sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

98ª Festa de São Sebastião em Bom Jardim no Agreste pernambucano

106 anos de fé e tradição em Bom Jardim por intermédio de São Sebastião, imitador de Cristo 

Celebrações nas localidades 

Além das comemorações do Co-padroeiro São Sebastião em Bom Jardim, outras localidades e distritos do município também celebram o santo na sua região, a exemplo: Bizarra, onde já se comemorou, Lagoa Comprida em festa até o próximo sábado 20 de janeiro pelos 88 anos do protetor contra a fome e a guerra.

  Lagoa Comprida

Em Lagoa Comprida também se comemora as festividades do Co-Padroeiro São Sebastião. As celebrações religiosas já se iniciaram e seguem até sábado, dia 20. 

E o Distrito de Tamboatá que começará nesta sexta-feira (19) e segue até o dia 29 com uma programação diversa, festejando o Co-Padroeiro São Sebastião. 

Cavalgada de São Sebastião

Ainda acontece a 3ª Cavalgada de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, no dia 25 de janeiro, com concentração em frente a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras, Garagem da Prefeitura, a partir das 17h. Em seguida será realizada a Missa do Vaqueiro, às 19h, na Capela São Sebastião.  

Durante o mês de janeiro, devotos de São Sebastião se reúnem no município de Bom Jardim, para festejar o co-padroeiro da cidade. Em 2024, a tradicional festa celebra 98 anos de história. A programação religiosa inicia na próxima quarta-feira (24) e segue até o próximo dia 02 de fevereiro. 

Na abertura do Novenário, os fiéis poderão acompanhar a partir das 06h da manhã o Repique de Sinos e no final da tarde acontece a tradicional Procissão da Bandeira, saindo da residência da Juíza, Laurinete Alves da Silva Baier, na Vila Noelândia.


Durante os dias festivos, terá a novena de São Sebastião sempre às 19h e a celebração da Eucaristia, às 19h30min na Capela de São Sebastião, no centro da cidade. Dia 27 de janeiro acontece a tradicional procissão dos motoristas, iniciativa intitulada “Noite dos Motoristas, Motociclistas e Condutores de Veículos”, pelas principais ruas da cidade.

Para o último dia de comemorações, 02 de fevereiro, a paróquia de Sant`Ana preparou uma alvorada festiva, às 5h da manhã, em seguida terá um Repique de Sinos e encerrando o período matutino, a celebração da Missa Solene, às 9h na Capela de São Sebastião, no centro da cidade. À tarde, a partir das 16h, acontece a celebração da Santa Missa, no mesmo local e logo após, a procissão com as imagens de São Sebastião e Nossa Senhora da Saúde, percorrendo as principais ruas da cidade.

Religiosidade: Relatos de Fé e Tradição

Há 106 anos Bom Jardim comemora a festa de São Sebastião. Mas essa história começa em meados de 1925, quando a peste bubônica assolava toda região do Agreste pernambucano, em decorrência do temor e da preocupação causadas pela doença, surgiu a ideia de fazer uma promessa para evitar a terrível ameaça. O Sr. Napoleão Gonçalves Souto Maior sugeriu a sua esposa fazer uma promessa a São Sebastião, para interceder a Deus, Filho, contra a peste, já que o santo é protetor contra as epidemias, fome e guerra.

Caso fossem atendidos, teriam que pedir esmolas de porta em porta, para distribuir aos pobres, desesperados sem saber o que fazer, resolveu aceitar a sugestão de Dona Júlia do Nascimento de rezar, todos os anos, um novenário em louvor a Deus, por intercessão de São Sebastião. Na verdade, a epidemia não atingiu a cidade do Bom Jardim. Mas desde então, é comemorado em fevereiro a festa do Co-Padroeiro no município. A primeira Missa em honra ao glorioso Santo foi realizada em 1926.

Em 1964, Rinaldo Barros e Irineu Wilson reconstruíram a Capela São Sebastião com a cooperação do povo do município. Rinaldo Barros foi um personagem importante em Bom Jardim, na organização da festa de São Sebastião e na sua vida política. Sua filha, Fabiane Albuquerque, recorda das vezes que seu pai lutava para que as festividades acontecessem na cidade.

“Impossível não se lembrar de Rinaldo Barros na tradicional festa do Mártir São Sebastião e o que ele fez durante os 32 anos como organizador da mesma. Ele tinha um programa que se chamava “Quem dá aos pobres, empresta a Deus”, neste espaço Rinaldo pedia às pessoas dinheiro para ajudar os necessitados em qualquer tipo de situação, como alimentação, e até para poder fazer o sepultamento daqueles que não tinham a mínima condição. Foi vereador por cinco mandatos, e todo dinheiro que recebia com essa função, era para ajudar as pessoas com roupas e medicações”, afirmou Fabiane.




Imagens divulgação internet 




Nenhum comentário:

Postar um comentário