terça-feira, 5 de novembro de 2024

Programa Ganhe o Mundo 2024 divulga resultado final

São 918 estudantes aprovados para intercâmbios no Canadá, Estados Unidos e Chile

A lista final com os nomes dos candidatos aprovados pelo Programa Ganhe o Mundo (PGM) já está disponível no site www.avalia.org.br. Ao todo, 918 estudantes da Rede Estadual foram selecionados para intercâmbios no Canadá, Estados Unidos e Chile. Além da homologação do resultado definitivo, também é possível conferir a classificação dos candidatos aprovados. 

Na primeira chamada de embarque, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), contemplou 900 estudantes com 400 bolsas de estudos para o Canadá, 300 para os Estados Unidos e 200 para o Chile. Já na segunda chamada, 18 candidatos foram contemplados com vagas adicionais, sendo 10 para o Canadá, três para os Estados Unidos e cinco para o Chile.

Os candidatos que obtiveram o resultado “classificado e convocado para o embarque” serão convocados pela SEE através de e-mail e mensagens via WhatsApp para realização dos procedimentos de preenchimento da vaga. Caso algum convocado não esteja apto ou desista do embarque, a pasta poderá entrar em contato com os candidatos que obtiveram o resultado “cadastro de reserva”, observando a ordem de classificação da listagem. O cadastro de reserva será válido apenas para esta edição do programa. 

O Programa Ganhe o Mundo foi retomado neste ano pelo Governo de Pernambuco. Pela primeira vez, os 184 municípios do estado e o distrito de Fernando de Noronha terão pelo menos um estudante convocado. O PGM proporciona aos estudantes uma experiência enriquecedora no exterior, promovendo o desenvolvimento acadêmico e cultural dos participantes. Os selecionados vão cursar o correspondente a um semestre letivo (média de 18 semanas, de acordo com o país de destino), em escola de nível médio de um dos países, com data de embarque prevista para até março de 2025. Cada estudante receberá, do Governo do Estado, bolsas de manutenção durante a estadia fora do país.



Publicidade


Pernambuco tem 1.886 casos de crimes de trânsito em 2024, aponta levantamento inédito

O estado apresentou alta de 16,23% no índice de novas ações entre 2022 e 2023

O Brasil tem 480 novas ações por dia em razão de crimes de trânsito, segundo levantamento inédito realizado entre janeiro e agosto de 2024. Foram contabilizadas 116.597  ações durante o período, conforme dados obtidos no banco estatístico disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Com o crescimento dos casos de crimes de trânsito, foram 489 novos processos judiciais por dia e 178.512 ações iniciadas ao longo de 2023.

O Pernambuco teve 1.886 novos casos registrados entre janeiro e agosto de 2024, conforme dados disponibilizados pela base do CNJ. O estado apresentou alta de 16,23% observada entre 2022 e 2023.

Nos demais estados, o Rio Grande do Sul apresenta o maior número, com 21.345 novos casos registrados entre janeiro e agosto de 2024, conforme dados disponibilizados pela base do CNJ. Na sequência, vêm os estados de Minas Gerais, com total de 17.204, e Paraná, com 7.352 novas ações.

Acre, Amapá e Sergipe ostentam os menores índices, registrando 457, 558 e 561 novos processos ajuizados durante o mesmo período, respectivamente.

Para João Valença, criminalista do VLV Advogados, chama a atenção a variação do volume de casos nos estados e no Distrito Federal. “A negligência nas pequenas ações do dia a dia ao volante pode gerar consequências severas, tanto na esfera penal quanto na vida das vítimas e familiares envolvidos", alerta.

Crimes de trânsito mais comuns

O advogado João Valença aponta que os crimes de trânsito que frequentemente resultam em processos judiciais consistem no homicídio culposo na direção de veículo automotor; lesão corporal culposa na direção de veículo automotor; omissão de socorro; fuga do local de acidente; conduzir veículo automotor sob influência de álcool ou substância psicoativa; racha; e dirigir sem permissão ou habilitação. A modalidade culposa consiste nos casos que os crimes não foram cometidos de forma proposital.

 “As penas variam entre multas e suspensão ou cassação da habilitação, detenção, e pena de reclusão de até 10 anos nos casos que resultem em morte, lesão corporal por racha, ou em caso de fuga do local, omissão de socorro, e condução do veículo sem portar habilitação”, explica o especialista.

Para Valença, "a pena de prisão é uma medida extrema aplicada em casos que envolvem maior potencial ofensivo, especialmente quando a conduta do motorista demonstra total desrespeito à vida alheia. O cumprimento das penalidades é essencial para que o infrator entenda a gravidade de suas ações e para que a justiça seja feita”, observa.

Prevenção

Os especialistas apontam as condutas preventivas como a melhor saída para evitar o envolvimento em crimes de trânsito. Carlos Coruja, criminalista do Carlos Coruja Advocacia e Consultoria Jurídica, lembra da importância de os motoristas respeitarem rigorosamente as normas do Código de Trânsito Brasileiro.

Além disso, orienta os condutores a jamais dirigir sob o efeito de álcool ou drogas, sempre prestar socorro às vítimas, em caso de acidentes, e manter os documentos pessoais e do veículo em dia. A prevenção é a melhor forma de garantir segurança no trânsito, tanto para o condutor quanto para terceiros.

Outro ponto é a importância da Lei Seca como prática preventiva de acidentes e crimes de trânsito. “Ao proibir a condução sob o efeito de álcool e drogas, desde sua implementação, os índices de acidentes envolvendo motoristas alcoolizados têm reduzido consideravelmente”, destaca Coruja.

Como agir

Caso não seja possível evitar um crime de trânsito, a advogada criminalista Bruna Brossa, do Brossa & Nogueira Advogadas, orienta sobre as condutas que devem ser tomadas. Para as vítimas, como primeira ação, o ideal é “Discar 190 e solicitar apoio no acionar as autoridades competentes, o que inclui a Polícia Militar ou o órgão de trânsito local para registrar a ocorrência, e o SAMU ou Corpo de Bombeiros para prestar socorro médico, se houver vítimas feridas. Lembre-se de não tocar nas vítimas que se encontrem feridas, os socorristas possuem o conhecimento necessário para manejar esse tipo de situação”.

Por fim, é fundamental que a pessoa acusada por crime de trânsito saiba como se defender. “De imediato, orienta-se que seja constituído advogado para realizar acompanhamento em sede de Delegacia de Polícia. É muito comúm que os sentimentos estejam muito aflorados e a situação conturbada, de modo que o profiussional do direito será capaz de auxiliar com as informações que devem ser prestadas e a condução do caso, que pode virar ou não, uma ação penal”, conclui a advogada.



Publicidade


TDS Company discute IA e transformação estratégica no REC'n'Play 2024

Programação gratuita conta com palestras e instalações




A TDS Company, consultoria de transformação estratégica localizada no Porto Digital, participa do REC'n'Play 2024 – o maior festival de tecnologia, inovação e cultura a céu aberto do Brasil, no Recife. Com uma programação especial que combina palestras e experiências interativas, a TDS vai explorar o papel da inteligência artificial e da inovação estratégica na construção de um futuro mais conectado e eficiente.

O REC'n'Play é um evento gratuito que conecta tecnologia, inovação, arte e cultura, com mais de 600 atividades ao longo de quatro dias. Para participar, é preciso se inscrever em recnplay.pe.

Confira a programação da TDS Company no festival:

Quarta-feira (6/11)
Livraria Jaqueira

13h | Irracionalidade + Inovação = Impacto
Silvio Meira, cientista-chefe da TDS, explora como a irracionalidade pode se tornar um diferencial estratégico para organizações. A discussão apresenta uma teoria inovadora que propõe que a combinação de irracionalidade com inovação pode gerar um impacto significativo nas empresas sem cair no risco de copiar estratégias já existentes.

14h15 | Colaboração entre pessoas e assistentes Inteligentes
André Neves, cientista-associado da TDS, apresenta como pessoas e IA podem se conectar para transformar os resultados no trabalho. Aqui será debatido como a integração de inteligências artificial, individual e social é essencial para o futuro dos negócios e da sociedade, proporcionando novas abordagens para desafios complexos e promovendo inovações significativas.

Quinta-feira (7/11)
CESAR.School

10h | Transformação estratégica nas organizações
Silvio Meira e Rui Belfort, CEO da TDS, recebem Cinthia Cavalcanti (Grupo Aço Cearense), Paulo Fernandes (Prefeitura de Fundão, Portugal) e Rafael Passarelli (Baterias Moura) para discutir o papel da transformação estratégica em instituições públicas e privadas com insights práticos para empresas que buscam adaptação.

11h20 | 100 Dias para o Futuro
Em uma mesa redonda dedicada à construção de uma agenda de inovação para 2025, empresas que participam do programa 100 dias para o futuro apresentam as provas de conceito desenvolvidas ao longo da jornada. Serão compartilhados desafios e oportunidades comuns, a partir da experiência estratégica de cada participante. Na ocasião, Silvio Meira, André Neves e Rui Belfort recebem Rosane Ricciardi (Amil), Guilherme Marinot (Deep ESG) e Gustavo Souza (Google Cloud)

"O REC'n'Play é uma oportunidade única para explorar novas ideias e debater transformação em tempo real. Aqui, colaboramos em rede, inspirados pelo dinâmico ecossistema do Porto Digital, demonstrando que a inovação vai muito além da tecnologia. Trata-se de experiências que criamos juntos são capazes de transformar o mundo", diz Silvio Meira.

Silvio, que também é um dos fundadores do Porto Digital e referência nacional em tecnologia e inovação, participa ainda de diversos encontros no REC'n'Play. Na palestra "Diálogos para o Futuro", o cientista-chefe da TDS vai conduzir uma entrevista com o economista Marcos Lisboa, sócio-diretor da Gibraltar Consulting, na quarta-feira (6), às 10h15 na Arena de Negócios Adepe, no Cais do Sertão.

Ao lado de Rosário Pompéia (LeFil Company), Meira também irá entrevistar Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, discutindo os desafios e as oportunidades de liderar em um mundo cada vez mais figital. O encontro está marcado para as 16h da quarta-feira, no Cais do Sertão - Auditório É do Povo.

Na sexta-feira (8), é a vez de Silvio discutir “O futuro do marketing do futuro” na Arena de Negócios Adepe, no Cais do Sertão, com Bernardo Leão (Magazine Luiza), Alexandre Loures (FSB Holding), Daniele Crahim (TikTok Brasil) e Rosário Pompéia.

ARENA IA

A edição 2024 do REC’n’Play terá a estreia da Arena IA, um espaço inovador dedicado à popularização e desmistificação de IA para o grande público. Nesse ambiente, a TDS e a sua plataforma strateegia apresentam duas instalações interativas:Futuros Inteligentes: uma experiência onde o público poderá projetar cenários futuros com o auxílio de assistentes inteligentes da plataforma de colaboração estratégica strateegia.


Avatar Gonçalves dIAs: Neste projeto da Enjoy Academy desenvolvido pela TDS em homenagem aos 200 anos de Gonçalves Dias, o público poderá conversar em tempo real com o avatar do poeta, explorando sua vida e obra com o apoio da IA.

A Arena IA abre suas portas para visitação de 6 a 9 de novembro, das 10h às 19h, na ETE Porto Digital.

Sobre a TDS Company

A TDS Company é um negócio de transformação estratégica localizada no Porto Digital, Recife, que utiliza teoria, metodologia e plataforma próprias para impulsionar inovações significativas em organizações que desejam liderar o espaço competitivo figital.

Publicidade


CPM abre inscrições para cursos técnicos gratuitos

São ofertadas 263 vagas em 34 cursos técnicos para o período letivo 2025.1



Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de novos estudantes no curso técnico do Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Os interessados em concorrer a uma das 263 vagas disponíveis devem se inscrever gratuitamente através do site www.conservatorio.pe.gov.br até o dia dia 09 de novembro. A seleção será por meio de provas teórica e prática que serão realizadas no dia 12 de dezembro. Os resultados serão divulgados no dia 13 dezembro.


Os cursos técnicos do CPM são profissionalizantes de nível médio, destinados a pessoas que estão devidamente matriculadas ou já concluíram o ensino médio. Para ingressar nos cursos, o candidato precisa possuir um mínimo de conhecimento musical teórico e prático. Dessa forma, só devem concorrer às vagas estudantes com conhecimento intermediário em música que desejam aprimorar suas habilidades técnicas e artísticas.


Os cursos contemplam as áreas de Canto, Composição e Arranjo, Instrumento Musical e Regência. Para garantir uma das vagas, cada candidato será submetido a uma prova teórica, que avalia conhecimentos em Teoria Musical, Percepção Musical e Solfejo de escalas e melodias. Em seguida, será aplicado um teste prático de instrumento, canto ou regência.  


Todas as etapas da seleção serão realizadas nas dependências do CPM, localizado na Av. João de Barros, 594, em Santo Amaro, Zona Norte do Recife. O edital com todos os detalhes do processo seletivo pode ser acessado AQUI.

Fotos em anexo: SEE

Publicidade


Importância, recomendações e obrigatoriedade da Licença do Bombeiro para empresas e condomínios

A GT Fire explica as novas exigências para a obtenção do AVCB e como o dimensionamento correto de equipamentos de prevenção pode salvar vidas.

Todo empreendimento comercial, seja uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, ou mesmo um condomínio residencial, precisa garantir a segurança de seus colaboradores, moradores e visitantes, principalmente no que diz respeito à prevenção e combate a incêndios. E um dos documentos fundamentais para essa garantia é o Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

AVCB é um documento que comprova que as condições de segurança contra incêndios de um imóvel estão em conformidade com as exigências do Corpo de Bombeiros, assegurando que o local esteja devidamente preparado para prevenir e combater incêndios. Embora toda empresa e condomínio necessite de um AVCB, as exigências para a sua emissão variam de acordo com o tamanho da área construída, a capacidade de público e o nível de risco das atividades desenvolvidas.

De acordo com a GT Fire, consultoria especializada na área de segurança contra incêndios, empresas e condomínios maiores ou com maior risco de incêndio devem seguir regras mais rigorosas, com a necessidade de um projeto prévio de segurança contra incêndios, elaborado por um engenheiro especializado, que indique a quantidade, o tipo e a distribuição dos equipamentos necessários, como extintores, sprinklers e sinalização de saídas de emergência.

"A obrigatoriedade do AVCB é clara para todos os empreendimentos, mas o que realmente diferencia o processo de emissão é o porte do imóvel ou a capacidade de público. Imóveis com mais de 750 m² de área construída ou com capacidade superior a 150 pessoas, por exemplo, precisam de um projeto prévio detalhado, elaborado por profissionais qualificados", explica Thiago Barbachan, engenheiro de segurança e consultor da GT Fire.

Além disso, dependendo do nível de risco do serviço prestado, como hospitais, escolas, indústrias e locais de grande aglomeração, o Corpo de Bombeiros pode exigir uma série de medidas adicionais de segurança, como a instalação de sistemas de alarme, detecção e combate a incêndio mais complexos, a fim de minimizar danos e salvar vidas em caso de emergência.

Para garantir a segurança e evitar a interdição de um estabelecimento, é fundamental que os empreendedores e administradores de condomínios estejam atentos a essas exigências e contem com o auxílio de especialistas na área. A GT Fire oferece consultoria completa para a elaboração de projetos de segurança contra incêndios e assessoria na obtenção do AVCB, ajudando os clientes a atender todas as normas e obter a liberação sem contratempos.

Entrevista disponível:

Colocamos à disposição um de seus engenheiros de segurança para esclarecimentos adicionais e entrevista. Podemos falar do processo de obtenção do AVCB, os requisitos legais, a importância da segurança contra incêndios e as consequências para empresas e condomínios que não se adequam às exigências do Corpo de Bombeiros.

Alguns links de vídeos sobre o assunto:

https://www.instagram.com/p/DBPaEXPOz73/

https://www.instagram.com/p/C_gnqzZOsoY/

https://www.instagram.com/p/C_Oixv6xFBt/

Imagens em anexo: Junior Aguiar


Publicidade


segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Centro Administrativo de Siriji, em São Vicente Férrer abrange serviços para diversas localidades vizinhas

A unificação desses serviços tem atraído populares da macrorregião, de Natuba, Murupé e Vicência

O município de São Vicente Férrer, localizado no Agreste Setentrional de Pernambuco, avança nas ofertas de serviços para a população, principalmente no Distrito de Siriji, com a inauguração do Centro Administrativo de Siriji Severino Francisco de Brito (Biu de Brito) durante a gestão do prefeito Marcone Santos (PP).

Entre os serviços ofertados no local estão: a emissão de documentos como Carteira de Identidade e CPF. Há também atendimento jurídico, auxiliando os moradores em questões legais. Dentro do prédio há o setor do Cadastro Único (CadÚnico),  que permite que as pessoas em vulnerabilidade social sejam incluídas em programas sociais do governo como BOLSA FAMÍLIA.

O gestor municipal ressalta os benefícios oferecidos à população. “Os munícipes também encontrará o setor da regulação, que cuida da organização e fiscalização de serviços de saúde. A área de tributos atende demandas relacionadas a impostos municipais. Os vicentinos que residem no Distrito de Siriji encontrarão os serviços dos correios, oferecendo o recebimento de correspondências”, declarou o prefeito do município Marcone Santos.

“A unificação desses serviços em Sirijí tem atraído populares da macro região, de Natuba, Murupé e Vicência”, comentou Oziel, morador da região.


Publicidade


Mais de 120 artistas de João Alfredo serão contemplados com a Lei Aldir Blanc

Entre as categorias estão músicos, artesões, movimentos culturais como: maracatu, caboclinho, mestre de capoeira e da religião de Matriz Africana

Atenção artistas e fazedores de artes do município de João Alfredo, localizado no Agreste Pernambucano, começará nesta terça-feira (05) as inscrições para o Programa Nacional de Apoio à Cultura Aldir Blanc (PNAB). A iniciativa visa estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura mediante repasses da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma contínua. Com isso, será possível investir regularmente em projetos e programas, não só de modo emergencial como aconteceu em outros programas, como foi a Lei Aldir Blanc 1 e na Lei Paulo Gustavo.

Segundo Alex Lima, Diretor Municipal de Cultura de João Alfredo, as inscrições seguem até o próximo sábado, dia 09 de novembro, e será necessário o comprovante de residência de cada candidato no ato de inscrição. “Deixando bem claro, que cada artista de João Alfredo precisa apresentar o seu comprovante de residência, porque isso é uma Lei que cada município tem. E cada um comtempla o seu artista local”, afirmou Alex.

Escutas culturais

Escutas culturais

Antes do inicio das inscrições, a Diretoria de Cultura de João Alfredo realizou duas escutas culturais, para os lançamentos dos editais, com músicos, artesãs, representantes de movimentos culturais como: maracatu, caboclinho, mestre de capoeira e da religião de Matriz Africana, dentre outros. A segunda escuta aconteceu na última sexta-feira, dia 01 de novembro, reunindo aproximadamente 80 disseminadores de artes, na sede da Diretoria de Cultura.

Escutas culturais

Escutas culturais

Serão mais de 120 artistas joãoalfredenses contemplados com o PNAB, Alex Lima explica como será a divisória por categoria. “Cerca de 40 músicos, 50 artesões e vários projetos da cultura e de fazedores de artes serão contemplados com a Lei Aldir Blanc. Isso marca um grande momento para a cultura joãoalfredense na gestão do prefeito João Martins”, destacou o diretor de cultura.

Alex ressalta a importância de cada artista comprovar através de arquivos, que são verdadeiramente fazedores de cultura. “Por isso que pedimos uma comprovação mais recente, por exemplo, sou artesão e participei da Feira “Mostra Tua Arte, João Alfredo”, mostrem as fotos da sua participação no evento”, explicou.

Após as inscrições cada projeto e artista passam por uma comissão julgadora que pontuará cada iniciativa. O mês de dezembro é a previsão de pagamento para os fazedores de artes contemplados com a Lei Aldir Blanc.

As inscrições acontecem na sede da Diretoria de Cultura de João Alfredo, localizada na Av. Meira Vasconcelos, próxima à Assembleia de Deus e ao Banco do Brasil, das 8h às 16h. E seguem até o próximo sábado, 09 de novembro, no horário das 8h às 13h.


Publicidade


Começa no Recife a 6ª edição do Brasil Tennis Classic

Apresentado pelo Santander e valendo pontos para o ranking internacional, Torneio ITF M15 acontece durante esta semana no Lagoa Azul Tennis Clube, na Imbiribeira


Recife sedia, a partir de hoje (4 de novembro), a sexta edição do Brasil Tennis Classic, nas quadras de saibro do Lagoa Azul Tennis Clube. Com premiação de US$ 15 mil dólares e somando 15 pontos no ranking profissional mundial, a competição terá como principal favorito o brasileiro Pedro Sakamoto, 296º da ATP. Sakamoto tem 7 títulos na carreira, em torneios da Federação Internacional de Tênis (ITF), dois deles conquistados nesta temporada, em São Paulo e Belém.

Além de Sakamoto, o Brasil contará com mais cinco brasileiros na chave principal do torneio apresentado pelo Santander. Um deles é o pernambucano José Pereira, que iniciou o ranking da ATP, na semana passada, em 515º. Os demais são: Gilbert Klier, João Eduardo Schiessel, Igor Gimenez, Wilson Leite e Eduardo Ribeiro.

Destaque também para o chileno Matias Soto, segundo pré-classificado. Ele vem de título de duplas no ATP Challenger 100 de Curitiba, ao lado do santista Fernando Romboli.

O qualifying, com início marcado para hoje,  também reunirá um bom número de jogadores do País e distribuirá as últimas vagas na chave principal.

▪︎ Serviço:
Ano VI Brasil Tennis Classic
Lagoa Azul Tennis Clube
Rua Gonçalves de Magalhães, 699
Imbiribeira, Recife (PE)

Credenciamento: Para fazer a cobertura do evento, preencha o formulário de credenciamento no link abaixo:
https://forms.gle/jNWsBREPHyPxdNvq7

A etapa de Recife do Ano VI Brasil Tennis Classic é apresentada pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte  do Ministério do Esporte, e conta com o copatrocínio de Vivo, Azul - Transportadora Oficial, Stella Artois Pure Gold, Alupar, Taesa e INNI Bola Oficial.

A etapa conta também com o apoio de Lagoa Azul Tênis Clube e Federação Pernambucana de Tênis.

O evento integra o calendário mundial ITF World Tennis Tour - M15. A realização é do Instituto Sports.

Publicidade


Curso de animação abre inscrições para jovens da Mata Norte



O curso “DULAPIS LAB - Laboratório de Cinema de Animação”, que chega à sua segunda edição, está com inscrições abertas até o dia 6 de novembro para adolescentes, jovens e adultos de 19 municípios da Mata Norte de Pernambuco que sonham em ingressar no universo da animação audiovisual. Com o mercado de animação em expansão, o projeto visa capacitar novos talentos em uma área promissora, na qual une criatividade e inovação e geram oportunidades de empregabilidade e impulsionando o surgimento de novos negócios. A formação é gratuita. Para participar é necessário fazer inscrição no site Link ou no https://www.instagram.com/dulapis_ .

Release e fotos no link abaixo:

-------
Salatiel Cícero
(81) 9 9522.0061 (WhatsApp)
Publicidade


Direito à vida vs direito ao suicídio assistido


Antônio Cicero, filósofo e poeta, autor de livros e canções cantadas por sua irmã Marina Lima, Lulu Santos e Adriana Calcanhoto (“Fullgás”, “Pra Começar”, “O Último Romântico”), estava sofrendo de Alzheimer. Decidiu que não mais valia a pena prolongar uma vida que, para ele, já não estava sendo vivida com dignidade. Que se tornara “insuportável”. E que, por isso, chegara o momento para, ele mesmo, “decidir se minha vida vale a pena”. O tema do suicídio assistido tem sido tratado com maestria pelo cinema (“Ella e John”, “Como eu era antes de você” e “O Quarto ao Lado”, em cartaz). Neles se vê que a assistência ao suicídio pode ser um ato de amor, empatia e sensibilidade. Sobre o “Quarto ao Lado”, seu diretor Pedro Almodóvar afirma ter feito um filme sobre empatia. “O oposto a todas as mensagens de ódio que vemos nas redes continuamente”. 

Penso que todos deveriam ter o direito de decidir sobre o próprio destino. As religiões são o principal impeditivo porque conseguem inserir nos ordenamentos jurídicos os seus dogmas. Que, às vezes, são contraditórios entre si. Para quase todas as religiões, o Ser Superior confere o livre arbítrio aos humanos. Mas, paradoxalmente, esse livre arbítrio não é tão livre assim. Inspiradas pelos dogmas religiosos, as leis quase sempre proíbem que se use o livre arbítrio para tirar a própria vida. Exceções são Holanda, Bélgica, Suíça, Luxemburgo, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Colômbia e alguns estados dos EUA.

No Brasil, o direito à vida é protegido pelo art. 5º, caput, da Constituição que não o considera um direito absoluto, embora o trate como um direito indisponível. Atribui-lhe um peso abstrato maior e posição preferencial em relação aos demais direitos fundamentais. Por isso, o Código Penal tipifica o induzimento, a instigação ou o auxílio ao suicídio como crimes puníveis com pena de reclusão de 2 a 6 anos (art. 122). Mas nosso ordenamento admite exceções à proteção da vida. Na CF/88, o inciso XLVII, a, do art. 5º proibiu a pena de morte, porém a permitiu em casos de guerra declarada. Ocorre que o inciso III do art. 1º da CF/88 proclama a dignidade da pessoa humana como um dos fundamentos da República. Daí decorre o direito fundamental a fazermos nossas escolhas existenciais. Tanto que, no inciso VIII do art. 5º, a CF/88 garante a autonomia das pessoas para adotar as crenças religiosas, convicções filosóficas ou políticas que lhes aprouver. Ademais, a laicidade do estado (CF, art. 19, I) significa que os dogmas religiosos não devem ser impostos pela Constituição e pelas leis.

Daí pode-se construir uma interpretação que assegure a autonomia das pessoas para viver como escolham. E, igualmente, para morrer de acordo com as suas convicções religiosas ou filosóficas. Como fez a Suprema Corte da Colômbia em 2022 afirmando o direito à morte digna e ao acesso à ajuda médica.  Para uma tal construção, podem-se invocar dois princípios instrumentais de interpretação da Constituição: i) o da Unidade da Constituição; e, ii) o da Interpretação Conforme à Constituição. Esses dois instrumentos hermenêuticos permitem considerar o conjunto dos valores constitucionais em sua unidade. Cada dispositivo isolado deve ser tomado em função do conjunto do sistema. E, como visto, o sistema (i) protege o direito à vida, mas não como um direito absoluto; há previsão de algumas exceções como a pena de morte em caso de guerra declarada ou a retirada da vida do agressor em casos de legítima defesa; (ii) garante a autonomia de convicções e de escolhas existenciais, sempre em decorrência do princípio da dignidade da pessoa humana; (iii) garante a laicidade do estado; e, iv) assegura o direito à morte digna.

O ideal seria que a Constituição fosse emendada para inserir expressamente um dispositivo permitindo o suicídio assistido em casos excepcionais de grande sofrimento. Mas o mesmo fim também poderia ser atingido por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade do art. 122 do CP. Uma ADI poderia ser proposta e julgada para conferir uma Interpretação Conforme à Constituição sob o fundamento dos dispositivos do sistema acima vistos. Reforçando esse fundamento, o STF poderia autorizar o suicídio assistido em circunstâncias excepcionais, em aplicação do princípio da Unidade da Constituição. Por isso, é razoável uma nova interpretação da Constituição que poderia ser extraída do atual sistema constitucional para assegurar o direito das pessoas a não prolongar a vida em certas situações. Como foi o caso de Antônio Cícero que, ciente das interpretações restritivas ao direito ao suicídio assistido, ainda prevalecentes entre nós (cf. Ag Reg. no MI 6825/ 2019), teve que viajar à Suíça para, em suas palavras, “morrer com dignidade.” Deixando uma carta em que proclama um direito que muitos gostariam de ver garantido no texto da Constituição. Ou que, ao menos, seja assegurado por uma interpretação mais atualizada do nosso marco constitucional sobre o direito à vida. Para que pessoas menos abastadas possam escolher morrer com dignidade, em meio à sua paisagem local e perto dos seus amados.

Maurício Rands, advogado formado pela FDR da UFPE, professor de Direito Constitucional da Unicap, PhD pela Universidade Oxford

Fonte: DIARIO DE PERNAMBUCO

Publicidade



Feira internacional de empreendedorismo e franquias ocorre em Recife

Evento no Mar Hotel busca promover o empreendedorismo e a solidariedade.


Na próxima quinta-feira dia 07/11, ocorrerá em Recife, no Mar Hotel Convention, das 9h às 20h, mais uma edição da Feira de Franquias Franchise B2B, um evento que incentiva o empreendedorismo no ramo das franquias. 

A Feira sediada em mais de 44 cidades do Brasil e em 9 países, traz várias marcas e modelos de negócios, abrangendo setores como alimentação, moda e inovações nos campos da tecnologia e de serviços. Os visitantes terão a chance de se conectar diretamente com representantes de diferentes franquias, entendendo melhor as vantagens, os desafios e as possibilidades que cada uma oferece.



Para participar do evento, cada pessoa deve levar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, no bairro dos Coelhos – Recife/PE. 

A Legião da Boa Vontade participa deste movimento global por meio de sua Campanha de Natal da LBV – Jesus o Pão Nosso de cada dia!, de mobilização social para arrecadação de alimentos para compor as 40 mil cestas que serão entregues a famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social em mais de duzentos municípios do país.


Empreendedorismo e Solidariedade! Participe e colabore!

SERVIÇO: 

Feira de Franquias FranchiseB2B, Recife 2024
Data: 07/11/2024 (quinta-feira)
Horário: das 9h às 20h
Local: Mar Hotel Convention – Rua Barão de Souza Leão, 451 – Boa Viagem – Recife/PE
Entrada: 2 kg de alimentos não perecíveis

Publicidade


Entidades da sociedade civil se colocam em favor da "escola laica e contra a discriminação de credo e religião"




FOTO: Péricles Chagas/Sintepe.Reunião de entidades em solidariedade ao Sintepe. 


Quase 70 instituições, entidades sindicais, acadêmicas, movimentos sociais, partidos políticos e parlamentares redigiram e divulgaram a "Carta em Defesa da Escola Laica e Contra a Discriminação de Credo e Religião". Trata-se de um manifesto em favor da laicidade do Estado Brasileiro e dos espaços públicos, incluindo das escolas públicas.

"Em um país com um dos maiores quantitativos populacionais do mundo, formado a partir da influência de povos tão diversos, a laicidade do Estado é, antes de tudo, uma garantia democrática. Nesse contexto, a educação toma contornos fundamentais para a promoção de uma sociedade que compreenda a multiplicidade das formas de expressão religiosa no país, sem privilegiar nenhuma religião ou manifestação de credo no espaço educativo", diz a carta.

O texto também presta solidariedade ao Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco), instituição sindical, que foi acusada por parlamentares e lideranças de ultra-direita de tentar proibir a reunião de estudantes, quando na verdade, segundo o próprio Sindicato já registrou em diversas oportunidades, a entidade participava de uma audiência convocada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sobre "o ensino religioso sob a perspectiva do Estado Laico".

As entidades também criticam os parlamentares de ultra-direita de "generalizar" eventos isolados para "desqualificar a escola pública". Para as entidades que assinam a carta, ocorrências como brigas ou atividades que não dizem respeito ao ambiente escolar, não são regra, mas sim, exceções que ocorrem de forma isolada e que são tratadas de forma pedagógica pelas escolas,  o que não traduz o ambiente cotidiano da escola.


Carta em defesa da escola laica e contra a discriminação de credo e religião

A Constituição Federal prevê a laicidade do Estado Brasileiro. Isso garante que as instituições públicas não devem pautar suas atividades sob o prisma da religião, muito menos atuar com o intuito de privilegiar determinado credo. A Carta Fundamental do nosso país busca possibilitar a diversidade de crenças, promovendo um ambiente plural e inclusivo para o povo brasileiro. Em um país com um dos maiores quantitativos populacionais do mundo e formado a partir da influência de povos tão diversos, a laicidade do Estado é, antes de tudo, uma garantia democrática. Nesse contexto, a educação toma contornos fundamentais para a promoção de uma sociedade que compreenda a multiplicidade das formas de expressão religiosa no país, sem privilegiar nenhuma religião ou manifestação de credo no espaço educativo.

Um ambiente educacional democrático deve ser promotor da diversidade cultural, ideológica, artística, religiosa, a partir dos parâmetros contidos na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 9394/1996), na BNCC (Base Nacional Curricular Comum, 2018) e no currículo que rege a educação estadual.

No estado democrático de direito, a administração pública deve ser regida pelos princípios legais e constitucionais da legalidade, impessoalidade, entre outros. Assim como a escola pública não pode favorecer partidos políticos nem campanhas eleitorais, não pode favorecer e abrigar nenhum templo religioso.

O ambiente educacional deve proporcionar um espaço de discussão crítica, no qual o conjunto de estudantes seja capaz de compreender e refletir sobre a pluralidade dos temas, inclusive aqueles concernentes à pluralidade religiosa. Esta conduta não deve se confundir, de maneira alguma, com proselitismo religioso, que restringe o debate a uma doutrina específica, exclui perspectivas dissonantes e, ao invés de promover um espaço acolhedor, gera conflitos e tensões no ambiente escolar.

É por acreditarmos em uma educação crítica, inclusiva, fundada na garantia de um Estado Laico, que nos solidarizamos ao SINTEPE (Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação de Pernambuco) e repudiamos os ataques de uma parcela conservadora do Legislativo deste estado, que, numa tentativa de ofuscar o debate sobre o que está garantido pela Constituição Federal do Brasil, cria uma tensão que busca impor a perspectiva de uma religião e nega o direito individual de crenças e religiosidade.

Por fim, ressaltamos que são os parlamentares de ultradireita que difamam as estudantes e os estudantes da Rede Estadual de Pernambuco, utilizando-se de casos isolados, generalizam e desqualificam a escola pública. A política praticada por estes deputados não soluciona os problemas reais que impossibilitam uma educação de qualidade como: merenda saudável, climatização, infraestrutura das unidades e valorização das trabalhadoras e dos trabalhadores. Desaprovamos a violenta estigmatização contra a juventude no Estado de Pernambuco.

Continuaremos vigilantes e combativos na luta por uma educação de qualidade socialmente referenciada para todas as pessoas!



Assinam esta Carta:

- CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação 
- CUT – Central Única dos Trabalhadores e das Trabalhadoras de Pernambuco
- ACEB – Associação Classista de Educação e Esporte da BahiaA
- CTP – Rede de Articulação da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco
- ADUFERPE – Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco
- Ágora Espírita
- ANPAE – Associação Nacional de Política e Administração da Educação 
- Articulação AIDS de Pernambuco
- Cátedra Paulo Freire-UFPE
- Centro das Mulheres do Cabo
- Coletivo Estudantil Futuro em AçãoColetivo Manguezal
- Coven Wicca RMR – Grupo Wicca da Região Metropolitana do Recife
- CPLP-SE Confederação Sindical Educação dos Países de Língua Portuguesa
- CRB4 – Conselho Regional de Biblioteconomia da 4ª Região
- Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisas
- Deputada Estadual de Pernambuco Dani Portela (Psol)
- Deputada Estadual de Pernambuco Rosa Amorim (PT)
- Deputado Estadual de Pernambuco João Paulo (PT)
- Favela pelo Bem FEE-PE – Fórum Estadual de Educação de Pernambuco
- FNPE – Fórum Nacional Popular de Educação
- FETRAB – Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia
- Fórum de Mulheres de Pernambuco
- Fórum de Diálogos da Diversidade Religiosa em Pernambuco
- Fórum Interreligioso de Pernambuco 
- GESTOS – Soropositividade, Comunicação e Gênero 
- Grêmio Estudantil Geração Consciente
- Grito dos Excluídos e Excluídas - Recife-PE
- MNCP/PE – Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas-PE
- Movimento LGBT Leões do Norte
- Movimento Nós na Criação Abya Yala – Núcleo Nós na Criação Recife
- MST – Movimento Sem Terra Regional Itaparica
- MTC – Movimento de Trabalhadores Cristãos 
- NEIMFA – Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis
- Núcleo Educação e Espiritualidade do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE
- Padre Marcelo Barros
- Para Todos-PE – Coletivo Para Todos Pastor Josias Vieira Kaeté
- Pastoral Social da Diocese de Floresta
- PT - Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras – Camaragibe
- PT - Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras – Petrolândia
- PT - Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras – Olinda
- PSOL - Partido Socialismo e Liberdade – PE
- Rede Brasileira de Direitos Humanos-PE
- Rede das Mulheres de Terreiro de Pernambuco
- Rede das Mulheres Negras de PernambucoRIOZEN Brasil
- RNP+PE - Rede Nacional das Pessoas que vivem com HIV e AIDS Núcleo Pernambuco
- SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
- SETED-PT – Setorial de Educação do Partido dos trabalhadores e das trabalhadoras-PE 
- SIMPERE – Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife
- SIMPMOL – Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Olinda
- SINDPROME – Sindicato dos Professores da Rede Municipal da Escada
- SINDPRORI – Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Ribeirão-PE
- SINPECON – Sindicato dos Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal do Condado
- SINPROMG – Sindicato dos Profissionais da Educação do Município de Goiana
- SINPROJA – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município do Jaboatão dos Guararapes
- SINPROME – Sindicato dos Profissionais Municipais de Educação de Araçoiaba, Buenos Aires, Paudalho e Tracunhaém
- SINPEC – Sindicato dos Professores do Município do Cabo de Santo Agostinho
- SINSPI – Sindicato dos Servidores Públicos de Igarassu
- SINTEI – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Ipojuca-PE
- SINTEP-PB – Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba
- SINTESJE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de São José do Egito
- PESTR – Sindicato dos Trabalhadores Rurais – Petrolândia-PE
- UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas 
- UEP – União dos Estudantes de Pernambuco
- Uiala Mukaji Sociedade das Mulheres Negras de Pernambuco
- UMES – União Metropolitana das e dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco
- UNICAP – Licenciatura em Ciências da Religião
- UNICAP – Programa de Pós-graduação em Ciências da - Religião
- UniFAFIRE - Centro Universitário Frassinetti do Recife
- Vereadora do Recife Liana Cirne (PT-PE)




Atenciosamente,

TEMPUS COMUNICAÇÃO(81) 3204.1741

Jônatas Campos
(DRT/PE: 3411)(81) 99962.1676

Publicidade