quarta-feira, 4 de outubro de 2023

ESPM e Panorama Setorial da Cultura Brasileira realizam série de oficinas gratuitas em Recife sobre cadeia produtiva de cultura

Oficinas acontecem nos dias 9, 10 e 11 de outubro no Paço do Frevo, com foco em gestão, produção, distribuição e resultados em atividades culturais

A ESPM, escola de negócios, em parceria com o Panorama Setorial da Cultura Brasileira (PSCB), traz para Recife uma série de oficinas gratuitas sobre a cadeia produtiva da cultura. Com foco em gestão, produção, distribuição e resultados em atividades culturais, as oficinas acontecem nos dias 9, 10 e 11 de outubro no Paço do Frevo – Sala Capiba. As inscrições podem ser feitas pelo site https://credenciamento.espm.br/pscb.

Ministradas pelos professores da ESPM Gisele Jordão, Caio Quintas e Roberta Iahn, as oficinas vão oferecer aos participantes estratégias de gestão cultural e ampliação do acesso à cultura, bem como o fomento de expressões artísticas. A agenda é destinada a agentes culturais (artistas, produtores e fornecedores), viabilizadores (iniciativa privada e governo) e difusores (pontos de distribuição de produtos culturais e divulgadores) com o intuito de contribuir com a expansão e investimentos da cultura na cidade.

O PSCB faz parte da indústria criativa e está entre os mais dinâmicos setores do comércio mundial, segundo relatório lançado pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento. O programa tem como objetivo principal disponibilizar informações de qualidade, pioneiras e inovadoras para o setor cultural, além de facilitar o planejamento de atividades dos atores dessa cadeia produtiva. Foi elaborado como um projeto de pesquisa de mercado, com recorte na economia da cultura. Suas primeiras edições, ouviram tanto produtores como investidores da cultura, da iniciativa privada e governo, bem como investigou o público brasileiro e suas motivações para consumir cultura.

Oficina 1 - A cadeia produtiva da cultura e os resultados do estudo PSCB

Gisele Jordão

09/10 (segunda-feira): Oficina 1 - das 19h às 23h

Apresenta os principais dados da coleta nacional para o planejamento de ações culturais, seja no âmbito de produção artística, seja na dimensão de políticas culturais. Procura sensibilizar para a importância do planejamento estratégico no desenho de ações culturais, atualizado após a crise mundial de COVID-19.

Público-alvo: artistas, produtores, distribuidores, divulgadores, agentes viabilizadores, estudantes universitários de produção cultural, artes, comunicação, administração, fornecedores, imprensa, difusores digitais de cultura e interessados em geral.

Oficina 2 – Oficina de Produção

Cao Quintas

10/10 (terça-feira): Oficina 2 - das 19h às 22h

Procura favorecer o entendimento do planejamento e desenvolvimento de projetos culturais. Modelar projetos culturais e a adequação do produto cultural a editais públicos e privados. Público-alvo: produtores de atividades culturais, gestores de bens e atividades culturais, estudantes universitários de produção cultural, artes, comunicação, administração e demais ciências humanas, artistas, fornecedores e interessados no tema.

Oficina 3 – Distribuição e divulgação de atividades culturais

Roberta Iahn

11/10 (quarta-feira): Oficina 3 - das 17h às 20h

Planejar e executar a comunicação de projetos culturais. Entender como a difusão das artes constrói, junto com a produção e com o consumo, os sentidos da cultura. Dimensionar a importância dos processos de comunicação na construção da produção e consumo culturais. Conhecer os fluxos de influência nas artes e as redes de comunicação operantes com seus públicos.

Público-alvo: agentes atuantes na divulgação e distribuição de atividades culturais, imprensa, gestores de equipamentos culturais, gestores de redes digitais da cultura, difusores digitais de cultura, assessores de imprensa e interessados no tema.

Oficina 4 – Captação de recursos e viabilização de projetos culturaisComo pensam os viabilizadores da cultura

Gisele Jordão

11/10 (quarta-feira): Oficina 4 - das 20h às 22h

Conhecer as formas possíveis de viabilização de projetos culturais. Entender as práticas de investimento e atuação em cultura, os critérios que perpassam as decisões de investimento e patrocínio, além da avaliação dos resultados destes investimentos na percepção dos gestores e decisores de investimento em cultura.

Público-alvo: produtores, gestores e proponentes de projetos culturais, investidores da iniciativa privada e governo, gestores e decisores de investimentos em cultura.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em oito campi - quatro em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.




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