segunda-feira, 20 de maio de 2024

Robótica e IA serão destaques no 2º Showcase de Inovação em Saúde Digital do HC nesta quarta (22)

Evento vai mostrar experiência que une robótica e Inteligência Artificial na dispensação de medicamentos pela farmácia hospitalar do HC
 

A experiência que está unindo robótica e Inteligência Artificial (IA) na dispensação de medicamentos pela farmácia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) será o tema do 2º Showcase de Inovação e Saúde Digital, a ser promovido pelo hospital universitário, nesta quarta-feira (22), das 10h às 11h30, no Anfiteatro 1 do HC. O projeto é uma parceria do HC com a Residência Tecnológica do Centro de Informática (CIn) da UFPE.
 
Voltado para a comunidade do HC, o evento não necessita de inscrição prévia e integra a série de showcases que o Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (Setisd) do hospital está promovendo para publicizar as iniciativas e parcerias implantadas na área de inovação, bem como estimular a construção de novas ideias e projetos. O evento é bimestral.
 
“Os showcases do HC têm como objetivo engajar os profissionais da saúde do HC para participar de projetos de pesquisa e inovação que explorem o uso de tecnologias digitais para resolver problemas dentro do ambiente hospitalar”, destaca a chefe do Setisd, Shirley Cruz.
 
Iniciado no HC em abril de 2023, o projeto “Robótica e IA aplicada à dispensação de medicamentos pela Farmácia Hospitalar” é uma parceria do Setisd e do Setor de Farmácia Hospitalar com a Residência Tecnológica do Centro de Informática (CIn) da UFPE.


“Essa é uma parceria que gera uma troca de informações e conhecimentos entre a saúde e a tecnologia na Universidade ao mesmo tempo em que implanta uma tecnologia no hospital com respostas rápidas e aplicáveis, gerando um método de separação de medicamentos seguro, preciso, rápido e viável economicamente”, explica o chefe do Setor de Farmácia Hospitalar, Valdemir de Paula.
 
No decorrer de 2023, as equipes técnicas e de pesquisa do projeto do CIn e do HC, apoiadas pela coordenação, discutiram possíveis estratégias de manipulação dos medicamentos individualizados, priorizando as tecnologias de ponta e áreas de pesquisa e desenvolvimento ainda pouco exploradas para criar um Sistema de Separação Robótica de Medicamentos.
 
“Trabalhar com pesquisa e desenvolvimento nas problemáticas trazidas pelas equipes do HC nos permitem imergir os residentes em processo criativo de desenvolvimento, além de viabilizar contribuições relevantes para a sociedade”, ressalta o líder técnico da Residência Tecnológica em Robótica e IA do CIn-UFPE, Marcondes Ricarte.
 
Vantagens
A solução agrega uma série de benefícios, como o aumento da segurança do paciente; a automatização da montagem de kits de medicamentos da farmácia hospitalar; realocação da força de trabalho dos profissionais da saúde em cada turno de funcionamento da farmácia, entre outros. “Isso tudo incorporando em ambiente hospitalar 100% SUS uma solução de alta tecnologia, inédita no Brasil e no mundo, e desenvolvida numa universidade pública”, pontua Valdemir de Paula.
 
Marcondes Ricarte destaca que o sistema separa os medicamentos individualizados em caixas para cada paciente, conseguindo detectar e informar sobre possíveis falhas e faltas de medicamentos. “Em alguns segundos de operação, o farmacêutico dispara a separação de até 18 kits de medicamentos, que é executado num período inferior a uma hora, permitindo que o profissional se dedique a outras atividades da sua área em vez de ações com esforço repetitivo que podem levar a problemas de saúde físico e mental”, afirma.
 
Programação

O evento começa às 10h e será composto por mesa de abertura, com a participação do superintendente do HC, Wagner Cordeiro; a chefe da Setisd, Shirley Cruz; o professor do CIn e coordenador da Residência Tecnológica em Robótica e IA, Alexandre Mota; e o diretor do Parque Tecnológico da UFPE, Roberto Guerra.
 
Às 10h20, acontecerá a demonstração robótica, com apresentação dos farmacêuticos Valdemir de Paula e Alba Dimech, pelo Setor de Farmácia Hospitalar, e do engenheiro de software Felipe Mendonça, pela Residência Tecnológica em Robótica e IA. Logo na sequência, haverá espaço para perguntas e interação do público.
 
 
Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.


Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário