quarta-feira, 26 de julho de 2023

Projeto São Saruê ganha versão audiovisual

Produção gravada em áudio e vídeo tem como objetivo documentar as histórias por trás do Teatro de Mamulengo do Nordeste, e será gravado neste domingo (30), em Olhos d’Água, situado no distrito de Alexânia, em Goiás



O projeto São Saruê - ação inédita, que une arte-educação, com foco na cultura popular do Teatro de Bonecos do Nordeste, conhecido como Bonecos de Mamulengo - Patrimônio Cultural do Brasil e a Primeira-Infância, vai ganhar uma versão em áudio e vídeo. A iniciativa, que pretende circular em formato de espetáculo, por seis estados do país, a partir de agosto, terá uma versão exclusiva para internet, endereçada ao público infantil. A ação, que conta com  a direção do produtor cultural e coordenador do projeto, Afonso Oliveira, será gravada neste domingo (30), em Olhos d’Água, vilarejo de mil habitantes, situado no distrito de Alexânia, em Goiás, a 90 km de Brasília - Distrito Federal. 


O vídeo tem como proposta narrar a lenda sobre o mito de São Saruê - uma terra do imaginário da cultura popular nordestina, onde moram os personagens do teatro de mamulengo. Lá, há rios de leite, pedras de rapaduras, nuvens de algodão doce, entre outras curiosidades. “Será uma rica oportunidade documentar esta história que atravessa o universo da ludicidade dos bonecos. E o melhor de tudo isso é que será contado por um dos maiores bonequeiros do mundo, Chico Simões e o Mamulengo Presepada, que são daqui de Olhos D’Água. Além disso, a música que vai embalar a produção audiovisual será apresentada pelo artista pernambucano, Maciel Salu, que é poeta, mestre maracatu rural e rabequeiro”, conta Afonso Oliveira. 


Rico em cores, formas, diversão, palhaçadas e música, o vídeo tem como plano de fundo a localidade de Olhos d’Água, território importante para a história do Brasil, onde, no passado, foi atravessado por uma Linha do Tratado de Tordesilhas, que dividiu o território entre Portugal e Espanha. “ A escolha deste lugar não foi à toa. Aqui, além de abrigar nossas memórias históricas, também há um dos maiores espaços universitários dedicado ao teatro de mamulengo, que tem à frente Chico Simões como responsável. Será uma honra mostrar esse lugar ao mundo, por meio da internet” finaliza. 


A peça, gravada em áudio e vídeo, deve ter cerca de 30 minutos, traz, ainda, entre uma apresentação e outra, depoimentos dos dois artistas protagonistas do projeto, o mamulengueiro Chico Simões; e o poeta e rabequeiro, Maciel Salu.



Lançamento - A estreia do vídeo do projeto "São Saruê" deve acontecer no mês de setembro, ainda sem data confirmada. O conteúdo será postado no canal do Youtube e nas redes sociais, para acesso gratuito do público. 


Turnê Projeto São Saruê - Em formato de caravana, o projeto vai percorrer, a partir da terça-feira (1º), de agosto,  18 municípios de seis estados do Brasil: Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Goiás. Além do espetáculo, o projeto é composto de uma oficina de produção de livro infantil. Para saber mais, acesse o instagram:@caminhosdesaosaraue. 




Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário