Mais antigo jornal em circulação da América Latina, o Diario de Pernambuco tem um acervo jornalístico riquíssimo para a história. E agora, este acervo foi reconhecido como patrimônio cultural material do Brasil. O projeto de lei, de autoria do deputado Eduardo da Fonte, recebeu relatório favorável da senadora Teresa Leitão na Comissão do Senado, e foi aprovado nesta terça, 15.
O relatório da senadora Teresa Leitão destaca o mérito da proposta. “Reconhecemos a importância ímpar do projeto. O Diário de Pernambuco é o jornal mais antigo em circulação no hemisfério sul e o mais antigo do mundo em língua portuguesa. Fundado em 1825, ao longo dos seus quase dois séculos de existência o jornal registrou importantes fatos políticos, sociais e culturais do Brasil, sendo uma verdadeira fonte de informação e conhecimento sobre a história da nação”.
Em defesa do projeto, a relatora afirmou que “lembrar que a construção do nosso futuro está diretamente ligada ao conhecimento que temos do passado”. Por fim, Teresa Leitão falou aos senadores da importância do jornal para o povo pernambucano, seu prédio histórico localizado no centro do Recife, e convidou a todos para, ao visitarem o Recife, conhecerem a Pracinha do Diário – assim batizada não por força da lei, mas pelo carinho do povo, tamanha referência do jornal no estado.
Na Câmara dos Deputados o projeto foi aprovado nas Comissões de Cultura e de Constituição e Justiça e de Cidadania. No Senado Federal, o PL nº 1.205/2023 não recebeu emendas e passou por análise exclusiva e terminativa da Comissão de Educação e Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário