segunda-feira, 19 de junho de 2023

Estudantes da ETE Ministro Fernando Lyra desenvolvem aplicativo do São João de Caruaru

O app disponibiliza as datas dos shows dos polos de forma simples e prática, permitindo que o usuário consiga se programar para os espetáculos dos seus artistas favoritos



Estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Ministro Fernando Lyra, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, desenvolveram o aplicativo “São João de Caruaru”. O app disponibiliza as datas dos shows dos polos interativos do São João de forma simples e prática, permitindo que o usuário consiga se programar facilmente para os shows dos seus artistas favoritos. Além das informações dos polos, o app também traz informações sobre os eventos das comidas gigantes e sobre serviços essenciais, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e farmácias.


Além de ajudar os usuários na busca pela programação do São João de Caruaru, o aplicativo proporcionou aos alunos uma experiência prática, que permitiu a utilização dos conhecimentos acumulados durante as aulas. A equipe que teve a ideia de criar esse aplicativo é composta pelos estudantes do 2º ano do ensino médio dos cursos de Marketing e Desenvolvimento de Sistemas Gabriel Lemos, Illana Victoria, Sérgio Barbosa e Arthur Barbosa. Os alunos integram o Espaço 4.0 da escola, um dos 25 centros de inovação em funcionamento no Estado, criados e financiados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE), com o apoio da Secretaria Estadual de Educação e Esportes.




O professor da base técnica de Desenvolvimento de Sistemas e orientador do projeto, Matheus Farias, disse que o app ajuda na divulgação das festas, trazendo mais turistas e fazendo com que as pessoas consigam se organizar para participar das atrações. “A festa junina de Caruaru tem proporções muito grandes, comportando vários polos e vários shows simultâneos. Sendo assim, existem muitas informações que o usuário precisa pesquisar antes de se programar para ir para esses shows. Então, com o intuito de facilitar essa pesquisa, os estudantes desenvolveram o aplicativo que traz esses detalhes de forma simples e clara para que o usuário consiga se programar melhor”, explicou.


O estudante Gabriel Lemos, de 15 anos, participou do processo de criação do aplicativo e contou um pouco sobre o trabalho. ”A nossa escola já tem experiência em criar softwares e foi muito interessante poder desenvolver esse aplicativo junto com a minha equipe. Nós utilizamos as ferramentas que a escola disponibilizou, além  dos conteúdos discutidos em sala de aula que serviram para nos inspirar. A gente pensou em uma forma simples, para o usuário encontrar todas as informações necessárias em um único lugar”, destacou.   


O aplicativo está disponível na Apple Store e Google Play de forma gratuita. Os interessados podem acessar o link https://sj-caruaru2023.glide.page/ e baixar diretamente na sua loja virtual. 



Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário