sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Incidência de raios acende o alerta para obrigação do para-raios




Os raios registrados durante as fortes chuvas que castigaram o Recife e região metropolitana nas últimas semanas chamam a atenção para a importância dos Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), o popular pára-raios. 

A instalação desses equipamentos é obrigatória para edifícios com mais de 20 metros de altura ou com área coberta superior a 1,5 mil metros quadrados, de acordo com Código de Segurança Contra Incêndio de Pernambuco.

O SPDA é capaz de conduzir a descarga atmosférica até o solo sem causar danos aos edifícios, protegendo assim os ocupantes do imóvel e transeuntes do entorno. Caso uma edificação seja atingida por um raio, é possível causar curto circuitos em eletroeletrônicos ou até incêndios graves.

O pára-raios é um dos equipamentos de proteção a incêndio exigido pelo Corpo de Bombeiros para que o imóvel possa ser usado. A depender da finalidade do local (residencial, industrial, comercial), outros sistemas também são obrigatórios, como hidrante, chuveiros automáticos e alarmes de incêndio.

Em anexo, segue um vídeo curto e explicativo sobre o assunto.





Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário