quarta-feira, 6 de abril de 2022

SEE/PE lança Concurso de Redação para os estudantes do Ensino Médio

O tema escolhido foi: “A importância do poder legislativo para o exercício da cidadania”





Na tarde desta terça-feira (5), a Secretaria Estadual de Educação e Esportes lançou um concurso de redação em parceria com a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), através da Escola do Legislativo de Pernambuco (ELEPE). A seleção é voltada para os alunos do Ensino Médio da Rede Estadual. O tema do exame é: “A importância do poder legislativo para o exercício da cidadania” e tem como objetivo sensibilizar os estudantes a respeito de assuntos relacionados à política, à cidadania e à participação social, por meio do incentivo à reflexão e ao debate acerca da importância do Poder Legislativo para o exercício da cidadania.


“Uma importante parceria entre a Secretaria de Educação e Esportes com a ALEPE, através da ELEPE, que incentivará aos nossos alunos refletir e debater sobre o papel desta casa, do poder legislativo, para/com o cidadão pernambucano” frisou o secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros.


A cerimônia de lançamento foi realizada no Plenário Eduardo Campos, que fica localizado na sede da ALEPE, no bairro da Boa Vista - Recife. 


Durante a solenidade, foram apresentadas as principais informações contidas no regulamento. A execução da redação será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento da Educação (SEDE), juntamente com as Gerências Regionais de Educação.


O Concurso terá apenas uma categoria: produção de texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, onde o estudante deverá defender uma tese (opinião sobre o tema proposto) apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual.


Os vencedores serão conhecidos em junho. O estudante que ficar em primeiro lugar na etapa regional será premiado com um smartphone, ou seja, cada gerência regional terá um vencedor. Já os três primeiros lugares na etapa estadual irão ganhar uma viagem à Brasília - DF para conhecer as instalações do Poder Legislativo Federal. Todas as premiações, incluindo despesas para a viagem (passagem, hospedagem e alimentação, serão assumidas pela ALEPE.

“Mais uma vez esta casa procura dar uma demonstração de aproximação à sociedade pernambucana. Já tivemos vários projetos onde visitamos, em parceria com a Secretaria de Educação, algumas escolas levando conhecimento acerca do nosso trabalho aos alunos do Ensino Médio e sempre nos colocando à disposição para que a população possa ter acesso ao que fazemos. Estamos sempre abertos a críticas construtivas para que assim possamos melhorar o nosso trabalho que está a serviço da sociedade pernambucana” disse o presidente da mesa diretora da ALEPE, Eriberto Medeiros.

REGULAMENTO


O concurso será realizado em três etapas: Escolar, Regional e Estadual. A primeira delas, a escolar, será  executada entre os dias 11 de abril a 03 de maio de 2022, onde há a mobilização e produção em cada escola. Os professores das áreas de linguagem e ciências humanas, especialmente, mas não exclusivamente, poderão realizar atividades voltadas para a temática, incentivando o debate, a pesquisa, leituras utilizando diversos recursos como filmes, reportagens, podcasts, entre outros.

Ao término do prazo, a escola deverá selecionar os três melhores textos por ano e/ou módulo do Ensino Médio para concorrer a segunda etapa, totalizando a seleção de nove textos por unidade escolar.

Em seguida, será dado início a etapa regional. Nesta segunda fase, a comissão avaliadora de cada gerência regional irá avaliar e selecionar o melhor texto regional de cada ano ou módulo, entre os dias 10 e 24 de maio, totalizando três redações para disputar a terceira e última fase.

A etapa estadual acontecerá no período do dia 1 a 10 de junho de 2022. Neste caso, os documentos serão avaliados pela comissão estadual, que fará a avaliação dos trabalhos inscritos pelas gerências regionais e irá selecionar os três textos com as maiores notas dentre os recebidos.

“É um momento muito especial e marcante, esse concurso de redação é muito importante para que possamos debater sobre o poder legislativo. A ALEPE é a casa do povo, ela representa a diversidade e construção da nossa sociedade. Levar esse debate para as nossas escolas é de suma importância, porque ela se insere no currículo do pernambucano quando a gente fala da construção e cidadania que é o maior papel da educação das nossas escolas”, salientou a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva.

Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário