terça-feira, 4 de abril de 2023

Estudantes da rede estadual desembarcam no Recife após participarem de conferência internacional nos Estados Unidos

Jovens concorreram com mais de 300 alunos de escolas públicas e técnicas de todo o Brasil e foram os únicos representantes de Pernambuco


Estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) José Joaquim da Silva Filho, de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco, desembarcaram, na madrugada desta segunda-feira (03), no Aeroporto do Recife, após participarem do Brazil Conference at Harvard & MIT, nos Estados Unidos. Eles foram premiados com a viagem após vencerem a 5ª edição do Tack Festival, um festival de inovação, tecnologia e criatividade. 


O Brazil Conference at Harvard & MIT aconteceu em Cambridge, no estado de Massachusetts. O evento é realizado anualmente pela comunidade brasileira de estudantes em Boston para promover o encontro com líderes e representantes da diversidade do Brasil. Temas relacionados a política, economia, cultura e sociedade foram abordados entre 31 de março a 1º de abril. Os estudantes pernambucanos Anne Esther, Matheus Enrico, Douglas Bispo, Keven Silva e Arthur Vinícius chegaram no Brasil eufóricos com a participação na conferência.



“Foi uma experiência incrível estar em outro país com o objetivo de participar da conferência. Uma oportunidade única, pois conhecemos pessoas influentes, que querem mudar o mundo e isso nos trouxe esperança, nos deu força para seguir o nosso sonho de sermos jovens líderes”, contou o estudante Matheus Santos. 

A professora Girlene dos Santos, que acompanhou os alunos na viagem, falou da importância da experiência para os adolescentes. “Foi maravilhoso conhecer outro país, outra cultura e participar de uma conferência em uma universidade que tem muito peso no mundo inteiro. Isso fez a gente sonhar muito mais alto”, disse. 

Desafio Tack - Os alunos da ETE idealizaram o protótipo de um aplicativo de gamificação com recursos de som e imagem que busca auxiliar o processo de alfabetização de adultos. Eles concorreram ao Tack Festival com mais de 300 estudantes de escolas públicas e técnicas de todo o País e foram os únicos representantes de Pernambuco. Como prêmio, foram convidados a participar da conferência nos Estados Unidos.



Esta foi a primeira vez que estudantes do Nordeste venceram o Desafio Tack. Tudo começou em meados de 2022, quando os representantes da ETE José Joaquim da Silva Filho foram procurados pela ONG Junior Achievement Pernambuco, entidade que incentiva a educação e o empreendedorismo. A instituição sem fins lucrativos explicou o funcionamento do Festival Tack, que é uma iniciativa da ID Cultural e exclusivo para escolas públicas do ensino médio. A atividade tem como objetivo entrelaçar conhecimento, criatividade e diversão, através da oferta gratuita de palestras, bate-papos, oficinas e atividades culturais e, pela primeira vez, foi realizado de forma híbrida, dando oportunidade para participação dos jovens pernambucanos.


Ao conquistar o prêmio com as passagens e hospedagens, a escola conseguiu com a empresa Carbo Gás, do Grupo JB, os vistos e os passaportes dos estudantes. 


Fotos: Filipe Jordão



]Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário