sábado, 8 de abril de 2023

Conservatório Pernambucano de Música promove oficinas e apresentações gratuitas para celebrar o Dia do Choro

Programação especial é gratuita e aberta ao público






O Conservatório Pernambucano de Música (CPM) realiza, nos dias 14, 15 e 16 de abril, uma programação especial em comemoração ao Dia Nacional do Choro. Durante os três dias, a instituição oferece gratuitamente ao público oficinas e apresentações de grupos musicais tradicionais na sede do CPM, que fica no bairro de Santo Amaro, no Recife. As inscrições para participar dos eventos estão abertas e devem ser feitas através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf-UPlYt7MMkfKdfO7_Jk02ev3LmdganlU6otGb3A-4FH1uWA/viewform

O Dia Nacional do Choro é celebrado em 23 de abril e marca o nascimento do maestro Pixinguinha, famoso compositor brasileiro, responsável pela definição do chorinho. As atividades no CPM que celebram a data têm o objetivo de ampliar o interesse do público para o gênero, capacitando músicos profissionais e amadores. 




No dia 14 (sexta-feira), às 19h, será realizado um recital de abertura com o violonista Alessandro Penezzi. O premiado multi-instrumentista e compositor promove oficinas, seminários e cursos em vários festivais pelo mundo. Já gravou ao lado de artistas consagrados como Dominguinhos, Renato Borghetti, Hermeto Pascoal, Yamandú Costa, Hamilton de Holanda, Zimbo Trio, Arismar do Espírito Santo, Beth Carvalho, Sílvio Caldas, Billy Blanco, Alaíde e Costa e Ivone Lara.




Já no dia 15 (sábado), as atividades começam pela manhã. A partir das 9h tem Oficina do Choro com Alessandro Penezzi. Às 14h haverá um workshop com o Trio Instrumental Saracotia, formado pelos músicos Rafael Marques (bandolim de 10 cordas), Rodrigo Samico (violão de 7 cordas) e Márcio Silva (bateria), que passeiam pelo universo do choro e do jazz, pelos caminhos do samba e do frevo e dão uma nova roupagem ao baião e à valsa.

Ainda no dia 15, às 18h, haverá um recital com o trio Chorinho da Roça, formado pelos músicos Lucas Guerra (violão de 7 cordas), Artur Artenblad (oboé) e Anderson Botelho (pandeiro), que transitam, em suas apresentações, entre os clássicos do choro brasileiro ao som de compositores consagrados como Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho, além do próprio Pinxiguinha. Às 19h, o trio Saracotia volta a se apresentar






Já no dia 16 (domingo), o trio Saracotia irá promover uma oficina prática a partir das 9h. Em seguida, às 11h, haverá uma grande apresentação de choro com os grupos participantes, estudantes e professores, formando a Roda Infinito. 

“As comemorações do Dia do Choro são realizadas desde 2009, no mês de abril. As atividades são direcionadas a alunos, professores e toda a comunidade. Pernambuco desempenha um papel fundamental na formação e no desenvolvimento do choro com músicos de peso como João Pernambuco, Lupércio Miranda, Severino Araújo, dentre tantos outros. O nosso Conservatório tem um papel importante por ter sido uma das primeiras instituições do Brasil a formalizar o ensino do choro”, destaca o músico e professor Lucas Guerra, gerente de Ensino, Pesquisa e Promoção Musical do CPM.

O Conservatório Pernambucano de Música fica localizado na avenida João de Barros, nº 594, bairro de Santo Amaro, área central do Recife. O telefone para contato é o 81 3183-3400. As inscrições seguem abertas até o dia 13. Todos os participantes receberão um certificado digital de participação.


SERVIÇO

Conservatório Pernambucano de Música promove oficinas e apresentações gratuitas para celebrar o Dia do Choro

Nos dias 14, 15 e 16 de abril









Publicidade



Nenhum comentário:

Postar um comentário