segunda-feira, 24 de julho de 2023

Programa de Aquisição de Alimentos do governo federal traz benefícios para os agricultores familiares de Limoeiro

Inscrições para a iniciativa começou nesta semana e segue até a próxima sexta-feira, 28 de julho


Nesta segunda-feira, 24 de julho, em Limoeiro, Agreste pernambucano, os trabalhadores rurais do município começaram a fazer a inscrição no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O pequeno produtor rural e pessoas que são beneficiadas por algum programa social do governo federal, são o principal público da iniciativa. O programa compra alimentos produzidos pela Agricultura Familiar, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial.

Enildo Souza, vereador e vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro, comentou a importância de o agricultor rural fazer parte do PAA. “Essas pessoas que plantam e querem vender devem se inscrever neste programa. Terão vários benefícios, como o valor do produto que permanece único durante o ano todo, pois vemos uma variação de preços e a desvalorização do produto. É muito bom para o agricultor e para a agricultura familiar o PAA”, afirmou Enildo.


Valdinere, moradora do Juá, é agricultora há bastante tempo, com produtos de consumo próprio, como feijão, milho e batata, se interessou pelo programa e efetuou sua inscrição. “Esse programa é muito importante para o pequeno agricultor que não precisará mais estar o dia todo na feira, que por muitas das vezes não vende tudo, estragando o alimento. Além de receber com a comercialização do produto, os alimentos servirão de refeição para aqueles que não têm o que comer”, disse Veldinere.

Pela primeira vez participando do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Nilton trabalha plantando limão, maracujá e na criação de suínos, entre outros animais. “A maior preocupação do agricultor é saber a quem vai vender o seu alimento. Produzimos, mas infelizmente não temos mercado, e é esse local que garante a produção do agricultor. Porque, se você vender, é um incentivo a produzir mais. Acredito que dará certo, minha participação no programa”, comentou o agricultor.


O Agrônomo Marcelo Mota explica quais são as etapas do programa, da aquisição do alimento com o pequeno produtor rural, até a distribuição às pessoas em vulnerabilidade social. “Cadastramos os agricultores familiares, compramos através da Secretaria de Desenvolvimento Social, o agricultor entrega sua produção no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), que é pesado, mandamos um relatório para o Ministério do Desenvolvimento Social e automaticamente vai liberando esse recurso. Tipo, uma pessoa disponibilizou 500 quilos de batata doce, vai ser feito essa conversão, que se transforma em recursos e é liberada para o agricultor”, explicou Marcelo.

Mota aproveitou a ocasião e revelou que novos projetos serão desenvolvidos no município para o agricultor familiar. “Elaboramos dois novos projetos que estão sendo analisados na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Projeto de 250 mil reais e outro de 118 mil reais, que juntos com o PAA, fora o PAA estadual, que não sabemos quanto o agricultor receberá, dá um retorno de 1 milhão e 200 mil reais de produção dos agricultores. Isso é muito importante para estimular a agricultura familiar”, ressaltou o agrônomo.

O prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge (PODEMOS) esteve presente no Sindicato, neste primeiro dia de inscrição e falou sobre esse benefício para o agricultor familiar. “Esse programa faz parte de uma estratégia de combate à fome e de segurança alimentar. Cadastramos um conjunto de projetos no Conab e conseguimos uma emenda parlamentar no final do mandato do Senador Fernando Bezerra Coelho com articulação de Ricardo Teobaldo na ordem de 825 mil reais, quase um milhão de reais investido ao agricultor familiar”, conclui o gestor.

As inscrições seguem até a próxima sexta-feira, 28 de julho, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro, como também, na Secretaria de Agricultura municipal.   

Fonte de divagação das imagens: ASCOM Limoeiro.



Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário