terça-feira, 19 de setembro de 2023

SEMINÁRIO NACIONAL PELA EDUCAÇÃO 2023 – HOLOFOTES PARA MACHADOS

Machados - Presente!
Exemplo de como a educação pode transformar.


                                       

Machados, município do agreste pernambucano, teve a honra de ser convidado para participação no Seminário Nacional pela Alfabetização em 2023, que acontece entre os dias 19 e 20 de setembro em Brasília-DF e cujo tema é “Um presente para o futuro”.  Esse evento, de grande importância para   a educação,  reúne  educadores,  especialistas  e  gestores  de  todo  o  país  para  discutir  estratégias e compartilhar experiências sobre a alfabetização.

O tema alfabetização de crianças na idade adequada é um dos pilares entre os temas tratados no evento, que reúne órgãos como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), entre outros, para unir esforços na promoção de eventos que visem alavancar a pauta da alfabetização de crianças como prioridade na política educacional brasileira.

 A escolha de Machados para participar desse seminário não foi por acaso. O município, embora de pequeno porte, se destaca na área de educação pernambucana, apresentando indicadores positivos na alfabetização e um sistema de educação eficiente.  O município despertou o interesse dos organizadores do evento, que viram em Machados um modelo a ser seguido.  

Representando o município, Maria Rodrigues, secretária municipal de educação, junto com a professora alfabetizadora e gestora escolar, Mirian Mirtis, compartilharam as experiências e o sucesso da educação em Machados, uma referência para todo o estado de Pernambuco. Durante o seminário, os participantes puderam conhecer de perto as práticas adotadas pelas escolas de machados, destaque pela valorização dos professores, o engajamento da comunidade e o uso de metodologias inovadoras. Essas experiências de Machados inspiram educadores de outros municípios, e podem agregar ideias e estratégias para aplicar outras regiões, independente de suas especificidades.

 

O seminário também oportuniza a troca de conhecimentos e a discussão de temas relevantes para alfabetização, tais como uma eficiente formação de professores, a importância do uso de materiais didáticos adequados e o papel da família no processo de ensino-aprendizagem. “Eu sou alfabetizadora há 25 anos no município de Machados. Quando a família participa, está engajada e participa da vida ativa escolar do aluno, esses alunos, eles se saem surpreendemente alfabetizados.  A parceria da família é fundamental no compartilhamento de práticas e alinhamento semanal das ações.”, declarou a gestora escolar, Mirian Mirtis.

Debates enriquecedores que visam contribuir para fortalecer a educação em todo o país estão sendo trabalhados no evento. O convite para a participação de Machados trouxe visibilidade e possibilita a captação de recursos e investimentos na área educacional, o que pode resultar na melhoria das estruturas escolares e na oferta de novos projetos e programas voltados para a cidade, que valoriza a educação e colhe os frutos dessa dedicação.

Os holofotes estão sendo lançados sobre os excelentes índices de alfabetização alcançados no município, que continuam avançados e a cidade se mantém como exemplo para outras gestões que desejam melhorar a qualidade da educação oferecida a seus cidadãos.

O Seminário Nacional pela Alfabetização em 2023 é um marco na história de Machados e deixa um legado duradouro. A cidade que abraçou esse desafio de promover alfabetização tem se tornado uma referência para o país, inspirando outros municípios a investirem na educação como fator de transformação social.



Direto da Redação: Tânia Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário