quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Prefeitura do Recife inaugura novas instalações da Maternidade Professor Barros Lima

No aniversário de três anos da inauguração do Centro de Parto Normal, que já recebeu mais de 4 mil bebês, serviço de saúde ganhou uma nova sala de amamentação, requalificação das enfermarias, berçário, banco de leite, climatização e dois novos postos de enfermagem


Neste mês de agosto, o Centro de Parto Normal (CPN) da Maternidade Professor Barros Lima, em Casa Amarela, completa três anos desde sua inauguração, em 2020, com mais de quatro mil partos realizados. Para comemorar a data, as parturientes passam a contar agora com o investimento de R$ 2 milhões em ainda mais melhorias. Na manhã desta quinta-feira (24), o Prefeito João Campos visitou a unidade para inaugurar a sala de amamentação da Maternidade, além da requalificação de diversos setores, como berçário, enfermarias e banco de leite. Também foram inaugurados dois novos postos de enfermagem para melhorar o atendimento às parturientes.


"Cuidar da saúde é fundamental não só do ponto de vista de construção de novas unidades. É preciso garantir a manutenção e recuperação daquelas já existentes. Com a nova sala de amamentação, nós asseguramos a saúde das mães - inclusive as que trabalham na maternidade - o bem estar da criança e também priorizamos e valorizamos o aleitamento materno em suas diversas esferas. É necessário defender a amamentação não apenas nos discursos, mas efetivamente nas políticas públicas ", disse o prefeito.


O alojamento conjunto recebeu intervenções em nove enfermarias, com ajuste elétrico, climatização e construção de banheiros com acessibilidade e também dois novos postos de enfermagem. O berçário também recebeu melhorias na estrutura física, elétrica, instalação de aparelhos de ar condicionado, além da construção do leito de isolamento e readaptação da rede de gases e implantação do posto de enfermagem.


A intervenção na pavimentação, fachada, cobertas e jardinagem está em andamento e tem uma previsão de conclusão para novembro deste ano. "Esse é o início de uma grande requalificação que estamos fazendo na nossa Policlínica e Maternidade Barros Lima, totalmente voltada para dar mais conforto e comodidade aos usuários que tanto precisam do nosso serviço", garantiu a secretária da saúde, Luciana Albuquerque.


O posto de coleta de leite humano também passou por requalificação da área técnica,  construção da barreira física separando a área de higienização e área de coleta do leite. Além dessas obras, a unidade também ganhou a Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta. No local, as profissionais da unidade que ainda dão de mamar terão a possibilidade de realizar a ordenha e armazenamento em local adequado. O espaço conta com poltronas e um freezer utilizado para a conservação do leite até o final do expediente, quando as mulheres levam para casa e o oferecem ao filho. Se preferirem, ainda podem fazer a doação do leite excedente para o Banco de Leite da unidade.

Bruna da Silva, 23, deu à luz ao seu segundo filho nesta quarta-feira (23) e afirmou ter ficado satisfeita com as mudanças realizadas na maternidade. "Eu já tinha acompanhado a minha irmã aqui quando ela teve filho e era muito quente, mas agora que tem ar condicionado está muito melhor, achei a melhor parte da reforma. Também achei que o espaço está bem mais limpo, mais cuidado. Tive meu primeiro filho no Hospital da Mulher e o atendimento dos dois lugares é ótimo, as médicas não me deixam sozinha e me tratam muito bem", afirmou ela.

“Colocar essa sala de apoio na unidade foi uma forma que encontramos de estimular o aleitamento e dar suporte às profissionais que retornam da licença maternidade e ainda estão amamentando seus filhos. É muito marcante fazer essa entrega neste mês, quando celebramos o Agosto Dourado que tem como tema em 2023 “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, reforça Anna Renata.

A Prefeitura do Recife dispõe de outras quatro Salas de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta: nas maternidades Arnaldo Marques, no Ibura; Bandeira Filho, em Afogados; no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, e também no edifício-sede da PCR.

CENTRO DE PARTO NORMAL - A instalação do CPN na Barros Lima foi uma estratégia da Prefeitura do Recife para estimular, cada vez mais, a realização de partos normais na rede municipal, com o mínimo de interferência, respeitando o protagonismo, a autonomia e a privacidade da mulher. No Recife, as quatro maternidades municipais já dispõem dessa estrutura para acolher as gestantes recifenses.

A enfermeira obstetra Herika Dantas atua na Barros Lima desde julho de 2020, pouco antes da inauguração do CPN.  Ela escolheu o seu ambiente de trabalho como local para dar à luz sua terceira filha, a menina Luisa. “Eu já tinha a experiência de dois partos normais anteriores que ocorreram na rede privada, e apesar de ter dado tudo certo, foi inevitável sentir os efeitos de unidades que priorizam a cesárea. Por confiar e acreditar na equipe do CPN, pude realizar o meu tão sonhado parto na água, já que o setor possui uma suíte disponível para isso”, relata a profissional.

O Centro de Parto Normal da Maternidade conta com uma estrutura com conforto para que a mulher possa escolher a forma de parir que mais se adeque às suas necessidades. O local dispõe de suítes individuais, banheira para realização de partos na água, além de área de convivência onde as mulheres podem usufruir de bola, banqueta, cavalinho e barra para alongamento para estimular o trabalho de parto e facilitar o nascimento do bebê.

“Eu tive um parto super tranquilo, com muito respeito, carinho, paciência, penumbra, música e meu esposo ao meu lado em todos os momentos. Receber minha filha envolvida por um ambiente acolhedor e cheio de amor foi uma experiência inesquecível. Uma realização de sonho. A certeza de que quando fazemos algo com amor tudo dá certo. E hoje eu presto assistência às mulheres e sempre digo minha própria experiência no CPN Se eu consegui, elas também podem. Somos mulheres, fortes”, vibrou Herika.

Atualmente, a Barros Lima tem a menor porcentagem de cesáreas entre as maternidades municipais, com somente 18% dos partos sendo desse tipo. Esse número chega próximo ao valor recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de 15%. Do total dos partos normais ocorridos na unidade, 29% ocorrem no Centro de Parto Normal. “O CPN da Maternidade Barros Lima constitui uma estratégia para a redução da mortalidade materna e perinatal, ou seja, período que compreende a gravidez, o parto e o puerpério, além de promover também a redução de intervenções desnecessárias e oferecer uma assistência multiprofissional humanizada para as mulheres recifenses”, destaca a secretária executiva de Regulação, Média e Alta Complexidade, Anna Renata Lemos.

PROGRAMAÇÃO - Como forma de celebrar os três anos do CPN da Barros Lima, será realizada uma série de atividades no local. Entre os dias 23 e 25 de agosto, haverá uma programação especial voltada para as equipes e para as usuárias do CPN, que abordará temas como o piso salarial da Enfermagem, estratégias para contribuir no trabalho de parto fisiológico, indicadores do CPN, além de dinâmicas com gestantes visitantes. Confira a programação abaixo:

Quarta-feira (23):
9h - Abertura
9h30 - Indicadores CPN
10h - Roda de conversa sobre piso salarial
11h - Inserção do DIU pelo enfermeiro obstetra
14h - Estratégias para contribuir no trabalho de parto fisiológico

Quinta-feira (24):
14h - “Luz na passarela que lá vem elas”: Dinâmica com as gestantes visitantes (pintura de barriga e desfile com votação da arte mais bonita)

Sexta-feira (25):
14h - “Corredor do Cuidado”: dança circular, música ao vivo com saxofonista e exibição de vídeos com registros da rotina da equipe.

Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário