sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Em entrevista à Rádio Folha FM de Recife, Dr. Diógenes Vasconcelos alerta que população deve cuidar mais do fígado

Médico Gastro Hepatologista falou dos perigos do sedentarismo e de gordura no fígado 


Em entrevista à Rádio Folha FM, do Recife, o médico Gastro Hepatoligista, Dr. Diógenes Vasconcelos, falou sobre os cuidados para evitar lesões ou doenças no sistema digestivo, destacando que as pessoas precisam ter maior cuidado com o fígado. O bate-papo aconteceu no Programa “Jota Ferreira Agora”, apresentado interinamente pelo comunicador Neneo de Carvalho, nesta segunda-feira (13).

“O fígado é um órgão que tem uma importância muito grande, e, talvez, uma lembrança em menor escala pela população. Temos que nos precaver em relação a alguns vírus, como a hepatite B e C que são facilmente encontrados neste órgão. Porque os vírus podem evoluir de forma crônica e no futuro ter complicações. Mas temos as vacinas para combater, que são encontradas nos postos de saúde”, afirmou o especialista.

O gastro hepatologista alertou que a falta da prática de exercícios podem fazer mal ao fígado. “O sedentarismo e o acúmulo de gordura. O fato de estarmos muito tempo sentado, sem praticar atividade regular faz com que a gordura infiltre no fígado. Causando uma fibrose hepática, que pode levar a cirrose, assim como o etilismo que é desenfreado”, explicou.

Os cuidados com o fígado são necessários, pois a partir de complicações nele, pode-se chegar ao quadro de falência múltipla dos órgãos. “O fígado tem interação justamente com todos os órgãos, a exemplo dos intestinos, e com o coração. Quando o fígado fica doente, prejudica todo o sistema, e os rins também ficam deteriorados”, alertou.

Ainda durante a entrevista, o Dr. Diógenes falou sobre doenças transmitidas por infecções de rios e barreiros têm diminuído. “Eu atendo pessoas da cidade de Carpina e região, e tem um quantitativo enorme de contaminações por Esquistossomose, que é transmitido pela larva, que entra na pele das pessoas através das águas dos rios e açudes. É uma doença tão séria quanto à cirrose. Tem muita gente que está desenvolvendo esta doença”, ressaltou.

O médico dá a receita básica para evitar estes tipos de doenças. “A alimentação saudável é muito importante, com pouco sal e gordura. Evitar frituras. Também observamos aquelas pessoas que consomem alguns tipos de chás em excesso e medicações, por exemplo, o paracetamol que em grande dosagem podem intoxicar o fígado”, pontuou o médico Gastro hepatologista.

O Programa “Jota Ferreira Agora”, é apresentado pelo radialista e jornalista Jota Ferreira, que está de licença, com produção de Dênis Araújo, na Rádio Folha FM, do Recife.

A clínica de Dr. Diógenes Vasconcelos fica localizada em Carpina, na Mata Norte, com 14 especialidades médicas, entre consultas e exames. Atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Telefones para contato: (81) 99321-9335 ou (81) 3621-1469.


Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário