Atividades de sensibilização com a equipe multiprofissional da Unidade Neonatal e palestra para as mamães marcam a data
O Hospital das Clínicas da UFPE vai promover uma série de ações para lembrar o Dia Internacional de Sensibilização do Método Canguru, que é celebrado em 15 de maio. Haverá atividades de sensibilização com a equipe multiprofissional da Unidade Neonatal do HC, incluindo dinâmicas e discussões (de 13 a 15 de maio), uma homenagem às mamães internadas e uma palestra sobre a importância do método para a recuperação dos seus bebês, no dia 14.
“Ações como essas são fundamentais para garantir a prestação de cuidados de saúde de alta qualidade, seguros e eficazes em um ambiente hospitalar. Elas beneficiam não apenas os pacientes, mas também os profissionais de saúde e a própria instituição hospitalar”, explica a enfermeira supervisora da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) do HC, Naélia Vidal.
As atividades no HC têm como foco o slogan da campanha mundial: “Método Canguru: cuidado integral antes e depois do nascimento”. Como o nome sugere, o método se caracteriza pela colocação do bebê prematuro ou com baixo peso ao nascer em contato com o corpo dos pais, em uma posição semelhante a que o canguru carrega os seus filhotes, sendo um valioso modelo de assistência que começa na gravidez de risco e segue até a alta hospitalar do recém-nascido. No HC, o método é adotado desde dezembro de 2018.
Naélia Vidal ressalta que o Método Canguru é uma abordagem que promove o cuidado centrado na família com muitos benefícios gerados tanto para o bebê quanto para a mamãe. “O método proporciona a regulação térmica, o estímulo à amamentação, o vínculo afetivo, a estabilidade cardiorrespiratória, a redução do estresse e a melhora do desenvolvimento neurocomportamental”, afirma a especialista.
Esses benefícios geram uma espécie de “efeito cascata” promovendo, como consequência, outras vantagens. Estudos realizados em hospitais que adotam o Método Canguru, por exemplo, demonstram que o volume de leite diário é maior nas mães que realizam o contato pele a pele com o bebê, de acordo com o Ministério da Saúde.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário