terça-feira, 10 de janeiro de 2023

“Tivemos um aumento de emprego de 18.27%, há muito tempo que Limoeiro não tinha um crescimento desses, nem em gestões anteriores”, afirma Gestor de Indústria e Comércio de Limoeiro sobre a economia em 2022

Fotos:Vinicius Emanuel

Todo começo de ano já é lei, as pessoas passam a rever as economias e definir metas e objetivos para o novo ano. Pensando em esclarecer algumas dúvidas e trazer um balanço do ano de 2022, o Programa 96 É Notícia, da Rádio Cultural FM de Limoeiro, apresentado pelo radialista Gonçalves Filho, com a participação do jornalista Luís Correa, “O Repórter Que Chega Primeiro” receberam o Gestor da Diretoria Executiva de Indústria e Comércio de Limoeiro, Diego Fegale, para um bate papo descontraído sobre o assunto.


O Diretor ressaltou que 2022 foi um ano economicamente positivo para o município de Limoeiro. “Encerramos o ano de 2022 com saldo positivo. Tanto acerca da diretoria, nas ações que executamos, como também de alguns incrementos que colocamos. Só para ter ideia no ano de 2020 só tínhamos uma sala do empreendedor e continuamos assim por mais um ano, já em 2022 fomos ousados e abrimos mais um ponto de atendimento. Ampliando o atendimento e a assistência ao empreendedor de Limoeiro”, ressaltou Diego.

Fotos:Vinicius Emanuel




Mais incentivo ao empreendedorismo




Diego continuou explicando quais os tipos de assistência e atendimentos foram ofertados aos empreendedores limoeirenses. “Atendemos no total 4.700 empreendedores em Limoeiro no ano de 2022. São atendimentos diversos, temos formalização de empresários que estavam na informalidade e se tornaram Micro Empreendedor Individual (MEI). Temos dois programas que foram sucesso, o Conexão MEI e o Limoeiro Mais Negócio que faz um acompanhamento contábil, administrativo, de marketing e promulgação da legislação das empresas. Totalmente de graça”, explicou Diego.

Fotos:Vinicius Emanuel



O Gestor comentou quais pontos foram satisfatórias durante o ano de 2022 e como as festas de final de ano ajudaram o município economicamente. “Quando buscamos uma economia equilibrada, o comércio se fortalece, a prefeitura municipal de Limoeiro também através dos pagamentos municipais, rigorosamente em dia dos servidores, na gestão Orlando Jorge, tem feito uma inserção de valores significativos na economia do município no final de ano, fazendo assim a rotatividade do dinheiro na cidade. O nosso protagonismo na região favorece que o nosso comércio cresça. Temos números preliminares, só no cumulativo tivemos um crescimento de emprego de 18.27%, há muito tempo que Limoeiro não tinha um crescimento desses, nem em gestão anteriores”, afirmou.




Aposentadoria




Os munícipes que vivem na informalidade devem se preocupar com a aposentadoria, o Diretor Diego esclareceu quais medidas a população devem seguir para garantir esse benefício. “Esse é o apelo que fazemos a todo empreendedor de Limoeiro. Seja você mototáxista, vendedor de cachorro quente ou que tenha seu próprio negócio e não está trabalhando formalmente, entre no MEI, porque através dele você terá a seguridade social, estará contribuindo para uma futura aposentadoria e principalmente nas questões de acidentes e na saúde. Quem é MEI tem diversas vantagens, algumas empresas dão descontos aos clientes por você ser MEI, inclusive na compra de um carro, entre outros”, pontuou Fegale.

Fotos:Vinicius Emanuel



Benefícios de ser MEI



Diego explicou que o munícipe que é cadastrado no MEI pode receber uma oferta pelo órgão público para realizar algum serviço na cidade e conta uma novidade para esse tipo de ação. “Nos estamos lançando uma página nas redes sociais para a divulgação de compras públicas do município de Limoeiro, ou seja, tem várias coisas que o empresário da cidade pode está oferecendo a prefeitura. Eu quero que o empreendedor de Limoeiro comece a disputar também, porque ele tem preferência, na própria lei de licitação ele tem a sua prioridade e quando é MEI também, sobre grandes empresas. É importante para nós que a economia gire em torno do município”, disse.



Contemplando a Zona Rural 

O Diretor anunciou algumas ações que serão executadas neste ano na zona rural de Limoeiro. “É objetivo da Diretoria Executiva de Indústria e Comércio neste ano de 2023 é fazer uma inserção forte na zona rural através de três situações: em parceria com o SEBRAE vamos fomentar a questão de inseminação artificial de animais, isso é importante claro, para a economia muito mais. Imagine um pequeno agricultor que tem sua vaca mista e poder inseminar, será um custo barato de sessenta reais”, falou. 





E continuou. “O segundo ponto será a economia educativa em todas as escolas do município, sabemos que os jovens têm uma capacidade enorme em empreender. E no final do ano de 2022, ganhamos um edital junto a Universidade Federal de Pernambuco, no qual nos garantimos para o município um programa de Aquicultura, o que significa isso, criação de peixes e camarões. Vamos capacitar, e oferecer consultoria e a inserção. Três módulos durante todo o ano, que deve contemplar as áreas rurais”, concluiu Diego.



Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário