segunda-feira, 28 de agosto de 2023

São Vicente Ferrer vivencia a semana da pessoa com deficiência


A valorização das conquistas e superações do deficiente seja no aspecto físico, emocional ou sociais favorece enxergar a força e a determinação que ela possui para enfrentar os desafios cotidianos.



O município de São Vicente Ferrer no Agreste de Pernambuco está vivenciando a semana da pessoa com deficiência. A vivência com uma pessoa com deficiência pode ser uma experiência enriquecedora e transformadora. É uma oportunidade de aprendizado e crescimento tanto para o portador de necessidade especial, quanto aqueles que a rodeiam.
 
 Ao conviver com alguém com deficiência, é possível desenvolver empatia, compreender melhor as dificuldades enfrentadas e valorizar as capacidades e habilidades únicas dessa pessoa. Por esta razão, São Vicente Ferrer está promovendo um evento que teve início na segunda feira 21 e vai até o dia 29 de agosto.
 
Durante a celebração, várias atividades alusivas estão sendo realizadas no município, tais como palestras, oficinas, atividades teatrais, cine inclusão e formações para pais e funcionários. É importante lembrar que cada pessoa com deficiência é única, e afeta outras pessoas de uma forma diferente. Por isso é fundamental ter uma comunicação aberta e respeitosa para entender suas necessidades específicas. " É preciso atenção e compreensão e esse trabalho que o município vem realizando busca justamente essa inclusão e esse entendimento entre crianças, pais, profissionais da área e sociedade em geral. A gestão tem investido nesse tema tão sensível e temos a convicção de que estamos no caminho certo e iremos obter bons resultados deste trabalho "., Finalizou Isaura Farias, Coordenadora da Educação Especial do município de São Vicente Ferrer.   
 
É importante dizer que conviver com uma pessoa com deficiência pode ajudar a quebrar estigmas e preconceitos. À medida que se cria um relacionamento próximo pode-se perceber que a deficiência não define a pessoa como um todo, mas, é apenas uma parte dela. Isso pode ajudar a superar estereótipos e valorizar a diversidade presente em cada indivíduo.
 

Outro aspecto importante é a valorização das conquistas e superações do deficiente. Ao valorizar de perto suas realizações, seja no aspecto físico, emocional ou sociais é possível enxergar a força e a determinação que ela possui para enfrentar os desafios cotidianos. Cada experiência é única e pode gerar diferentes aprendizados e perspectivas. No entanto, em geral, a vivência com uma pessoa com deficiência pode contribuir para uma sociedade mais inclusiva empática e acolhedora.



Por: Tânia Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário