quarta-feira, 26 de abril de 2023

Greve Nacional da Educação paralisa escolas públicas nesta quarta, 26 de abril

Sindicatos da Educação fazem panfletagem na Estação Central do Metrô do Recife


Os Sindicatos da educação pública de Pernambuco realizam nesta quarta-feira, 26 de abril, a Greve Nacional da Educação, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A expectativa é que escolas públicas, cujos sindicatos sejam filiados à confederação, parem hoje em protesto pela repercussão do piso salarial do magistério em toda a carreira da educação pública. O protesto também exige pedidas efetivas para garantir a paz nas escolas e a revogação da “antirreforma” do ensino médio. 

O Sintepe, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, faz parte do protesto. O Sintepe representa os servidores da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (professores, analistas educacionais e administrativos). Todos eles, sejam concursados ou contratos temporários, têm o direito de aderir à paralisação.


Em 2023, o índice do Piso Nacional do Magistério foi reajustado em 14.95%, de acordo com dispositivos da Lei Federal 11.738/2008 (Lei do Piso do Magistério). O Sintepe e a categoria exigem que esse percentual seja repercutido nos salários de todos os servidores da Secretaria de Educação de Pernambuco.

Participam do ato sindicatos que representam professores e trabalhadores em educação da rede estadual e dos municípios que formam o Fórum dos Sindicatos da Educação Básica de Pernambuco. 

Haverá paralisação da rede estadual também em 8 e 9 de maio.

Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário