sexta-feira, 29 de março de 2024

Teto para reajuste de medicamentos em 2024 fica em 4,5%

Trata-se do menor reajuste desde 2020


A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) fixou o teto de reajuste para remédios em 4,5% neste ano, informou nesta sexta-feira (29) o Ministério da Saúde (MS).

O percentual de aumento, o menor desde 2020, poderá ser aplicado a partir do dia 1º de abril e não implica em reajuste automático:

"O percentual não é um aumento automático nos preços, mas uma definição de teto permitido de reajuste", alertou a pasta.

“Para chegar ao índice, a CMED observa fatores como a inflação dos últimos 12 meses (IPCA), a produtividade das indústrias de medicamentos, custos não captados pela inflação, como o câmbio e tarifa de energia elétrica e a concorrência de mercado, conforme determina o cálculo definido desde 2005”, informou o ministério.

O índice para reajuste dos preços dos remédios coincidiu com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses, que registrou alta de 4,5%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

“O Brasil hoje adota uma política de regulação de preços focada na proteção ao cidadão, estabelecendo sempre um teto para o percentual do aumento para proteger as pessoas e evitar aumentos abusivos de preço”, comentou Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do MS

A Câmara que regula o preço dos remédios no Brasil é um órgão interministerial responsável pela regulação do mercado de medicamentos no país. O colegiado é formado por representantes dos ministérios da Saúde, Cada Civil, Justiça e Segurança Pública, Fazenda e do Desenvolvimento. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também participa do órgão, fornecendo suporte técnico às decisões.

“A CMED estabelece limites para preços de medicamentos, adota regras que estimulam a concorrência no setor, monitora a comercialização e aplica penalidades quando suas regras são descumpridas. É responsável também pela fixação e monitoramento da aplicação do desconto mínimo obrigatório para compras públicas”, informa a Câmara.

Fonte: Agência Brasil

Publicidade


Incêndio em prédio no Recife é controlado e polícia investiga causas

Bombeiros controlaram chamas e não houve feridos no incidente


Um incêndio de grandes proporções em um edifício em construção, no bairro da Torre, no Recife (PE), foi contido por militares do Corpo de Bombeiros, sem vítimas. O incidente começou por volta das 20h desta quinta-feira (28), quando os bombeiros foram acionados.

Ao todo, 50 militares participaram da ação, com apoio de 13 viaturas. No final da noite, as chamas estavam controladas.

Imagens do incêndio viralizaram nas redes sociais e assustaram moradores da capital pernambucana. O prédio em construção tem previsão de 33 pavimentos e 90 metros de altura.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Pernambuco e da Defesa Civil continuam no local monitorando a ação e a Polícia Civil assumiu os trabalhos de investigação do ocorrido e identificação de suas causas.

Em nota, a construtora Carrilho, responsável pelo empreendimento, informou que está em contato com as autoridades para encontrar o motivo do incidente. A empresa destacou que a obra possui seguro e nenhum cliente da empresa será prejudicado. "Durante o final de semana, visitas técnicas serão realizadas na obra para uma melhor avaliação da situação", informou.

Fonte: Agência Brasil


Publicidade


quinta-feira, 28 de março de 2024

Dia do Cacau - Conheça os 10 principais benefícios de consumir o cacau na rotina

Essa semana marcada pela Páscoa, também é comemorado o Dia do Cacau, a Bio Mundo em parceria com a Nutricionista Fernanda Larralde, destaca os principais benefícios que o cacau pode proporcionar para o organismo

Nesta semana tão aguardada para a Páscoa (31), também é comemorado o Dia do Cacau, a principal matéria-prima para a fabricação do chocolate.

A produção brasileira de cacau está concentrada nos estados do Pará e da Bahia. De acordo com a pesquisa Produção Agrícola Municipal 2020, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui uma área plantada de 590 mil hectares e produção anual de 270 mil toneladas, sendo Pará responsável por 53,6% e Bahia por 39,9%.

Chocolate é delicioso, faz bem e todo mundo adora. Por isso, também é importante conhecer os benefícios desse alimento, como, quando e qual melhor chocolate comer, para usufruir da melhor maneira os nutrientes e gorduras encontradas nele.

A forma mais comum de consumir cacau é através do chocolate, mas é necessário ficar atento à concentração de cacau, que pode variar de chocolate para chocolate. Quanto maior a concentração de cacau, como é o caso do chocolate amargo e meio amargo, maiores são os benefícios para a saúde.

Segundo a nutricionista Fernanda Larralde, especializada em Nutrição Esportiva, Saúde da Mulher e Fitoterapia, formada em Coaching Nutricional e palestrante, parceira da Bio Mundo (rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, referência em oferecer saúde e bem-estar), o consumo regular de cacau pode proporcionar muitos benefícios à saúde, ajudando a melhorar o humor, a circulação sanguínea, a regular o açúcar no sangue e a proteger o coração graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. 

"O cacau possui um alto teor de flavonoides, principalmente epicatequinas e catequinas, compostos com propriedades antioxidantes. O ideal é consumir o chocolate em uma proporção adequada para obter os benefícios, que seria 2 colheres de chá de cacau em pó por dia ou 40g de chocolate amargo, o que equivale a cerca de 3 quadrados," acrescenta Fernanda.

O cacau em pó, assim como o chocolate em sua variedade amargo, meio amargo, ao leite, branco e outras denominações, são encontrados facilmente em lojas de produtos naturais, como a Bio Mundo. Hoje a rede possui o portfólio mais completo para proporcionar saúde e bem-estar com um mix de itens, incluindo produtos diet, light, integrais, veganos, funcionais, sem glúten, sem lactose e suplementos vitamínicos e esportivos. Somente o granel das unidades somam mais de 300 produtos, onde é possível encontrar o cacau em pó e comprar a quantidade desejada.

O consumo de 100g de cacau em pó contém 365,1 kcal calorias, 21 gramas de proteína, 18 gramas de carboidrato, 23,24 gramas de gordura, 33 gramas de fibras, 75 mcg de vitamina B1, 395 mg de magnésio, 2057 mg de teobromina, 6,8 mg de zinco, 92 mg de cálcio, 2,7 mg de ferro, 59 mg de sódio, 455 mg de fósforo, 1100 mcg de vitamina B2, 900 mg de potássio, 14,3 mg de selênio e 12 mg colina.

Segue abaixo os 10 benefícios para quem faz uso do cacau na alimentação, selecionados pela Bio Mundo em parceria com a nutricionista Fernanda Larralde.

 

1 - Reduz a pressão sanguínea 

O cacau pode ajudar a baixar a pressão arterial, pois afeta a produção de óxido nítrico, que está diretamente associado ao relaxamento dos vasos sanguíneos.

 

2 - Reduz a inflamação

Como o cacau é rico em antioxidantes, é capaz de reduzir os danos celulares causados pelos radicais livres e a inflamação. Além disso, alguns estudos mostram que o consumo de cacau reduz a quantidade de proteína C reativa no sangue, um indicador de inflamação.

 

3 - Reduz o risco de diabetes 

Alguns estudos mostram que o cacau pode retardar a digestão de carboidratos no nível intestinal, além de proteger as células responsáveis pela produção de insulina no pâncreas e melhorar a secreção de insulina. Também pode reduzir a resistência à insulina, auxiliando na redução do risco de diabetes.

 

4 - Previne a demência 

O cacau é rico em teobromina, um vasodilatador que promove o fluxo sanguíneo para o cérebro e ajuda a prevenir doenças neurológicas, como a demência e o Alzheimer. Além disso, o cacau é rico em selênio, mineral que ajuda a melhorar a cognição e a memória.

 

5 - Previne a anemia

O cacau é rico em ferro, que pode ajudar a prevenir a anemia. O ferro é necessário para formar a hemoglobina, componente dos glóbulos vermelhos que é responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo e costuma ser encontrado em quantidades menores quando há o diagnóstico de anemia.

 

6 - Previne a trombose 

O cacau é rico em flavonoides, que melhora a circulação sanguínea e reduz o risco da formação de coágulos no sangue.

 

7 - Melhora o humor

O cacau ajuda a melhorar o humor e combater os sintomas da depressão e ansiedade, pois é rico em teobromina, cafeína, feniletilamina e tiramina, um precursor do triptofano, também precursor da serotonina, um neurotransmissor envolvido na regulação do humor, frequência cardíaca, sono e apetite. 

 

8 - Ajuda a regular o colesterol 

O cacau é rico em antioxidantes que ajudam a prevenir o depósito de gordura nos vasos sanguíneos, evitando a formação de placas ateroscleróticas e doenças cardiovasculares.

 

9 - Regula o intestino 

O cacau é rico em flavonoides colônicos e catequinas, que podem aumentar o número de bifidobactérias e bactérias do ácido lático, que são bactérias boas e possui efeito prebiótico e melhora a função intestinal.

 

10 - Ajuda a controlar o peso 

O cacau ajuda a reduzir a absorção e a síntese de gordura. Seu consumo aumenta a saciedade, pois eleva os níveis de insulina, mas esse benefício está associado principalmente ao chocolate amargo, não ao leite ou ao chocolate branco, que em sua composição tem maior teor de açúcar e gordura e muito pouco cacau.

 

Sobre a Bio Mundo

A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael, Bruna e Adriana. Suas filhas, em especial, já consumiam e "faziam parte" do universo mais saudável e fitness, o que colaborou e incentivou o início de toda a criação.

Possui mais de 150 lojas espalhadas em 19 estados do Brasil em apenas 8 anos de história. Conta com 3.000 produtos em prateleira e mais de 300 opções de produtos à granel.

É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional e dona do Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising - ABF.



Publicidade


Saiba como declarar plano de previdência no Imposto de Renda 2024


No dia 15 deste mês começou o prazo para declarar o Imposto de Renda 2023. Para ajudar a declarar os planos de previdência privada de forma correta e sem correria, especialistas do Santander Brasil e da Zurich Santander prepararam algumas perguntas e respostas para ajudar os investidores a não passar sufoco. Eles também dão algumas dicas para planejar a entrega da Declaração do próximo ano.
 
Um ponto importante é que, recentemente, o governo federal publicou uma lei sobre a alteração no momento das escolhas do tipo de modelo tributário, que poderão ser feitas próximo à data de usufruir o benefício ou até o primeiro resgate. Antes dessa lei, a alteração só poderia ser feita na contratação. Embora sejam mudanças importantes, elas não devem ser consideradas na declaração do IR deste ano referente a 2023.
 
Como declarar o meu plano de previdência?
O primeiro passo é verificar se o seu plano é PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) ou VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). Segundo Gustavo Lendimuth, head de Previdência do Santander Brasil, o PGBL traz um diferencial atrativo para quem declara no modelo completo e contribui para o INSS ou regimes próprios de previdência. A pessoa pode deduzir as contribuições da base de cálculo do IR até o limite de 12% da renda bruta anual tributável. Sendo que no momento de usufruir do benefício ou fazer o resgate, o IR incide sobre a totalidade, ou seja, a soma das contribuições e os rendimentos.
 
Por exemplo: se você tem um ganho anual de R$ 200 mil e fizer um PGBL, poderá deduzir até R$ 24 mil. Assim sua base para o cálculo de imposto será de R$ 176 mil. “É um abatimento considerável”, afirma Lendimuth.
 
Agora, no caso de um plano VGBL, o cliente precisa informar o montante investido no plano até o fim do ano de referência, sem incluir a rentabilidade. “Vale lembrar que o VGBL é indicado para três perfis: pessoas isentas, que fazem a declaração pelo modelo simplificado ou, ainda, aquelas que querem aplicar mais de 12% da renda bruta tributável em previdência” destaca John Liu, Diretor de Previdência e Investimentos da Zurich Santander.
 
Não fiz aportes em 2023. Devo declarar?
Se a pessoa tem um PGBL e não teve resgates nem contribuições, não precisa mencionar o plano na sua declaração. Porém, se tem um VGBL, precisa informar o saldo do ano anterior e do ano base da declaração. “Esse é o saldo nominal, não leva em consideração a rentabilidade do produto”, diz Lendimuth.
 
O que declarar no caso de resgates?
Quem fez resgates em 2023 deve informar os valores recebidos como rendimentos na sua declaração, de acordo com a tabela de tributação (regressiva ou progressiva). No caso do PGBL, basta informar eventuais contribuições e rendimentos recebidos no ano: não é necessário informar o saldo do plano. Para quem tem VGBL, é preciso informar os rendimentos recebidos no ano, a depender da tabela (progressiva/regressiva). Também é necessário declarar o saldo do plano na ficha de Bens e Direitos, mas sem informar eventuais contribuições.
 
Mas você sabia que pode aproveitar este momento para se planejar para 2025?
Os executivos concordam que a declaração adequada é a melhor forma de usufruir dos benefícios da previdência privada. Por isso, para quem ainda não investe e faz a declaração via formulário completo, a recomendação é começar a investir em um PGBL este ano para se preparar para 2025. “Trocar grandes aportes por contribuições mensais ajuda no planejamento anual”, afirma Liu. 
 
Lendimuth completa que ao investir em um plano de previdência como um instrumento de longo prazo, o investidor terá menor incidência de imposto porque este tipo de investimento não possui o chamado come-cotas que é uma antecipação semestral de IR, cobrada em algumas classes de fundos de investimento convencionais. Além disto, “se puder manter o plano por 10 anos, a tabela regressiva é outra maneira de obter melhores resultados, já que a alíquota do IR cai de 35% para 10% após este período”.  
 
▪Tabela Progressiva
Caso você tenha um PGBL: informar os rendimentos e o Imposto de Renda retido na fonte na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”, sendo o resgate tributado a 15%, como antecipação do imposto devido e o valor bruto resgatado será informado junto aos demais rendimentos tributáveis.
Se tem um VGBL: informar na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica” o valor da diferença positiva entre o prêmio pago e o valor resgatado (rendimento produzido), conforme informações constantes do Campo 3 do Informe de Rendimentos.
 
▪Tabela Regressiva 
Caso tenha um PGBL: informar na ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/ Definitiva”, linha 12, “Outros” conforme informações constantes do Campo 5 do Informe de rendimentos.
Se tem um VGBL: informar na ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/ Definitiva” linha 12 “Outros” (rendimento produzido deduzido do imposto sobre a renda na fonte), conforme informações constantes do Campo 5 do Informe de rendimentos.

Publicidade


Dia da Saúde e Nutrição: ultraprocessados representam a maior parte da alimentação dos brasileiros

Estudo da VR destaca ainda que o consumo de carne bovina compromete 10% do valor gasto por compra

Com a proximidade do Dia da Saúde e Nutrição, comemorado em 31 de março, a VR realizou um levantamento sobre os hábitos de consumo dos trabalhadores brasileiros, e descobriu que os ultraprocessados estão entre os alimentos mais comprados (22%), seguido por frutas, legumes e verduras (19%), leites e iogurtes (13%) e grãos (9%). Refrigerantes e bebidas prontas estão em quinto lugar, empatados com as proteínas.

Segundo o levantamento, a carne bovina representa, em média, 10% do total pago por compra de valor aproximado de R$ 126, com 16 itens variados. Na sequência estão o frango, com 6,8% do gasto, e os ovos, com 2,8%. Entre os hortifrutis, a banana representa um percentual de 8,6% do pagamento, seguida pela cebola (7,1%) e a batata (6,5%). Na análise geral sobre o volume de itens alimentares adquiridos, os mais comprados são pães (19%), biscoitos (17%), refrigerantes (14%), leite (11,7%), chocolate (10,9%) e snacks e salgadinhos (10,5%).

O levantamento foi feito a partir do cadastramento de notas fiscais no SuperAPP e está integrado ao programa de cashback da VR - que retorna uma porcentagem do valor gasto diretamente para carteira do cliente no aplicativo. Basta o usuário escanear ou fotografar o código QR ou digitar os números das notas fiscais para receber dinheiro de volta e ainda participar de sorteios semanais de R$ 500 e mensais de R$ 3 mil. A coleta de dados feita pelo sistema é totalmente anonimizada e preserva a privacidade dos consumidores.

Segundo Cássio Carvalho, diretor-executivo da VR Shopping unidade de negócios de marketplaces e ofertas da VR, a inteligência artificial embarcada no SuperApp faz a análise macro sobre perfil de compra dos consumidores.  “Temos o compromisso de impactar positiva e socialmente a vida do trabalhador e, nesse contexto, criamos programas que contribuem para aumentar seu poder de compra, como cashback, uma das soluções da VR Shopping. Por meio desses programas, damos suporte com conteúdos informativos para que o trabalhador possa fazer escolhas mais saudáveis", finaliza o diretor-executivo.

Sobre a VR 

 A VR é um ecossistema que atua colaborativamente para melhorar a jornada do trabalhador, da hora que ele acorda até a hora que vai dormir. Para gerar um impacto social positivo, a VR possui seis unidades de negócio especializadas em mobilidade, gestão de RH, marketplaces e ofertas, estabelecimentos comerciais, serviços financeiros e benefícios em alimentação, que valorizam, simplificam e facilitam a relação entre empregadores e trabalhadores. 


Publicidade


Arquiteto investe em franquia de costura para ampliar renda e fatura mais de R$20 mil por mês

Buscando expandir além da sua área de atuação, ele encontrou na Tem Jeito uma oportunidade promissora para empreender em Fortaleza

Eric Kelvin da Silva Pessoa, um arquiteto e urbanista de 30 anos, tomou a decisão ousada de expandir seus horizontes profissionais investindo em uma franquia de costura. Em busca de uma renda complementar que fosse além de sua área de atuação, percebeu uma lacuna no mercado de Fortaleza e vislumbrou na Tem Jeito uma oportunidade promissora para empreender.

Um dos maiores desafios enfrentados pelo empresário foi organizar sua rotina para conciliar suas responsabilidades como arquiteto com as demandas do novo negócio “Sempre pensei em investir em um negócio que pudesse trazer flexibilidade para conciliar minhas responsabilidades, tendo a certeza que, mesmo com minha ausência, o operacional funcionaria tranquilamente”, comenta.

Sobre o mercado de franchising, o arquiteto enxerga como uma oportunidade para empreendedores que desejam aproveitar um modelo de negócio já estabelecido. Ele destaca a importância de um planejamento para garantir o sucesso do empreendimento “Se prepare, organize suas finanças e não tenha medo de arriscar. Pesquise sobre a franquia e veja se o suporte realmente está preparado para suprir suas dúvidas e necessidades.”

Eric relata que o suporte oferecido pela rede foi determinante para sua decisão. “Evandro, fundador da marca me explicou como tudo funcionava e me levou a fechar o negócio. Naquele momento, eu nem imaginava, ali começaria uma trajetória de sucesso”.

A unidade de Eric foi inaugurada em outubro de 2023, na região de Fortaleza e mesmo com pouco tempo de funcionamento o empresário já vibra com os resultados “Foi algo novo, mas garanto que quando você se dedica, você colhe bons frutos. Hoje meu faturamento já é mais de R$20 mil e para o futuro, o céu é o limite!”, conclui.

Publicidade


quarta-feira, 27 de março de 2024

Recife tem saldo de empregos maior que todo o estado de Pernambuco, diz Caged

Dados divulgados nesta quarta-feira (27) mostram que a capital pernambucana criou 2.639 empregos com carteira assinada em fevereiro, enquanto Pernambuco gerou 2.145 postos de trabalho formal


O Recife segue entregando resultados expressivos na geração de empregos com carteira assinada. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quarta-feira (27), foram criados 2.639 empregos formais na cidade no mês de fevereiro deste ano. O resultado é maior que o saldo apresentado em todo o estado de Pernambuco no mesmo período (2.145). Outro dado importante é que o número de fevereiro contribuiu para o Recife superar a marca de 80 mil empregos formais gerados na cidade desde janeiro de 2021, no início da gestão João Campos. No total, são 80.330 vagas, contribuindo para o estoque atual de 542.910 empregados e em plena atividade na capital pernambucana.


“Tudo que a gente pensa na hora de viabilizar uma política pública de desenvolvimento econômico é em torno da geração de emprego e renda. É o emprego que destaca se a cidade tem bem estar econômico e social, então a gente vai construindo um ambiente sólido, seguro para as empresas, dialogando para neutralizar impasses e fazendo a economia girar com a parceria permanente com o setor privado. Buscar oportunidades para as pessoas é demanda prioritária do prefeito João Campos e o nosso trabalho vem entregando isso”, detalhou a secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Portela Florêncio.


De acordo com o relatório divulgado pelo Ministério de Trabalho e Emprego (MTE), o saldo de 2.639 é resultado de 18.131 admissões e 15.492 desligamentos. O setor de Serviços, principal atividade econômica da cidade, registrou a maior participação na geração de empregos no Recife em fevereiro. O segmento contratou 11.742 profissionais e desligou 8.968, gerando saldo positivo de 2.774 vínculos de trabalho. Ainda de forma setorial, a Construção teve saldo positivo de 127 novas vagas geradas com carteira de trabalho. Já os setores de Comércio (-257), Indústria (-3) e Agropecuária (-2) apresentaram saldos negativos no mês.


No recorte de gênero, um destaque para a contratação de mulheres, maioria em fevereiro. Foram criados postos formais para 1.631 mulheres e 1.009 homens no mês. Em relação à escolaridade, profissionais com ensino médio completo foram os responsáveis pelo melhor saldo positivo em relação ao grau de instrução: foram 1.705 contratações em fevereiro de 2024. Por faixa etária, o maior resultado foi entre 18 e 24 anos, com 1.272.



Publicidade


Confira o que abre e fecha na Páscoa em Igarassu


Em alusão à ressurreição de Jesus Cristo, a Semana Santa em Igarassu será marcada por apresentações religiosas e um esquema especial de plantão organizado pela prefeitura. 

Durante o final de semana, o Centro Comercial funciona em horário normal. Em relação à saúde, a urgência e emergência seguem com o atendimento 24h e os demais serviços retornam na segunda-feira (01). 

Além disso, a população também terá a oportunidade de assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo em Igarassu, que é promovido pela gestão municipal e realizado pelo Grupo Azerutan, no sábado (30) e domingo (31), às 20h. A novidade deste ano é que a apresentação terá uma Maria indígena pela primeira vez. Confira a programação religiosa na Semana Santa:

28 de março (Quinta-feira Santa)
19h: Missa na Matriz dos Santos Cosme e Damião 

29 de março (Sexta-feira Santa)
5h30: Via Sacra Pública, concentração na Praça da Saramandaia, até a Matriz
15h: Celebração da Morte do Senhor na Matriz dos Santos Cosme e Damião, em seguida, procissão do Senhor Morto até a Capela de São Sebastião

30 de março (Sábado de aleluia)
18h: Vigília pascal na Matriz dos Santos Cosme e Damião

31 de março (Domingo de páscoa)
7h: Missa na Matriz dos Santos Cosme e Damião
10h: Missa na Capela de Jesus Misericordioso
16h30: Missa na Capela de Santo Expedito
16h30: Missa na Capela de N. Sra. da Rosa Mística
19h: Missa na Matriz dos Santos Cosme e Damião

Foto: Ivonildo Pedro

Publicidade


MEC notifica universidades que ofertam curso de medicina sem autorização

Instituições de educação superior deverão prestar esclarecimentos ao Ministério da Educação sobre oferta de curso de medicina sob Júdice


OMinistério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), notificou seis instituições de educação superior que estão anunciando novos cursos de medicina sem possuir o devido ato autorizativo do MEC.

De acordo com o documento enviado, as instituições que realizaram vestibular por meio de decisão judicial para o curso de medicina sem o ato de autorização do MEC devem abster-se de iniciar a oferta efetivada ou suspender a oferta imediatamente, se já tiver sido iniciada. O não cumprimento da orientação do MEC resultará em irregularidade administrativa, conforme disposto no Decreto nº 9.235/2017, passível de aplicação de penalidades.

Além disso, as instituições devem divulgar uma nota em seus meios de comunicação — como site e redes sociais, em que foram feitas as ofertas — afirmando que o referido curso de medicina ainda não possui ato autorizativo do MEC, bem como explicando que o seu processo seletivo foi realizado por autorização judicial em decisão liminar. As instituições têm o prazo de cinco dias corridos, desde a data do recebimento da notificação, para prestar esclarecimentos à Diretoria de Supervisão da Educação Superior da Seres.

No caso de duas instituições — Centro Universitário Facens (Unifacens), Cód. 672, com sede em Sorocaba (SP), e o Centro Universitário Mauá de Brasília (Unimauá), Cód. 3867, com sede em Taguatinga Sul/Brasília (DF) —, além da notificação, foram aplicadas medidas cautelares determinando a suspensão de ingressos de estudantes e/ou a abstenção do início da oferta efetiva do curso sem ato autorizativo, com a necessidade de comprovação de cumprimento. Essas instituições deverão apresentar comprovação do cumprimento das medidas cautelares no prazo de 15 dias, contados a partir da data da notificação, e terão 30 dias para apresentação de recurso.

Normativos – Em dezembro de 2023, o MEC publicou a Portaria nº 531/2023, que estabelece novas diretrizes para o processamento de pedidos de autorização de novos cursos de medicina e de aumento de vagas em cursos já existentes instaurados por meio de decisão judicial, em conformidade com a Medida Cautelar na Ação Direta de Constitucionalidade nº 81.  

O objetivo da publicação é consolidar o padrão decisório para o processamento de pedidos instaurados por força de decisão judicial e a inclusão de modificações pontuais, que conferem maior organicidade e coerência à política pública do Programa Mais Médicos em sua dimensão educacional. Além disso, a medida revogou a Portaria nº 397/2023, de 20 de outubro de 2023. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Seres

Publicidade


terça-feira, 26 de março de 2024

61% das mulheres pernambucanas preferem investimentos conservadores

Levantamento do Santander mostra que a parcela em renda fixa entre o público feminino em Pernambuco se manteve neste patamar entre 2002 em 2023


Mesmo diante do ciclo de queda da taxa básica de juros (Selic), iniciado em agosto de 2023, as mulheres permanecem fiéis a investimentos conservadores. A maioria das pernambucanas, 61%, aposta na renda fixa. É o que mostra um levantamento realizado pelo Santander Brasil com dados de 2022 e 2023 com clientes da instituição. 

Segundo o estudo do Santander, houve uma estabilidade entre as pernambucanas, neste período, no patamar aplicado em Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Letras de Crédito do Imobiliário (LCI), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), títulos do Tesouro Direto e até na poupança. A renda fixa, que engloba essas modalidades de investimento, manteve-se em 2023 nos mesmos 61% de 2022. 

“Os dados mostram que as mulheres são mais disciplinadas em suas aplicações e, mesmo em anos desafiadores como o ano passado e o anterior, elas mostraram persistência”, diz Luciane Effting, executiva responsável pelo Santander AAA.

Em relação a outras modalidades de investimento, destacam-se entre as principais nas apostas das pernambucanas a previdência, com 25%, e os fundos 10%. A renda variável, que engloba opções mais ousadas, teve 1% da carteira do Santander no estado em 2023. 

NO PAÍS
No levantamento do Santander, quando observada a carteira do banco em todos os estados entre as mulheres, o patamar da renda fixa em 2023 permaneceu o mesmo de um ano atrás: 53%.

Surpreendentemente, o comportamento adotado pelos homens – que geralmente se arriscam mais – também foi na direção do conservadorismo: eles elevaram a parcela em renda fixa no mesmo período de comparação, de 50% em 2022 para 52% em 2023. 

Esse comportamento foi mostrado também na 7ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela Associação Nacional das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), mostrando as mulheres pensam na segurança financeira ao investir, quesito que lidera as motivações delas desde a primeira edição da pesquisa, em 2018.

Previdência
Quando o tema é previdência, a constância também é um aspecto percebido entre as investidoras do país, com uma pequena elevação de 27,7% do total da carteira em 2022 para 28,4% em 2023. Os homens também não registraram grandes movimentos de um ano para outro, mas com uma parcela um pouco menor da carteira: 24%. “Quase 30% da carteira de previdência confirma que elas são mais disciplinadas e preocupadas com o seu futuro”, afirma Luciane.

Fundos
Seguindo tendência de toda a indústria, os fundos de investimentos também perderam espaço na carteira das mulheres de um ano para outro no Brasil, caindo de 14% para 12% do total dos investimentos entre 2022 e 2023. De acordo com a Anbima, só em 2023 os fundos registraram saídas líquidas de R$ 127,9 bilhões.

Entre os homens, a redução dos investimentos em fundos foi ainda maior, de 17% para 14%, respectivamente, no ano passado em relação ao ano anterior.

A única categoria que registrou um crescimento na carteira feminina de investimentos no país foi a dos Certificados de Operações Estruturadas (COEs), cuja parcela avançou de 2,64% para 4,35%. Renda Variável e Crédito Privado ficaram com pouco mais de 1% do total do portfólio, tanto em 2022 quanto em 2023. 


Publicidade


Em Petrolina, governadora Raquel Lyra entrega dez leitos de UTI pediátrica no Hospital Dom Malan


Dando continuidade à agenda de compromissos em Petrolina, no Sertão do São Francisco, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta terça-feira (26), dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Hospital Dom Malan (HDM). A iniciativa dobra a capacidade de atendimento a recém-nascidos de alto risco, ampliando a oferta de forma regionalizada, valorizando a interiorização e descentralização do atendimento de alta complexidade. Por mês, o Governo de Pernambuco aportará R$ 401,8 mil para manter pessoal, equipamentos, insumos, entre outros.

“Desde o ano passado, estamos nos desdobrando para descentralizar o atendimento à saúde em Pernambuco. Com a entrega de hoje, já são 383 leitos inaugurados durante a nossa gestão. Hoje, o hospital passa a contar com dez leitos de UTI neonatal e dez leitos de UTI pediátrica. Isso permite que as mães que hoje andam com seus filhos quilômetros para irem até outras cidades, agora possam ser atendidas mais perto de casa”, destacou Raquel Lyra.


Para a ampliação, o Governo do Estado investiu na requalificação do espaço onde funcionarão quatro salas de UTI, incluindo uma ala de isolamento de pacientes, sala de repouso médico, posto de enfermagem e espaço de alimentação dos profissionais plantonistas.

“Com a ampliação de leitos estamos possibilitando maior oferta de cuidados e de qualidade, assegurando acesso oportuno e eficaz aos pacientes que necessitam de cuidados intensivos. Ao aumentar o número de leitos disponíveis e melhorar a infraestrutura existente, podemos não só reduzir os tempos de espera, mas também salvar vidas”, explicou a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti. 

A abertura destes novos leitos também mudará a realidade de toda a comunidade, fortalecendo a confiança no sistema de saúde local. Atualmente, o Hospital Dom Malan é o único hospital do Submédio São Francisco a oferecer o serviço na rede pública.

Presente na solenidade, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, agradeceu a parceria com o Governo do Estado. “É um grande ganho para a nossa cidade, vai dar um alívio para cá. Estamos muito animados com essas ações que estão chegando na saúde e em outras áreas. Essas parcerias têm que continuar”, externou.


O Hospital Dom Malan é a maior maternidade da região, atendendo mulheres e crianças residentes dos 53 municípios que compõem a Rede PEBA (Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco). Dos municípios da rede PEBA, 28 estão no estado da Bahia (Macrorregião Norte) e 25 Municípios compõem a IV Macrorregião pernambucana.

Também estiveram presentes na solenidade os prefeitos Vilmar Cappellaro (Lagoa Grande), Rafael Cavalcanti (Afrânio), Galego de Nanai (Cabrobó), George Duarte (Santa Maria da Boa Vista) e Josimara Cavalcanti (Dormentes); a vereadora Lucinha Mota; os ex-deputados Dulcicleide e Odacy Amorim; os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), Alessandro Carvalho (Defesa Social) e Guilherme Coelho (Assessor Especial da governadora); o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira; além de outros vereadores e lideranças da região.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Publicidade


Instituto Padre Luiz Cecchin reflete os 14 anos da partida do religioso com programação especial

Missas Eucarísticas serão realizadas no IPLC e na Igreja Matriz de São Sebastião em Limoeiro durante o dia


Há 14 anos, no dia 26 de março de 2010, partiu para o plano Espiritual o Padre Luiz Cecchin, religioso italiano, mas erradico no município de Limoeiro, Agreste de Pernambuco. De presença forte na região, prestava assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade social. O Instituto que leva seu nome localizado na cidade limoeirense preparou uma programação especial de celebrações In Memoriam para o sacerdote nesta terça-feira (26), data em que ele nos deixou materialmente.

Abrindo as comemorações, pela manhã aconteceu uma Missa Eucarística no auditório do Instituto Padre Luiz Cecchin (IPLC), localizado na Rua Professora Rivadávia B. de Paula, nº 155, no bairro José Fernandes Salsa. À tarde será realizada outra Celebração Eucarística no mesmo local, a partir das 14h. Encerrando a programação do dia, na Igreja Matriz de São Sebastião acontece mais uma Missa Eucarística, Ministrada pelo Dom Francisco Lucena, Bispo de Nazaré da Mata, em memória do religioso, a partir das 19h.

Trajetória de Fé e Amor

Considerado pelos fiéis da região um grande missionário, Padre Luiz Cecchin deixou sua terra natal, o país da Itália e viveu 40 anos no município de Limoeiro prestando serviços de evangelização e de assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Um sacerdote voltado a causas sociais, deixando um legado muito grande com trabalhos voltados aos menos favorecidos da cidade, desde criança até aqueles que encontrassem em situação de vulnerabilidade social”, relatou o Padre e Coordenador do IPLC, Adelmo Cagliari.

O Instituto Padre Luiz Cecchin atua desde 1970 no município e região, completando em 2024, 54 anos de trabalhos prestados na localidade. “Vamos completar esse ano, 54 anos de existência e atuação na sociedade de Limoeiro. 1.150 pessoas são assistidas pela nossa organização diariamente. Podemos estimar que no mínimo 500 famílias sejam envolvidas diretamente no nosso projeto com todos os atendimentos que o Instituto faz atualmente”, ressaltou Pe. Adelmo.

Segundo o Sacerdote Adelmo Cagliari, o Pe. Luiz Cecchin atuou fortemente em Limoeiro e nas cidades vizinhas, deixando um marco muito importante para os devotos dessas regiões. “Sem dúvida nenhuma, a gente pode dizer que o Padre Luiz teve uma atuação em todo município de Limoeiro e em algumas cidades adjacentes, por exemplo, ele foi Pároco de Chã de Alegria. Sabemos que seu trabalho não se restringia apenas a um local, mas abrangia o todo”, destacou.

Beatificação

Está em andamento o processo de Beatificação e Santidade do Padre Luiz Cecchin pela Igreja Apostólica Romana, como explica o Sacerdote Adelmo. “Aconteceu dia 06 de fevereiro à abertura da causa, agora, será realizado um trabalho mais silencioso. A equipe histórica começará a reunir toda documentação, e junto com notário, (uma pessoa que faz parte da equipe do Vaticano), ouvirá os depoimentos das testemunhas dos milagres”, explicou o religioso.

“Hoje na Santa Missa na Matriz de São Sebastião será o lançamento da Oração Oficial para pedir graças ao Padre Luiz Cecchin. É um dia Santo, onde a gente se espelha também na resposta a Deus, dos serviços aos pobres, ao Reino e a Igreja”, conclui o sacerdote.


Publicidade


Complementação da inscrição do Fies é estendida até quarta (27)

Candidatos que não forem pré-selecionados na chamada única do programa são automaticamente colocados na lista de espera. Resultado será publicado na página do Fies


Os candidatos pré-selecionados no processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até quarta-feira, 27 de março, para fazerem a complementação das informações da inscrição no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Após esse período, a vaga não ocupada por um candidato passa a integrar a lista de espera. No primeiro semestre de 2024, o Ministério da Educação (MEC) ofereceu mais de 67 mil vagas no processo seletivo do Fies, em 1.260 instituições privadas de educação superior do País.

Lista de espera – A etapa de convocação por meio da lista começará na quinta-feira, 28 de março, e irá até 30 de abril. Aqueles que não forem aprovados na chamada única serão colocados automaticamente na lista de espera e, como não existe um novo ranqueamento, cabe aos candidatos acompanharem o processo de seleção por meio da página do Fies.

Fies Social – A partir de 2024, com o Fies Social, o MEC visa retomar o papel social do financiamento estudantil, uma vez que ele é destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda. Dessa forma, vem cumprir um papel transformador na sociedade, ao oferecer melhores condições para a obtenção de financiamento no âmbito do Fies.             

Fies – O Fundo de Financiamento Estudantil, instituído pela Lei nº 10.260, de 2001, oferta vagas para financiamento de cursos de graduação em instituições não gratuitas participantes do Fundo, desde que tais cursos obtenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).        

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)  

Publicidade


Etapa recife da Autismo Run, maior corrida inclusiva do Nordeste, acontece dia 07 de abril ; saiba como participar

O evento é um grande aliado para a conscientização das pessoas em relação ao autismo


No dia 07 de abril, a cidade do Recife recebe a Autismo Run, uma corrida que tem como objetivo promover a qualidade de vida e saúde da população, além de conscientizar sobre a condição de quem convive com o espectro e também arrecadar fundos para ações ligadas a esta nobre causa. O evento, que é organizado pela Associação dos Corredores de Pernambuco (ACOPE), 
 
“A corrida Autismo Run tem a finalidade de despertar as pessoas sobre o que é autismo e, por meio do esporte, levar informação, desconstruir preconceito e, claro, incluir os autistas no meio da sociedade. Estamos com parceria com diversas clínicas que oferecem terapias, estimulando habilidades dessas crianças, comotambém apoia o desenvolvimento por meio da prática esportiva", destacou Ezequiel Santos, presidente da Acope.

Na concentração da corrida, brinquedos infláveis estarão animadando a criançada, proporcionando um domingo de lazer e inclusão. Para os corredores, todo o percurso contará com cones, cavalates, garantindo a sua segurança, além de vários pontos de hidratação.
 
A Autismo Run está marcada para o dia 7 de abril, às 7h, com concentração às 6h30 no Segundo Jardim da praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A prova oferece percursos de 5 km (corrida), 3 km (caminhada) e 200 metros para pessoas com autismo.

 
Como Participar?
 
As inscrições estão disponíveis no site ticketsports.com.br. O valor é de R$ 110,00 +1 kg de alimento. Todos os alimentos arrecadados serão doados para a Associação de Mães Especiais (AME), localizada em Rio Doce, Olinda. Outros detalhes sobre o evento podem ser encontrados em www.acopebr.com ou na página do Instagram @autismorun.

Publicidade


Paraíba revela-se rota estratégica para investidores

Empresários encontram no estado nordestino um ambiente propício para o crescimento de negócios e oportunidades lucrativas


Com um desempenho sólido no recente Ranking de Competitividade dos Estados, a Paraíba se destaca como um promissor destino para investimentos na região nordeste do Brasil. Com sua robustez financeira e compromisso com uma gestão responsável dos recursos públicos, a Paraíba apresenta oportunidades atrativas para empresários e empreendedores interessados em contribuir para o desenvolvimento econômico do estado e da região como um todo.

Neste ambiente favorável, aplicar o capital em empreendimentos no estado se torna uma escolha acertada para quem deseja abrir seu próprio negócio. Abaixo, apresentamos marcas já estabelecidas no mercado e que são escolhas seguras para investimentos.

LOVE GIFTS

Fundada em 2014, a rede de franquias de presentes e decorações criativas entrou para o franchising em 2016 e desde conquistou espaço no mercado e hoje conta com mais de 80 unidades no país. “Nosso compromisso com qualidade, preços competitivos, opções de investimentos, suporte diferenciado e constante ações para melhorias nos trazem solidez e sucesso”, afirma Fábio Farias, CEO e fundador da marca. Para garantir o modelo home based da franquia Love Gifts, o investimento inicial é de R$ 19.9 mil, faturamento de R$ 15 mil e prazo de retorno de 12 a 18 meses.

Viva Móveis.COM

A VIVAmóveis.com destaca-se no Brasil como pioneira no conceito figital - uma fusão perfeita entre as facilidades de uma compra online completa e a sensação acolhedora de uma loja física. Ao oferecer móveis customizados para todos os gostos e estilos, a marca proporciona uma participação ativa do consumidor em sua jornada de compra, permitindo a escolha do projetista e do montador preferido, resultando em uma experiência única para cada cliente, onde tudo é realizado "com você". A VIVA Móveis.com surge para revolucionar o futuro das compras de móveis sob medida no país, trazendo agilidade, praticidade e diversão, com consumo consciente, que tem como Lifestyle, ter tempo para viver.

TEM JEITO

Há 8 anos mudando o cenário da costura e personalização de roupas, a rede de franquias Tem Jeito, nascida em Campina Grande, PB, idealizada pelo empresário Evandro de Macedo Filho, conta milhares de clientes atendidos. O empresário viu no segmento de costura uma ótima opção para investir, já que nenhuma empresa ou costureira, realizava o serviço de costura, conserto e customização em pouco tempo, com qualidade e mantendo um ótimo atendimento com o cliente. A rede é de fácil operação, tem estrutura enxuta e simplificada, baixo investimento e alta rentabilidade. O investimento é de R$ 99 mil, faturamento de R$ 35 mil e prazo de retorno de 18 a 24 meses.

ACUIDAR

Fundada em 2016 pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica Soares Ramalho, a rede oferece serviços no domicílio do cliente ou durante acompanhamento hospitalar, com opções de diárias avulsas e planos mensais. A marca entrou para o mercado do franchising em 2020, contando hoje com mais de 150 unidades inauguradas. O investimento inicial total é a partir de R$ 38 mil (já com a taxa de franquia), o faturamento médio mensal é de R$ 60 mil e o prazo de retorno é de 6 a 15 meses.

As empresas que têm se estabelecido na Paraíba representam o potencial de crescimento e desenvolvimento que o estado tem a oferecer, consolidando-se como um destino estratégico para investimentos no país.


Publicidade