segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Outubro Rosa: a mamografia pode salvar vidas contra o câncer de mama


Segundo os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama, depois do de pele, é o mais frequente entre mulheres, e também a principal causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil – chegando a afetar 67 mil mulheres por ano no país. O grande aliado na prevenção da morte pela doença é a mamografia. Por meio deste exame, é possível detectar precocemente o tumor, que pode ser curável em mais 90% dos casos quando e se descoberto na fase inicial, evitando a retirada da mama e morte.
A mamografia anual após os 40 anos é essencial para que se tenha o diagnóstico precoce. 

“Esse é exame que é bastante divulgado no mês de outubro, que é o mês mundial voltado a saúde mamária, com a campanha do Outubro Rosa. A mamografia tem a capacidade de detectar lesões ainda muito iniciais, até quando ainda não são perceptíveis na avaliação física das mamas”, destacou o mastologista credenciado ao Cartão Saúde São Gabriel, Dr. Yvson Cavalcante 

O especialista ressalta ainda a importância da periodicidade em fazer a mamografia, observando a idade e os casos da doença na família. “O exame é indicado para pacientes a partir dos 40 anos de idade, a ser realizado anualmente. Para pacientes de alto risco, as que têm histórico pessoal e familiar de câncer de mama em 1º grau (mãe e irmã), esse exame deve ser individualizado, com base na idade que a parente teve câncer de mama. Por isso ressaltamos a importância de procurar um mastologista para a realização do exame no período adequado ”, concluiu.

Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário