terça-feira, 14 de maio de 2024

Uso da tecnologia e cuidados em saúde são debatidos no HC durante a 85ª Semana Brasileira de Enfermagem

Enfermagem digital, telenfermagem e parcerias com startups foram debatidas na manhã desta terça-feira (14)


A reflexão e o debate sobre o uso da tecnologia na prática da enfermagem marcaram a 85ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), na manhã desta terça-feira (14), no anfiteatro 1.  O evento discutiu o tema “Enfermagem Digital: Conectando Tecnologia e Cuidados em Saúde” com profissionais, residentes e estudantes da área. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
 
“Somos de uma profissão focada no cuidado e na atenção e que se reinventa ao longo do tempo, por isso escolhemos esse tema. Vamos utilizar os potenciais da tecnologia como ferramentas para melhorar e ampliar o cuidado porque a tecnologia nunca vai substituir o toque terapêutico, as palavras, o carinho e a presença de um enfermeiro”, explicou o chefe da Divisão de Gestão de Enfermagem do HC, Francisco Amorim, no dispositivo de abertura do evento.
 
Primeiro enfermeiro a assumir a superintendência do HC, Wagner Cordeiro destacou a importância e o caráter amplo da profissão. “A enfermagem não trabalha por amor, mas com amor. E por ser uma profissão tão completa e focada no cuidado podemos ser os doutores de qualquer área e nos preparar para os desafios”, disse.
 
Participaram também do dispositivo de abertura o gerente de Atenção à Saúde do HC, Glauber Leitão; a diretora do Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (Seepe), Carmela Alencar; e a professora da UFPE Estela Maria Leite, representando a Coordenação do Curso de Enfermagem.    
 
Palestras

A primeira palestra: “Indicadores de Enfermagem: Ambulatório & Internação – Atuação do profissional de enfermagem no HC-UFPE/Ebserh”, ministrada por Taciana Santos (chefe da Unidade de Ambulatórios) e por Priscila Burégio (chefe da Unidade de Apoio à Gestão de Enfermagem). As profissionais destacaram a importância do Portal de Dados, ferramenta que pode ser acessada pela área de trabalho dos computadores no HC e que é alimentada pelas equipes.
 
Logo na sequência, foi a vez de a enfermeira da Unidade de Gestão e Processamento da Informação Assistencial (UGPIA), Rita de Cássia Almeida Sales, falar sobre “Inovação e transformação na área da saúde: Estratégia de Enfermagem Digital”. A profissional ressaltou a transformação digital em curso no HC como uma oportunidade de crescimento para todos. “As ferramentas tecnológicas nos permitem evoluir no cuidado e na assistência ao paciente”, afirmou, ao lembrar uma série de projetos, como o de monitoramento de feridas, a navegação de pacientes, o registro eletrônico em saúde, entre tantos outros.   
 
As palestras prosseguiram com “Consulta Pré-Operatória de Enfermagem – Inovação para otimizar a jornada do paciente cirúrgico”, com Daniela Vieira de Menezes (enfermeira do Ambulatório Pré-Operatório de Enfermagem) e com Taciana Leão Pontes (enfermeira da Unidade de Sistemas de Informação e Inteligência de Dados).
 
E por fim, a palestra “Participação das Startups para construção de um ecossistema digital para a saúde”, foi ministrada por Analú Pedrosa de Souza Quirino (responsável técnica e supervisora de Enfermagem do Serviço de Nefrologia e Hemodiálise), por Lucicláudia Menacho da Silva (coordenadora da Compele e enfermeira da Unidade de Vigilância em Saúde) e por Virgínia Menezes Coutinho (enfermeira da Unidade de Vigilância em Saúde).
 
Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário