quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Prefeito Juarez Rodrigues reúne aliados e opositores na inauguração da galeria dos ex-prefeitos, em Machados

Os convidados comentaram sobre as futuras bases e lideranças políticas nas eleições de 2024

O município de Machados, Agreste Pernambuco, comemorou na última terça-feira (20), 59 anos de emancipação política. Como parte da programação de aniversário, foi inaugurado a Galeria dos Ex-Prefeitos da cidade, no prédio da prefeitura. O atual prefeito Juarez Rodrigues, conhecido como Juarez da Banana e o seu vice-prefeito Sílvio Basílio foram os anfitriões do evento, que reuniu ex-prefeitos e familiares dos saudosos ex-gestores de Machados.

Cido Plácido, ex-prefeito de Machados por dois mandatos entre 2004 e 2012 esteve presente na cerimônia e recebeu a homenagem pelo seu trabalho como gestor e também pelo seu pai, o saudoso Manoel Plácido, que foi o terceiro prefeito eleito de Machados e comandou a cidade por dois mandatos. “As obras que meu pai realizou no município ficaram na história da cidade. Sobretudo a Escola Municipal EREMSAG, maior instituição de ensino público da cidade na época. Onde ele contava com muito orgulho, o esforço e sacrifício que fez para conseguir construir aquela escola, foi a Brasília arrecadar recursos, comprou o terreno com dinheiro próprio e hoje ela tem formado doutores, advogados e professores. Os verdadeiros filhos da terra passaram pela EREMSAG. Mas uma coisa importante que minha gestão fez e tenho orgulho de dizer, é a erradicação das casas de taipa na nossa cidade. Construímos 187 novas moradias, tirando as pessoas da miséria”, pontuou Cido Plácido.

Prefeito de Machados por dois mandatos, entre 2013 e 2020, Argemiro Pimentel prestigiou a solenidade e ressaltou a importância desse ato, que unifica a todos. “O evento foi de grande importância para a história do município. Foi uma medida fundamental, inaugurado nesta casa no período de final de ano, datas de confraternização. Fico feliz porque passei por aqui e fiz história colaborando com o desenvolvimento e crescimento da cidade. Na minha gestão priorizei o diálogo entre a população, unificando a todos e trazendo benefícios para Machados”, ressaltou Argemiro.

Rafael Vieira, neto de Severino Vieira, o popular Biu Vieira, representou a família na homenagem ao ex-prefeito. Na época que a eleição não era decida popularmente, seu Biu foi prefeito interino e contribuiu no desenvolvimento da história da cidade. “É muito importante para nossa família ter esse reconhecido na história de Machados. Desde já agradeço ao Juarez Rodrigues e a Silvio Basílio pela busca das raízes políticas do município. E pela lembrança do meu avô, que foi um homem exemplar, trouxe progresso para Machados. Eu tive a oportunidade de conviver com ele por cinco anos”, afirmou Rafael.

A ideia de construir uma galeria de ex-prefeitos surgiu do próprio Juarez da Banana, atual gestor da cidade, como forma de manter viva a memória dos 12 ex-gestores que passaram pelo município desde sua emancipação. “Tive a ideia de criar esse espaço para manter viva a história do passado de todas as legislaturas perante os munícipes e turistas. E deixar na lembrança de cada um, o registro histórico de autoridades que fizeram presente no poder executivo de Machados. Agradeço a parceria da minha equipe de governo que agarrou comigo esse projeto”, destacou Juarez.  

Juarez Rodrigues ressaltou a importância de inaugurar a galeria dos ex-prefeitos do município. “Uma forma de deixar registrado em nossa cidade à gratidão pelo trabalho exercido por cada um. Pois o gestor que passou pelo nosso município deixou sua marca de desenvolvimento. Machados só é hoje essa cidade transformadora por causa da contribuição de cada prefeito que por aqui passou. Quero parabenizar a todos”, falou Juarez da Banana.

O ex-prefeito, Silvio Borba Guerra Filho, é filho do vice-prefeito de Machados, comentou da época que seu pai, Silvio Borba Guerra, fazia parte do processo de emancipação política do município, quando fazia parte da Associação dos Amigos de Machados. “Papai não era muito político, ele foi convidado a ser vice-prefeito numa época que o vice não recebia nada. Ninguém queria exercer esse papel. Ele fez o seu trabalho junto com a Associação para emancipar Machados”, disse Silvio.

E continuou. “Eu governei de 1993 a 1996 o município de Machados. Para mim foi uma grande satisfação e hoje está aqui também participando dessa festa. Na verdade, todos só falam em obras de pedras e cal, mas eu sempre digo que a maior obra foi lutar pelos direitos da população da nossa terra, que até hoje vem sendo prejudicado pelos municípios vizinhos. Eu pediria a cada um machadense que não deixasse o município voltar a ser dominado pelos municípios de Bom Jardim e Orobó”, argumentou Silvio Borba.

Com essa declaração do ex-prefeito, Silvio Borba Guerra Filho, comentasse nos bastidores da política de Machados e na imprensa, que cobre o agreste do estado, que o ex-gestor está mandando recado para quem busca aliança opositores de outros municípios, que, os grupos políticos de Machados podem unirem forças políticas e formarem uma base, que não permitiriam outras lideranças de municípios vizinhos no comando na cidade na próxima gestão.

Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário