quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Projeto Nas Ondas do Saber realizará mais uma oportunidade de aprendizado para o Enem 2024

Os estudantes vão ter aulas das disciplinas de biologia e estratégias e técnicas de resoluções de questões

Na próxima sexta-feira (18), os estudantes de Fernando de Noronha vão participar de mais uma edição do projeto nas Ondas do Saber, iniciativa que tem como objetivo preparar os alunos da Erem Arquipélago para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na ocasião, acontece o 8º Aulão e Formação Específica, penúltimo encontro, que abordará o conteúdo das disciplinas de biologia, com o professor Alan Barros, e estratégias e técnicas de resoluções de questões,  com o professor Italo Almeida. 

O Nas Ondas do Saber é uma iniciativa da Superintendência de Educação do arquipélago. O projeto é distribuído em módulos, totalizando dez aulões, com encerramento previsto para o dia 25 de outubro. As aulas acontecem através de uma parceria com as escolas particulares do Recife, Saber Viver e Núcleo, no auditório da escola.

A ação é um sucesso, segundo a gestora de Projetos de Educação, Andréa Vasconcelos. “Essa parceria vem funcionando muito bem. Recebemos vários professores este ano e estamos seguindo para a reta final”, disse.

Os alunos do ensino médio da Erem, ao longo de 2024, estão recebendo reforço em dez disciplinas, entre elas, português, redação, geografia, história, matemática, biologia, química e física, bem como o Projeto de Vida e Sociologia/Atualidades. Os aulões acontecem no horário das cadeiras regulares, no auditório da escola, com carga horária de oito horas por disciplina.

Além dos aulões, o projeto abriu outras duas frentes de capacitação. Uma para os professores da Erem Arquipélago,  que também participam de aulas específicas de suas disciplinas, através da formação continuada do corpo docente da ilha, a partir da troca de experiências entre os profissionais de educação do distrito e da capital.

O Nas Ondas do Saber busca englobar todos os atores envolvidos no ensino na ilha. O professor de biologia, Alan Barros, explica que o público atendido na iniciativa foi ampliado, com a inclusão dos educadores e de novos alunos. “O projeto, além de dar as aulas para os estudantes do ensino médio regular,  estende o conhecimento também para os professores, que participam de capacitações das disciplinas que ministram, com os mesmos professores do continente”, afirma. 

A outra novidade desta parceria foi a inclusão dos alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), turma composta por 27 estudantes formada por jovens, adultos e idosos, que retomaram os estudos para obter o diploma da educação básica e recebem reforço para participarem do Enem.

Segundo a coordenadora pedagógica do fundamental ll e ensino médio da Erem Arquipélago, Hosana Pereira, os alunos afirmam que o projeto está contribuindo muito com a preparação para o Enem e que a experiência está sendo maravilhosa. “O Nas Ondas do Saber é um privilégio para os alunos, porque, no continente, eles querem fazer, querem ter essa oportunidade, mas têm que pagar, e aqui eles recebem esses aulões gratuitamente, com os melhores professores. É importantíssimo para nossa escola participar desse projeto, tendo professores com uma bagagem enorme na preparação para o vestibular'', ressaltou.


Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário