quinta-feira, 23 de maio de 2024

HC assina acordo de cooperação para confecção de órteses, próteses e peças adaptativas em impressão 3D para os pacientes

Com o acordo, as pessoas assistidas pelo ambulatório de terapia ocupacional vão receber esses equipamentos gratuitamente


Os pacientes assistidos pelo ambulatório de Terapia Ocupacional do Hospital das Clínicas da UFPE serão beneficiados com o recebimento de órteses, próteses e peças adaptativas em impressão 3D. Isso será possível graças ao acordo de cooperação técnica envolvendo o HC; o Hospital da Universidade do Vale do São Francisco (HU-Univasf), também da Rede Ebserh; o Instituto Internacional Despertando Vocações; e a empresa júnior Biotech. O acordo foi assinado nesta terça-feira (21).
 
O acordo prevê a confecção de órteses, próteses e peças adaptativas elaboradas pelo Instituto Despertando Vocações e pela Biotech para pacientes do ambulatório de Terapia Ocupacional do HC-UFPE e para atletas da Associação Petrolinense de Atletismo por meio da "Rede Inova", um projeto de articulação interinstitucional acadêmica, empresarial e comunitária para promoção de inovação tecnológica em saúde.
 
“Por meio do projeto de inovação Rede Inova, os equipamentos serão validados com o auxílio de profissionais e mentores do HC-UFPE, da Univasf e do HU- Univasf e, em contrapartida, serão oferecidos aos nossos pacientes”, explica a chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa (UGPesq) do HC, Bárbara Brito.
 
A gestora da UGPesq do HC destaca ainda que esses dispositivos serão “pensados, moldados e adaptados às especificidades das pessoas atendidas nos dois hospitais (da Rede Ebserh em Pernambuco)”. De acordo com o cronograma do plano de trabalho, as peças começarão a ser entregues já no segundo semestre deste ano.
 
As órteses são aparelhos de uso provisório que permitem alinhar, corrigir ou regular uma parte do corpo. Já as próteses são dispositivos utilizados para substituir partes do corpo que estão ausentes ou danificadas.
 
Parceria

O acordo de cooperação técnica é uma das ações a serem geradas pela parceria do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde (SGPITS) do HC com o Instituto Despertando Vocações. “Essa parceria gera o intercâmbio de experiências, aprendizagens, capacitação, produção e divulgação do conhecimento científico, mas sobretudo o desenvolvimento de habilidades e atitudes relacionadas à perspectiva da humanização e da integralidade do cuidado em saúde”, afirma Bárbara Brito.
 
 
Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
 

Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário