terça-feira, 18 de abril de 2023

II Despesca do Projeto Peixe na Mesa


Com a aproximação do período sazonal na Semana Santa, o município de Bom Jardim se antecipou para a II Despesca, que é a etapa final da criação comercial de peixes. Incentivada pela Prefeitura em todas as suas etapas de desenvolvimento até que o peixe esteja pronto para consumo a Despesca, representa o final do manejo dos criadores e o início da distribuição gratuita com os munícipes. “Bom Jardim tem uns tanques que foram construídos para pesca. Nós  fizemos a despesca desses lugares, no momento da semana santa, o peixe que pescamos lá, foi servido nas mesas dos bonjardinenses. Esse sistema que implantamos em Bom Jardim está sendo referência em outras cidades, e além de tudo mostrar as potencialidades que o município tem”, conclui o prefeito de Bom Jardim, Janjão.

Bom Jardim recebeu a visita do Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, no dia 05 de abril. O Ministro participou junto a movimentos sociais do II Despesca do Projeto Peixe na Mesa no Assentamento Boa Vista, na comunidade de Lagoa Comprida, próximo ao Distrito de Bizarra. Um dia antes, o Ministro deu início ao projeto “RU na Hora do Pescado Artesanal”, no Restaurante Universitário da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em um almoço junto com reitores da UFPE, UFRPE e representantes das comunidades pesqueiras. O “RU na Hora do Pescado Artesanal” consiste numa parceria entre a universidade e comunidades de pescadores locais, articulada pela Secretaria Nacional de Pesca Artesanal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Nesta parceria, a universidade dará assistência técnica e extensão universitária sobre procedimentos sanitários, legais e de engenharia de alimentos. Assim, os pescadores artesanais se tornarão fornecedores dos restaurantes universitários. O programa foi lançado pelo presidente Lula em visita a Pernambuco, no último dia 22 de março.



Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário