segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Prefeitura abre 1.050 novas vagas do Recife no Mundo nesta segunda-feira (5)

Estudantes e professores da rede municipal de ensino podem se inscrever em cursos de línguas até o dia 20 de agosto, exclusivamente pela internet, por meio do Conecta Recife e do site da Secretaria de Educação. Etapa final contempla 100 alunos e 10 professores selecionados para intercâmbio em países de língua inglesa



O segundo semestre de 2024 começa com oportunidades para estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino do Recife. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, abre, nesta segunda-feira (5), o prazo para inscrição da nova edição do Recife no Mundo, programa que oferta curso de língua inglesa articulado com intercâmbio na modalidade summer camp. São ofertadas 1.050 vagas, sendo 1.000 para estudantes e 50 para professores. Desse total, serão selecionados para o intercâmbio 100 alunos e 10 docentes. As inscrições seguem até o dia 20 de agosto, exclusivamente pela internet, através do site educ.rec.br/recifenomundo e do Conecta Recife. 


Podem participar do Recife no Mundo estudantes matriculados no 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais e professores com licenciatura em Letras. O Recife no Mundo tem como foco capacitar, de forma complementar, os alunos da Rede Municipal de Ensino no aprendizado da língua inglesa, por meio de aulas presenciais no contraturno das aulas regulares. Para os docentes, o programa prevê a formação para educadores visando o aperfeiçoamento da língua inglesa, por meio de aulas presenciais e online síncronas, ministradas em dois polos de capacitação, contemplando as zonas Norte e Sul da cidade.


Lançado em agosto de 2023, o programa Recife no Mundo oferta, de forma gratuita, curso e formação em língua inglesa e a experiência de um intercâmbio internacional. A iniciativa também proporciona o aperfeiçoamento e a habilidade comunicativa dos participantes no idioma estrangeiro, promovendo a inserção em outras culturas e possibilitando outras oportunidades através da comunicação. O Recife no Mundo incentiva ainda a aprendizagem de uma outra língua e contribui, não apenas para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes e professores da rede, mas também cultural e social. 


“A gente fica muito feliz pela oportunidade de lançar os novos editais do Recife no Mundo. Sem dúvidas, é uma experiência enriquecedora para os estudantes e professores da nossa rede. A primeira edição foi um sucesso. Acabamos de recepcionar, inclusive, os grupos que estavam no Canadá, Estados Unidos e Inglaterra. E a gente fica feliz também pelo feedback que recebemos, não apenas dos que viajaram, mas das famílias também”, diz Renata Serpa, gerente do programa. “O Recife no Mundo é uma oportunidade de aprendizagem e aperfeiçoamento do inglês e na vivência de outras culturas, sem contar o impacto que este intercâmbio vai causar no desenvolvimento pessoal e profissional de todos eles”, completa.


SUCESSO NA PRIMEIRA EDIÇÃO - A primeira edição do Recife no Mundo (2023/2024) foi um sucesso. Após concluírem o curso e as formações em língua inglesa, estudantes e professores foram selecionados para o intercâmbio internacional, tendo como destino países como Canadá, Inglaterra e Estados Unidos. Os embarques ocorreram em julho deste ano. Foram contemplados 105 estudantes e 10 professores.


Os estudantes embarcaram para o Canadá (40); Estados Unidos (35); e Inglaterra (30). Já os professores seguiram rumo aos Estados Unidos. O intercâmbio é realizado no formato summer camp, utilizando as férias de julho para aprimoramento do idioma. 


Todo o curso, a formação e o intercâmbio são totalmente custeados pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação. O Recife no Mundo oferta também passaporte e visto kit viagem; estadia em dormitório em universidade; curso de inglês no exterior; e seguro saúde.


Fotos: Marlon Diego/Prefeitura do Recife

Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário