sábado, 23 de março de 2024

INSTITUTO FÊNIX COMPLETA 02 ANOS COM NÚMEROS SURPREENDENTES

Lançamento do Primeiro Aplicativo do Brasil para qualificação profissional e empregabilidade e inclusão no Ensino Superior Jovens de Unidades Socioeducativas e Ex-presidiários.

 


É com grande satisfação que o Instituto Fênix compartilha avanços importantes em suas iniciativas inovadoras para a reinserção social e profissional de egressos do sistema prisional e jovens em conflito com a lei no Estado de Pernambuco desde sua fundação em 22 de março 2022.

Anunciamos o lançamento do primeiro aplicativo do Brasil direcionado para egressos do sistema prisional, jovens em conflito com a lei e seus familiares “Fênix Connect”. Este aplicativo foi criado com o objetivo principal de oferecer suporte à qualificação profissional e na busca por oportunidades de emprego, proporcionando uma reintegração mais eficaz dessas pessoas em sociedade.

Este projeto extraordinário foi desenvolvido por uma equipe de três talentosos programadores, cada um trazendo sua expertise única para criar uma plataforma que transcende barreiras e transforma vidas.

Um dos destaques dessa equipe é um egresso do Sistema Prisional, que não só contribuiu significativamente para o desenvolvimento do Fênix Connect, mas também traz consigo uma história inspiradora de superação. Esse egresso do sistema prisional, recentemente se formou no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na renomada Faculdade Senac e no próximo dia 27 de março estará colando Grau na Faculdade SENAC.

Link do Aplicativo: <https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.fenixconnect>

 

Sobre o Instituto Fênix

 

É uma Associação Privada sem fins lucrativos que nasceu da necessidade de amparar com ações de ressocialização através da educação e geração de oportunidades para jovens em conflito com a lei, pessoas privadas de liberdade e egressos do Sistema Prisional, com foco na diminuição do Índice de Reincidência Carcerária no Brasil e apoio às famílias.

 

O Programa de Ressocialização do Instituto Fênix, foi criado no Estado de Pernambuco, por Cicero Alves de Lima Júnior, egresso do Sistema Prisional, que esteve preso por 09 anos, 04 meses e 28 dias por um crime que não cometeu, conhecido como primeiro reeducando do Brasil a iniciar e concluir uma faculdade em regime fechado – Administração Bacharelado, com duas MBAs – Gestão Pública; Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas –, artigo científico publicado pela Universidade Federal de Alagoas, no Livro: educação em prisões, princípios, políticas públicas e práticas educativas; protagonista do documentário “Além das Grades” que foi lançado no cinema em 2019 que mostra um trabalho de Neurociência aplicado as pessoas privadas de liberdade, atualmente no seu último ano do Curso de Direito Bacharelado e Presidente do Conselho da Comunidade da Execução Penal da 1ª Vara Regional e ligado ao Tribunal de Justiça de Pernambuco.  

Com os esforços de toda a sua equipe desde 2022 já conseguiu atender mais de 1.500 pessoas, formaram 360 pessoas, 68 foram inserida no mercado de trabalho e já conseguimos colocar 21 pessoas no Ensino Superior, sem contar os jovens que passaram pelo programa de aprendizagem em parceria com o SENAC.

Inclusão no Ensino Superior

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial -SENAC, com quem tem convênio firmado desde 2022, conseguimos colocar no ano de 2023 11 (onze) ex-presidiários no Ensino Superior e nesse ano (2024) colocamos 10 pessoas oriundas de unidades Socioeducativas e Ex-presidiários nos cursos de Estética e Cosmética, Jogos Digitais e Logística. Todos os cursos serão realizados na Faculdade Senac localizada a Rua do Pombal, 57 - Santo Amaro, Recife – PE de forma presencial.

Para o Presidente do Instituto Cicero Alves, que sabe como é difícil incluir essas pessoas em qualificação profissional e no mercado de trabalho, ressalta que parcerias como essa do  Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, ajuda a desenvolver políticas e programas eficazes, além de fornecer os recursos necessários para o sucesso dos ex-presidiários na educação superior e na inserção no mercado de trabalho.

 

Avanços Significativos


Além de nossas conquistas recentes, estamos nos preparando para dois projetos novos e ambiciosos: a reforma do espaço destinada à instalação do Primeiro Restaurante Social do Brasil, onde recentemente recebeu recurso financeiro para reforma do espaço e compras de materiais do Ministério Público do Trabalho da 6ª Região com quem tem parceria desde 2022, e a instalação de uma Padaria Social ambos formados integralmente por ex-presidiários e pessoas oriundas de unidades socioeducativas.

Esses empreendimentos não apenas oferecerão uma oportunidade de reinserção no mercado de trabalho, mas também contribuirá para a desconstrução de estigmas e preconceitos associados àqueles que cumpriram suas penas e desejam reconstruir suas vidas de maneira digna.

O Instituto Fênix reitera seu compromisso com a promoção da justiça social, da inclusão e da redução da reincidência criminal no Estado de Pernambuco, e agradece a todos os parceiros, apoiadores e colaboradores que contribuem para possíveis conquistas significativas.


Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário