sexta-feira, 31 de maio de 2024

Tributo em Vida: Coronel Rufino: símbolo de luta, história e resistência

“Homem íntegro! Um ser humano incrível, de um coração transbordando de amor fraterno, humildade e grande respeito ao cidadão.”

Professora Mariza apoiadora política do Coronel durante muitos anos

O Coronel Sebastião Rufino Ribeiro, aos 89 anos, comemorados hoje, dia 31 de maio de 2024, consolidou uma carreira política exitosa no Estado de Pernambuco. Foi prefeito do Bom Jardim, no Agreste Setentrional, deputado estadual por cinco mandatos, ex-secretário da prefeitura do Recife na gestão de João da Costa (PT) e ocupou vários cargos no governo Estadual. Entre eles, no Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) por duas vezes.

No ano em que serão realizadas as eleições municipais em nosso país, a equipe de reportagem da Luz Comunicações está preparando tributos aos personagens que fizeram e fazem conjunturas históricas na política no estado de Pernambuco.

Trajetória

Nascido em Bom Jardim, Agreste pernambucano, em 1935, Sebastião Rufino, se formou em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1970, em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em 1973, e no curso de Relações Públicas. 


Ingressou na Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE) como soldado, em 1957, onde passou por todos os postos até chegar a Coronel, em 1980. Tornou-se Coronel reformado da Polícia Militar, em 1987. Rufino que foi chefe da Casa Militar no governo de Gustavo Krause (PFL), de Pernambuco, de 1986 a 1987. Em sua trajetória de trabalho também atuou como árbitro da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), em seguida na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e na Federação Internacional de Futebol (FIFA).



Começou sua carreira política em 1988, incentivado e apoiado pelo saudoso Marcos Maciel, à época, senador do PFL. Neste período, Rufino disputou, pelo Partido da Frente Liberal (PFL) a vaga para prefeito no município do Bom Jardim, ganhando as eleições em 15 de novembro. Segundo relatos dos moradores daquela época, a vitória de Rufino trouxe certa incerteza à população que ainda não conhecia o futuro prefeito. Pois, da infância à vida adulta, o Coronel ficou ausente do município por alguns anos, devido à mudança da família para a capital do estado. O retorno aconteceu somente após constituir família.

Jornalista Luís Correa e Cel Rufino

Segundo relatado no livro “Sebastião Rufino – Vida e História – O homem que fez história na Polícia Militar, no Esporte e na Política”, do jornalista Jacson Lucena, que conta a vida de Sebastião Rufino, “Sua vitória em uma eleição acirrada trouxe incerteza e emoção à população local que, pela primeira vez em décadas, não sabia quem seria o eleito. Rufino assumiu o cargo em primeiro de janeiro de 1989, dando início a um mandato que logo ganharia reconhecimento”, pontuou o comunicador.

Buscando firmar uma carreira política exitosa, o ex-gestor foi construindo alianças importantes e se destacando em cargos que davam visibilidade. Em maio de 1991, foi eleito para a presidência da 12ª Diretoria Executiva da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), tornando-se o único prefeito do Bom Jardim e da região a ocupar tal posição, à época. 

Cel Rufino, Eduardo Campos e Patriota

Outro ponto importante na sua trajetória aconteceu quando, a convite do então governador de Pernambuco em 1993, Joaquim Francisco (PFL) (In Memória), assumiu novamente como Diretor-Geral do DETRAN-PE, em 15 de fevereiro, função que já havia ocupado de 1983 a 1985, quando Roberto Magalhães (UNIÃO BRASIL) era governador de Pernambuco pelo Partido Democrático Social – PDS. 

Passagem pela ALEPE

Rufino Filho e Sebastião Rufino

Sua carreira na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE) iniciou em 1995, quando foi eleito deputado estadual pelo PFL, com 18.611 votos, em 1994. Durante seu primeiro mandato, ocupou o cargo de Primeiro Secretário da Assembleia Legislativa no biênio 1997-1998, com o apoio do então governador Miguel Arraes de Alencar. Foi reeleito em 1998 pelo PFL com 31.045 votos, e novamente em 2002, pelo mesmo partido, com 35.816 votos, período em que presidiu a Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação de 2003 a 2006, consolidando sua posição política.

Tentando um quarto mandato em 2006 (PFL), Rufino ficou na primeira suplência da coligação União Por Pernambuco, com 35.857 votos. Em 04 de abril de 2007, assumiu temporariamente o mandato devido à licença médica do deputado João Negromonte (PMDB), e em 05 de julho de 2007, assumiu definitivamente após Romário Dias (PFL/DEM), se tornar conselheiro no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE).

Após os quatros mandatos, continuou a destacar-se na Assembleia Legislativa, sendo eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico em julho de 2007, e em 2009, foi eleito Segundo Secretário da ALEPE para o biênio 2009-2010. Já em 2010, ao tentar seu 5º mandato pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), ficou novamente na suplência, mas retornou brevemente à Assembleia Legislativa no início de 2011 após a convocação de Laura Gomes para a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, no governo de Eduardo Campos (PSB).

Nesta sua passagem na Casa Joaquim Nabuco, serviu como vice-líder da bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi integrante titular da Comissão de Administração Pública; da Comissão de Meio Ambiente; suplente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação; e da Comissão de Ética Parlamentar.

Contribuições significativas

 

João da Costa (PT), ex-deputado estadual e ex-prefeito do Recife

Assumiu a Secretaria de Habitação da Prefeitura do Recife, na gestão de João da Costa (PT), em 05 de agosto de 2011, onde permaneceu até abril de 2012, quando decidiu disputar o pleito para a Prefeitura de Bom Jardim, novamente pelo PSB. Essa foi à última disputa eleitoral do Coronel , que em 2014, encerrou sua carreira política como candidato. A partir deste período atuou apoiando outras figuras políticas na região e no estado. Em 2020, Sebastião declarou apoio a atual prefeito do Bom Jardim, João Neto, o popular Janjão (UNIÃO BRASIL). 

Em 2014 foi empossado o novo dirigente da Escola do Legislativo (Elepe) do Parlamento Estadual. Na época, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Guilherme Uchoa (Partido Democrático Trabalhista – PDT) (In Memória), declarou:

Rufino tem uma vasta experiência administrativa, acumulada nas diversas funções que exerceu. Sempre atuou com dignidade e competência e pode contribuir ainda mais com o Legislativo”.

Justiça Social


Mariza Barbosa e Cel Rufino

Apoiadora política de Sebastião Rufino, de 1989 a 2020, a professora Josefa Mariza Barbosa destaca também a luta do ex-deputado por justiça social. “Um político consciente do seu compromisso moral, sempre lutou por uma sociedade mais solidária, por uma economia mais justa e justiça social para todos, sempre preocupado com as pessoas em vulnerabilidade e risco social”.

Alianças importantes no Agreste Pernambucano

No Agreste Setentrional de Pernambuco, Sebastião Rufino construiu diversas alianças políticas com prefeitos, vereadores e lideranças dos municípios que compõem essa região.


Em Passira, Agreste pernambucano, o ex-prefeito da cidade, Miguel Freitas declara que antes de assumir o cargo de gestor daquela localidade, já tinha trabalhado em Bom Jardim no mandato do Coronel Rufino e sua atuação a frente do município fez admirar o político. “Exerci o cargo de Procurador Jurídico do Bom Jardim quando o Coronel Rufino era o prefeito naquele município nos anos de 1990 a 1992. Posso afirmar que a sua atuação como gestor público, demonstrou comprovadamente lealdade e honradez”, afirmou Miguel.

Miguel Freitas

E continuou. “Promoveu uma grande reestruturação administrativa e deu grande visibilidade a cidade em todo o estado de Pernambuco. Não cheguei a dá apoio político ao Coronel Rufino. Entretanto, votei nele pessoalmente por mais de uma vez. Nossa aproximação se deu por motivos profissionais”, destacou o ex-gestor de Passira.

O ex-vereador e ex-vice-prefeito de Orobó, município filho de Bom Jardim, Jorge Marinho, ressaltou a importância de Sebastião Rufino para a cidade e região. “Conheci o Coronel Rufino quando ele era prefeito do Bom Jardim quando já demonstrava sua imensa capacidade de administrar, e exemplo para outras prefeituras vizinhas como Orobó. Logo em seguida consolidou o nome na região e saiu candidato a deputado estadual tendo meu apoio, de um vereador e de um pequeno grupo de lideranças”, lembrou Jorge.

Jorge Marinho

Durante sua passagem pela Alepe, o ex-deputado trouxe bastantes contribuições para a cidade de Orobó, e para municípios circunvizinhos, como lembra Jorge Marinho. “Foi um defensor de Orobó na Assembleia solicitando ao governo estadual melhoria no abastecimento de água, na construção do colégio Rita Maria, e ajudando as famílias carentes com a implantação do Programa Leite de Pernambuco”, lembrou.

Segundo Dr. Jorge, o Coronel trouxe também fortes contribuições significativas nas áreas do esporte, cultura e saúde. “E fez mais a exemplo de construção do campo de futebol, incentivando o esporte na região; e apoiou os eventos culturais e religiosos. Na saúde, conseguiu nomear uma oroboboense para a II Gerência Regional de Saúde (GERES), a doutora Terezinha Marinho, onde fez uma reforma estrutural e administrativa, melhorando o gerenciamento de 31 municípios que compõem a II GERES”, pontuou o ex-vereador.

Zé Higino 

O vereador de Limoeiro, Zé Higino (MDB), filho do deputado estadual Artur Correia de Oliveira (In Memória), amigo do Coronel Rufino, contou que apoiou o ex-parlamentar em 1998, junto com o grupo político ligado ao seu pai. E que Rufino honrou com os compromissos. “Ele foi um deputado que apoiou o grupo, fortalecendo nas indicações da cidade, e marcou presença em Limoeiro. Na sua trajetória política, o Coronel fortaleceu sua imagem na região, trazendo para o município o Programa Leite de Pernambuco, que beneficiou muitas famílias em vulnerabilidade social. E, convivendo, criamos um laço de amizade e respeito”, frisou o filho de Artur Correia.

Maria Sebastiana

A ex-prefeita de João Alfredo, município filho de Bom Jardim, Maria Sebastiana, ressaltou que tem uma grande admiração por Rufino e acredita que a nova geração deve segui-lo. “Foi um grande político, tenho por ele uma grande admiração e carinho. Votei nele para deputado estadual. Marcou uma linha de história na região, um exemplo de pessoa. Que essa nova geração o tenha como exemplo de administrador público”, ressaltou a ex-gestora.

O atual prefeito de João Alfredo, José Antônio Martins da Silva, conhecido por Zé Martins (PSB), também teve forte ligação com o Coronel Rufino. Quando vereador e presidente da Câmara Municipal, Antônio Martins apoiou Rufino para deputado.

Zé Martins

No município de Machados, Agreste de Pernambuco, município filho de Bom Jardim, o Coronel Rufino teve forte atuação na política. O ex-gestor bonjardinense conseguiu ter reconhecimento na região e da população machadense em 1994, quando disputou pela primeira vez uma vaga para deputado estadual. Em 1998, teve o apoio da Família Plácido e em 2002, teve uma votação expressiva apoiada pelo vereador mais votado no município na época, José Francisco, mais conhecido como Biró e da liderança Carminha Figueiredo.

Em Casinhas, Agreste, município neto de Bom Jardim, a ex-prefeita Rosineide Barbosa, juntamente com o ex-vereador Antônio Araújo também votaram em Sebastião Rufino para deputado. Em 2006 Rufino teve uma votação expressiva na cidade de Casinhas.

Rosineide Barbosa

Em Salgadinho, município neto do Bom Jardim, o Coronel Rufino teve forte atuação e apoio político, enquanto deputado, com votação expressiva, principalmente em 2002 por Luís Belo e novamente em 2006, no primeiro mandato de Luís como prefeito. “Meu amigo Coronel Rufino, um homem de espírito público e íntegro, comprometido com Pernambuco e com as causas públicas. Sempre atencioso com os amigos e aliados. Votei nele duas vezes antes de ser prefeito e quando assumi a gestão municipal”, declarou o ex-gestor.

Luís Belo

Referência para a Vice-Governadora

Vice-governadora, Priscila Krause

Para a atual vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (Cidadania), trineta de Bom Jardim, o Coronel Rufino é uma referência política na sua vida. “O Coronel Rufino é uma das minhas referências políticas mais importantes. Mais nova, já tinha convivência com Rufino, que foi chefe da Casa Militar enquanto meu pai, Gustavo Krause (UNIÃO BRASIL), foi governador de Pernambuco, de 1986 a 1987 pelo PFL. Ele tinha uma relação de muita confiança com nossa família. Rufino era amigo da minha mãe, presenciei muitas reuniões dele com a família. O Coronel é um administrador público nato”, conclui a vice-governadora.

Ministro André de Paula

 

Foto: Renato Moreira

O atual Ministro da Pesca e Aquicultura do Brasil, Vice-presidente Nacional e Presidente Regional Pernambucano do Partido Social Democrático (PSD), André de Paula, teve forte ligação com o Coronel Rufino quando eram deputados estaduais em 1994. Nos anos de 1998, 2002 e 2006 fizeram uma dobradinha trazendo alguns benefícios para a região. Em 2014, Rufino não foi candidato, mas apoiou André (PSD).


Foto: Renato Moreira

Em 1998 e 2002 os dois tiveram uma votação expressiva no Agreste Setentrional Pernambucano, sendo majoritários na cidade de Bom Jardim. Em 1998, André de Paula foi o deputado federal mais votado na história do município. 

Foto: Renato Moreira

Segundo o Ministro, Sebastião Rufino faz parte da sua trajetória política. “Um amigo dileto que fiz na vida pública e pessoal. Se eu tivesse que eleger algumas pessoas para poder contar a minha história na vida pública e na política, seguramente o Coronel Rufino seria uma figura central”, frisou.  

Foto: Alessandra Cavalcanti

E continuou. “Ele foi meu parceiro por diversas vezes, em diversas eleições, desde quando militávamos no mesmo partido. Temos uma relação que se estende à nossa família, de carinho, de consideração, de parceria política e pessoal. Portanto, Rufino é uma pessoa muito especial para mim. Rufino é um amigo do coração”, destacou André.

Família

Filhos: Bruno, Fabinho, Mariana e Rufininho. 
Rufino e esposa Fátima

O secretário de Cultura, Esportes e Turismo do Bom Jardim, ex-vereador do município e Arbitro de Futebol, Sebastião Rufino Ribeiro Filho, mais conhecido como Rufininho, filho do Coronel Rufino, relembra os feitos realizados pelo seu pai na cidade. “Naquela época como prefeito do Bom Jardim, meu pai deixou algumas marcas que ainda hoje são reconhecidas pela população. Ele foi pioneiro a trazer o transporte escolar para a região e conseguiu mais segurança para a cidade. Tinha um sonho de colocar toda eletrificação do município e como prefeito, deu o “ponta pé” inicial nisto. Meu pai procurou fazer pelos agricultores, colocando um caminhão a disposição dos feirantes para buscar suas mercadorias nos sítios e levar para a cidade e no pós-feira.  Destaco ainda apoio que deu às festas culturais e religiosas”, ressaltou Rufino Filho.


Rufino e esposa Fátima

Emocionado, Rufininho fala do Coronel como pai e o convívio em casa. “Meu pai sempre foi aquele paizão protetor, orientador, conselheiro, com bons exemplos. Eu e meus irmãos nos espelhamos muito nele. Mesmo com sua vida diária corrida, sempre buscou ter o tempo com a família. Quando tinha oportunidade, viajávamos juntos, fazíamos reuniões em casa. Nossa família tem muito orgulho o pai, do amigo, do esposo, do filho e do irmão que ele é”, disse, orgulhoso, Rufino Filho.


Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário