quinta-feira, 28 de julho de 2022

TODO CUIDADO COM O ELEVADOR - Riscos e cuidados com o fosso e o elevador


Essa semana uma mulher de 53 anos morreu após cair em poço de elevador de edifício em Parnamirim. Muitas pessoas não se preocupam com o elevador, mas é um risco. 

Em Pernambuco, vigora desde 2003 uma Lei nº 12.323 que torna obrigatória a instalação de elevador em prédio público, residência e comerciais, com dispositivo que facilite o resgate de pessoas. A lei vem sendo cumprida?
Em Recife, foi criada a Lei 17.020/2021 em razão da morte da criança MIGUEL, de 5 anos, que caiu em 2021 de um prédio de luxo que tinha toda a segurança e, mesmo assim, ocorreu o acidente.  A lei proíbe crianças circularem sozinha no elevador.

Seja num imóvel particular, ou mesmo em diversas invasões de prédio que existem no Recife, é preciso tomar cuidado para não ocorrer algo pior, tanto para adultos e principalmente para crianças. Os exemplos mostram que desde criança de 5 anos até adulto de 53 anos podem perder a vida no fosso do elevador.


No coração da cidade, há um exemplo gritante em que o Poder Público não toma qualquer providência para interditar o imóvel (localizado na Rua Marquês do Recife, n. 32, Ed. Segadas Vianna, S. Antônio, Recife-PE, prédio do INSS), em função do risco de ocorrer uma tragédia. Quando será a próxima tragédia?

Muitas crianças e famílias moram num prédio de 7 andares que não tem elevador, nem porta ou fosso de proteção. Além disso, o imóvel não tem parapeito de proteção ou janelas.

No caso do prédio do INSS, o edifício não tem condições mínimas de segurança, seja em razão da Lei 17.020/2021 ou do Código de Segurança e Pânico de Pernambuco, que determina a necessidade de janelas e parapeito (art. 214) e de elevador (art. 184). Mesmo assim, crianças de todas as idades moram no prédio e se aventuram nos andares altos do prédio, sem qualquer proteção contra queda. Inclusive, já caiu um animal (cachorro) na calçada da Rua do Imperador. Podia ter sido uma criança.

01 - Quais os cuidados que se deve ter para não cair no elevador? 02 - O Poder Público tem fiscalizado os imóveis adequadamente? 03 - Um imóvel pode ser interditado pela Defesa Civil ou Bombeiros se o elevador não oferece segurança para os moradores?


Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário