terça-feira, 25 de julho de 2023

Padroeira do Bom Jardim, Sant´Ana completa 265 anos de existência, mantendo viva a tradição religiosa


Dia 26, as celebrações da festa da padroeira se encerram com uma programação repleta de fé e procissão percorrendo as principais ruas da cidade 



A Paróquia de Sant`Ana localizada na cidade do Bom Jardim, Agreste Setentrional de Pernambuco, completa dia 26 de julho, 265 anos  de existência. Construída no século XIX, é dedicada a Santana, mãe da Virgem Maria. Desde o dia 17 deste mês, os fiéis festejam essa data tão importante no município. Em 2023, a comemoração foi marcada pela reinauguração do Altar-Mor, a benção da imagem restaurada de Santana, como também da entronização do Santíssimo Sacramento no altar recuperado.



A programação da festa religiosa seguiu até o dia 25 de julho com o novenário todas as noites. Neste dia de celebração (26), a comemoração começou logo cedo, às 6h da manhã com uma alvorada e repiques de sinos, seguida de Missa Solene, presidida pelo Padre Aluísio da Silva, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Orobó, na Igreja Matriz de Sant`Ana.




A tarde terá celebração Eucarística com o Padre Pedro Francisco, que é “filho da terra”, e Pároco da Paróquia Catedral de Nossa Senhora da Conceição, de Nazaré da Mata, seguida de Procissão com as imagens de Sant`Ana e São Joaquim, percorrendo as principais ruas da cidade, e finalizando com a benção do Santíssimo Sacramento.

Tradição Religiosa

A Igreja de Sant`Ana é um importante símbolo religioso e arquitetônico do município e agrega um belíssimo estilo arquitetônico colonial, com influências barrocas. Sua fachada é ornamentada com detalhes em relevo e elementos decorativos, como os sinos e as esculturas. O seu interior é igualmente belo e agora depois da restauração continua rico em ornamentações que refletem o período de construção da Igreja, com altares laterais ricamente adornados e pinturas religiosas que retratam passagens bíblicas. Um legado dos frades capuchinhos, Frei Cassiano de Camacchio e Frei Caetano de Messina.




A Matriz abriga diversas obras de arte sacra, e que chamam a atenção como as imagens da padroeira, a de São Pedro e a de São Paulo, e um rústico e belo SACRÁRIO. Altares de madeira ricamente esculpidos, vitrais coloridos. É uma construção que guarda em si a história e a devoção dos bonjardinenses, além de ser um importante ponto turístico e patrimonial da região. Essa reinauguração, onde são realizadas celebrações religiosas e eventos culturais ao longo do ano, representa também a fé e a devoção do povo de Bom Jardim, além de ser um belo ponto de encontro para a comunidade.

Considerada um patrimônio histórico e cultural do município, é protegida e preservada pelas autoridades locais. Sua importância vai além do aspecto religioso, trazendo valor histórico, arquitetônico e social para a região.


Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário