reconstruir o país: a retomada do Estado Democrático de Direito e a Defesa da Educação Pública e Popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”, tendo como palestrante o professor e ex-deputado Paulo Rubem Santiago.

Paulo Rubem Santiago

A Conferência reuniu os principais representantes da comunidade escolar, entre alunos, pais e mães, professores, servidores, técnicos dirigentes de escolas, e de órgãos da Prefeitura, integrantes de organizações não-governamentais e de outras instituições da sociedade civil. Essa participação plural busca garantir que o processo seja mais democrático, contemplando todos os aspectos que se relacionem com a educação em nosso município.   

 Maria Rodrigues Fernandes-Secretária Municipal de Educação

Pela manhã teve a abertura do evento com as boas vindas de Maria Fernandes, Secretária Municipal de Educação e também do prefeito do município, Juarez Rodrigues. Em seguida, apresentações culturais, leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência e, as discussões sobre o Plano Municipal de Educação que aconteceram em cinco eixos distintos, que contemplaram as metas descritas no PME: Educação Infantil; Ensino Fundamental; Educação de Jovens e Adultos; Educação Inclusiva; Colaboração e Gestão Democrática. 

Juarez Rodrigues-prefeito do município 

No turno da tarde, foram distribuídos em 3 eixos de trabalho, visando à análise, edição, complementação ou aprovação do texto, acrescentando ou retirando “contextos” ao Documento Referência. Os eixos trabalhados foram: 1- Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira; 2 - Educação, direitos humanos e diversidade: justiça social e inclusão; 3 - Valorização dos/as profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde. Logo após houve a Plenária Final, quando foi realizada a compilação das alterações propostas no Documento Referência e a formatação do documento da Conferência Municipal de Educação.







Nenhum comentário:

Postar um comentário