sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Rádio Clube AM Pernambuco encerra suas transmissões no país


Nesta sexta-feira, 08 de dezembro por volta das 10 horas da manhã a Rádio Clube Recife encerrou suas transmissões em amplitude Modulada (AM). A morte da frequência AM já havia sido anunciada por sua equipe em novembro. Agora os ouvintes poderão escutar a Rádio Clube na web, voltada totalmente para o digital, onde será integrada aos aplicativos de rádio online e as caixas de som inteligentes como a Alexa, o Google Home, dentre outros. 

Alguns nomes já consagrado da Rádio Clube permanecerão com sua programação inalterada como é o caso de João Batista Nascimento que continuará apresentando o "Boa tarde Clube", que terá um pouco mais de tempo, indo agora das 13 às 17 horas. Outro que permanecerá será André Luiz Cabral que terá uma programação matinal com seu já consagrado "Microfone aberto" e um programa voltado para as manhãs da Rádio Clube com muitas notícias, informações e a boa música. 

Já o consagrado, Jorge Soares, também estará na Nova Clube Web con sua parte esportiva no mesmo horário de sempre. A programação completa ainda não foi divulgada, mas em breve deverá ser anunciada. 


Rádio Clube do Recife chegou aos 104 anos

Antigo prédio da estação de rádio

A Rádio Clube AM 720 do Recife é considerada a primeira a fazer transmissões no Brasil. A emissora é a mais antiga ainda em operação no país e que completou 104 anos em operação no início de abril.

O dia 6 de abril de 1919 marca a histórica reunião de um grupo de amadores da telegrafia sem fio que nesta data registrou a fundação oficial da Rádio Clube. Eles se comunicavam por diversão e estavam obstinados a aperfeiçoar as transmissões para levar o “pensamento humano” por meio de redes sem fio.

Liderados por Augusto Joaquim Pereira, tornaram-se precursores do rádio como veículo de comunicação e foram protagonistas de uma revolução. Documentos oficiais e publicações em jornais da época comprovam o vanguardismo.

Rádio Clube realizou sua primeira transmissão radiofônica a partir de um estúdio improvisado na Ponte d'Uchoa, no Recife, em 6 de abril de 1919, tendo à frente o radiotelegrafista Antônio Joaquim. Idealizada, construída, operada e direcionada para um grupo elitista, a emissora não teve muita repercussão, por não existirem receptores nas residências àquela época.

Em 1920, já sob a orientação de Oscar Moreira Pinto, passou a transmitir de suas novas instalações na Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro. Em fevereiro de 1923, com um pequeno transmissor de 10 watts, teve sua abrangência aumentada para toda a área do Recife. Em 1934 passou a ser dirigida pelo maestro Nelson Ferreira. Em 1950 inaugurou seu primeiro auditório, para 200 pessoas.

Em 1952 passou a pertencer à cadeia dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, quando inaugurou novo auditório para 2000 pessoas. Em 2008 tornou-se uma das integrantes da Rede Clube Brasil de Rádio. Em 1931, a Rádio Clube promoveu a primeira transmissão ao vivo de futebol no Norte/Nordeste.



Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário